Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por O_volt »

E para quem tinha a 0,61cents?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

O_volt Escreveu:E para quem tinha a 0,61cents?
Só daqui a uns dias verei a primeira fatura, mas arrisco a dizer que vai ficar na casa dos 0,31€/kWh.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

O_volt Escreveu:E para quem tinha a 0,61cents?
Tudo indica que vá receber 0,2861€/kWh também, pois esta foi a tarifa atribuída a quem recebia 0,58€ e 0,55€.
Cmps,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Findo o tal primeiro período da aventura "Ser Microprodutor", fica o balanço de outra mais valia que se conseguiu obter aqui por casa, posso garantir que fomos re-educados no que respeita ao poupar energia.
A construção do website de monitorização online da microprodução, acabou por criar (desde 01/07/2010) o registo do consumo e produção elétrica da habitação.
É certo que o número de equipamentos elétricos em casa aumentou, mas a sua eficiência energética melhorou. Foram minimizados os "stand-bye", as lâmpadas de incandescência desapareceram, o desligar de luzes em divisões vazias tornou-se hábito e acima de tudo o agregado familiar soube aproveitar as lições que o pequeno gadget que mede o consumo foi apresentando.
De um saldo negativo em 2010 (gastava-se mais do que se produzia), em 2015 o consumo ficou pela metade da produção obtendo-se um saldo positivo de 4120kWh (o necessário para alimentar outro agregado familiar semelhante).
Esta lição terá sido outro dos ganhos que a aventura proporcionou...
Evolução_Produção_Consumo.png
Cmps,


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por jmlflorencio »

Esses números impressionam, parabéns.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por CrOhN »

Já estou como o Medina Carreira. Um gráfico mostra tudo!


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Arcturo »

JDuarte Escreveu:Boas,
Findo o tal primeiro período da aventura "Ser Microprodutor", fica o balanço de outra mais valia que se conseguiu obter aqui por casa, posso garantir que fomos re-educados no que respeita ao poupar energia.
A construção do website de monitorização online da microprodução, acabou por criar (desde 01/07/2010) o registo do consumo e produção elétrica da habitação.
É certo que o número de equipamentos elétricos em casa aumentou, mas a sua eficiência energética melhorou. Foram minimizados os "stand-bye", as lâmpadas de incandescência desapareceram, o desligar de luzes em divisões vazias tornou-se hábito e acima de tudo o agregado familiar soube aproveitar as lições que o pequeno gadget que mede o consumo foi apresentando.
De um saldo negativo em 2010 (gastava-se mais do que se produzia), em 2015 o consumo ficou pela metade da produção obtendo-se um saldo positivo de 4120kWh (o necessário para alimentar outro agregado familiar semelhante).
Esta lição terá sido outro dos ganhos que a aventura proporcionou...
Evolução_Produção_Consumo.png
Cmps,
Neste gráfico, há uma coisa que não entendo. Porque é que a produção aumentou todos os anos (excepto 2014/2015)? Houve alterações na instalação?

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Marco P G Silva »

De facto se o Duarte consegue esses valores e hoje bate mesmo os seguidores, é porque ele tem vindo a aumentar o campo fotovoltaico. :lol:
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Arcturo Escreveu: Neste gráfico, há uma coisa que não entendo. Porque é que a produção aumentou todos os anos (excepto 2014/2015)? Houve alterações na instalação?
Vica Arcturo e MarcoPGS,
Não houve alteração e a explicação é simples e facilmente comprovada pelos gráficos anuais.
Em 2014 a micro manteve-se sempre ligada mesmo quando ultrapassados os 8280kWh de cota anual, mas como a EDP não pagou nem mais um kWh do que a cota, em 2015 a micro foi desligada logo no inicio de novembro, mais precisamente no dia em que a cota foi ultrapassada (09/11/2015).
Pela média de produção das 6 micros com quem comparo a produção (desde 09/11 até 32/12/2015 deveria ter produzido cerca de 612 kWh), logo 2015 poderia ter rendido 8913kWh.
Como não estive para borlas ficou-se pelos 8301kWh.
Que 2016 permita atingir os 8280kWh, para já começa menos bem... mas também não tem havido frio para fazer disparar o consumo, logo não se produz mas também não se consome, permitindo assim um equilíbrio.
Cmps,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Fica o resumo do mês de fevereiro. À semelhança do mês de janeiro ficou abaixo do ano anterior, mas o S. Pedro lá sabe o que faz.
mes2016-02.png
Votos de muito sol,

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por visitante1 »

Esse valor ainda não cheguei desde o início do ano!! O norte é tramado, lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

visitante1 Escreveu:Esse valor ainda não cheguei desde o início do ano!! O norte é tramado, lol
Pois... de vez em quando no Litoral Oeste temos um dia de sol.
Hoje é um bom exemplo (imagem de sat24.com)
Sol_LitOeste.png
Sol_LitOeste.png (207.65 KiB) Visto 5296 vezes
Ainda dizem que o sol quando nasce é para todos! :)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por visitante1 »

Posso transferir as minhas micros para aí?
Olha que uma delas tem 5040Wp instalados em seguidor e para chegar ao limite não é com uma perna as costas!

Moro numa zona onde a radiação solar é menos forte, está assinalado nos mapas de radiação ibericos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por fkd »

JDuarte Escreveu:Boas,
Findo o tal primeiro período da aventura "Ser Microprodutor", fica o balanço de outra mais valia que se conseguiu obter aqui por casa, posso garantir que fomos re-educados no que respeita ao poupar energia.
A construção do website de monitorização online da microprodução, acabou por criar (desde 01/07/2010) o registo do consumo e produção elétrica da habitação.
É certo que o número de equipamentos elétricos em casa aumentou, mas a sua eficiência energética melhorou. Foram minimizados os "stand-bye", as lâmpadas de incandescência desapareceram, o desligar de luzes em divisões vazias tornou-se hábito e acima de tudo o agregado familiar soube aproveitar as lições que o pequeno gadget que mede o consumo foi apresentando.
De um saldo negativo em 2010 (gastava-se mais do que se produzia), em 2015 o consumo ficou pela metade da produção obtendo-se um saldo positivo de 4120kWh (o necessário para alimentar outro agregado familiar semelhante).
Esta lição terá sido outro dos ganhos que a aventura proporcionou...
Evolução_Produção_Consumo.png
Cmps,

Mto bom.
Gostei de ver.
Vou tentar fazer algo semelhante, com as faturas da edp! Já que não tenho monitorização da micro produção :(

Também já aprendi outra coisa, o limite anual para a microprodução. Já tinha ouvido falar, mas desconhecia completamente os valores em causa.

Mas uma questão, Duarte, só desligaste para não dar "borlas" à EDP ou há outro qualquer beneficio? ...
Sei lá, poupança no desgaste do material, redução no gasto energético, ... não sei. Percebes o que quero dizer?

Obrigado ;)
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Viva FKD,
As contagens dos mapas de balanço energético são contagens reais da EDP e não coincidem com o consumo medido pelo OWL (este apenas mede a corrente, o valor da tensão durante o dia é retirada dos logs do inversor e à noite è estimada em 235V, o que causa erros no cálculo da potência aparente - W = V x A).
O valore do limite anual é efectivamente 2,4 x pot instalada, ou seja 2,4 x 3,45 para uns, 2,4 x 3,68 para outros.
Quanto à última questão percebo perfeitamente o que questiona, mas acredite que foi mesmo casmurrice minha em não oferecer energia à rede tal como fiz no ano anterior.
Porque razão não consumi a energia excedente:
1.º por questões legais (a energia produzida na microprodução é exclusivamente para venda, é um sistema totalmente autónomo do consumo doméstico);
2.º uma vez que o inversor se encontra afastado da habitação os custos que teria para improvisar uma ligação deste aos quadros internos não compensaria;
3.º como o consumo diurno é bem menor que a produção da micro, em vez de poupar veria o contador de consumo contabilizar a energia excedente como consumida;
4.º infelizmente não possuo um VE que pudesse consumir essa energia, mas talvez isso se altere no futuro.

Se verificar os padrões de consumo, poderá comprovar que novembro e dezembro tiveram consumo dentro dos valores comuns para meses em que o frio não se fez sentir de forma intensa, pelo menos por aqui.

Cmps,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

Bom dia,

Para que não pensem que os problemas só acontecem aos outros, venho partilhar mais uma "dor de cabeça" com a minha micro.
No passado dia 01, a microgeração esteve a funcionar normalmente em pleno e os dados de registo são estes:
infodia01-05-2016.png
No dia 02, por volta das 8:45 houve um corte de energia na rede pública que durou cerca de 2 horas, 5 minutos depois do sistema ter arrancado algo de estranho se passou, a tensão DC subiu para valores anormais e a corrente diminuiu drasticamente:
infodia02-05-2016.png
Quando no final do dia cheguei a casa, medi as strings em aberto e tudo parecia normal, reiniciei o inversor e fiquei na expectativa para o dia seguinte:
infodia03-05-2016.png
Depois de algumas conversas com entendidos fui fazendo testes:
- Avaria no corte DC (fiz bypass ao corte e a situação manteve).
- Uma das strings com problemas (experimentei as 4 strings uma a uma e os valores de funcionamento são mt semelhantes)
- Inversor (Aguarde que chegue um inversor de testes, para verificar se o comportamento é o mesmo).

Certo é que a produção fica em 2/3 do que era e logo agora que tivemos direito a sol, dá a sensação que o inversor faz subir o MPPT e com isso faz baixar a energia entregue .

Qual a vossa opinião/sugestão para tentar identificar o problema?

Cmps,

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito alta.... :o

Vamos 'ver' o que a malta diz.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por visitante1 »

Duarte, provavelmente esse corte de energia foi para fazerem alteração no PT.
Da me a entender que a impedância da linha foi alterada por qq razao.
Tenho dias que um dos meu inversores que deveria estar acima dos 4000wh não passa de pouco mais de metade. Conclui que tem a ver com 2 coisas, uma depende de que lado está a vir a energia, como sabemos, como a rede está em anel, o fornecimrnto pode vir do sítio x como do y, isso no meu caso altera completamente a forma de funcionamento da micro.
Outra tem a ver com o dia da semana e também em conjugação com esse mesmo factor que falei anteriormente. Só sábado e domingo o inversor faz mais derating que outros dias, mesmo assim pode não ser sempre , depende se o fornecimento está a vir do tal gerador x ou y, entenda se barragem por exemplo ou até de um parque eólico QQ.

Outra coisa, a tua zona já foi abrangida por alguma rede smartgrid??
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Bom dia,

Para que não pensem que os problemas só acontecem aos outros, venho partilhar mais uma "dor de cabeça" com a minha micro.
No passado dia 01, a microgeração esteve a funcionar normalmente em pleno e os dados de registo são estes:
O ficheiro infodia01-05-2016.png não está disponível
No dia 02, por volta das 8:45 houve um corte de energia na rede pública que durou cerca de 2 horas, 5 minutos depois do sistema ter arrancado algo de estranho se passou, a tensão DC subiu para valores anormais e a corrente diminuiu drasticamente:
O ficheiro infodia02-05-2016.png não está disponível
Quando no final do dia cheguei a casa, medi as strings em aberto e tudo parecia normal, reiniciei o inversor e fiquei na expectativa para o dia seguinte:
Graf_out_2013_21.jpg
Graf_out_2013_21.jpg (43.89 KiB) Visto 5213 vezes
Depois de algumas conversas com entendidos fui fazendo testes:
- Avaria no corte DC (fiz bypass ao corte e a situação manteve).
- Uma das strings com problemas (experimentei as 4 strings uma a uma e os valores de funcionamento são mt semelhantes)
- Inversor (Aguarde que chegue um inversor de testes, para verificar se o comportamento é o mesmo).

Certo é que a produção fica em 2/3 do que era e logo agora que tivemos direito a sol, dá a sensação que o inversor faz subir o MPPT e com isso faz baixar a energia entregue .

Qual a vossa opinião/sugestão para tentar identificar o problema?

Cmps,
Viva João,

Analisa e vê se o problema que tens é semelhante ao que tenho aqui neste gráfico diário de 2013:

Graf_out_2013_21.jpg
Graf_out_2013_21.jpg (43.89 KiB) Visto 5213 vezes
O que me estava a acontecer a mim, era derivado de um problema na rede , havia (e há ) baixas de tensão de apenas alguns milissegundos, que o inversor detetava e cortava a energia a rede , como a falha era muito curta, quando retomava a produção os reles não atracavam corretamente , o inversor ficava a trabalhar, mas a tensão dc tinha valores semelhantes aos valores em aberto e a corrente era muito baixa.

Eu reclamei com a EDP mas eles nunca resolveram o problema , eu dei a volta ao problema mexendo na configuração do inversor, o meu inversor agora só se desliga passados 60 segundos de falta de energia na rede , passa por cima das micro falhas da rede.

o problema que está no gráfico só se resolvia desligando o inversor e voltando a ligar, antes da alteração da configuração do inversor

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Celestino »

mcarneiro Escreveu:...Eu reclamei com a EDP mas eles nunca resolveram o problema , eu dei a volta ao problema mexendo na configuração do inversor, o meu inversor agora só se desliga passados 60 segundos de falta de energia na rede , passa por cima das micro falhas da rede.

o problema que está no gráfico só se resolvia desligando o inversor e voltando a ligar, antes da alteração da configuração do inversor
Era mesmo 60 segundos que queria escrever?
Isso não é muito exagerado?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Projectos”