Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

acho que posso finalmente criar o tópico para a minha mp.
fui um dos que fiquei “pendurado” em fevereiro com a alteração da legislação, e quase desisti… mas cá estou, registo pago em dezembro, com a tarifa atribuída de 0,40€, e… começaram hoje as obras!!!

optei por seguidor para rentabilizar o sistema. já deixei num outro tópico alguns elementos, mas deixo a confirmação final do material a instalar (instalação 3,45kw):

- 18 painéis bauer policristalinos bs-220-6p2 (total 3960wp);
- inversor sma sb 3300 equipado para monitorização online;
- seguidor degertraker 3000nt equipado com protecção para o vento forte;
- contador actaris sl7000;

já sei que vou levar “martelada” vossa sobre o inversor e painéis, mas foi opção própria escolher uma configuração mais acessível com as mesmas garantias das grandes marcas, e com as mesmas características técnicas (no caso dos painéis).

sobre o inversor não vale a pena falar pois já devem conhecer. sobre os painéis, estavam inicialmente previstos suntech (esgotados) e mais uma meia dúzia de marcas alternativas… asiáticas na sua maioria. optei pela bauer pois faz parte de uma multinacional alemã com maior credibilidade sobre as que tinha disponíveis. garantia de 10 anos contra defeitos de fabrico e as mesmas garantias das outras marcas sobre a produção ao longo dos anos.

o preço: 19.950€ chave na mão (inclui iva e todas as obras e materiais necessários à instalação)

não tarda nada está a bombar kw!


Jorge_Cruz
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo dez 19, 2010 4:50 pm

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge_Cruz »

qual a previsão que tens da produção mensal/anual?

espero que as coisas corram conforme o que tens planeado!!!

boa sorte!!!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por mauri »

parabéns pela tua mp e boa sorte!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jorge_cruz Escreveu:qual a previsão que tens da produção mensal/anual?

espero que as coisas corram conforme o que tens planeado!!!

boa sorte!!!
com a instalação tal como está prevista, tenho uma estimativa de 680kw/mês (8160kw/ano).
prefiro pensar que os valores reais estejam abaixo disto, embora ele me diga que até agora nenhuma das instalações que fez ficou abaixo dos valores previstos.

obrigado!


Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

parabens por te juntares ao clube verde(ou amarelo ).

a configuração do teu sistema é idêntico ao meu e é pena não teres optado pelo kako ou fronius. era o que eu teria feito hoje!
quanto à estimativa é mesmo melhor contares com um pouco menos. julgo que 7500kw/ano é mais realista para essa configuração.

cumprimentos e boa sorte,
nv

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

nuno_vicente Escreveu:boas,

parabens por te juntares ao clube verde(ou amarelo ).

a configuração do teu sistema é idêntico ao meu e é pena não teres optado pelo kako ou fronius. era o que eu teria feito hoje!
quanto à estimativa é mesmo melhor contares com um pouco menos. julgo que 7500kw/ano é mais realista para essa configuração.

cumprimentos e boa sorte,
nv
boa sorte e parabens, quanto nao teres optado pelo inversor fronius ou kako,como diz o amigo nuno vicente neste caso eu discordo totalmente do fronius devido ao seu preço alto,e ser apicado nesta potencia de paineis , o fronius é bom para potencias de paineis acima dos 4500wp no minimo, neste caso o kako era ouro sobre azul.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

boas!

parabéns, agora é só por essa máquina a bombar muitos kwh...e muita sorte

como os colegas anteriores já frisaram, foi pena não optar pelo kaco, na potencia máxima sempre eram + 200wh, além dos aspectos mencionados para o fronius, que estou inteiramente de acordo, existe outra limitação que é a potencia contrata ser de apenas 3.45, que para este inversor não dá por muita pena minha, acredite

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

lol

já sabia que ia levar com o kaco em cima!
mas já agora uma questão... o kaco não tem uma potência nominal (3600w) superior à que posso instalar (3450w)?

já agora aproveito para deixar algumas fotos tiradas hoje ao almoço... os homens não param!
neste momento tenho a base pronta e a cablagem passada. agora mais desenvolvimentos só para a semana quando vierem montar o resto da estrutura do seguidor. pena os paineis só estarem disponiveis para o final de janeiro, altura em que completam a instalação...

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

nuno_vicente Escreveu:boas,

parabens por te juntares ao clube verde(ou amarelo ).

a configuração do teu sistema é idêntico ao meu e é pena não teres optado pelo kako ou fronius. era o que eu teria feito hoje!
quanto à estimativa é mesmo melhor contares com um pouco menos. julgo que 7500kw/ano é mais realista para essa configuração.

cumprimentos e boa sorte,
nv
viva nuno!

também faço contas com um valor desses, mas se vier mais melhor!
já agora é por volta desse rendimento que está o teu sistema? ainda faltam uns meses para o teu fazer 1 ano...
também tenho acompanhado exactamente por ser parecido com o meu. além dos paineis parece-me que a diferença principal é no tamanho do seguidor em que o meu é mais pequeno.

votos de muitos kw! :p


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

[quote="pedrolopes"]lol

já sabia que ia levar com o kaco em cima!
mas já agora uma questão... o kaco não tem uma potência nominal (3600w) superior à que posso instalar (3450w)?



boas!

pois, pois... mas quando muitos (mp com calo ) recomendam uma determinada marca, deve dar para parar e pensar um pouco, porque amanhã já pode ser tarde...

kaco 3600xi pt
- potencia nominal (ac) 3450w
- potencia maxima (ac) 3800w
- potencia do gerador fv(paineis fotovoltaicos) máx. 4200w

agora o que se está a referir, com potencia nominal 3600w é o 3600xi dcs-pt-3.6, para contratos de ligação 3.68kw!


Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Nuno_Vicente »

pedrolopes Escreveu:
nuno_vicente Escreveu:boas,

viva nuno!

também faço contas com um valor desses, mas se vier mais melhor!
já agora é por volta desse rendimento que está o teu sistema? ainda faltam uns meses para o teu fazer 1 ano...
também tenho acompanhado exactamente por ser parecido com o meu. além dos paineis parece-me que a diferença principal é no tamanho do seguidor em que o meu é mais pequeno.

votos de muitos kw! :p
boas,

a minha instalação faz apenas 8 meses daqui a 1 semana (conta com 5650kw produzidos). uma instalação idêntica à nossa mas que completa 1 ano esta semana é a do colega spartacus!
vou colocar hoje o resumo da minha mp no meu tópico em jeito de balanço.

cumprimentos,
nv

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas!

pois, pois... mas quando muitos (mp com calo ) recomendam uma determinada marca, deve dar para parar e pensar um pouco, porque amanhã já pode ser tarde...

kaco 3600xi pt
- potencia nominal (ac) 3450w
- potencia maxima (ac) 3800w
- potencia do gerador fv(paineis fotovoltaicos) máx. 4200w

agora o que se está a referir, com potencia nominal 3600w é o 3600xi dcs-pt-3.6, para contratos de ligação 3.68kw!
bem... neste momento tenho tudo em aberto em relação à escolha do inversor, ainda para mais vem ajudar o facto de os paineis de 220w escolhidos não estarem disponiveis e estarmos a negociar paineis de 230w da mesma marca, que a concretizar-se se traduz numa potência instalada de 4140w. assim penso já começar a fazer sentido a escolha do kaco.

tenho duas dúvidas sobre o kaco, pois não conheço bem:
- o inversor vai ficar na rua por baixo dos paineis! tem o mesmo nivel de isolamento e resitência que me garantiram no sma?
- quero ficar com um sistema de monitorização (que já tinha previsto com o sma). o kaco também permite? de que forma (bluetooth, wireless, cabo)?


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jasmim »

pedrolopes Escreveu: tenho duas dúvidas sobre o kaco, pois não conheço bem:
- o inversor vai ficar na rua por baixo dos paineis! tem o mesmo nivel de isolamento e resitência que me garantiram no sma?
- quero ficar com um sistema de monitorização (que já tinha previsto com o sma). o kaco também permite? de que forma (bluetooth, wireless, cabo)?
em relação ao kaco a nível de isolamento não é tão bom quanto o sma. penso que é ip54 contra ip65 do sma. se o kaco não apanhar jactos de águas e estiver debaixo dos painés, não deverá haver problema. de qualquer forma, para não haver nenhum problema, o ideal era ficar numa caixa de resguardo.
quanto à monitorização, aqui está o problema. o kaco tem 2 principais tipos de monitorização:
o mais barato (+/- 300 eur) que é apenas uma box que fica junto do inversor na qual tem lá um cartão de memória de tipo sd. quando quiser ler os dados tem que passar o cartão por um pc. pode não revelar-se prático. chama-se "powador-minilog" http://kaco-newenergy.de/en/site/234/pr ... etails.xml

a outra solução passa por uma monitorização via wireless e ecrã a cores de 10". o problema é mesmo o preço (+/- 800 eur...) chama-se "powador- display local" http://kaco-newenergy.de/en/site/238/pr ... etails.xml
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

jama Escreveu:
nuno_vicente Escreveu:boas,

parabens por te juntares ao clube verde(ou amarelo ).

a configuração do teu sistema é idêntico ao meu e é pena não teres optado pelo kako ou fronius. era o que eu teria feito hoje!
quanto à estimativa é mesmo melhor contares com um pouco menos. julgo que 7500kw/ano é mais realista para essa configuração.

cumprimentos e boa sorte,
nv
boa sorte e parabens, quanto nao teres optado pelo inversor fronius ou kako,como diz o amigo nuno vicente neste caso eu discordo totalmente do fronius devido ao seu preço alto,e ser apicado nesta potencia de paineis , o fronius é bom para potencias de paineis acima dos 4500wp no minimo, neste caso o kako era ouro sobre azul.
mete o kaco 3600xi dcs pt...
o fronius não podes meter nessa instalação de 3.45....
o sma é limitado para esse caso....
mete o kaco... não te arrependerás!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Bubas »

boas ,

sei que não serve para a tua instalação mas é normal aconselharem ou sma, kaco ou fronius. outra marca decente, pouco falada neste fórum: solarmax, tecnologia suiça, ganhou recentemente um prémio relação qualidade/preço, monitorização custo zero, bastando para isso, descarregar um programazito e um cabo de rede. de fácil montagem (15kg), aspecto agradável, potência nominal 3680w/potência max 4050w (solarmax 4200s para portugal), eficiência 95,8%, grau de proteção ip54, perda de carga, noite 0w, suporta até 5000w painés, etc etc. tenho um e posso dizer: 5 estrelas, trabalha que nem uma abelha.
fica esta observação/ajuda .

fica bem,

bubas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

valter silva Escreveu:mete o kaco 3600xi dcs pt...
o fronius não podes meter nessa instalação de 3.45....
o sma é limitado para esse caso....
mete o kaco... não te arrependerás!
neste momento está praticamente garantida a instalação do kaco 3600xi dcs pt, caso se confirme que vai levar com os paineis de 230w, até mesmo por própria indicação do instalador. estou a aguardar pela situação dos paineis...
jasmim Escreveu:em relação ao kaco a nível de isolamento não é tão bom quanto o sma. penso que é ip54 contra ip65 do sma. se o kaco não apanhar jactos de águas e estiver debaixo dos painés, não deverá haver problema. de qualquer forma, para não haver nenhum problema, o ideal era ficar numa caixa de resguardo.
quanto à monitorização, aqui está o problema. o kaco tem 2 principais tipos de monitorização:
o mais barato (+/- 300 eur) que é apenas uma box que fica junto do inversor na qual tem lá um cartão de memória de tipo sd. quando quiser ler os dados tem que passar o cartão por um pc. pode não revelar-se prático. chama-se "powador-minilog" http://kaco-newenergy.de/en/site/234/pr ... etails.xml

a outra solução passa por uma monitorização via wireless e ecrã a cores de 10". o problema é mesmo o preço (+/- 800 eur...) chama-se "powador- display local" http://kaco-newenergy.de/en/site/238/pr ... etails.xml
está realmente previsto ficar logo abaixo dos paineis e ainda leva mais uma protecção pelo que o isolamento não será problema. em relação à monitorização é que o powador minilog não se torna muito prático, mas se tiver que ser... não é possivel por exemplo ligar directamente a um pc usando o interface rs232 (sim... já ainda a estudar o "bixo" durante a tarde! )?


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

pedrolopes Escreveu:
valter silva Escreveu:mete o kaco 3600xi dcs pt...
o fronius não podes meter nessa instalação de 3.45....
o sma é limitado para esse caso....
mete o kaco... não te arrependerás!
neste momento está praticamente garantida a instalação do kaco 3600xi dcs pt, caso se confirme que vai levar com os paineis de 230w, até mesmo por própria indicação do instalador. estou a aguardar pela situação dos paineis...
jasmim Escreveu:em relação ao kaco a nível de isolamento não é tão bom quanto o sma. penso que é ip54 contra ip65 do sma. se o kaco não apanhar jactos de águas e estiver debaixo dos painés, não deverá haver problema. de qualquer forma, para não haver nenhum problema, o ideal era ficar numa caixa de resguardo.
quanto à monitorização, aqui está o problema. o kaco tem 2 principais tipos de monitorização:
o mais barato (+/- 300 eur) que é apenas uma box que fica junto do inversor na qual tem lá um cartão de memória de tipo sd. quando quiser ler os dados tem que passar o cartão por um pc. pode não revelar-se prático. chama-se "powador-minilog" http://kaco-newenergy.de/en/site/234/pr ... etails.xml

a outra solução passa por uma monitorização via wireless e ecrã a cores de 10". o problema é mesmo o preço (+/- 800 eur...) chama-se "powador- display local" http://kaco-newenergy.de/en/site/238/pr ... etails.xml
está realmente previsto ficar logo abaixo dos paineis e ainda leva mais uma protecção pelo que o isolamento não será problema. em relação à monitorização é que o powador minilog não se torna muito prático, mas se tiver que ser... não é possivel por exemplo ligar directamente a um pc usando o interface rs232 (sim... já ainda a estudar o "bixo" durante a tarde! )?
sim, é possível! eu já liguei o meu e funciona!
nesse inversor com seguidor eu metia 19 painéis de 230 (total de 4370w). assim ias atingir o máximo de produção anual possível.
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

sim, é possível! eu já liguei o meu e funciona!
nesse inversor com seguidor eu metia 19 painéis de 230 (total de 4370w). assim ias atingir o máximo de produção anual possível.
abraço[/quote]


boas! pedrolopes

o valter silva está sem duvida a dar um óptima ideia

agora atenção a um pormenor, o deger 3000nt não é indicado para os 18 painéis bauer policristalinos bs-230-6p2, com área total por volta de 30m2 e muito menos para os 19 que seriam o ideal, o máximo para este seguidor deve ser 25m2, assim arrisca-se a perder a garantia da deger , além de outros possíveis problemas!
devia sim, equacionar o deger 5000nt dá até 40m2, mas pelo andamento da carruagem... já é tarde?!

isto é o que se chama ganhar por um lado e por tudo a perder por outro, ou então "fé em deus"...

não intérprete mal esta minha visão, apenas o quero alertar, dando o meu contributo isento e realista, hás vezes quem vende não está interessado em contar toda a verdade e nessa fase tudo são rosas . o pior é sempre "o amanhã", pois infelizmente não faltam aqui relatos nesse sentido.

até


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

num outro post eu disse o que acho importante num instalador.... e não retiro nada:
1 - ser de perto
2 - ser uma empresa pequena e sólida
3 - mostrar facturas de outras instalações
4 - mostrar instalações feitas
5 - apontar defeitos a outras instalações feitas pela empresa
6 - discutir cada pormenor com o cliente
7 - haver apenas um responsável (não 2 ou 3, se não lá vem o jogo do empurra)

é claro que o que o paulol diz faz todo o sentido. o deger 3000 é apenas adequado para instalações com sanyo (mais w por m2)... e mesmo assim é apertado (mesmo no limite).
ou se for para meter 3600-3800w.... mas isso está mais que provado que é asneira. apesar de centenas de instalações serem feitas assim com a desculpa que apenas são "aproveitados" 3450w (ou 3680w).
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas! pedrolopes

(...)
não intérprete mal esta minha visão, apenas o quero alertar, dando o meu contributo isento e realista, hás vezes quem vende não está interessado em contar toda a verdade e nessa fase tudo são rosas . o pior é sempre "o amanhã", pois infelizmente não faltam aqui relatos nesse sentido.

até
não interpreto nada mal! todas as observações são bem vindas. ao longo deste ano fui aprendendo muita coisa sobre a microprodução, mas não sei tudo nem de longe nem de perto.

neste momento não há volta a dar em relação ao seguidor, vai ter que ser o 3000nt e vai ter que levar com os 18 paineis. não vou interpretar isso como má fé do instalador, mas mais como uma forma de rentabilizar o seguidor - se ele quizesse tinha-me "encavado" o 5000nt (mais caro) e não o fez. pelas minhas contas o limite de m2 é então ultrapassado em cerca de 17%... hum... haja "fé em deus"! acho que também será um risco que o proprio instalador parece estar disposto a correr, pois tem seguramente umas outras 30 instalações montadas da mesma forma.
valter silva Escreveu:num outro post eu disse o que acho importante num instalador.... e não retiro nada:
1 - ser de perto
2 - ser uma empresa pequena e sólida
3 - mostrar facturas de outras instalações
4 - mostrar instalações feitas
5 - apontar defeitos a outras instalações feitas pela empresa
6 - discutir cada pormenor com o cliente
7 - haver apenas um responsável (não 2 ou 3, se não lá vem o jogo do empurra)
concordo inteiramente e para já estão a ser cumpridas a maioria dessas regras!

Responder

Voltar para “Projectos”