Diário da minha MP - Aveiro

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas :mrgreen:

Os primeiros 6 meses já passaram à história, foi simplesmente o 2º. melhor semestre desde o inicio... 4.595Kwh já estão produzidos, ficam a faltar "só" :lol: 3.685Kwh para a cota anual!... é que não convém nada desperdiçar o ultimo ano do preço garantido. :D
Ano 2015 - 1º.Semestre.png
Ano 2015 - 1º.Semestre.png (15.01 KiB) Visto 10449 vezes
Continuação de Boas produções para todos! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Volt »

É verdade... E estimativas para o preço do kWh no próximo ano? O que achas?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por JDuarte »

Volt Escreveu:É verdade... E estimativas para o preço do kWh no próximo ano? O que achas?
Os de 2009 que tinham tarifa de 0,61€/kWh passaram a 0,352€/kWh em janeiro de 2015.
Supostamente vamos ter 0,352-5%...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Volt »

Não está mal. Espero que seja isso. :-).

Obrigado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:
Volt Escreveu:É verdade... E estimativas para o preço do kWh no próximo ano? O que achas?
Os de 2009 que tinham tarifa de 0,61€/kWh passaram a 0,352€/kWh em janeiro de 2015.
Supostamente vamos ter 0,352-5%...

Por acaso, alguém sabe como chegaram ao valor de 0,352€/Kwh :?:
Este valor não deve ter caído do céu(?!), tem de ter uma base legal, terá em conta os múltiplos de 10Mw atribuídos até final de 2014 ?

Há outra questão, quem entrou "só" em 2010 com o valor de 0,61 €/Kwh, vai apanhar essa cotação ou vai apanhar por tabela a cotação para 2016?

Cpts. :mrgreen:
Última edição por PaulOL em domingo jul 19, 2015 11:38 pm, editado 1 vez no total.


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por fernando firmino »

gostaria de ser mais ativo/participativo, as limitações existem começando pela idade e dificuldade em em lidar com computas raramente por aqui paço exatamente por isso,,a necessidade também não tem existido se existisse ou vier a existir vou ver-me muito atrapalhado, espero então não levem em conta a minha agora pouca participação--não tenho gente jovem assim a mão.
o meu painel de 18 elementos rec 230 e com o inversor 3600-xi torre DAZOLUZ tem se portado bem desde o inicio 10/2011 a produção não e das melhores mas deve-se a sua localização--media anual 7500 klotes---como por uma foto? espero um ensinamento,obrigado.


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por fernando firmino »

já agora,,o meu preço e d 0.38 cêntimos para os primeiros 8 anos e 22 para os seguintes 7.


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por fernando firmino »

obrigado paulo, quase percevido o pôr fotos, apenas o 1º ponto se torna mais confuso para mim,,,dar resposta no fórum.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
Como é PaulOL é hoje o grande dia?
Ainda tens direito a um mês de férias. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas Marco!
Para a estatística anual foi hoje, é verdade! :mrgreen:
Para a contabilidade financeira (€) a mais importante :) ainda tenho mais uns 5 dias pela frente, ou seja, o "meu" ano só começou a 6 de Janeiro e este ano, pela 1ª. vez, vai acabar de certeza a 31 de Dezembro, mas ainda vai a tempo para umas férias (bem merecidas) :lol:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:Boas Marco!
Para a estatística anual foi hoje, é verdade! :mrgreen:
Para a contabilidade financeira (€) a mais importante :) ainda tenho mais uns 5 dias pela frente, ou seja, o "meu" ano só começou a 6 de Janeiro e este ano, pela 1ª. vez, vai acabar de certeza a 31 de Dezembro, mas ainda vai a tempo para umas férias (bem merecidas) :lol:
Boas PaulOL,
Como é que sabes que o teu ano só começou a 6 de Janeiro?
Pela 1ª vez a minha MP também vai de férias mas tenho dúvidas sobre qual o dia que devo considerar para completar a cota, tudo depende do dia em que fizeram a 1ª medição neste ano. Teoricamente devia ter sido no dia 1 de Janeiro mas na prática é possivel que não seja bem assim.
Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas areosa,
A resposta está no passado...
Ou seja, por exemplo em 2013, no período de facturação/produção de 06/12/2013 a 05/01/2014, só me pagaram 24kw, precisamente os que faltavam para totalizar a cota anual de 2013 (8.280Kwh)... que começou a 06/01/2013
Este ano pelo 1ª. vez vai terminar, por força do contrato, a 31/12/2015, no dia 01 de Janeiro de 2016 vai começar a 2ª. fase do contrato, a facturação... vou esperar para ver? :mrgreen:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:Boas areosa,
A resposta está no passado...
Ou seja, por exemplo em 2013, no período de facturação/produção de 06/12/2013 a 05/01/2014, só me pagaram 24kw, precisamente os que faltavam para totalizar a cota anual de 2013 (8.280Kwh)... que começou a 06/01/2013
Este ano pelo 1ª. vez vai terminar, por força do contrato, a 31/12/2015, no dia 01 de Janeiro de 2016 vai começar a 2ª. fase do contrato, a facturação... vou esperar para ver? :mrgreen:
Boas PaulOL,
No meu caso, o período de faturação termina no dia 15 de cada mês pelo que estou na dúvida se o 1º dia do ano para efeitos de contabilização da cota foi o dia 1/1 ou o dia 15/1 ou entre estas duas datas. Se contabilizar o dia 1/1 já atingi a cota para este ano mas se considerar o dia 15 ainda me faltam 259 kWh e não me apetece nada estar a oferecer esses 259 kWh à EDP só para ter a certeza que atinjo a cota. O melhor é tentar esclarecer este detalhe com a linha de apoio, pode ser que me tragam "luz" sobre esta questão.
O ideal seria que o período de faturação fosse sempre ao dia 1 de cada mês, pelo menos já se sabia como fazer as contas, vou também questionar se é possível fazer essa alteração. Já agora, porque é que o seu contrato mudou a data de início para dia 1/1? Tem a ver com o fim dos 5 anos?
Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas areosa,

Diga-se a verdade, nunca questionei a linha de apoio, talvez a resposta venha a dissipar a duvida ou não. :?

Sobre o inicio a 01 de Janeiro, é por força do contrato, no meu caso, a 1ª. fase contemplou o ano "0" (2010, mais precisamente 17 de Maio até 31.12.2010) + 5 anos (2011 a 2015) a 2ª. fase são 10 anos (2016 a 2025). Como se percebe a data que se começou a produzir, só serviu para limitar o ano "0", todos os anos seguintes são anos civis.

Nestes primeiros contratos houve quem tivesse todas as condições para ligar as MPs em Novembro ou Dezembro (para não dar exemplos de meses anteriores) mas esperaram por Janeiro do ano seguinte para o ano "0" ser o mais completo possivel e percebe-se bem o porquê (€€€) :lol: já que o preço estava garantido à partida.

Cpts. :mrgreen:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por areosa »

Boas,
Telefonei para a linha de apoio da EDP e informaram-me de qual o valor de produção acumulado até 15 de Novembro que constava no sistema, fazendo as contas com os meus registos e a fatura de Novembro há uma diferença de 8 kWh a mais, o que evidencia que a EDP deve ter feito a medição durante a tarde do dia 31/12 do ano passado (não foi no dia 1, nem 2, nem 3 ...), ou seja menos 8 kWh que me vão pagar! :evil: 3 euros sempre davam para pagar o café por uns dias!
Quanto à possibilidade de mudar a data do contrato para dia 1, disseram-me que isso não era possível porque dependia da letra do contrato??? mas isso até percebo porque se fossem todos no dia 1 entupia o sistema.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Marco P G Silva »

Pois este ano já sabes que tens que "dar" meia duzia de kw para cobrir essas diferenças.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por JDuarte »

Marco P G Silva Escreveu:Pois este ano já sabes que tens que "dar" meia duzia de kw para cobrir essas diferenças.
Na fatura de Novembro, já ofereci 8 kWh a EDP...
Agora só ligo o sistema a 01/01/2016, dia 01 para testar se o Xantrex ainda funciona, dia 02 para produzir a sério. A minha fatura arranca a dia 02 de cada mês.
Cmps,


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:Boas,
Telefonei para a linha de apoio da EDP e informaram-me de qual o valor de produção acumulado até 15 de Novembro que constava no sistema, fazendo as contas com os meus registos e a fatura de Novembro há uma diferença de 8 kWh a mais, o que evidencia que a EDP deve ter feito a medição durante a tarde do dia 31/12 do ano passado (não foi no dia 1, nem 2, nem 3 ...), ou seja menos 8 kWh que me vão pagar! :evil: 3 euros sempre davam para pagar o café por uns dias!
Quanto à possibilidade de mudar a data do contrato para dia 1, disseram-me que isso não era possível porque dependia da letra do contrato??? mas isso até percebo porque se fossem todos no dia 1 entupia o sistema.

Cps, :mrgreen:

Boas,
Seja qual for o método de contagem anual, este ano já dei uns Kwh a mais de borla!
A data do contrato, se não estou em erro, são diferentes os contratos até 2010, dos contratos posteriores em que estes já têm definidos os preços para os 15 anos. Os primeiros regem-se por ano civil, nos segundos, os anos contam desde o primeiro dia de produção.
A data da contagem para pagamento é outro assunto, é óbvio que para a EDP Universal não interessa estarmos todos no dia 1 de cada mês, se bem que informaticamente até era possivel e por mais esfarrapadas desculpas que inventem.
Vou esperar para ver como vão fazer as contas de 06-12-2015 a 05-01-2016, porque no dia 1 de Janeiro vai estar a produzir, só se o sistema se der mal com as férias (cruzes canhoto!)... ou não me agrade as condições climatéricas, já não era a primeira vez que adiava a produção.
Cpts, :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Aqui fica o resumo (gráfico) do ano 2015 e também desde o início da produção em 2010.

Resumidamente: Todos os objectivos alcançados! :D
Ano 2015.png
Ano 2015.png (17.49 KiB) Visto 9535 vezes
Para começar a 2ª. "Fornada", temos um inicio de 2016 "sensacional" :P ... uma lavagem monumental!... porque sobre energia produzida, estamos conversados!! :(

Bom Ano a Todos! :mrgreen:
Anexos
Prod.Mês-Ano (2010 a 2015).png


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas

Agora é real, preço para 2016 - 0.2861€/Kwh (anterior 0.5866€/Kwh).

Primeira factura de 2016, de 01 a 05 de Janeiro (12kwh X 0.2861 = 3,43€) um espectáculo... :lol: :lol:

Como se chega a este valor (0,2861€/Kwh), alguém sabe os cálculos?... ou não é para perceber!!!

Cpts. :mrgreen:

Responder

Voltar para “Projectos”