Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Tudo que seja relacionado com Projectos

samu
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta mar 11, 2011 10:28 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por samu »



Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

samu Escreveu:boas alex.

eu fui a este site: http://forums.energymatters.com.au/sola ... pic41.html
boas

obrigado! estive a ver o site mas está em inglês e eu não percebo muito tenho que convenser a "maria" a vir ler isto.
a versão que tenho instalado é a 3.39 mas mal abro diz logo que não é possivel fazer a ligação porque a ligação com2 não pode ser aberta.
mas tenho o sunny beam ligado por usbtenho que perder um ocado com isto pode ser que depois funcione .

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por jama »

alexjp4 Escreveu:
samu Escreveu:boas alex.

eu fui a este site: http://forums.energymatters.com.au/sola ... pic41.html
boas

obrigado! estive a ver o site mas está em inglês e eu não percebo muito tenho que convenser a "maria" a vir ler isto.
a versão que tenho instalado é a 3.39 mas mal abro diz logo que não é possivel fazer a ligação porque a ligação com2 não pode ser aberta.
mas tenho o sunny beam ligado por usbtenho que perder um ocado com isto pode ser que depois funcione .
boas alexjp4, estava em ingles ,mas já esta em portugues, que nao seja por ai.

configurando um monitor de feixe de sol sem fio (versão usb)
por ter madmax setembro »22, 2009 01:17

oi gente,

veja como eu tenho o raio de sol para trabalhar e fazer download dos dados:

se sunny controle já está detectando seu sunny beam poderá ser capaz de ir para o passo 9, (no entanto, se ele não funcionar vá para a etapa 0)

aviso: atualização de firmware irá limpar os dados da sua sunny beam

passo 0 remover todo o software beam anterior sunny

passo 1 arquivos últimas download

- atualização de firmware (http://www.sma.de/en/products/monitorin ... nload.html)
- driver usb (http://www.sma.de/en/products/monitorin ... nload.html)
- sunny controle (http://www.sma.de/en/products/software/ ... nload.html)
-

passo 2 extraia o driver usb (lembre-se a localização dos arquivos)

etapa 3 ligue feixe de sol e siga as instruções de instalação do windows e escolher o local que você especificou na etapa 2

passo 4 atualização de firmware no botão feixe de sol para obter o menu principal -> configuração-> viga redefinir ensolarado

mantenha o botão pressionado ao clicar em sim para confirmar a reposição até a tela de atualização aparece

passo 5 execute a atualização do firmware e siga as instruções (e siga as instruções do feixe de sol para configurar)

passo 6: dados instale sunny controle

passo 7 depois de instalado vá nas configurações, em seguida, comunicação e mudança "conexão" para sunnybeam (usb)

busca etapa 8 para dispositivos (botão de pesquisa ou de detecção de opções-> device). ele deve detectar o raio de sol, se a sua conectado e firmware está atualizado

passo 9 na guia gravação do canal assinalar a "canais" que você deseja gravar (normalmente pac)

passo 10 clique em salvar, então baixe canais marcados

passo 11 ir para o arquivo-> abrir diretório de dados padrão

passo 12 abra a pasta que se parece com um número de série e você vai encontrar um excelente documento com suas informações.


atenciosamente,

maxmax s.
energia matéria team forum
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por Volt »

alexjp4 Escreveu:a versão que tenho instalado é a 3.39 mas mal abro diz logo que não é possivel fazer a ligação porque a ligação com2 não pode ser aberta.
deves ter um outro software qualquer a bloquear essa porta. os softwares de telemóveis e de placas 3g por vezes implicam com isso... uma táctica que eu usei no meu pc, foi mudar o número da porta e não fazer restart. como na porta nova já funcionava, percebi que tinha de desinstalar tudo o que pudesse implicar com a com e começar devagarinho... . resultou.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

obrigado jama e volt quando puder vou experimentar!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

as duvidas se vale ou não arrefecer os paineis nada melhor que a experiência, aqui vão as leituras da produção antes de arrefecer os paineis eram 12h e por baixo dos paineis estavam 32cº e estavam a produzir 3200w, depois quando são arrefecidos com agua ao fim de 20m estavam a produzir 3610w, com 34cº debaixo deles até ás 14,45h, depois desliguei a agua e passado pouco tempo a produção baixou para os 3400w e liguei novamente a agua e a produção voltou a subir para os 3610w e estavam 34cº por baixo dos paineis, apesar do dia estar de sol não foi um dia de ceu limpo havia "nebulina", a produção de hoje foi de 25,95kw.
quando tiver tempo e encontrar o contador de agua vou instala-lo para ver qual o consumo de agua e ligar o contador electrico para ver o consumo electrico, parte da agua é reaproveitada para rega.
vou tentar enviar fotos do sunny beam com as leituras.
produção antes do arrefecimento
produção antes do arrefecimento
paieis fotovoltaicos arref001.jpg (37.91 KiB) Visto 7637 vezes
produção quando estão a ser refrigerados
produção quando estão a ser refrigerados
paieis fotovoltaicos arref005.jpg (41.76 KiB) Visto 7637 vezes
grafico do dia
grafico do dia
paieis fotovoltaicos arref009.jpg (33.75 KiB) Visto 7637 vezes


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

umas fotos do sistema de arrefecimento dos painies.
Anexos
outro expersor
outro expersor
paieis fotovoltaicos arref004.jpg (64 KiB) Visto 7636 vezes
expersor
expersor
paieis fotovoltaicos arref003.jpg (38.89 KiB) Visto 7636 vezes
programador
programador
paieis fotovoltaicos arref002.jpg (90.34 KiB) Visto 7636 vezes


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por flag21 »

e o problema do calcário ?
não se acumula calcário nos paineis ?


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

flag21 Escreveu:e o problema do calcário ?
não se acumula calcário nos paineis ?
boas

sim, há esse problema mas como tenho facil acesso aos paineis dá para fazer a limpeza até porque como moro numa zona rural, qualdo os terrenos são lavrados há bastante poeira no ar e de vez em quando convem limpar os paineis.
acredito que é uma solução que não deve ser viavel para todas as instalações.
no meu caso o investimento foi minimo, e moro numa zona que atinge temperaturas muito altas, e foi mais numa de experimentar, e ainda não fiz contas concretas mas por alto parece que....dá mais uns kw por mês, não dá para ficar mais rico .


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

valores da produção de 18/02/2011 a 17/03/2011 451kw este mês foi mais pequeno só 28 dias.
hoje a produção já vai acima dos 480kw o que se prevê um bom mês! e com os dias a crescer.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:
flag21 Escreveu:e o problema do calcário ?
não se acumula calcário nos paineis ?
boas

sim, há esse problema mas como tenho facil acesso aos paineis dá para fazer a limpeza até porque como moro numa zona rural, qualdo os terrenos são lavrados há bastante poeira no ar e de vez em quando convem limpar os paineis.
acredito que é uma solução que não deve ser viavel para todas as instalações.
no meu caso o investimento foi minimo, e moro numa zona que atinge temperaturas muito altas, e foi mais numa de experimentar, e ainda não fiz contas concretas mas por alto parece que....dá mais uns kw por mês, não dá para ficar mais rico .

boas!

só mais um pequeno alerta!
atenção que remover o calcário não é o mesmo que remover poeiras ou dejectos dos passarinhos, ai a coisa "pia mais fino" é que o calcário agarra-se cá de uma maneira... e usar produtos químicos não me parece que seja a melhor solução!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

o_volt cá vão os dados que tinha dito que colocava, esta semana se tiver tempo vou tirar tambem as temperaturas para se poder comparar com as produções.

1/4/2011 estiveram nuvens e foram refrigerados 25,81kw
2/4 10,37kw
3 15,00kw
4 nuvens e refrigerados 25,15kw
5 25,10kw
6 22,49kw
7 23,66kw
8 refrigerado 25,95kw
9 nuvens 19,37kw
10 refrigerado 27,80kw

acho que apesar de por norma haver uma produção superior quando os paineis são refrigerados só daria para se fazer uma comparação realmente como deve de ser estando dois paineis ou instalações no mesmo sitio, porque apesar de haver dias com nuvens o que se verifica é que quando vem o sol, tenho picos de 3617kw que com dias de sol e calor não consigo atingir e mesmo em dias de sol há uma especie de "nevoeiro" o que tambem engana.
uma coisa é certa os paineis com temperaturas mais baixas produzem mais do que quando há temperaturas altas, agora se compensa refrigerar os paineis com agua,..... cada caso é um caso e tem que se fazer contas.
e em relação á refrigeração pelo ar natural como alguns defendem não é o que tem o melhor rendimento apesar de ser o mais barato, mas isso só alguem que tenha os paineis encostados ao telhado é que dá para ver, apesar de ser dificil.

bom sol e pouco calor


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

hoje penso que o dia esteve mais ou menos como o de ontem e sem refrigerar os paineis a produção caiu de 27,80kw para 26,66kw, amanhã se o dia estiver limpo vou refrigerar novamente os paineis para ver a produção.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:hoje penso que o dia esteve mais ou menos como o de ontem e sem refrigerar os paineis a produção caiu de 27,80kw para 26,66kw, amanhã se o dia estiver limpo vou refrigerar novamente os paineis para ver a produção.
boas!

sendo assim...
será que + 1,14kwh/dia pagam os custos da refrigeração com água, não contabilizando eventuais custos de limpeza de acumulação de calcário ou outros residuos nos paineis?

não creio, uma limpeza de vez em quando é suficiente e não se corre riscos...


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

paulol Escreveu:
alexjp4 Escreveu:hoje penso que o dia esteve mais ou menos como o de ontem e sem refrigerar os paineis a produção caiu de 27,80kw para 26,66kw, amanhã se o dia estiver limpo vou refrigerar novamente os paineis para ver a produção.
boas!

sendo assim...
será que + 1,14kwh/dia pagam os custos da refrigeração com água, não contabilizando eventuais custos de limpeza de acumulação de calcário ou outros residuos nos paineis?

não creio, uma limpeza de vez em quando é suficiente e não se corre riscos...
boas

eu sempre defendi que cada caso é um caso e que se deve ponderar os custos/beneficios, eu nesta instalação não devo ter gasto mais de 2 (dois) euros só tive que comprar os 4 expresores e 0,50m de tubo para os expersores e 4 uniões de resto tinha cá tudo e quando os retirar reutilizo noutro sitio qualquer.
e estamos de 1,14kw num dia em que a temperatura deve ter andado nos 27/28 cº quando estiver nos 39/40cº e os dias maiores a diferença deverá ser muito maior, alem disso tenho um inversor que não deixa "passar" mais que os 3617w e se vires o grafico (a fotografia não está grande coisa) os paineis estavam a debitar muito mais porque o cume do grafico está cortado não faz a curva de subida e de descida.
mas tambem não estou aqui a vender nada, nem a obrigar que façam o que quer que seja estou apenas a demonstrar que é possivel ter um melhor rendimento nos paineis e que o calor afecta a produção, e estou entretido nada mais, cada um é responsavel por aquilo que fizer.
quanto aos riscos são minimos a agua cai como se se tratasse de chuva não é pulverizada por baixo dos paineis onde estão as cx.s de ligação que podem deixar entrar agua, caso esta seja projectada, quanto á limpeza é como se fosse uma limpeza normal só que mais frequente, o consumo de agua para mim não é muito relevante porque vem de um poço e parte dela é reaproveitada e a outra servia para regar a horta que tinha debaixo dos paineis só tenho o consumo de electricidade da bomba, se puder no fim de semana vou lá colocar o contador de electricidade para ver qual é o consumo e mesmo esse consumo não poderá ser imputado todo ao arrefecimento dos paineis porque a bomba alimenta outras torneiras e bebedouros.
mas como disse cada caso é um caso e cada um deve puxar pela imaginação! e todos juntos poderemos aprender mais alguma coisa.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

hoje era para fazer novamente a experiência que tinha feito a dias mas o tempo não parecia que ia ajudar e foi o que veio a acontecer, apareceram umas nuvens altas e por isso aproveitei para fazer outra experiência entretanto.
nota: os equipamentos não são calibrados e por isso os valores são meramente indicativos e não tem qualquer valor cientifico .
hora.........temp. painel cº........temp. debaixo painel........w inversor.......observ.
11h.................34................................24........................2735........liguei a agua
11,05..............30.................................24........................2847........agua ligada
11,10..............26.................................23........................3044........."........"
11,20..............26.................................26........................3155........."........"
11,30..............26.................................26........................3217........."........"
12h................28..................................25........................3407........"........"
12,30..............30..................................25........................3597.......fechei agua
12,40..............36..................................26........................3464.......agua fechada
12,50..............41..................................27........................3421..........":.....".
13h.................43..................................27........................3444........."......."
13,10..............45..................................27........................3424........."......."
13,20..............44..................................27........................3465........."......."
13,30..............44..................................27........................3458........."......."
13,40..............45...................................28.......................3468.......liguei agua
13,42..............40...................................28.......................3613......agua ligada
13,44..............38...................................28.......................3613........"......."
13,46..............36...................................28.......................3612........fechei agua
14,09..............45...................................28.......................3458.......liguei agua
14,09,30..........?......................................?........................3521.......agua ligada
14,10,30..........?......................................?........................3570........"......".
14,14..............42...................................28........................3609......."......."
14,15..............?......................................?........................ 3614......."......."
14,17..............36....................................27.......................3604. acabou a exp

os dados estão aqui, valem o que valem agora cada um aproveite o melhor possivel, é obvio que os dados variam conforme a potência instalada, inclinação, orientação dos paineis e até mesmo do inversor e da marca dos paineis a partida há paineis melhores que os meus que poderão ter melhores rendimentos que estes e hoje o dia tambem não ajudou muito porque há nuvens altas, por isso acredito que num dia de céu completamente limpo os resultados sejam diferentes nomeadamente nas produções mais altas e um pouco mais na temperatura dos paineis.
como diz o outro se não é profissional não tente fazer isto em casa .


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas!

só mais um pequeno alerta!
atenção que remover o calcário não é o mesmo que remover poeiras ou dejectos dos passarinhos, ai a coisa "pia mais fino" é que o calcário agarra-se cá de uma maneira... e usar produtos químicos não me parece que seja a melhor solução![/quote]

boas


produtos quimicos estão fora de questão até porque o ano passado tinha uma mini horta debaixo dos paineis para aproveitar parte da agua, este ano ainda só está erva que é para as cabras comerem .alem disso sou contra os produtos quimicos na agricultura.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:boas

hoje era para fazer novamente a experiência que tinha feito a dias mas o tempo não parecia que ia ajudar e foi o que veio a acontecer, apareceram umas nuvens altas e por isso aproveitei para fazer outra experiência entretanto.
nota: os equipamentos não são calibrados e por isso os valores são meramente indicativos e não tem qualquer valor cientifico .
hora.........temp. painel cº........temp. debaixo painel........w inversor.......observ.
11h.................34................................24........................2735........liguei a agua
11,05..............30.................................24........................2847........agua ligada
11,10..............26.................................23........................3044........."........"
11,20..............26.................................26........................3155........."........"
11,30..............26.................................26........................3217........."........"
12h................28..................................25........................3407........"........"
12,30..............30..................................25........................3597.......fechei agua
12,40..............36..................................26........................3464.......agua fechada
12,50..............41..................................27........................3421..........":.....".
13h.................43..................................27........................3444........."......."
13,10..............45..................................27........................3424........."......."
13,20..............44..................................27........................3465........."......."
13,30..............44..................................27........................3458........."......."
13,40..............45...................................28.......................3468.......liguei agua
13,42..............40...................................28.......................3613......agua ligada
13,44..............38...................................28.......................3613........"......."
13,46..............36...................................28.......................3612........fechei agua
14,09..............45...................................28.......................3458.......liguei agua
14,09,30..........?......................................?........................3521.......agua ligada
14,10,30..........?......................................?........................3570........"......".
14,14..............42...................................28........................3609......."......."
14,15..............?......................................?........................ 3614......."......."
14,17..............36....................................27.......................3604. acabou a exp

os dados estão aqui, valem o que valem agora cada um aproveite o melhor possivel, é obvio que os dados variam conforme a potência instalada, inclinação, orientação dos paineis e até mesmo do inversor e da marca dos paineis a partida há paineis melhores que os meus que poderão ter melhores rendimentos que estes e hoje o dia tambem não ajudou muito porque há nuvens altas, por isso acredito que num dia de céu completamente limpo os resultados sejam diferentes nomeadamente nas produções mais altas e um pouco mais na temperatura dos paineis.
como diz o outro se não é profissional não tente fazer isto em casa .

boas! alexjp4

antes de mais quero dar os parabéns pelo empenho e com o rigor cientifico aplicado nas experiências que tem realizado, é bastante notório a satisfação com que as realiza, temos de enaltecer e agradecer a partilha aqui no fórum de todos esses valores, pois não se trata de meras convicções mas sim valores concretos!

tenho apenas um ponto de vista diferente e como tal não embarco nessa solução e sabendo eu que a água que tenho de poço é altamente calcaria, não pretendo correr riscos desnecessários que a meu ver as suas experiências parecem confirmar que o custo/beneficio não compensa, mas respeito a opção de qualquer um, pois na verdade o proveito ou não é do próprio!

não desista e força com mais experiências, desejo-lhe os melhores resultados!

cumpts

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por mauri »

a mim à priori deu-me a entende que a água não interveio com a produção, mas tão somente com a temperatura dos painéis.
o aumento de produção e aumento de temperatura tem a haver com as horas do dia.
agora só fazendo uns gráficos e tirar melhor conclusão e o parecer de quem mais saiba.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por jasmim »

alexjp4,
os meus sinceros parabéns pelas experiências e acima de tudo pelo compartilhar dos resultados.
estou extremamente atento às suas experiências, visto que estou a pensar fazer algo do género. no meu caso estou a pensar em pulverizar por baixo. coloco uma mangueira ao longo dos módulos, da parte de cima mas por baixo das fichas de forma a não as molhar. assim evito o problema também do calcário. se funcionar, num segundo momento, penso partir para a ideia da esponja junto ao módulo por baixo, em que a água é aberta de x em x tempo encharcando as referidas esponjas e assim poupando água e electricidade. talvez arranje tempo para a semana.
continue a relatar os seus feed-backs.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Responder

Voltar para “Projectos”