Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

pedrolopes Escreveu:fechei hoje o meu primeiro mês de produção e a bater o record pessoal - céu limpo e temperatura amena resultaram em 36.2kw produzidos

tenho o kaco a marcar 688.4kw, e o contador de rede (que não tem casas decimais) a marcar 688kw... não podiam estar mais sincronizados!


boas!

parabéns!... é uma boa marca, mas quero crer que ainda vou ver aqui valores acima dos 40kwh é só uma questão de tempo... ou bom tempo!

nas fixas, o normal é o kaco andar com valores inferiores ao real (edp), mas talvez se deva ao facto do consumo do seguidor... digo eu!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:nas fixas, o normal é o kaco andar com valores inferiores ao real (edp), mas talvez se deva ao facto do consumo do seguidor... digo eu!
no caso da minha instalação, penso que essa diferença do kaco é anulada pelas percas até ao contador que está a cerca de 55/60m.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

pedrolopes Escreveu:
paulol Escreveu:nas fixas, o normal é o kaco andar com valores inferiores ao real (edp), mas talvez se deva ao facto do consumo do seguidor... digo eu!
no caso da minha instalação, penso que essa diferença do kaco é anulada pelas percas até ao contador que está a cerca de 55/60m.

boas!

não deve ser só...!
conheço uma, com distancia de 80 metros e existe um ganho de 1,2% no contador da edp...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

boas,

aqui na mp vizinha, o kaco 3500 xi assinala 7200kwh e no contador já estão 7510kwh (ultrapassa os 4%).
as perdas do inversor para o contador são praticamente nulas (o cabo é de 16mm e não chega a ter 1 metro) contador e inversor estão costas com costas.

cmps,

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

volt Escreveu:o meu inversor tem 93,9% de eficiência. não sei se o teu não será parecido... isto significa que, a cada 1000wh dc que chegam ao inversor, apenas 939w ac saem.
a eficiencia do inversor não é linear, depende da curva em que está no momento.
normalmente vai baixando consoante a potencia de saída aumenta.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

sim, mas no caso do meu inversor, todos os dias, dá sempre o mesmo resultado. olha aqui o print de hoje (na última coluna tem a eficiência imediata e na primeira linha está o total: 93,98%).
printscreenExcelKaco
printscreenExcelKaco
KacoVisoData20010514.png (269.54 KiB) Visto 10847 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por MarioSolar »

boas volt,

os 48 temp na tua tabela é a temperatura do teu kaco???

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

naquela altura, sim. ele (não é kaco, é um sunset, que é parecido) tem atingido temperaturas altas por estar dentro de quatro paredes... estou a tratar de ventilar melhor a zona. já coloquei uma entrada de ar (falta colocar a saída). ainda assim, este ano já foi aos 69 graus! espero que não passe muito mais...

.

ps: podes ver a temperatura "online" aqui no final do gráfico: http://microproducao.isgreat.org/index.php?p=1_2_di-rio
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

boas!

já estamos quase no final de maio e nem sequer coloquei ainda os meus valores de abril...
anda mesmo complicada a coisa para vir actualizar isto, mas a mp tem estado a bombar bem!

conto até ao momento com um record de 37,7kw num dia (já durante este mês de maio) e curiosamente num dia bem ventoso em que até o sistema de segurança (protecção do vento) actuou umas 3 ou 4 vezes. não há dúvida que o meu kaco nesse dia foi bem refrigerado! eh eh

ai fica abril:
Imagem

abraço,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

tenho que te arranjar um espaço na nossa folha de cálculo online para partilhares as produções. .

ps: o gráfico mensal do meu programita é mais bonito. :p
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

viva,
olhando para estas produções e não deixando de dizer que são muito boas acho que vou aqui deixar mais uma dica para as escolhas dos inversores, neste caso para dizer que não deixando de ser um bom inversor só se comporta bem se o campo solar estiver muito perto da potencia maxima admitida por ele, ou seja os 4400w.
tenho seguido este exemplo e ainda outros que não estão cá no forum com potencias instaladas de 4140w ou proximo disso e o comportamento é muito parecido a um sma3300 como o meu com campo solar de cerca de 4000w e com sombras que cortam um pouco a produção de manhã (cerca de 2 horas)
continuo a afirmar com dados concretos que o sma, seja ele qual for, é o inversor que consegue melhores resultados com campos solares mais baixos.
concordam?
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:tenho que te arranjar um espaço na nossa folha de cálculo online para partilhares as produções. .
ps: o gráfico mensal do meu programita é mais bonito. :p
sim, depois diz-me como proceder para colocar lá os valores
quanto ao gráfico mensal... já vi que andaste a trabalhar sim senhor - ver se pego nele também... o site também já dei uma espreitadela e está a ficar muito bom!
abraço.
pnunes Escreveu:viva,
olhando para estas produções e não deixando de dizer que são muito boas acho que vou aqui deixar mais uma dica para as escolhas dos inversores, neste caso para dizer que não deixando de ser um bom inversor só se comporta bem se o campo solar estiver muito perto da potencia maxima admitida por ele, ou seja os 4400w.
tenho seguido este exemplo e ainda outros que não estão cá no forum com potencias instaladas de 4140w ou proximo disso e o comportamento é muito parecido a um sma3300 como o meu com campo solar de cerca de 4000w e com sombras que cortam um pouco a produção de manhã (cerca de 2 horas)
continuo a afirmar com dados concretos que o sma, seja ele qual for, é o inversor que consegue melhores resultados com campos solares mais baixos.
concordam?
a minha inicial escolha também era o sma, mas depois por diversas razões optei pelo kaco, e ainda não me arrependi. não me dei ainda ao trabalho para fazer grandes comparações, mas tenho aqui perto uma instalação identica à minha com o sma e tenho que averiguar como está a correr!
abraço,
cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Olá amigos... lembrei-me de vir cá dizer que ainda sou vivo... :P

Pois... tenho andado um pouco desaparecido, é verdade, mas acho que entretanto começo a ter mais tempo para vir cá.
Quem também ainda vive, são os meus paineis que se têm portado muito bem... peço desculpa, mas não tenho aqui elementos à mão para colocar.

Este fim-de-semana passaram mais um teste de resistência... alguns devem ter ouvido falar nas noticias de uma chuva de granizo em Ferreira do Zêzere... pois... aqui foram cerca de 20 minutos intensivos de trovoada e granizo com pedras bem grandes como podem ver abaixo... o meu sistema estava na altura totalmente direito. O granizo estava a cair mesmo na perpendicular com os paineis... e eu só me bastava ver da janela... foi um belo susto!

Imagem


E aproveito para dizer que entretanto há mais novidades eléctricas por aqui! :)
Fui ontem buscar uma EcoGlady Spider... é a versão mais fraca da marca com apenas 1400w de potência, mas suficiente para iniciar e para o que preciso de momento. É usada e está a precisar de um pack de baterias novas, pelo que ainda nem deu para dar o gosto ao dedo, mas de resto e tendo em conta que fez 3 anos esta semana, está com muito boa aparência. Para a semana já deve botar faísca! ;)


Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

Quando ouvi a noticia lembrei-me logo da sua micro, ao outro dia fui ver as produções e conclui que ainda estava a bombar. Ainda bem...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

pnunes Escreveu:Quando ouvi a noticia lembrei-me logo da sua micro, ao outro dia fui ver as produções e conclui que ainda estava a bombar. Ainda bem...
cumprimentos
É verdade... chegou para o susto... e aquelas pedras de gelo apanhei-as ao acaso no jardim... se procurasse um pouco de certesa encontrava maiores. Acredite que também foi umas das primeiras coisas que fiz de manha - ir ver os gráficos de produção :D Pelo menos serviu para me lavar os paineis que estávam a ficar uma lástima! :lol:

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Patalhetas »

eheh boas pedro,
ainda bem que não estavas nas pias ...pois lá acho que foi mesmo a sério, no outeiro dos pereiros, partiu lá umas telhas, imagina nos teus paineis, virados para cima :o
ainda bem que nada se passou :D

Boas voltas !!!
tens maquina para vir ao algarve ?


aquele abraço !
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Patalhetas Escreveu:ainda bem que não estavas nas pias ...pois lá acho que foi mesmo a sério
e é logo aqui ao lado! :P mas olha que não foi muito diferente, lá foi com mais intensidade, agora no tamanho dos calhaus! :D Tenho uma claraboia na casa e digo-te que era com cada morteirada! Esta terra está mesmo a transformar-se numa terra de fenomenos metereológicos...
Patalhetas Escreveu:Boas voltas !!!
tens maquina para vir ao algarve ?
Estive por ai à umas semanas, mas foi noutra máquina :) Nesta ainda ia demorar um bocado a chegar ai! :P
Abraço

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

Pois é, de vez em quando deixo de ver a tua produção online... Tens de meter aí um backup e instalar a nova versão. ;-).
Não te esqueças de fazer aí um DB da Spider (que não temos muitas)... ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:Pois é, de vez em quando deixo de ver a tua produção online... Tens de meter aí um backup e instalar a nova versão. ;-).
Não te esqueças de fazer aí um DB da Spider (que não temos muitas)... ;-).
Backup tenho, mas o repartidor de portas USB que estou a usar é que se passa de vez enquando e perde ligação - ver se faço um upgrade breve...
O DB quero realmente ver se faço também, mas deixe-me por primeiro a Spider a andar! ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Esta terra continua nas rotas do mau tempo... Esta noite soprou bem, como praticamente em todo o país, mas aqui o temporal provocou-me estragos... :cry:

Fiquei mais ou menos descansado por ver que o sistema se preparou para a noite colocando-se na posição de defesa (pois já ontem antes de anoitecer fez vento suficiente para isso), mas mesmo assim, a primeira coisa que fiz de manhã foi ver se o sistema estava funcional... paineis orientados para o sol, o sistema de monitorização a indicar valores normais... porreiro, escapou ao mau tempo...! ERRADO!

Ao meio da tarde e com a luz do sol a favor reparei que um dos paineis estava com uma coloração "esquisita"... pois estava...

Imagem

Imagem

Além deste painel, e após uma vistoria mais minuciosa reparei à pouco que tenho mais 2 paineis com o vidro estalado pela parte de trás com marcas de impacto :? .
Curiosamente parece não influênciar a produção pois hoje até atingiu por várias vezes o limite do inversor, mas vou activar o seguro para a substituíção de todos os paineis danificados.

Responder

Voltar para “Projectos”