Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

sendo um seguidor assíduo deste fórum, vou contribuir com a minha experiência no processo da micro produção. a instalação será em caldas da rainha, uma zona com um microclima um pouco estranho, ao ponto de por hábito dizermos “isto aqui é tão bom, que até o inverno vem cá passar o verão”.
moro numa vivenda com total dependência da edp, pois cá em casa só mesmo a água é quente pelo sol, tudo o resto é eléctrico, desde o aquecimento à placa de cozinha, ao portão, etc).
consumo por ano cerca de 8000kw, sendo que 4500 kw são em tarifa de vazio + 3500 kw de cheio. como objectivo máximo para esta aventura será produzir 6000 kw/ano o que permitiria cobrir os custos energéticos da casa.
nas duas últimas fases de inscrição de 2009 (ainda com tarifa de 0,62€) não consegui fazer o registo mesmo recorrendo a algumas empresas instaladoras e até mesmo a um call center.
com a nova modalidade de inscrições de 2010, só consegui o registo na 4.ª fase, tarifa 0,5573€ com pedido de inspecção a partir de 15/05. com o diminuir da tarifa tive de rever o investimento, e a solução que até dezembro era defendida (16x230w) em seguidor mono-eixo, ficou de lado optando por uma solução fixa baseada em painéis amorfos de película fina.
esta escolha acabou por ser fundamentada pelas seguintes razões:
- menor custo da solução;
- a área ocupada não é para mim relevante.
- bons resultados para instalações semelhantes na grécia e alemanha, relatadas por colegas emigrantes que são instaladores nesses países.
razões que me colocaram algumas reticências:
- tecnologia pouco usada em portugal
- o instalador encontrado é uma empresa jovem, sem grande experiência confirmada.
- os painéis propostos serem de origem chinesa.
assim, na próxima semana inicia-se a instalação do sistema composto por 50 x qssolar 85w (4250w) com inversor ingeteam 3,68tl (com saída nominal 3,45 para portugal) , cabo 16mm inversor/contador (55m), contadores, caixas e afins. a instalação será no solo em duas filas duplas, afastadas de 3,5m ocupando cerca de 100 m2 – em que 75m2 são painéis.
como o terreno é muito húmido e com a chuva surge água à superfície com alguma facilidade, optei por criar uma “plataforma” com tout-venan compactado, sobre a qual foram colocadas duas lajes em betão (15mx2,5m) onde serão instalados os suportes dos painéis. o restante trabalho está a cargo da empresa instaladora.

como sou leigo na matéria aguardo opiniões dos mais esclarecidos especialmente quanto à tecnologia thin film, pois até hoje ainda não encontrei razões para ser ignorada mesmo sabendo que apresenta algumas vantagens nomeadamente ao comportamento com a temperatura elevada.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Valter Silva »

jduarte Escreveu:sendo um seguidor assíduo deste fórum, vou contribuir com a minha experiência no processo da micro produção. a instalação será em caldas da rainha, uma zona com um microclima um pouco estranho, ao ponto de por hábito dizermos “isto aqui é tão bom, que até o inverno vem cá passar o verão”.
moro numa vivenda com total dependência da edp, pois cá em casa só mesmo a água é quente pelo sol, tudo o resto é eléctrico, desde o aquecimento à placa de cozinha, ao portão, etc).
consumo por ano cerca de 8000kw, sendo que 4500 kw são em tarifa de vazio + 3500 kw de cheio. como objectivo máximo para esta aventura será produzir 6000 kw/ano o que permitiria cobrir os custos energéticos da casa.
nas duas últimas fases de inscrição de 2009 (ainda com tarifa de 0,62€) não consegui fazer o registo mesmo recorrendo a algumas empresas instaladoras e até mesmo a um call center.
com a nova modalidade de inscrições de 2010, só consegui o registo na 4.ª fase, tarifa 0,5573€ com pedido de inspecção a partir de 15/05. com o diminuir da tarifa tive de rever o investimento, e a solução que até dezembro era defendida (16x230w) em seguidor mono-eixo, ficou de lado optando por uma solução fixa baseada em painéis amorfos de película fina.
esta escolha acabou por ser fundamentada pelas seguintes razões:
- menor custo da solução;
- a área ocupada não é para mim relevante.
- bons resultados para instalações semelhantes na grécia e alemanha, relatadas por colegas emigrantes que são instaladores nesses países.
razões que me colocaram algumas reticências:
- tecnologia pouco usada em portugal
- o instalador encontrado é uma empresa jovem, sem grande experiência confirmada.
- os painéis propostos serem de origem chinesa.
assim, na próxima semana inicia-se a instalação do sistema composto por 50 x qssolar 85w (4250w) com inversor ingeteam 3,68tl (com saída nominal 3,45 para portugal) , cabo 16mm inversor/contador (55m), contadores, caixas e afins. a instalação será no solo em duas filas duplas, afastadas de 3,5m ocupando cerca de 100 m2 – em que 75m2 são painéis.
como o terreno é muito húmido e com a chuva surge água à superfície com alguma facilidade, optei por criar uma “plataforma” com tout-venan compactado, sobre a qual foram colocadas duas lajes em betão (15mx2,5m) onde serão instalados os suportes dos painéis. o restante trabalho está a cargo da empresa instaladora.

como sou leigo na matéria aguardo opiniões dos mais esclarecidos especialmente quanto à tecnologia thin film, pois até hoje ainda não encontrei razões para ser ignorada mesmo sabendo que apresenta algumas vantagens nomeadamente ao comportamento com a temperatura elevada.
viva,

sem dúvida que fizeste uma óptima escolha... os amorfos são mais rentáveis com luz difusa e terás 17% mais de produção que com mono/poli cristalinos... a àrea é sem dúvida um problema, mas para ti não o é....

portanto eu considero que vais fazer um bom investimento... barato e seguro.... só o inversor é que não levava o meu €€€€ .... para essa instalação colocaria um kaco 3600xi.

os painéis seriam da solarplus que é portuguesa e feitos mesmo cá (mesmo feitos cá, e única empresa da europa a fazer plicula fina).. qd digo feitos não é como algumas que se limitam a comprar células e a montá-las!.... nunca iria para os chinocos.....

abraço e cá esperamos as fotos ;););)
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

olá, obrigado pelo contributo.

a opção solarplus ainda foi analisada, mas só conseguia entrega posterior a julho e o preço aumentaria cerca de 2000€ em paineis, obrigando ainda a despesas adicionais com a estrutura e preparação do terreno (a área quase duplicava) passariam a ser 85 x 50w.

quanto ao kaco foi sugerido o 3502xi (aparentemente tem melhor comportamento com os amorfos) mas permitia menor potência em paineis (julgo que 4,2kw contra os 4,8kw do ingeteam). o 3600 xi aparentemente tem problemas de tensão mínima acima dos 60º.

vamos aguardar e ver resultados.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Qual o inversor?

Mensagem por JDuarte »

hoje fui confrontado com a ausência do inversor que estava escolhido (kaco 3600), que aparentemente só ficará disponível dentro de 3 semanas, como alternativa foi-me proposto:

1. xantrex gt3.8-sp - output nominal (3,3kw - max 3,8kw), pot max pv (4180w), garantia 10 anos
2. carlo gavazzi ismg 1 45 de - output nominal (3,3kw -max 3,8 kw), pot max pv (4500w), garantia ?
3. delta si 3300 - output nominal (3,3kw - max 3,485), pot max pv (4000w), garantia 5 anos

se a opção xantrex me dá alguma segurança por ser um produto schneider electrics, é curta na opção pv max input, pois tenho 4320w em thinfilm.
a opção c. gavazzi é uma ilustre desconhecida, alguém conhece?
o delta si 3300 está posto de lado pelo limitado output e baixa entrada pv.

qual a opinião dos mais experientes? esperar + 3 semanas pelo kaco, xantrex ou gavazzi?

obrigado

ps. ficam as fotos da preparação do terreno, amanhã espero deixar as da estrutura e paineis....
Anexos
Lajes de betão de suporte aos paineis.
Lajes de betão de suporte aos paineis.
Base Betão.JPG (36.85 KiB) Visto 23639 vezes
Base de Tout-Venan para evitar o excesso de água.
Base de Tout-Venan para evitar o excesso de água.
Base Tout-Venan.JPG (36.83 KiB) Visto 23639 vezes
Terreno antes da instalação
Terreno antes da instalação
Terreno Antes.JPG (42 KiB) Visto 23639 vezes

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

xantrex pv max 4180? eu vou instalar 4.6kw e é o mesmo inversor. também ando cheio de dúvidas. a informação existente no forum é pouca, pese embora, a xantrex tenha sido aquirida pela schneider e pelo que se houve dizer, têm bom material. no site da xantrex está ao dispor uma ferramenta com o nome gt series sizing tools onde poderás colocar o teu campo solar e verificar o seu comportamento. era bom que o pessoal nos desse referências, mas...


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

a inspeção foi dia 9/6, ficou registada uma "condicionante - problemas na interligação das terras (terra pv com a terra da moradia)", agora aguarda-se decisão da certiel.

ficam as fotos prometidas sobre a instalação.
Anexos
Contadores e ligação à RESP
Contadores e ligação à RESP
Contad_P100.JPG (28.36 KiB) Visto 23319 vezes
Inversor Xantrex 3.8GT e cortes AC/DC
Inversor Xantrex 3.8GT e cortes AC/DC
Inversor.JPG (30.99 KiB) Visto 23319 vezes
Paineis Thin Film (15 strings x 5 paineis) - 4125W
Paineis Thin Film (15 strings x 5 paineis) - 4125W
Paineis.JPG (35.69 KiB) Visto 23319 vezes

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

então? como é que isto está?
conselho de quem já passou por isso: ligue para a certiel (o contacto está no site das renovaveisnahora) a perguntar qual a razão da demora...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

obrigado volt.

ontem falei com a empresa instaladora. já foi enviado uma declaração em como a não conformidade já se encontra corrigida.

vou aguardar por amanhã, se não aperecer informação no site, então ligarei para a certiel.

cmps,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

sim. eles costumam demorar um dia a actualizar a informação no site.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

boas...

ontem para matar a curiosidade o sistema foi ligado durante alguns minutos... potência fv disponibilizada 4120w, o que levou o xantrex ao seu máximo de 3800w (ac).

já foi emitido o certificado de exploração... resta-me mais uma "penosa espera"... desta vez pelo contrato da edp.

votos de muito sol!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

essa penosa espera costuma ser de 5 dias úteis. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por flag21 »

no meu caso recebi o contrato 3 dias depois .
o que pode levar mais tempo é a marcação para a ligação á rede pois depende da disponibilidade da edp mas tambem não é uma espera muito longa ( 7 a 10 dias ).


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

flag21 Escreveu:no meu caso recebi o contrato 3 dias depois .
o que pode levar mais tempo é a marcação para a ligação á rede pois depende da disponibilidade da edp mas tambem não é uma espera muito longa ( 7 a 10 dias ).
o contrato tem de ser enviado por correio, ou entregar em mão numa loja edp acelera o processo?

obrigado

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

eu fiz a mesma pergunta e disseram-me (na edp) que era melhor ser por correio registado. para ficarmos com a prova que receberam.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por flag21 »

eu enviei por correio registado


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por flag21 »

depois de enviado o contrato eles contactam pelo telefone para marcar a data da ligação.

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

a minha foi inspeccionada no dia 17 pela manhã, ao final da tarde já constava a aprovação no site das renovaveis. era bom que só demorasse 4 a 5 dias a vir o contrato. tive sempre a esperança que iria começar o mês de julho a produzir, mas estou a ver que não.


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por flag21 »

se for como no meu caso é bem possível

o contrato vem rápido a marcaçâo para ligação é que pode levar mais alguns dias.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

flag21 Escreveu:se for como no meu caso é bem possível

o contrato vem rápido a marcaçâo para ligação é que pode levar mais alguns dias.
o guião publicado no srm prevê 5 dias para o srm informar a edp e mais 5 dias para a edp enviar o contrato.

assim enquanto não passarem os 10 dias (e tal não tem acontecido pelo que tenho lido) não há razão para reclamar... temos de controlar a ansiedade.

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

é mais forte que nós .

Responder

Voltar para “Projectos”