Diário da minha MP - Aveiro

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Boas,

Agora falando mais sério, é uma pena que a nossa legislação não permita o autoconsumo! :cry:
Cmps,
Boas,

Infelizmente tenho de concordar, é triste mas é o país que temos :twisted: , não sabe aproveitar a capacidade instalada… e não vale a pena inventar (ligar a casa) pois é fácil de detectar e as consequências podem ser o fim da bonificação do Kwh, de forma definitiva! :shock:

Mas tenho uma sugestão… :) se a energia produzida além do limite a pode-se-mos doá-la a favor de uma instituição se solidariedade social há nossa escolha…eu estava no pelotão da frente!!! :mrgreen:

Cpts.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Mais um mês que passou para a história e pela primeira vez, decidi interromper a produção nos últimos dois dias do mês, para gozo de umas férias repartidas. A intenção é de ficar com pouco mais de 100 kwh para cada mês que falta até ao final do ano, não há qualquer vantagem em produzir mais que o limite anual, em contra partida, há a vantagem em se poupar a máquina ao desgaste! :mrgreen:

Aqui fica o gráfico!
Out.2012.png
Out.2012.png (20.46 KiB) Visto 9753 vezes
Cpts.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Volt »

Esqueceste-te de mudar a legenda. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Volt Escreveu:Esqueceste-te de mudar a legenda. :-p.

Não te escapa (quase) nada!!... :lol: :lol:

Já agora rectifico, muito recentemente, no tópico do amigo JDuarte, mencionei algumas vezes o DL.373/2007 :oops: ... evidentemente não é este, mas sim 363/2007 :mrgreen: como é óbvio!


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Aqui ficam os últimos registos diários de 2012... pago só 235Kwh! :x já esperado!!!! :(
Nov.Dez.2012.png
Nov.Dez.2012.png (19.98 KiB) Visto 9596 vezes

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Marco P G Silva »

pois......
é por isso que para quem estiver atento e lá chegar só uma coisa a fazer,...........desligar :lol:
os chineses nao precisão de esmola.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


marciomelo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 29, 2012 1:34 am

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por marciomelo »

Boa Noite,

Sou de Aveiro ou melhor vivo em Aveiro :).

Já desde há muito tempo que este tema me suscita curiosidade e interesse. Mas sou franco sem € não há vicios :).

Foi com mt gosto que li os vários posts e deverá estar para próximo a minha decisão no que respeita um possível investimento.

Em todo o caso justifica o investimento em um sistema com orientação ou não?

Estamos a falar num investimento a rondar k€? OS últimos valores de geração que postou englobam os dois sistemas de geração ou apenas o primeiro? Qual a diferença percentual de geração entre cada um?

Pelo que vi no site na EDP (http://www.microgeracaoedp.com/saiba-ma ... cao-menos5) o valor a pagar por kW é agora metade (do que o anunciado à dois anos atrás ~60cent) e provalmente vai rondar os 30.2 cent para o próximo ano. O que faz com que o retorno do investimento aconteça após 7 anos apenas. Isto se adicionarmos eventuais avarias e estragos talvez falemos em 10 anos?!

Peço desculpa por tantas questões mas acho que estou na idade dos porquês no que respeita esta matéria...

Em todo o caso fico muito orgulhoso de ser Português e de viver em Portugal. E uma coisa ninguém nos tira, de certeza, os dias de Sol :).


Votos de um Bom Ano and Happy Micro-Generation!
Márcio Melo


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas Márcio Melo,

Bem-vindo ao fórum! :mrgreen:

Os meus valores são da fixa, nada têm a ver com a actual realidade. Há data a aposta de alterar de fixo para seguidor, foi oportuna e era nessa altura ou então era para esquecer, mas até hoje não há arrependimento, pelo contrário foi uma aposta ganha. :D
Como orientação, um sistema com seguidor(2 eixos) produz acima dos 35% em média anual que um fixo, para equipamentos iguais (painéis+inversor), chegando em dias bem solarengos a ultrapassar facilmente mais de 50%!

Neste momento e atendendo que os painéis têm descido substancialmente de preço, o que não se passou com os seguidores (Degger) pois têm mantido o preço praticamente inalterável nestes últimos anos, atendendo a estes factos, se entrasse actualmente na microprodução optava por um sistema fixo, conjugando uma boa potencia instalada (acima de 5000W) e um bom inversor compatível, o custo/beneficio é mais atraente. Temos actualmente bons exemplos do êxito alcançado por sistemas assim delineados aqui no fórum, basta consultar a folha de ecxell partilhada pelo pessoal das micros aqui: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15

Para se ter uma consciência real de preços e para não divagarmos, o melhor é pedir orçamentos de preferência aqui na zona de Aveiro que tem muita e boa oferta neste ramo e assim fica-se com a percepção da realidade, se precisar de contactos é só dizer que envio por MP.

Um BOM ANO a todos! :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Visto que a contagem decrescente está a chegar a zero, os reactores já estão em fase de aquecimento... :lol: :lol:

A informação metereológica está a colaborar para os primeiros dias de Janeiro... :mrgreen: pelo que não vai haver adiamento no relançamento!!!! :lol:

Votos de um BOM ANO a todos!!!!
Anexos

[A extensão ppt foi desativada e não pode ser exibida.]

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]



marciomelo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado dez 29, 2012 1:34 am

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por marciomelo »

Obrigado Paulo,

Provavel/ vou optar por um sistema fixo. Dado que os custos de investimentos iniciais são mais baixos, assim como a sua instalação.

Se pudesse enviar agradecia :).

Votos de um Bom Ano!

Márcio


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Então aqui vai o gráfico da produção de Janeiro, por sinal o pior desde o inicio, mas não se pode ter tudo... este inverno até teve um cheirinho dos de antigamente! :lol:
Janeiro.2013.png
Janeiro.2013.png (18 KiB) Visto 9263 vezes
Fica a esperança, ou quase certeza, que daqui para a frente, melhores meses virão!

Cpts. :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por mcarneiro »

boas

isso é o que dá estarem sempre a pedir agua pro poço e pra horta ! :D eu que não tenho horta nem poço é que me lixo , porque não ganho nada com este tempo .... :lol:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Tá visto... :mrgreen:

...pelo "andar da carruagem", este ano vai ser preciso um 13º mês.... para alcançar o máximo anual :twisted: :cry:

...mas nem tudo é mau, pró chineses!!.. :( a esta hora estão a bater palmas...com as barragens a ficarem cheias como um OVO!!!


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas, :mrgreen:

Mais um mês sem grande história!...um pouquinho melhor que.......2011! :lol:
Fevereiro2013.png
Fevereiro2013.png (24.79 KiB) Visto 9099 vezes
Cpts,

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por Marco P G Silva »

Mesmo assim ainda ficaste melhor na fotografia que eu. Eu fiquei-me pelos 532kw
Esperam-se melhores dias... :lol:
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Já começa a ser bastante relatado as situações da "falha de comunicação do modem" na data que está programado para transmitir a produção (explicação dada pela linha de apoio à microprodução), desta vez e pela 1ª vez, também me bateu à porta este problema!

A minha surpresa é que se não formos nós a queixar-nos, parece que para a EDP até lhe dá muito jeito, pois nada fazem até à nossa reclamação :twisted: , é uma inercia que dá azia :x , pois ao contrário, ou seja, aquando da leitura para a facturação do consumo não há falhas, isto porque, estão criadas várias soluções ou alternativas que todos conhecemos e assim também nada falha na facturação em proveito da EDP.

A pergunta que se impõe é, porque a ÉTICA não se aplica de igual modo nos dois sentidos da facturação?... ou será que não dá jeito que as que regras sejam válidas e aplicadas de igual modo, quer seja para o consumidor ou produtor?...

...uma coisa é certa, a EDP fica muito mal na fotografia se não fizer nada para alterar esta situação no futuro!!!!!!! :evil:

Cpts,


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas,
Já vai sendo tempo de uma actualização e nesse sentido aqui vai:
Ano 2013.png
Ano 2013.png (9.16 KiB) Visto 8664 vezes
Maio.2013.png
Maio.2013.png (30.87 KiB) Visto 8664 vezes

O Junho teve um começo fantástico!... :mrgreen: mas os S.Pedro pôs um travão, não se perde tudo, pelo menos a horta e o jardim agradecem! :)


aamarques
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda jun 10, 2013 2:19 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por aamarques »

Boa tarde!

Parabéns pelo projecto PaulOl!

Também estou interessado em instalar um sistema de microprodução no distrito de Aveiro(zona sul).
Gostaria de lhe pedir se me poderia enviar informação (por MP) sobre possíveis instaladores aqui na zona.

(lamento mas não consegui fazer o pedi por MP ;) )

Obrigado!


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Ponto de situação no final do 3º. trimestre de 2013:
Ano 2013.09.png
Ano 2013.09.png (11.94 KiB) Visto 8161 vezes
Tendo começado fraquinho o início do ano, acabou por se compor no Verão, pelo que não havendo "sobressaltos de maior" o objetivo anual (8.280Kwh) parece-me alcançável.


Fica aqui também o gráfico de Setembro, com uma ponta final vergonhosa, a marcar a entrada do Outono e com um "carimbo" a Inverno!
Setembro2013.png
Setembro2013.png (28.19 KiB) Visto 8161 vezes
Votos de boas produções! :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

Boas! :mrgreen:

Mais um mês, sem grande história e dentro das previsões!
Outubro2013.png
Outubro2013.png (26.29 KiB) Visto 8011 vezes
Votos de boas produções!

Responder

Voltar para “Projectos”