Diário da minha MP - Aveiro

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

tenho acompanhada atentamente as experiências e os testemunhos vividos pelos colegas do fórum, pelo que, agora chegou a minha vez de relatar a minha aventura na micro-geração, que começou com:

pré-registo - 05 de janeiro de 2010
registo provisório – 18 de fevereiro (3ª sessão - tarifa 0.5866€)
potencia de ligação - 3,45kwh
data inicial para pedir inspecção - 15 de abril
montagem finalizada - 08 de abril
pedido de inspecção – 16 de abril
data da inspecção - 26 de abril - aprovada
contrato da edp recebido e enviado - 04 de maio
ligação à rede da edp – ? (talvez próxima semana)

descrição da minha unidade de micro-produção:

1 – estrutura fixa dupla cruzada em telhado (inox e alumínio)
18 – painéis eurener mepv 230 (potencia instalada 4.140w)
1 - inversor kako powador 3600xi
1 - dispositivo de alarme para falha de produção
1 - quadro eléctrico dc, incluindo descarregadores de sobretensão
1 - quadro eléctrico ac, incluindo descarregadores de sobretensão e protecção diferencial
1 - contador de produção (c/modem e antena gsm)
80 – metros de cabo eléctrico dc, solar 6mm2
3 – metros de cabo eléctrico, ac, tipo xv 3g6
75 – metros cabo eléctrico (vd/am), h07v-r 6mm2

garantias de produto:
- tudo 2 anos
- excepções: painéis eurener -10 anos e inversor kako - 7 anos

valor investido:
- 15.200€ (chave na mão)

bom, agora é só esperar o dia da ligação à rede da edp.

espero que tenha carregado bem as fotos...

até
Anexos
Inversor & Companhia
Inversor & Companhia
Microgeração (7)..jpg (44.65 KiB) Visto 14294 vezes
Os paineis instalados
Os paineis instalados
Microgeração (4)..jpg (24.44 KiB) Visto 14294 vezes
A estrutura e local de instalação
A estrutura e local de instalação
Microgeração (2)..jpg (28.35 KiB) Visto 14294 vezes

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por Volt »

parabéns paulol.

muita sorte com o projecto.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Viking-Tuga
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 21, 2010 11:54 pm
Localização: Açores- Graciosa

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por Viking-Tuga »

boas parabéns paulol, estou interessado também em tonar-me mp, podias dar a indicação da orientação do telhado, se possível incluías na descrição que fizeste está muito completa.

e bons dias com muito sol.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas, viking-tuga

na verdade com tantos pormenores, algo me havia de escapar, mas então é assim:
- inclinação do telhado é de 25º (bom para o verão, mas mau para o inverno)
- orientação é sul, com pequeno desvio de 12º este (desvio aceitável)

já agora, a ligação à rede da edp já está marcada para dia 17, para quem esperou até aqui, isto é já ali...

estou com umas ideias em mente de como aumentar a rentabilidade da minha mp, se bem que, ainda não sei quais os valores de produção me vai dar, mas mesmo assim e aceito sugestões para o que pretendo (espero não estar a por a carroça à frente dos bois).
o que pretendo é com algum sistema hidráulico/mecânico/manual, obter um ângulo ideal de "ataque" à radiação solar, nas diversas fases do ano, mas com garantia de segurança para toda a estrutura, ou seja o eixo será na parte mais baixa (obviamente) e o resto da estrutura subirá para o ângulo desejável, nem que para isso seja necessário um respectivo reforço estrutural.
primeiramente vou eliminar o espaço que está livre no meio, teve de ficar assim por lá existir uma chaminé como é visível, vai ser ocupado com dois painéis, primeiramente por troca de posições, no futuro até posso acrescentar mais 1 painel ao conjunto, que mesmo assim fica dentro dos paramentos de segurança do inversor.

concluindo, a minha mp é um projecto em mutação.

até

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por jama »

paulol Escreveu:boas, viking-tuga

na verdade com tantos pormenores, algo me havia de escapar, mas então é assim:
- inclinação do telhado é de 25º (bom para o verão, mas mau para o inverno)
- orientação é sul, com pequeno desvio de 12º este (desvio aceitável)

já agora, a ligação à rede da edp já está marcada para dia 17, para quem esperou até aqui, isto é já ali...

estou com umas ideias em mente de como aumentar a rentabilidade da minha mp, se bem que, ainda não sei quais os valores de produção me vai dar, mas mesmo assim e aceito sugestões para o que pretendo (espero não estar a por a carroça à frente dos bois).
o que pretendo é com algum sistema hidráulico/mecânico/manual, obter um ângulo ideal de "ataque" à radiação solar, nas diversas fases do ano, mas com garantia de segurança para toda a estrutura, ou seja o eixo será na parte mais baixa (obviamente) e o resto da estrutura subirá para o ângulo desejável, nem que para isso seja necessário um respectivo reforço estrutural.
primeiramente vou eliminar o espaço que está livre no meio, teve de ficar assim por lá existir uma chaminé como é visível, vai ser ocupado com dois painéis, primeiramente por troca de posições, no futuro até posso acrescentar mais 1 painel ao conjunto, que mesmo assim fica dentro dos paramentos de segurança do inversor.

concluindo, a minha mp é um projecto em mutação.

até
boas,eu tenho a minha mp com ajuste sazonal e digo-te que estou super contente ,ainda no principio deste mes ajustei os paineis para o verao ou seja 20 graus e digo-te os resultados sao incriveis para uma instalaçao fixa, no passado dia 5/maio chegou aos 37kw de produçao num só dia. se quiseres dar uma olhadela aqui fica a "gaija"

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=11932
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas, jama

não é preciso espreitar, já acompanho há algum tempo o seu testemunho sobre essa "gaija" que evidentemente está de parabéns e diga-se de passagem, de alguma forma também me inspirou para o que pretendo fazer.
o ângulo de "ataque" ao verão, vai irremediavelmente (para não complicar mais) ficar com os 25º do telhado, que me parece aceitável mas não ideal, para o inverno ?? vou ver o que se consegue...
isto porque, também ainda não me apercebi de algo relato semelhante ao que pretendo, já vi o conjunto de painéis com um ângulo superior ao do telhado mas em situação fixa, mas como o que pretendo obriga a regular todo o painel no seu conjunto (18 painéis), visiona-se algo mais complicado, porque é necessário precaver todas as condições de segurança para o referido conjunto e todos nós sabemos que é no inverno que mais surgem os temporais, mas estou esperançado que irei conseguir...

até


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por CrOhN »

paulol, sugeria-te o seguinte:

1 motor daqueles de parabólica a acionar um sistema mecánico que elevasse o sistema num todo, os angulos que pretendesses eram programados num posicionador dos antigos. em relação aos temporais, era uma questão de adaptar um sensor de vento que baixasse a estrutura para um ponto de repouso quando o vento excedesse uma certa velocidade. tudo isto poderia ser feito com o posicionador.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:paulol, sugeria-te o seguinte:

1 motor daqueles de parabólica a acionar um sistema mecánico que elevasse o sistema num todo, os angulos que pretendesses eram programados num posicionador dos antigos. em relação aos temporais, era uma questão de adaptar um sensor de vento que baixasse a estrutura para um ponto de repouso quando o vento excedesse uma certa velocidade. tudo isto poderia ser feito com o posicionador.

boas, crohn

não sei qual a potência desse tipo de motor, mas é sem duvida é uma boa sugestão a ter em conta e gosto da ideia do sensor de vento, é como juntar o útil ao agradável (segurança).

também este fim de semana, numa estufa, verifiquei em pleno funcionamento, um sistema que têm para movimentar a abertura e o fecho de um conjunto extenso da cobertura lateral (+-25m), apenas com um motor eléctrico com caixa redutora e com um veio em todo o comprimento da cobertura, ligado a diversos sistemas dentados repartidos simetricamente em todo o comprimento.

vou equacionando todas as sugestões que me forem fornecidas, conjuntamente com as diversas possibilidades que me forem surgindo e evidentemente optar por uma solução que dê garantias de segurança e também financeiramente aceitável.

até


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas,

finalmente chegou o ano zero...

hoje, 17 de maio, pelas 15 horas a minha mp começou a bombar para a rede da edp

a partir daqui começa a análise dos nºs. em kw e €€€... vamos ver como a "gaija" se porta?

até

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por jama »

paulol Escreveu:boas,

finalmente chegou o ano zero...

hoje, 17 de maio, pelas 15 horas a minha mp começou a bombar para a rede da edp

a partir daqui começa a análise dos nºs. em kw e €€€... vamos ver como a "gaija" se porta?

até
parabens. mais um a partir de hoje a evitar o co2 e a meter uns € na carteira,venham dai essas leituras daqui prá frente. o pessoal gosta e agradece.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por Volt »

nem mais! bomba nisso.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas,

registo do 1º dia completo, hoje ficou-se pelos 24,79kw, aceitável ?


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

a 1ª semana já passou à história...

17 - ligado às 15h - 4.21kw
18 - 24.79kw
19 - 24.17
20 - 25.34
21 - 24.47
22 - 24.43
23 - 24.19
24 - até 15h - 16.31kw

resumindo, produção desta 1ª semana ficou pelos 167.91kw, para começo..."quando mal nunca pior"

até


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas,

tenho verificado pelo visionamento dos diversos valores qie o kaco 3600xi regista, que desde o dia 24 até hoje inclusivé, tem sempre atingido o pico máximo de produção de 3.800w (potencia max.do inversor) em contra partida o produção diária baixou!!!
mas, o facto que tenho a concluir é que este valor, por si só não é muito importante (será?) porque até ao dia 23, neste curta vida desta mp, o máximo que atinguiu tinha-se ficado pelos 3.230w e foi até aí que mais produção diária obteve, portanto é preciso sim, ter um bom valor de produção o mais constante possivel durante o dia, pois só assim é que os nºs nos vão agradar.

até


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por CrOhN »

o valor de pico que te apercebes, acontece por exemplo quando o sol sai por detrás das nuvens e os paineis estão "frios". esse valor deve descer rapidamente à medida que o painel atinge a temperatura normal de funcionamento.

como é lógico, o valor de pico vale o que vale, o que interessa é ter o máximo de radiação solar pelo mais longo intervalo de tempo.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:o valor de pico que te apercebes, acontece por exemplo quando o sol sai por detrás das nuvens e os paineis estão "frios". esse valor deve descer rapidamente à medida que o painel atinge a temperatura normal de funcionamento.

como é lógico, o valor de pico vale o que vale, o que interessa é ter o máximo de radiação solar pelo mais longo intervalo de tempo.

boas, crohn

ok! tem toda a razão, hoje como estive todo o dia por casa, tive oportunidade de verificar isso mesmo, tanto "dispara" a chegar ao 3800w, como rapidamente desce é só o tempo necessário de aparecer a próxima nuvem ou eles aquecerem
falta inventar uma solução para controlar a temperatura dos painéis, tenho lido algumas soluções, mas não me parecem viáveis... vou continuar atento.

até


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

completou hoje o primeiro mês de produção ás 15horas (é um bebé) e ainda precisa de muito sol (mama) para crescer...

para este 1º mês de vida, ficou-se por 684kw, pelo que continuo a dizer... quando mal nunca pior

estou a ver que fica mal na fotografia uma raleira de 2 paineis, pelo que estou a considerar o seu preenchimento, o que aumentará a potencia instalada para 4600kwp...é uma hipótese com muita força.

até


FIRE
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por FIRE »

paulol Escreveu:boas!

completou hoje o primeiro mês de produção ás 15horas (é um bebé) e ainda precisa de muito sol (mama) para crescer...

para este 1º mês de vida, ficou-se por 684kw, pelo que continuo a dizer... quando mal nunca pior

estou a ver que fica mal na fotografia uma raleira de 2 paineis, pelo que estou a considerar o seu preenchimento, o que aumentará a potencia instalada para 4600kwp...é uma hipótese com muita força.

até

mas a potência máxima de entrada do kaco3600 não é 4200?
achas que vai funcionar bem?


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

fire Escreveu:
paulol Escreveu:boas!

completou hoje o primeiro mês de produção ás 15horas (é um bebé) e ainda precisa de muito sol (mama) para crescer...

para este 1º mês de vida, ficou-se por 684kw, pelo que continuo a dizer... quando mal nunca pior

estou a ver que fica mal na fotografia uma raleira de 2 paineis, pelo que estou a considerar o seu preenchimento, o que aumentará a potencia instalada para 4600kwp...é uma hipótese com muita força.

até

mas a potência máxima de entrada do kaco3600 não é 4200?
achas que vai funcionar bem?
boas!

já sabia que até 4400 estava à vontade, mas como pretendia mais, questionei o engº. quanto a aumentar a potencia instalada com mais 2 painéis (2x230wp), a resposta que obtive foi que sim senhor... mais palavras para quê!!!

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por Bubas »

não será demasiado? usa o simulador da kaco.

Responder

Voltar para “Projectos”