Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por Volt »

tenho aqui um colega que diz que o problema do calcário é "regional".
segundo o que ele diz, no norte, a água é mais ácida... eu não percebo muito disso, mas a ser verdade, é bom para vocês (que estão a norte de mim).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

mauri Escreveu:a mim à priori deu-me a entende que a água não interveio com a produção, mas tão somente com a temperatura dos painéis.
o aumento de produção e aumento de temperatura tem a haver com as horas do dia.
agora só fazendo uns gráficos e tirar melhor conclusão e o parecer de quem mais saiba.

boas

tens razão, a agua não tem nada a haver directamente com a produção dos paineis, só que atravez da agua consegue-se baixar a temperatuara dos paineis e estes com temperaturas mais baixas conseguem produzir mais, que ao fim ao cabo era o tema da "discução" se se conseguia baixar a temperatura dos paineis ou não, quanto ao aumento da produção neste teste consegue-se provar que independentemente da hora quando está uma temperatura elevada nos paineis, arrefecendo-os estes produzem mais.
se fizeres o grafico ou se conseguires ver o que está na fotografia do sunny beam vez que tem duas ondas na produção maxima, que caso não houvesse qualquer alteração na produção o grafico mostraria apenas a subida e depois a descida.
se houver por aì alguem que consiga explicar como se instala o programa do sunny beam como se fosse a uma criança de 6 anos eu depois coloco os graficos


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por JDuarte »

viva alex,

tenho uma pessoa amiga que tem uma proposta para mp baseada em paineis trina, como são escassos aqui no forum lembrei-me da sua instalação.
com 3960w fixos, fez num ano 6429kwh o que eu acho excelente, até porque a mp fica numa região bastante quente.
recomenda os trina?

ao ler um post de março fiquei confuso "a mp fez um ano no dia 12 de março de 2011 por volta das 11h tinha no inversor 6564kw produzidos em 4233h e no contador 6429kw e a receber ou já recebidos 6463kw". a edp paga mais do que está no contador?

cmps,


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:tenho aqui um colega que diz que o problema do calcário é "regional".
segundo o que ele diz, no norte, a água é mais ácida... eu não percebo muito disso, mas a ser verdade, é bom para vocês (que estão a norte de mim).
boas

efectivamente a agua não tem a mesma dureza em todo o país, havia nos pacotes do detergente para a roupa da marca skip que tinha lá a dureza da agua conforme a região, mas penso que nenhuma dela chegava a acida, era menos calcária numas regiões em relação a outras e vinha lá por causa da quantidade de detergente que se tinha que usar, não sei se ainda vem lá o mapa com a indicação da dureza da agua nas determinadas regiões?
se bem me lembro aquilo eram regiões bastante grandes, estou a norte de ti mas a agua deve ter a mesma dureza?!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

jduarte Escreveu:viva alex,

tenho uma pessoa amiga que tem uma proposta para mp baseada em paineis trina, como são escassos aqui no forum lembrei-me da sua instalação.
com 3960w fixos, fez num ano 6429kwh o que eu acho excelente, até porque a mp fica numa região bastante quente.
recomenda os trina?

ao ler um post de março fiquei confuso "a mp fez um ano no dia 12 de março de 2011 por volta das 11h tinha no inversor 6564kw produzidos em 4233h e no contador 6429kw e a receber ou já recebidos 6463kw". a edp paga mais do que está no contador?

cmps,
boas

para já estou satisfeito com os paineis trina solar, o que o mesmo não posso dizer do instalador! se ele for do parque industrial do carregado e a empresa começar por eco....(não se pode fazer menção as empresas), cuidado com o que diz o vendedor!
as simulações entre os trina e os sunpower que era o que eu ía instalar para a potência de 3780w era de menos 47kw/ano e o valor de menos *-2.000€, o que achei que não valia a pena a diferença de preço.
nas facturas da edp vem como produção medida em vazio!, mais qualquer coisa, neste momento são mais 37kw como é a sumar nunca me preocupei muito em saber o porquê?!
pensoque deve ter alguma coisa a haver com o contador?!
mas se alguem souber!!

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por jama »

alexjp4 Escreveu:
jduarte Escreveu:viva alex,

tenho uma pessoa amiga que tem uma proposta para mp baseada em paineis trina, como são escassos aqui no forum lembrei-me da sua instalação.
com 3960w fixos, fez num ano 6429kwh o que eu acho excelente, até porque a mp fica numa região bastante quente.
recomenda os trina?

ao ler um post de março fiquei confuso "a mp fez um ano no dia 12 de março de 2011 por volta das 11h tinha no inversor 6564kw produzidos em 4233h e no contador 6429kw e a receber ou já recebidos 6463kw". a edp paga mais do que está no contador?

cmps,
boas

para já estou satisfeito com os paineis trina solar, o que o mesmo não posso dizer do instalador! se ele for do parque industrial do carregado e a empresa começar por eco....(não se pode fazer menção as empresas), cuidado com o que diz o vendedor!
as simulações entre os trina e os sunpower que era o que eu ía instalar para a potência de 3780w era de menos 47kw/ano e o valor de menos *-2.000€, o que achei que não valia a pena a diferença de preço.
nas facturas da edp vem como produção medida em vazio!, mais qualquer coisa, neste momento são mais 37kw como é a sumar nunca me preocupei muito em saber o porquê?!
pensoque deve ter alguma coisa a haver com o contador?!
mas se alguem souber!!
exactamente ,na minha factura tambem, esses sao os kw produzidos a partir das 20h e entre e as 6h da manha e as 8 da manha.fora dessas horas já nao é vazio.estes kw aumentam mais é no verao,porque no inverno nem ve-los.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
jduarte Escreveu: ao ler um post de março fiquei confuso "a mp fez um ano no dia 12 de março de 2011 por volta das 11h tinha no inversor 6564kw produzidos em 4233h e no contador 6429kw e a receber ou já recebidos 6463kw". a edp paga mais do que está no contador?

cmps,
boas

para já estou satisfeito com os paineis trina solar, o que o mesmo não posso dizer do instalador! se ele for do parque industrial do carregado e a empresa começar por eco....(não se pode fazer menção as empresas), cuidado com o que diz o vendedor!
as simulações entre os trina e os sunpower que era o que eu ía instalar para a potência de 3780w era de menos 47kw/ano e o valor de menos *-2.000€, o que achei que não valia a pena a diferença de preço.
nas facturas da edp vem como produção medida em vazio!, mais qualquer coisa, neste momento são mais 37kw como é a sumar nunca me preocupei muito em saber o porquê?!
pensoque deve ter alguma coisa a haver com o contador?!
mas se alguem souber!!
exactamente ,na minha factura tambem, esses sao os kw produzidos a partir das 20h e entre e as 6h da manha e as 8 da manha.fora dessas horas já nao é vazio.estes kw aumentam mais é no verao,porque no inverno nem ve-los.
boas

talvez tenha realmente a haver com os periodos de cheio e de vazio no consumo.
no periodo de nov/dez ainda recebi 1 kw mas entre o dez/jan não recebi nada.

Código: Selecionar todos

edit: correcção da estrutura da mensagem
marcopns


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

exactamente ,na minha factura tambem, esses sao os kw produzidos a partir das 20h e entre e as 6h da manha e as 8 da manha.fora dessas horas já nao é vazio.estes kw aumentam mais é no verao,porque no inverno nem ve-los.[/quote]

boas

mas pensando bem, não devem ser os kw produzidos entre as 6 e as 8h da manha e depois das 20h porque o contador faz a leitura desses kw´s! e o que acontece é que para alem do valor que está no contador aparecem mais esses kw´s na factura.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

no período de 18/3/2011 a 17/3/2011 o s. pedro tirou uns dias de folga e produzi 658kw com um valor de 406,32€ e o ano passado no mesmo periodo produzi 568kw com um valor de 350,74€, o que faz uma diferença de 90kw ou 55,58€.
foi para tirar a barriga de misérias do mês de dezembro!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

cá vai mais uma leitura de produção de 18/04/2011 a 17/05/2011--573kw--- 353,83€

já está a aumentar a produção!!!!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:boas

cá vai mais uma leitura de produção de 18/04/2011 a 17/05/2011--573kw--- 353,83€

já está a aumentar a produção!!!!
esqueci-me de a titulo de curiosidade, o ano passado produzi 523kw e recebi 384,70€ este ano menos 30,87€.

e afinal está aumentar a produção referente ao mês anterior do ano anterior

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por Volt »

deixaste-me confuso. porque é que no ano passado produziste menos e recebeste mais?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:deixaste-me confuso. porque é que no ano passado produziste menos e recebeste mais?
boas

fui eu que me enganei a produção do ano no passado entre o dia 17/4 e 18/5 foi de 623kw e não de 523kw como eu escrevi e daí dar os 384,70€. e a produção do ano passado ser superior ao de este ano.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por Volt »

ok ok ok. já me estavas a assustar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


pjsilva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 26, 2011 4:48 pm

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por pjsilva »

Viva Alex. Iniciei este mes a produção da fotovoltaica também em Pontevel. Sendo o Alex uma pessoa dinamica neste forum, por acaso não tem uma tabela com os registos diários, só para tentar uma comparação com a informação que a minha produção, uma vez que estamos na mesma localidade (apesar das eventuais diferenças técnicas).

Obrigado

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por Volt »

Tem sim senhor... Mas este mês ainda não a preencheu. :-)

Aqui.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

Volt Escreveu:Tem sim senhor... Mas este mês ainda não a preencheu. :-)

Aqui.

Boas

Tens razão sim senhor!! :oops: mas o tempo passa num instante e até parece que foi ontem que actualizei as leituras :lol:
O que parece uma eternidade são os depósitos da EDP :D .
Entretanto já fiz o trabalho de casa :D .
Aproveito para actualizar tambem as produções e pagamentos da EDP.

Períudo de 18/05/2011 a 17/06/2011-------645KW--------------398,29€

Bom sol!


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

pjsilva Escreveu:Viva Alex. Iniciei este mes a produção da fotovoltaica também em Pontevel. Sendo o Alex uma pessoa dinamica neste forum, por acaso não tem uma tabela com os registos diários, só para tentar uma comparação com a informação que a minha produção, uma vez que estamos na mesma localidade (apesar das eventuais diferenças técnicas).

Obrigado
Boas

Conforme o que o Volt disse, podes ver as produções nessa tabela e já agora faz as apresentações e abre tambem um topico nos projectos para comparar-mos as produções.
Se precisares de mais alguma informação e que eu possa ajudar diz que até nos podemos encontrar, a minha localização é muito facil.

boa sorte e bem vindo ao clube dos produtores :D

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por fgsouza68 »

Parabéns aos amigos produtores fotovoltaicos.
O planeta agradece. :P


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Micro geração 3,45KW Pontével/Cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Mais uma factura da EDP refernte ao período de 18/6/2011 a 17/07/2011 produção 697KW 430,40€ no ano passado 720KW 444,60€ parece que o sol este ano tambem está em crise.....
Vou actualizar tambem a tabela de produções.

Bom sol

Responder

Voltar para “Projectos”