Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Estão a instalar um PT a 100mts de minha casa... isso é bom ou é mau?

Até agora as únicas queixas que tinha eram de baixa tensão nas linhas, que quando fiz a casa à 5 anos atrás fartei-me de chamar cá gente da EDP, mudavam fases e deixavam promessas de mudarem as linhas. Pois até agora tenho sido servido ainda por aquelas antigas linhas (julgo que de alumínio??) em que o PT está a cerca de 1Km em linha.
A situação melhorou (pelo menos durante o dia) depois de ter instalado a MP!

Esta semana deparei-me com obras da EDP aqui ao lado, e já com um porte transformador montado. Seguramente as linhas vão ser mudadas e devo passar a estar ligado a esse novo PT.

Isso vai ser bom ou mau para a minha produção?
Até agora devo poder contar pelos dedos das mãos as vezes que o inversor desligou por baixa tensão, agora receio que isso possa mudar...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

Naõ vai ser bom! vai ser otimo!!!
quanto mais proximo do pt melhor, menos impedancia na linha melhora o funcionamento e causa menos fadiga no inversor.
tomara eu que as minhas assim estivessem
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

E não posso vir a ter o inversor a desligar por tensão a mais na rede?
Lembro-me de ter visto por cá algures relatos desse género, Pode ser que não seja nada! ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Produção:
- Leitura EDP em 24 de Dezembro de 2011 - 7116Kw
- Leitura EDP em 24 de Dezembro de 2012 - 15357Kw
- Produção no período: 8241Kw

Partindo do principio que eles se regem por esta data de leitura (a mais próxima do final do ano), quer dizer que este ano fiquei apenas a 39Kw (15,60€) do limite anual de 8280Kw!

Se bem se lembram, estive de Outubro de 2011 a Fevereiro de 2012 a trabalhar com paineis danificados, o que pode ter influênciado um pouco a produção, logo, acho que não está mau para fechar o ano! ;)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

Muito BOM!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Ptuga »

É isso q se quer... esse deve ser um valor real que irás produzir anualmente. Por um lado tiveste os painéis danificados, por outro um inverno anormalmente solarengo...por isso o proximo ano n deve fugir muito a esse valor!
Parabens!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Hoje venho informar do quão importante é ter um bom sistema de segurança nos paineis por causa do vento...

Depois de temporal que assolou todo o país no passado fim-de-semana, posso afirmar que o que passou aqui não foi um tornado, mas foi algum muito parecido... foi mesmo feio!
Hoje já não se fala nisso, mas ontem lembram-se de se falar nas noticias que parte do país estava sem luz? Pois, é aqui!!! Ainda há dezenas de casas sem electricidade neste momento, e quem tem está a ser alimentado por gigantescos geradores que a EDP espalhou por aí - felizmente julgo ser o meu caso.

Só aqui num raio de apenas 100 metros conto dezenas de árvores no chão.
Mesmo a cerca de 10/15 metros do meu seguidor, foi arrancada pela raíz uma oliveira de médio porte...

Imagem

O seguidor aparentemente não sofreu qualquer dano (à primeira vista), e o anemômetro cumpriu bem a sua tarefa ao manter o seguidor sempre na horizontal. Depois de ver aquilo a abanar como o "carago", acho que posso dizer... ufa... :)

Queria enaltecer a atitude da empresa instaladora TEMPLARLUZ que após verificar que um dos sistemas não foi a tempo de se posicionar antes de faltar a luz, andou a correr instalações para fazer essa verificação. Muito boa atitude. Aparentemente nenhum sistema DEGER tinha dado esse problema, mas lá está a importãncia de se ter um sistema de backup para prevenir situações do género. Eu já tinha as baterias de gel que tinham saido da mota electrica de prevenção para o caso de serem precisas para o efeito! :)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por MRider »

E assim mesmo sempre a frente .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Mais um ano passado, vamos lá a fazer nova contabilidade...

No final do ano passado, o contador ficou a marcar 15.357Kw produzidos.
Este ano marca 23.285Kw.

Um total de 7.928Kw/ano - este ano fiquei um pouco mais longe do limite anual do que no ano anterior, mesmo assim não está mau:
7928 x 0,40€ = 3171,20€ ;)

Aproveito para desejar um excelente ano 2014 para todos.
Um abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

É chegada aquela altura do ano de fazer mais um balanço.

Este ano tenho que confessar que não me correu nada bem - nem aos 7.000Kw cheguei! :oops:
Primeiro o tempo que não ajudou muito, depois um problema com um módulo desde Agosto que seguramente me tem afectado a produção, mas que espero resolver em breve.

Imagem

Entretanto neste primeiro dia do ano e após detectar alguns problemas na micro que já tinha comunicado ao instalador, resolvi dar um pouco de atenção ao sistema, realizar alguma manutenção, e averiguar melhor os problemas detectados.

1º - Anemometro!
Aparelho que equipa alguns seguidores e mede a velocidade do vento colocando o sistema em posição de defesa no caso de haver vento forte. Já há uns tempos que notava que o sensor só rodava com vento mais forte, mas não chegando a atingir a velocidade necessária à activação do sistema de segurança.
Os seguintes vídeos estão de "lado" mas dá para perceber o problema
Antes da intervenção: http://www.zezere.com/microp/2015/VID_2 ... 154858.avi

Resolução: Desmontar as pás, limpar tudo muito bem para tirar todo o verdete e lixo acumulado. Acrescentei um pouco de lubrificante no eixo.

Depois da intervenção: http://www.zezere.com/microp/2015/VID_2 ... 160325.avi


2º - Verificação dos módulos
Há uns meses atrás reparei que os meus módulos estavam a ficar com um aspecto esquisito por trás, e já esta semana tinha pedido ao instalador para dar cá um salto para ver essa e outras situações. Hoje com mais atenção pude verificar que o problema pode ser mais grave do que parecia... :shock:

Os meus painéis são estes da marca alemã BAUER:
Imagem
http://www.bauer-solarenergie.de/languages/english/

E estão a ficar neste belo estado por trás :?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De salientar que pela frente (ainda) não noto nada de anormal, mas isto não pode ser nada de bom em painéis com 4 anos!
A contrastar com isto, e para provar que o problema está nos painéis, lembro que logo no primeiro ano e após um temporal que por cá passou, necessitei substituir um dos módulos por um SUNTECH (o único que se arranjava com as características/medidas mais aproximadas na altura) - e esse está lá impecável!
Curiosamente a SUNTECH tinham sido os paineis que eu tinha escolhido na altura para instalar, mas não havia para entrega nem previsão naquela altura.

Já pedi ao instalador para activar a garantia, esperando que ainda haja pelo menos um representante em Portugal que possa tratar do assunto... mas acredito que não vai ser fácil :(

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

Isso não são nada boas noticias!!!
com 4 anos e assim...
vais ver que tudo se vai resolver, pelo menos o instalador não foi daqueles que já fechou as portas!! o que já é uma boa noticia.

Em relação aos painéis, mais uma vez acho que tenho razão ao dizer que existem os painéis japoneses e os outros, sendo que os outros são quase todos os que vem da china e onde apenas lhe colocam umas etiquetas de características a pedido, alguns com marcas bem conhecidas..., muitos até podem ser bons, alguns é que são piores. Pelos vistos esses Bauer alemães deixam um pouco a desejar...
boa sorte e bom ano
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Marco P G Silva »

Ó Lopes agora deixaste-me algo preocupado,é que os meus painéis são dessa marca. :?
Amanha vou já dar uma espreitadela mais a serio.
Quanto a Bauer não sei se vais arranjar.Eu acrexentei dois modolos o ano passado e já não havia com a mesmas caracteristicas. Tive que por de outra marca.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por visitante1 »

Basta que tenham o mesmo numero de celulas, o restante nao é mto importante.
As medidas são + cm - cm..
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

visitante1 Escreveu:vais ver que tudo se vai resolver, pelo menos o instalador não foi daqueles que já fechou as portas!! o que já é uma boa noticia.

Em relação aos painéis, mais uma vez acho que tenho razão ao dizer que existem os painéis japoneses e os outros...
O instalador não fechou até porque era e continua a ser uma empresa de algum renome nesta e outras áreas. Continua a instalar por aqui sistemas em grande estala.
Até agora tem respondido bem às minhas solicitações... isto como é um problema um pouco mais grave, vamos ver...

Sobre os paineis, tive contra mim o facto de fazer a instalação na altura do "bumm" de consumo e venda de paineis, naquela altura não tive muito por onde escolher ou tinha que esperar meses, mas foi exactamente por ter a informação de que era um consórcio alemão/japonês que me decidi por aqueles paineis - e mesmo assim tive que esperar umas 2 ou 3 semanas por eles. Na altura o instalador até levou lá o representante da marca em Portugal a ver a instalação. Espero que ainda exista para lá voltar outra vez.
Marco P G Silva Escreveu:Ó Lopes agora deixaste-me algo preocupado,é que os meus painéis são dessa marca. :?
Amanha vou já dar uma espreitadela mais a serio.
Quanto a Bauer não sei se vais arranjar.Eu acrexentei dois modolos o ano passado e já não havia com a mesmas caracteristicas. Tive que por de outra marca.
Pois dá lá uma espreitadela e diz qualquer coisa...
A minha instalação é de Março/2011, a tua é de quando?
Comecei a notar aquilo nos meus no ultimo verão, embora já tivessem dado sinais de problemas no passado, que agora começo a associar a falta de qualidade ou lote de produção com defeito (embora vá mais para este último).

Sobre substituir por iguais, pois é para esquecer.
No final do primeiro ano precisei substituir um e já não fabricavam aquele modelo (teria existido alguma razão para isso?). Tive que optar por outra marca com características idênticas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Antecipando a visita do instalador, ontem mandei-lhe as fotos que coloquei aqui e mais algumas.
Respondeu-me logo de manhã indicando o assunto como "MUITO PREOCUPANTE"... :?
Já enviou informação directamente para o fabricante na alemanha... aguardamos...
Ai a minha vida... :?

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Marco P G Silva »

Os meus são de agosto de 2011 mas são de 190wp,espero não virem a sofrer desse mal.
Fui dar uma espreitadela e até ver o meus não tem qualquer sintoma desses. Isso pode não passar de um defeito de lote.
Ao fim de 3 ou 4anos estarem assim estão muito longe dos muitos anos anunciados pelos fabricantes....
Espero que todo cora bem e vai dando novidades.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Celestino »

Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Nah... 8-)
Sempre tive o cuidado de verificar o funcionamento do sistema de segurança em situações de vento mais forte. O certo é que sempre achei que o meu actuava demais, mas até prefiro assim. Por isso acabei por dar conta que ele estava a actuar menos vezes, mas actuava. E há por ai muito seguidor que nem este sistema de segurança tem. :)

Estou preparado para a marca (se responder) também vir com suposições disto ou daquilo... não têm hipotese! Nisso vai safar-me o módulo de outra marca instalado no mesmo ano, logo tem estado sujeito às mesmas condições dos outros todos, e está lá impecável!
Amanhã posso tentar tirar umas fotos a um e a outro para verem a diferença.

É o primeiro a contar da fila de baixo:
Imagem
Marco P G Silva Escreveu:Ao fim de 3 ou 4anos estarem assim estão muito longe dos muitos anos anunciados pelos fabricantes...
Aqui nem tem propriamente a ver com o rendimento que eles garantem ao longo dos anos, mas seguramente que assim com 4 anos não vão cumprir essas metas.
Ontem à noite andei a ver a documentação toda, para não estar a cometer nenhuma gafe, e está lá escarrapachado na factura: módulos com "5 anos de garantia contra defeitos de fabrico"... vamos lá ver se esta gente é responsável ou não.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Celestino »

Ok.
Não deve ser então.
Se fosse isso, talvez os das extremidades estivessem mais deteriorados do que os do interior...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Emanuel Couto »

Tomara que tudo se resolva pelo melhor.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos”