Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

Viva Pedro,

Penso que o Entroncamento já perdeu o título de "terra dos fenómenos" para Ferreira do Zêzere.
Eu durante o dia olhei para o teu site e não achei nada de estranho... mas os danos são vem visíveis. A Posição de defesa nos seguidores é boa para o vento mas péssima para o Granizo.
Os teus paineis nas costas são PVC ou vidro?
Cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

JDuarte Escreveu:Viva Pedro,

Penso que o Entroncamento já perdeu o título de "terra dos fenómenos" para Ferreira do Zêzere.
Eu durante o dia olhei para o teu site e não achei nada de estranho... mas os danos são vem visíveis. A Posição de defesa nos seguidores é boa para o vento mas péssima para o Granizo.
Os teus paineis nas costas são PVC ou vidro?
Cmps,
É mesmo... isto já é a terra dos fenomenos metereológicos!
Pois eu também fui espreitando por várias vezes e mesmo agora olhando para o gráfico completo do dia vê-se que tem um comportamento perfeitamente normal para o dia que teve.
O estranho é que mesmo após aquela queda de granizo que descrevo nuns posts atrás (agosto salvo erro) não teve problemas, e esta noite não dei por cair granizo, embora tenha acordado com trovoada, agora que falas nisso... hum...

Retirado da Ficha Técnica dos paineis:

"The cells are mounted between a cover of toughened glass and EVA film and backed and sealed with PET film to protect them against extreme climatic conditions and to guarantee a constant level of performance."

"Module assembly:
Front: highly translucent, strong, toughened glass
Back: white TPT film, embedding material: EVA
"

Daqui depreendo que as costas não são de vidro, que já era a ideia que tinha. Contudo não condiz com o aspecto rachado que apresentam. Amanhã vou cá ter o instalador, e vamos apurar melhor a situação.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Patalhetas »

Boas,
pois parece que a sorte não abunda por aí, os problemas vão começar com a humidade que se vai acumular dentro dos paineis.

agora vomos ver como se porta o seguro :)

eu tenho andado a "baldar-me" ao seguro...mas tenho de fazer, pois é nestas alturas que nos lembramos deles :mrgreen:

não te esqueças de dar um feeddback ao ppl .
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

O problema do seguro é quando o arranjo fica mais barato que a franquia obrigatória... Não sei se é esse o caso, mas é sempre uma treta. :-|.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:O problema do seguro é quando o arranjo fica mais barato que a franquia obrigatória... Não sei se é esse o caso, mas é sempre uma treta. :-|.
A franquia é realmente uma treta, mas no meu caso em que os danos foram em 3 paineis, já me compensou activar o seguro. Já tenho o dinheiro a caminho, e o material também já foi encomendado.

E... PROMETO que breve vou colocar as minhas produções! :P

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

:lol:

Tens uma coluna à tua espera. :-P.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu::lol:

Tens uma coluna à tua espera. :-P.
Eu sei! LOL

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Cá estou eu novamente, com mais novidades.

As últimas noticias eram que já tinha os 3 paineis encomendados (danificados no final de outubro). O problema é que depois disto a marca informou que tinha deixado de comercializar o painel com as mesmas dimensões e consequentemente as mesmas características... (quem me mandou a mim escolher marcas esquisitas! :lol: )

Depois disto temos (eu e o instalador) andado a tentar arranjar a solução que melhor se adaptasse ao sistema existente... confesso que nem coloquei isso como prioridade, até porque a MP nunca deixou de produzir... por isso só hoje a sustituíção foi feita...
2 paineis danificados (por baixo) foram "reparados" e só houve necessidade de substituir o 3º que tinha a frente estilhaçada.

Fui "obrigado" a colocar um módulo Suntech (curiosamente tinha sido a minha escolha de paineis para a micro, mas estavam esgotados na altura), e curiosamente do que pesquisei, era o que tinha as características mais parecidas. Tem mais 2cm de comprido que os existentes (facilmente contornável na instalação), mas optei por dar prioridade às características técnicas.

Quem olhar para o gráfico da minha produção durante o dia de hoje (10/02/2012), vai poder ver o antes e o depois da instalação, parece-me que se notou alguma melhoria na produção, porque o módulo danificado estaria de alguma forma a influênciar toda a string.

Outras e ainda melhores notícias, é que dia 11 de Março (falta 1 mês) a MP faz um ano ligada à rede e à pouco marcava 8010Kw produzidos. Mesmo a funcionar 3 meses com 3 paineis danificados, acho que vou atingir o limite de produção anual... ;)


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

Boas notícias Pedro,
Acho que a tua MP merece ter um presente de aniversário, vamos lá produzir uma alterações no teu site e dar ao pessoal a possibilidade de ver os teus gráficos mensais.
O Volt tem essa parte desenvolvida mas se for necessário eu darei uma ajuda.
Cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

JDuarte Escreveu:Boas notícias Pedro,
Acho que a tua MP merece ter um presente de aniversário, vamos lá produzir uma alterações no teu site e dar ao pessoal a possibilidade de ver os teus gráficos mensais.
O Volt tem essa parte desenvolvida mas se for necessário eu darei uma ajuda.
Cmps,
Eu sei, e ele já me "melgou" por várias vezes para fazer essa implementação... :lol:
Mas isto por aqui anda sempre a 200 à hora!
Pode ser que seja mesmo pelo aniversário... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Estou a 3 semanas de completar 1 ano de ligação à rede...
Fui sair este fim-de-semana e já sabia que a coisa ia dar-se neste dias!
Quando cheguei à pouco, fui verificar e o(s) contador(es) já tinha(m) passado o meu limite anual de 8280KW 8-)

Imagem

Imagem

Outra boa notícia, é que no caso da minha instação, a diferença de contagem entre o KACO e o ITRON é de apenas 0,04% ;)

Agora vão ser 3 semaninhas a dar rendimento à EDP... :roll:

Abraços,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

"Agora vão ser 3 semaninhas a dar rendimento à EDP... :roll: "

Boas lopes,

Antes de mais parabéns, está ai uma máquina para cumprir os objectivos... :mrgreen: anuais!

Mas atenção, o limite anual só conta de 1 de janeiro a 31 de Dezembro e não a data de entrada em funcionamento da MP :lol:

Cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

PaulOL Escreveu:Mas atenção, o limite anual só conta de 1 de janeiro a 31 de Dezembro e não a data de entrada em funcionamento da MP :lol:
Ai a gafe! :lol: Então melhor ainda, que assim não há 3 semanas à borla para ninguém! :P


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

lopes Escreveu: Ai a gafe! :lol: Então melhor ainda, que assim não há 3 semanas à borla para ninguém! :P
Boas Pedro,
Esperemos que esse problema das borlas fique para o final de 2012, é bom sinal :lol:
Para já começa bem... só mesmo para as mps claro... eu não me lembro de regar os pomares em fevereiro!
Cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

JDuarte Escreveu:Esperemos que esse problema das borlas fique para o final de 2012, é bom sinal :lol:
Para já começa bem... só mesmo para as mps claro... eu não me lembro de regar os pomares em fevereiro!
Cmps,
Pois, também temos que contar que este ano estamos a ter condições excepcionais muito favoráveis às MP's... 8-)
E esperemos que vá continuando a haver água para essas régas, porque para a agricultura a coisa não se afigura famosa este ano... :? Tenho 3 poços e todos eles estão longe dos níveis de água que devia ter por esta altura, por isso também já fui adiantando algumas sementeiras ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Foi à um ano...
11 de Março de 2011... que arrancou a minha mini central eléctrica! :lol:

Um ano de algumas aventuras e desventuras, mas com muitos Kws no contador :P
Ontem à mesma hora da ligação o contador marcava 8835Kw, o que me dá uma média diária de 24,21Kw/dia durante este primeiro ano... bom! Muito bom!

O tempo lá vai dando uma ajudita, mas convinha vir alguma chuva... primeiro para me lavar os paineis que estão a precisar :lol: , depois porque a continuar assim, lá para outubro ou novembro atingo o limite anual de produção :D

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

Pois... Se tivesses um contador maior que o de 6.9, já recebias mais uns trocos... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:Pois... Se tivesses um contador maior que o de 6.9, já recebias mais uns trocos... :-).
E olha que mesmo assim superou a margem que estava à espera, ainda por cima por ser o primeiro ano fui cauteloso e fiz as contas por baixo... ;)
Confirmo nesta altura que foi um bom investimento realizado! 8-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Ontem tive a minha melhor produção diária de sempre - 0,2Kw :shock:
O facto do seguidor não ter saido da posição horizontal também não ajudou a um dia que mais parecia noite!

O que vale é que estou a 100Kw de atingir o limite anual... a coisa vai ser ela por ela este ano. ;)

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Patalhetas »

Boas @Lopes
olha que este outono está a ser muito cinzento de norte a sul.... mesmo cá por baixo a coisa tem andado muito nublada..... vamos esperar melhores "sóis" :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Responder

Voltar para “Projectos”