Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

com o arranque hoje da minha micro produção a injectar na rede, chegou a altura de abrir um novo capítulo neste meu diário onde vou tentar colocar frequentemente os respectivos valores de produção. quem quiser pode consultar todo o processo de instalação nas páginas anteriores deste tópico, onde espero que as dúvidas que me foram esclarecidas possam ajudar outros na mesma situação. para isso muito contribuiu esta excelente comunidade que aqui encontrei à uns meses atrás - a todos vocês o meu muito obrigado!

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

boas!
o sol teima em não aparecer por estas bandas e até tenho vergonha da avançar com os primeiros valores

1º dia (ligado às 10h30) - 8,2 no kaco (9 no contador )
2º dia - 9,4 no kaco (18 acumulados no contador)

hoje nem vale a pena falar... ainda não desapaceu o nevoeiro nem a chuva...

qualquer das formas tanto no primeiro dia como no segundo, em algumas abertas confirmei o kaco a chegar rapidamente aos 3800w e é aqui que vem a parte estranha... o contador (actaris/itron sl7000) continua a assinalar "potência máxima injectada: 2000w". alguém me sabe dizer o que isto representa?

Avatar do Utilizador

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por MarioSolar »

o mês de março vai ser fraco...

quanto ao kaco boa escolha, agora vais ter de ter habituar aos 3800w e mais os que não vês, pois vais reparar principalmente nos meses de muito sol o kaco aponta menos que o enviado para a edp, significa que passa dos 3800w.

boa sorte e haja sol.

fica bem

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

pedrolopes Escreveu:boas!
o sol teima em não aparecer por estas bandas e até tenho vergonha da avançar com os primeiros valores

1º dia (ligado às 10h30) - 8,2 no kaco (9 no contador )
2º dia - 9,4 no kaco (18 acumulados no contador)

hoje nem vale a pena falar... ainda não desapaceu o nevoeiro nem a chuva...

qualquer das formas tanto no primeiro dia como no segundo, em algumas abertas confirmei o kaco a chegar rapidamente aos 3800w e é aqui que vem a parte estranha... o contador (actaris/itron sl7000) continua a assinalar "potência máxima injectada: 2000w". alguém me sabe dizer o que isto representa?
essa pot. max injectada, é a media de 15 minutos de produçao
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

mariosolar Escreveu:o mês de março vai ser fraco...

quanto ao kaco boa escolha, agora vais ter de ter habituar aos 3800w e mais os que não vês, pois vais reparar principalmente nos meses de muito sol o kaco aponta menos que o enviado para a edp, significa que passa dos 3800w.

boa sorte e haja sol.

fica bem

boas!

pela minha experiência, no contador da edp são sempre + 2% ou mais, que a contagem do inversor assim como o injectado, já vi 3.845kwh no contador da edp, no kaco indica sempre máximo 3.800kwh!

cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

estava a ver que não vinha um pouco de sol para começar a ver as potencialidades da minha mp.
desde a ligação na passada sexta até ontem tinha registado 30kw no contador... hoje marca 51kw... quer dizer que só hoje e ainda com muitas nuvens fez 21kw. estou a começar a gostar mais!

quanto ao material wireless chegou ontem. paguei mais 15€ de taxas aduaneiras - o que não está mau se funcionar
entretanto vou abrir um tópico para esse assunto, até porque já vi que vou precisar de umas ajuditas de alguns informáticos/electrónicos aqui do forum...

podem consultar aqui

abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

a minha mp fez hoje 1 semana e finalmente lá consegui passar dos 100kw... os primeiros dias não ajuradam nada...
o recorde de produção foi hoje com 33,4kw produzidos!

tenho neste momento o kaco a registar 124,4kw e o contador a marcar 125kw. isto quando estava com alguma espectativa para ver que tipo de perdas ia ter entre o inversor e o contador. pelos vistos a pequena tolerãncia que o inversor injecta a mais (cerca de 2% conforme já aqui foi dito), serão o suficiente para compensar a parte das percas no cabo.

fica o gráfico da primeira semana:
Imagem

abraço e um bom fim-de-semana cheio de sol!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por mauri »

pedrolopes Escreveu:a minha mp fez hoje 1 semana e finalmente lá consegui passar dos 100kw... os primeiros dias não ajuradam nada...
o recorde de produção foi hoje com 33,4kw produzidos!

tenho neste momento o kaco a registar 124,4kw e o contador a marcar 125kw. isto quando estava com alguma espectativa para ver que tipo de perdas ia ter entre o inversor e o contador. pelos vistos a pequena tolerãncia que o inversor injecta a mais (cerca de 2% conforme já aqui foi dito), serão o suficiente para compensar a parte das percas no cabo.

fica o gráfico da primeira semana:
Imagem

abraço e um bom fim-de-semana cheio de sol!
agora os ponteiros estão todos no pico!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

que belos gráficos...
novo recorde estabelecido...

Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

[quote="pedrolopes"]que belos gráficos...
novo recorde estabelecido...

boas pedro,

parabéns pelo resultado, sem dúvida que ver um gráfico com o topo quase plano é uma maravilha.
aqui pelo oeste com mp fixa para atingir os 3000w de potência tenho que esperar pelas 10horas, com seguidor consegues ter essa potência logo às 8 da matina, no final da tarde a mesma coisa...
como é fim de semana ainda tive direito a uma série de reinícios do inversor (tensão de rede superior a 261v - http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 3&ano=2011), mas mesmo assim que todos os dias do ano fossem como hoje, a microprodução passaria a chamar-se galinha dos ovos de ouro.

cmps,

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Flamingo »

pedrolopes Escreveu:(...)
Imagem
isto não tomba com o vento...?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por mauri »

flamingo Escreveu:
pedrolopes Escreveu:(...)
Imagem
isto não tomba com o vento...?
pior são os tornados, dos quais são recentes o resultado.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

mauri Escreveu:
flamingo Escreveu:
pedrolopes Escreveu:(...)
Imagem
isto não tomba com o vento...?
pior são os tornados, dos quais são recentes o resultado.
é caso para dizer " o seguro morreu de velho"
há que fazer um segurito.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

isto não tomba com o vento...?
pior são os tornados, dos quais são recentes o resultado.
é caso para dizer " o seguro morreu de velho"
á que fazer um segurito.
o segurito foi feito e ainda não tinha os paineis em cima!
quanto ao tombar com o vento... espero que o anemometro cumpra a sua função e coloque os paineis na horizontal, tal como fez nos testes realizados após a instalação.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu: boas pedro,

parabéns pelo resultado, sem dúvida que ver um gráfico com o topo quase plano é uma maravilha.
aqui pelo oeste com mp fixa para atingir os 3000w de potência tenho que esperar pelas 10horas, com seguidor consegues ter essa potência logo às 8 da matina, no final da tarde a mesma coisa...
como é fim de semana ainda tive direito a uma série de reinícios do inversor (tensão de rede superior a 261v - http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 3&ano=2011), mas mesmo assim que todos os dias do ano fossem como hoje, a microprodução passaria a chamar-se galinha dos ovos de ouro.

cmps,
podes crer que era realmente uma grande galinha!
mas olhando para resultado do dia de ontem... acho que o pó dos pinheiros já anda a fazer das suas, pois a coisa ainda andou um pouco longe dos 3800w que o kaco injecta na rede (ou será já resultado da temperatura?)... já agora pergunto aos entendidos de onde vem a diferença entre dc-power (que ontem andou na casa dos 3800/3900kw) e ac-power (medias de ontem de 3600/3700kw).

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

pedrolopes Escreveu:
jduarte Escreveu: boas pedro,

parabéns pelo resultado, sem dúvida que ver um gráfico com o topo quase plano é uma maravilha.
aqui pelo oeste com mp fixa para atingir os 3000w de potência tenho que esperar pelas 10horas, com seguidor consegues ter essa potência logo às 8 da matina, no final da tarde a mesma coisa...
como é fim de semana ainda tive direito a uma série de reinícios do inversor (tensão de rede superior a 261v - http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 3&ano=2011), mas mesmo assim que todos os dias do ano fossem como hoje, a microprodução passaria a chamar-se galinha dos ovos de ouro.

cmps,
podes crer que era realmente uma grande galinha!
mas olhando para resultado do dia de ontem... acho que o pó dos pinheiros já anda a fazer das suas, pois a coisa ainda andou um pouco longe dos 3800w que o kaco injecta na rede (ou será já resultado da temperatura?)... já agora pergunto aos entendidos de onde vem a diferença entre dc-power (que ontem andou na casa dos 3800/3900kw) e ac-power (medias de ontem de 3600/3700kw).
boas dc é a corrente gerada pelos paineis ou seja corrente continua.
ac é a corrente á saida do inversor preparada pelo mesmo, pronta a ser injectada na rede.
a diferença entre dc 3900w e ac 3700w, pois essa diferença é derivada pela eficiencia do inversor. ou seja o inversor nao tem uma eficiencia de 100% mas sim de cerca de 95% como é o caso aqui, se fizer as contas 3900w-3700w dá os tais 5% a menos.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jama Escreveu: boas dc é a corrente gerada pelos paineis ou seja corrente continua.
ac é a corrente á saida do inversor preparada pelo mesmo, pronta a ser injectada na rede.
a diferença entre dc 3900w e ac 3700w, pois essa diferença é derivada pela eficiencia do inversor. ou seja o inversor nao tem uma eficiencia de 100% mas sim de cerca de 95% como é o caso aqui, se fizer as contas 3900w-3700w dá os tais 5% a menos.
ok, obrigado. era mesmo isso que queria confirmar.
essa diferença na eficácia quer nos paineis quer no inversor, tem muito a ver com a temperatura, correcto?
em relação aos paineis, andava a tirar umas fotos ontem à tarde e lembrei-me de ir tirar umas à instalação e quando fiz um plano a apanhar os paineis assim mais na horizontal reparei que estavam a ficar amarelos (sim, tenho pinhais próximo), o que também pode já influênciar, não é verdade?

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

pedrolopes Escreveu:
jama Escreveu: boas dc é a corrente gerada pelos paineis ou seja corrente continua.
ac é a corrente á saida do inversor preparada pelo mesmo, pronta a ser injectada na rede.
a diferença entre dc 3900w e ac 3700w, pois essa diferença é derivada pela eficiencia do inversor. ou seja o inversor nao tem uma eficiencia de 100% mas sim de cerca de 95% como é o caso aqui, se fizer as contas 3900w-3700w dá os tais 5% a menos.
ok, obrigado. era mesmo isso que queria confirmar.
essa diferença na eficácia quer nos paineis quer no inversor, tem muito a ver com a temperatura, correcto?
em relação aos paineis, andava a tirar umas fotos ontem à tarde e lembrei-me de ir tirar umas à instalação e quando fiz um plano a apanhar os paineis assim mais na horizontal reparei que estavam a ficar amarelos (sim, tenho pinhais próximo), o que também pode já influênciar, não é verdade?
nesta altura penso que a temperatura nao é suficientemente forte para quebrar a pruduçao, agora o pó dos pinheiros ai sim,acredito, eu aqui na minha zona tambem tenho esse problema principalmente quando esta muito vento.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

o meu inversor tem 93,9% de eficiência. não sei se o teu não será parecido... isto significa que, a cada 1000wh dc que chegam ao inversor, apenas 939w ac saem.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

volt Escreveu:o meu inversor tem 93,9% de eficiência. não sei se o teu não será parecido... isto significa que, a cada 1000wh dc que chegam ao inversor, apenas 939w ac saem.
está corretissimo.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Responder

Voltar para “Projectos”