Ligar Inversor Kaco ao PC via wireless

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Ligar Inversor Kaco ao PC via wireless

Mensagem por lopes »

este é um projecto que está em curso e que visa estabelecer ligação wireless entre um computador (sem portas serie) e um inversor kaco 3600xi-pt que está a cerca de 50/60 mt do mesmo, para fins de monitorização da instalação.

após umas pesquisas no ebay, encontrei e encomendei o seguinte material (custos totais com alfandega cerca de 75€):
http://www.xscyz.com/index.php?main_pag ... cts_id=207
http://www.xscyz.com/index.php?main_pag ... cts_id=272
http://www.xscyz.com/index.php?main_pag ... cts_id=273

descrição do equipamento:
- 2 transmissores (para o respectivo envio/recepção de sinal);
- 1 adaptador transmissor/usb, para o lado do pc e visto o mesmo não ter portas série;
- 1 adaptador transmissor/serial para o lado do kaco;

o sinal de envio e receção de sinal rx e tx está testado a partir do computador para o outro transmissor junto ao inversor, agora faltam ligar os dois um ao outro, mas neste momento tenho duas fichas fêmeas a do kaco e a do modulo transmissor. já tenho um cabo serie que posso ligar do lado do kaco e cortado na outra ponta para adaptar no modulo... sei que tem que haver umas trocas entre os tx's e os rx's, mas não sei quais sao os pinos a usar.

assim, ajuda precisa-se neste ponto.

foto dos transmissores (compativeis com o rs232)
Imagem

manual do kaco com os pinos a usar na ligação
Imagem

abraço

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Ligar Inversor Kaco ao PC via wireless

Mensagem por JDuarte »

boas pedro,

na ficha db9, os pinos estão numerados 1 a 5 na fila superior e 6 a 9 na fila inferior.
se for necessário cruzar o cabo (null-modem) os pinos rx,tx trocam.

eu já liguei o pc a um kaco com cabo directo (não foi preciso cruzar), será que os emissores rádio são dce/dce? nada como experimentar...

neste caso recomendo que compre uma ficha db9 e corte a exisente no cabo (assim tem a certeza das cores) no cabo da foto a ficha é vulcanizada... não consegue ver.

cmps,

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

pedro,

uma pequena nota... se não for necessário null-modem entre o kaco e o transmissor rs232 (fêmea) pode comprar um conversor db9 macho/fêmea... são 50 cêntimos! e fica sob a protecção atmosférica do kaco (de cabeça para baixo), evitando o cabo e respectivas soldaduras.

cmps,

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:boas pedro,

na ficha db9, os pinos estão numerados 1 a 5 na fila superior e 6 a 9 na fila inferior.
se for necessário cruzar o cabo (null-modem) os pinos rx,tx trocam.

eu já liguei o pc a um kaco com cabo directo (não foi preciso cruzar), será que os emissores rádio são dce/dce? nada como experimentar...

neste caso recomendo que compre uma ficha db9 e corte a exisente no cabo (assim tem a certeza das cores) no cabo da foto a ficha é vulcanizada... não consegue ver.

cmps,
já fiz testes com um multimetro para ver a correspondência de cada pino a cada cor no cabo, pelo que já "isolei" os fios correspondentes aos pinos 2, 3, 4 e 5 indicados pelo manual do kaco.
no manual do kaco fala em cabo serie 1:1 que anula a possibilidade de ser um cabo null-modem, mas isso era a partir do principio que se ligava directamente ao pc (db9 macho) mas como tenho duas fêmeas para ligar...

o pino 5 não há duvida é massa e é sempre no mesmo sitio.
o pino 2 pode eventualmente trocar com o 3 - rx/tx.
fica a faltar o rts (request to send), o que me leva a querer que o kaco vai pedir permissão para enviar dados antes de o fazer. aqui estou a pensar que posso ter que chantar com o cts (clear to send) para o kaco ter sempre caminho livre para enviar, até porque no manual fala em ligação unidireccional - neste caso será sempre do kaco para o pc.

estarei a pensar bem?

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

o sinal de envio e receção de sinal rx e tx está testado a partir do computador para o outro transmissor junto ao inversor, agora faltam ligar os dois um ao outro, mas neste momento tenho duas fichas fêmeas a do kaco e a do modulo transmissor. já tenho um cabo serie que posso ligar do lado do kaco e cortado na outra ponta para adaptar no modulo... sei que tem que haver umas trocas entre os tx's e os rx's, mas não sei quais sao os pinos a usar.
boas,
como dizes que tens duas fichas femeas, logo deves quase de certeza de precisar de um cabo null modem.
vais a "electromusical" a tomar, e compras duas db9 macho, depois tens de cruzar o pino 3 com o 2 e o 5 ligas ditecto. ou seja, ligas o pino 2 de uma ficha ao pino 3 da outra e do 3 da primeira ao 2 da segunda e claro 5 ao 5.

repara nas diferenças:
Anexos
null modem full.png
null modem full.png (15.81 KiB) Visto 8676 vezes
simples null modem.png
simples null modem.png (10.33 KiB) Visto 8676 vezes
Última edição por Patalhetas em terça mar 15, 2011 11:19 pm, editado 1 vez no total.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:pedro,

uma pequena nota... se não for necessário null-modem entre o kaco e o transmissor rs232 (fêmea) pode comprar um conversor db9 macho/fêmea... são 50 cêntimos! e fica sob a protecção atmosférica do kaco (de cabeça para baixo), evitando o cabo e respectivas soldaduras.

cmps,
também já pensei nessa possibilidade, mas ai teria que ser um adaptador macho mas duas pontas (o kaco é fêmea, o modulo também), e ainda não consegui encontrar nenhum...
já agora o que quer dizer com emissores dce/dce ?

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

patalhetas Escreveu:
boas,
como dizes que tens duas fichas femeas, logo deves quase de certeza de precisar de um cabo null modem.
vais a "electromusical" a tomar, e compras duas db9 macho, depois tens de cruzar o pino 3 com o 2 e o 5 ligas ditecto. ou seja, ligas o pino 2 de uma ficha ao pino 3 da outra e do 3 da primeira ao 2 da segunda e claro 5 ao 5.
eh lá... conheces a electromusical... és de perto... lol

isso consigo fazer facil, pois tenho ai mais cabos com fichas machos que posso cortar e fazer essas ligações no meio do cabo por exemplo... fica a faltar o pino 4... terei que o chantar? é que também não sei se os transmissores trabalham com esse protocolo, mas julgo que sim... nesse caso teria que o cruzar com que pino ?

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

eh lá... conheces a electromusical... és de perto... lol

isso consigo fazer facil, pois tenho ai mais cabos com fichas machos que posso cortar e fazer essas ligações no meio do cabo por exemplo... fica a faltar o pino 4... terei que o chantar? é que também não sei se os transmissores trabalham com esse protocolo, mas julgo que sim... nesse caso teria que o cruzar com que pino ?
ehehhe na volta andamos na escola juntos
pedro lopes, só me ocorre o filho do professor carraço !!

repara em cima, no meu post em cima, tens lá o pinout das duas situações possiveis e penso que responde a tua questão.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

pelo que li dos transmissores que tens apenas tem de adaptar a ligação kaco/transmissor com um adaptador destes:
rs232gender.jpg
rs232gender.jpg (2.29 KiB) Visto 8627 vezes
quanto ao dte/dce fica o link http://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/documentos/dte.html

cmps,

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

patalhetas Escreveu: ehehhe na volta andamos na escola juntos
pedro lopes, só me ocorre o filho do professor carraço !!

repara em cima, no meu post em cima, tens lá o pinout das duas situações possiveis e penso que responde a tua questão.
conheces o filho do prof. carraço então ainda és de mais perto do que eu pensava (tenho que averiguar isso... lol), mas esse é o outro pedro lopes cá do sitio!

ainda não tinha visto as imagens que colocaste... mas agora fiquei com outra dúvida com o pino rts que segundo o manual do kaco seria o 4 e nesse esquema é o 7... bahhh
jduarte Escreveu: boas,
pelo que li dos transmissores que tens apenas tem de adaptar a ligação kaco/transmissor com um adaptador destes:
anexo:
rs232gender.jpg [ 2.29 kib | visualizado 10 vezes ]
esse será um adaptador macho dos dois lados, correcto? não estou é a ver onde arranjar isso, pois era só ligar e testar...

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

pedro Escreveu: esse será um adaptador macho dos dois lados, correcto? não estou é a ver onde arranjar isso, pois era só ligar e testar...
qualquer loja de electrónica tem... até nos hipermercados existem. se não encontrar apite que vai uma aqui das caldas... eu tenho em casa de certeza.

cmps,

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:qualquer loja de electrónica tem... até nos hipermercados existem. se não encontrar apite que vai uma aqui das caldas... eu tenho em casa de certeza.
cmps,
vou averiguar. obrigado pela disponibilidade!

depois de resolver este problema vou ter que repensar também a localização dos transmissores... ontem consegui colorar um e outro em posição que permitiu fazer os testes de comunicação com satisfação. mas apercebi-me que estavam já no limite, pois embora o seguidor esteja apenas a cerca de 40 metros da minha "sala de controlo" (em linha recta). o sinal tem que atravessar toda a casa na diagonal, pois o computador está exactamente no lado oposto do seguidor.

sendo seguidor e estando o inversor montado no mesmo, um dos transmissores vai andar sempre a mudar de posição o que seguramente me vai fazer perder alguns bits pelo caminho pela interferência no sinal. tenho que estudar a instalação num sitio fixo, ou outra forma de aumentar o sinal, ou até as duas.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

lol, grande confusão vai aí....

no esquema do kaco tens lá as ligações.... 2 to 3, 3 to 2, 4 to 4 e 5 to 5!

só tens de fazer corresponder os pinos entre o converssor e o kaco, pois por norma as portas logicas dos tll adaptam-se ao que lá entra.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

viva pedro,

eu, quando decidi fazer o logging do inversor também testei uma solução wireless... mas os 60 metros de distância deram muitas dores de cabeça, acabei por passar um cabo utp, cat 6 e usei 3 condutores para interligar as fichas db9, em casa um conversor db9/usb faz o interface com o pequeno eeepc.

deixei de ter problemas com as interferências e alimentação (lado inversor).

se tiver possibilidades passe um cabo do seguidor até casa... perde em mobilidade, ganha em eficácia.

cmps

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:viva pedro,
se tiver possibilidades passe um cabo do seguidor até casa... perde em mobilidade, ganha em eficácia.
cmps
cheguei a ponderar essa solução no inicio, mas depois mudei a instalação do seguidor de sitio e agora com as voltinhas todas do cabo deve andar também muito perto dos 60mts e como o manual do kaco afasta "teoricamente" o uso de cabo com mais de 20mts, desisti. para não perder o investimento que está feito vou tentar algumas soluções para melhorar o sinal. mas para já a prioridade é colocar aquilo a funcionar com o inversor...

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

teimoso como sou, cheguei a casa já com pouca luz mas la vinha com a ideia na cabeça.
pegando um pouco no 2º esquema do patalhetas com umas alterações (ver esquema abaixo), e usando o cabo que já tinha, fiz as respectivas ligações rx/tx/sg entre o módulo e o kaco (pinos 2, 3 e 5), e chantei os outros pinos do lado do kaco: 7+8 e 1+4+6.

Imagem

liguei tudo, fiz arrancar o kaco e eis que o módulo transmissor passou a dar sinal de emissão a cada 7/8 segundos. é capaz de ser bom sinal, pois é sinal que o kaco está a mandar dados e que estes estão a passar pelo modulo, mas não passei daqui... já é um bocado tarde lol

neste momento o ponto da situação é a seguinte:
- fase 1: configurar o transmissor usb no portatil, demorou mas com o driver certo que entretanto o vendedor me enviou, consegui;
- fase 2: consegui sinal de emissão/recepção entre o módulo junto ao portatil e o módulo junto ao kaco (provavelmente a necessitar de melhorar a qualidade do sinal);
- fase 3: consegui ligar o outro modulo rs232 ao kaco e este está a enviar dados para o transmissor que por sua vez os está a emitir;

falta o mais importante... testar tudo a funcionar junto!
amanhã será outro dia... de sol, espero

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

agora são só afinações

se funcionar... vou adquirir um conjunto semelhante para ligar o kaco da mp visinha aqui ao meu eecpc (a solução cabo é impossível, temos uma estrada pública a separar os terrenos). o problema aqui são as distâncias, cerca de 200m entre kaco e pc.

venham daí esses gráficos...

a falta de dias de sol, deixa-me de cabelos em pé... acho que é por isso que os gráficos destes dias parecem pentes... o s. pedro sabe mesmo brincar com o pessoal http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 3&ano=2011

cmps,

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

hoje foi dia de meter a coisa toda a funcionar e correr para ver o resultado no visio...

Imagem

já tinha o kaco no pára/arranca, mas a coisa funcionou!
este teste foi feito com o portátil dentro de casa mas desta vez numa divisão mais próxima do seguidor (não é aqui que vai ficar). o visio apresenta o log na barra de status ao fundo, e deu para ver que alguns pacotes de dados chegaram com erro e não foram assumidos pelo programa, contudo tive uma média de 3 a 4 medições por minuto durante o teste o que me parece suficiente (o kaco envia um pacote de dados a cada 10 segundos).

deixei o transmissor provisóriamente "pendurado" no kaco, e ligado (alimentado pela pilha 9v - que não sei quanto dura) para ver se regista o dia de amanhã.

vamos esperar que corra bem.
abraço,

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

hoje não há medições para ninguém!
pilha de 9v sucks! lol ontem á noite já achei o led do transmissor fraco... hoje de manhã nem sinal bahh. o que vale é que já lá está um transformador à espera de ser montado...
valha-nos este belo dia de sol!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

no sábado lá andei entretido de volta da instalação da coisa...

montei o transmissor do lado do seguidor, indo buscar alimentação ao próprio seguidor para ligar o transformador 9v - se entretanto vir que aquilo consome algo considerável (penso que não), arranjo maneira de alimentar de casa - o que iria implicar nova logistica. para já esse transmissor está auto suficiente.

para o lado da casa, comprei 10 metros de cabo daquele que se usa nos cb's (que eu chamava de coaxial, mas parece que não é), e o que fiz foi cortar a antena do transmissor (que instalei dentro de casa) e depois soldar o cabo no transmissor e a antena na outra ponta que "estiquei" para umas das esquinas da casa com campo de vista livre para o seguidor. fiz isto usando as tubagens que já tinha do alarme e da video-vigilãncia.

falta um ou outro retoque, mas o principal está feito e com bons resultados... os dados que o inversor envia de 10 em 10 segundos estão neste momento a ser todos recebidos com êxito pelo software. o resultado de ontem foi este:

Imagem

abraço,

Responder

Voltar para “Projectos”