Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

A foto que tinha prometido para mostrar a diferença dos dois painéis:
Imagem
(do lado esquerdo o BAUER, do lado direito o SUNTECH)

Aquando da instalação do SUNTECH, praticamente não se notava a diferença atrás para os restantes módulos - agora o BAUER nota-se mais escuro... fosse isso o pior...
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Queria voltar um pouco atrás ao que disse o Celestino, até porque fiquei a pensar nisso. O sistema seguidor mesmo na posição de defesa está sempre sujeito a algumas oscilações com o vento ou até com o próprio pára/arranca do motor. Pelo menos os que tenho visto, por muito pouco que seja, em casos de vento mais forte, abanam e oscilam!
Isso até pode ser uma razão para eles estarem assim, juntamente com o facto de os módulos parece terem ressequido com o calor, só não aceito é que a construção de um painel solar não contemple todos esses factores e mais alguns e esteja neste estado ao fim de 4 anos. Por isso acredito mais em defeito de lote de produção do que outra coisa.

O seguinte exemplo não é do meu seguidor, mas se os painéis não permitissem alguma elasticidade por mais pequena que fosse, então com exemplos como o seguinte, não havia painel que aguentasse! :lol: :lol:

Link

Repito: NÃO É O MEU SEGUIDOR! :lol:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por alexjp4 »

lopes Escreveu:
Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Queria voltar um pouco atrás ao que disse o Celestino, até porque fiquei a pensar nisso. O sistema seguidor mesmo na posição de defesa está sempre sujeito a algumas oscilações com o vento ou até com o próprio pára/arranca do motor. Pelo menos os que tenho visto, por muito pouco que seja, em casos de vento mais forte, abanam e oscilam!
Isso até pode ser uma razão para eles estarem assim, juntamente com o facto de os módulos parece terem ressequido com o calor, só não aceito é que a construção de um painel solar não contemple todos esses factores e mais alguns e esteja neste estado ao fim de 4 anos. Por isso acredito mais em defeito de lote de produção do que outra coisa.

O seguinte exemplo não é do meu seguidor, mas se os painéis não permitissem alguma elasticidade por mais pequena que fosse, então com exemplos como o seguinte, não havia painel que aguentasse! :lol: :lol:

Link

Repito: NÃO É O MEU SEGUIDOR! :lol:
Penso que se fosse falta de elasticidade não seria o revestimento por trás que ficaria danificado como está mas sim o vidro que não não tem elasticidade nenhuma e acabava por se partir, isso deve mesmo ser defeito de fabrico nessa série visto que há mais painéis dessa marca instalados e não apresentam esses danos.
Agora falta é saber o que diz o fabricante....
Vai dando noticias e boa sorte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

alexjp4 Escreveu:Agora falta é saber o que diz o fabricante....
Vai dando noticias e boa sorte.
Para já o fabricante acho que ainda não diz nada... vou ver novamente esta semana o que pretende fazer o instalador sobre o assunto, visto que é este que tem que resolver o problema ao cliente... acho...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Novidades:

Foi hoje substituído o painel que tinha com o vidro estilhaçado - foi colocado mais um SUNTECH igual ao que já tinha substituído anteriormente pelo mesmo motivo.
Já estava partido há uns meses e tenho a certeza que terá influenciado a produção do ultimo ano.
A substituição foi feita de manhã e já deu para perceber pelo resto do dia que a produção já ia para valores mais altos, cerca de 300W/h a mais comparando com os últimos dias.
Feitas bem as contas para um mês cheio de sol perdia 25/30€... é dinheiro!

Sobre a situação dos restantes painéis, a BAUER lá respondeu após alguma insistência do instalador.
Querem que se mande para a Alemanha 3 ou 4 painéis para verificação directamente na marca.
O instalador não está muito convencido com esta solução e acha que vai ser perda de tempo e dinheiro em portes.
Estou a aguardar que o instalador decida o que quer fazer, não estando de parte a hipótese de enviar mesmo os módulos, mas se calhar, e uma vez que ainda tenho garantia por mais um ano, não seria descabido fazer este procedimento numa altura em que eles não me façam tanta falta - época outono/inverno...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por MRider »

Esperemos que tudo se resolva pelo melhor ...
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Hoje houve direito a "efeito" eclipse e tudo! :D

Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

Boas Pedro,
A julgar pelo meu gráfico o "eclipse" da tarde foi bem pior, que o da manhã!
dia20-03-2015.png
dia20-03-2015.png (85.64 KiB) Visto 9167 vezes
Mas também é possivel verificar a diminuição de intensidade de luz solar com pico por volta das 9:00.

Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Emanuel Couto »

lopes Escreveu:
Celestino Escreveu:Pode não ter nada a ver e posso não estar a ver bem a coisa, mas isso não poderá ter tido origem na oscilação da estrutura aquando dos ventos fortes, derivado do mau funcionamento do anemómetro que atrás foi relatada?
Queria voltar um pouco atrás ao que disse o Celestino, até porque fiquei a pensar nisso. O sistema seguidor mesmo na posição de defesa está sempre sujeito a algumas oscilações com o vento ou até com o próprio pára/arranca do motor. Pelo menos os que tenho visto, por muito pouco que seja, em casos de vento mais forte, abanam e oscilam!
Isso até pode ser uma razão para eles estarem assim, juntamente com o facto de os módulos parece terem ressequido com o calor, só não aceito é que a construção de um painel solar não contemple todos esses factores e mais alguns e esteja neste estado ao fim de 4 anos. Por isso acredito mais em defeito de lote de produção do que outra coisa.
Muitos painéis por aí  ficam com os vidros rachados derivado das vibrações na estrutura, pelo menos com ventos muito fortes.

E os painéis das pontas ainda ficam mais sujeitos a esse efeito...

Por exemplo na minha estrutura com ventos mesmo fortes (pois ela encontra-se numa zona muito ventosa, em cima de uma placa e já houve alturas em que ultrapassou os (150kms)) a estrutura abanou bastante, mas os painéis não vibram nada, pois ela é constituída por tubos rectangulares bastante grossos, em forma de quadro.

Dessa maneira será praticamente impossível estalar vidros e revestimentos.

O inconveniente é que se torna um pouco pesada...

Referente ao estarem ressequidos com o calor, bem isso já é outra história...


Imagem

Imagem
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Olá amigos!

É chegada aquela altura do ano... este ano fiquei-me pelos 7937 KW !
Não cheguei ao limite, mas foi francamente melhor que o ano de 2014 em que nem aos 7000 tinha chegado, portanto dou-me por satisfeito.

Quanto ao problema com os painéis que vos relatava à exactamente um ano atrás, está em resolução.
Não por demora do instalador, mas porque acordámos esperar pelo pico do inverno para tratar da situação - estarmos ainda nesta altura a 3 meses do termino da garantia dos mesmos, portanto a coisa está a correr dentro dos timings que esperava.

Isto porque entretanto a marca dos painéis deu resposta, e pediu que lhe fossem enviados 3 ou 4 painéis para verificação.
A opção de atrasar a coisa para o inverno foi exactamente para não ter 3/4 painéis a menos na MP quando eles eram realmente precisos, o que me iria prejudicar a produção.
No entanto a TemplarLuz, empresa instaladora está para já a mostrar-se impecável e embora estejamos numa altura de pouca produção, colocou-me painéis de substituição nesta fase.

Os painéis devem estar nesta altura a viajar para a Alemanha, ou a aguardar recolha.

Vamos esperar que a Bauer, seja uma empresa responsável e que dê uma resposta positiva ao problema.
Caso não me corra bem por este lado, não me parece que o instalador me deixe pendurado... vamos aguardar...

Abraço,

Responder

Voltar para “Projectos”