Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
FPaulo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: terça jan 31, 2012 11:29 am

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por FPaulo »

Olá mcarneiro, tudo bem?

Sim, tens razão, só falta mesmo conseguir configurar.

Neste momento ando em "conversações" para ver o que consigo....

Abraço e obrigado
3,45 kW - Kaco 4200
20x240Wp Isofoton
Az 0º(Sul) Incl 31º fixo, Lisboa


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por mcarneiro »

FPaulo Escreveu:Olá mcarneiro, tudo bem?

Sim, tens razão, só falta mesmo conseguir configurar.

Neste momento ando em "conversações" para ver o que consigo....

Abraço e obrigado
Viva FPaulo,

Não tens que agradecer o pessoal esta aqui é para isso, estive a ler todos os posts que tens aqui, e acho que podes ainda melhorar , para alem do inversor , com a inclinação dos paineis, isto se a informação que tens está correcta, entre outubro e março só tens os paineis totalmente descobertos depois das 14.15 h ?, se é assim , mais vale teres uma inclinação mais adequada a primavera /verao , 20 a 25 Graus para aproveitares no maximo os meses que estão totalmente descobertos , que por acaso ate são os de maior produção, com os 31 graus que tens agora, estas tambem a perder durante o verao.

Mario


hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por hfmjanela »

mcarneiro Escreveu:
FPaulo Escreveu:Olá mcarneiro, tudo bem?

Sim, tens razão, só falta mesmo conseguir configurar.

Neste momento ando em "conversações" para ver o que consigo....

Abraço e obrigado
Viva FPaulo,

Não tens que agradecer o pessoal esta aqui é para isso, estive a ler todos os posts que tens aqui, e acho que podes ainda melhorar , para alem do inversor , com a inclinação dos paineis, isto se a informação que tens está correcta, entre outubro e março só tens os paineis totalmente descobertos depois das 14.15 h ?, se é assim , mais vale teres uma inclinação mais adequada a primavera /verao , 20 a 25 Graus para aproveitares no maximo os meses que estão totalmente descobertos , que por acaso ate são os de maior produção, com os 31 graus que tens agora, estas tambem a perder durante o verao.

Mario
Boa noite a todos,

O "problema" do Kaco 4200 também me está a afectar, o maximo que aparece no display é 3550 com uma potencia instalada de 18*235=4.230w, isto claro com um seguidor deger 5000nt, a escolha do inversor kaco foi precisamente pelos depoimentos aqui do fórum que os Kacos conseguiam ir até 3.800 e mais, nalguns depoimentos aqui colocados.

Neste momento sinto-me completamente desiludido com a performance do mesmo e se tivesse sabido deste pequeno (GRANDE) pormenor NUNCA, NUNCA tinha escolhido este inversor.

Se este pormenor da limitação não poder ser contornado, posso ver um futuro muito mau para o lado dos kacos.

Se conseguirem mais alguma informação sobre o assunto agradecia.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por mcarneiro »

Boa noite a todos,

O "problema" do Kaco 4200 também me está a afectar, o maximo que aparece no display é 3550 com uma potencia instalada de 18*235=4.230w, isto claro com um seguidor deger 5000nt, a escolha do inversor kaco foi precisamente pelos depoimentos aqui do fórum que os Kacos conseguiam ir até 3.800 e mais, nalguns depoimentos aqui colocados.

Neste momento sinto-me completamente desiludido com a performance do mesmo e se tivesse sabido deste pequeno (GRANDE) pormenor NUNCA, NUNCA tinha escolhido este inversor.

Se este pormenor da limitação não poder ser contornado, posso ver um futuro muito mau para o lado dos kacos.

Se conseguirem mais alguma informação sobre o assunto agradecia.[/quote]


Viva,

Infelizmente parece que é verdade , os Kacos 3600 - 3.45 só tenham a potencia nominal restrangida , agora com o 4200 , a potencia maxima parece estar restrangida também , basicamente o 3600 , 4200, 4400, são o mesmo inversor, o hardware é o mesmo, acredito que alterando o pais que está configurado esse bloqueio desaparece , dado que é feito por software, a unica questao é como faze-lo , podes tentar ver se o teu instaldor consegue fazer isso, fazendo um reset ao inversor ele volta ao menu inicial de configuração onde se define o pais, a questao é como faze-lo.
Eu também tive para por um 4200, mas ainda bem que mudei para o solarmax , mas foi pura sorte e mais 200 euros... :D

Resta dizer que por agora , quem tem potencia de 3.45 , só tem duas boas opções em termos de produção , solarmax 4200s e Xantrex..., pelo menos ate esse porblema do Kaco ficar resolvido , se ficar.

pode ser que o distribuidor quando começar a ver a quebra nas vendas , resolva o problema...

Mario


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu:
Viva,

Infelizmente parece que é verdade , os Kacos 3600 - 3.45 só tenham a potencia nominal restrangida , agora com o 4200 , a potencia maxima parece estar restrangida também , basicamente o 3600 , 4200, 4400, são o mesmo inversor, o hardware é o mesmo, acredito que alterando o pais que está configurado esse bloqueio desaparece , dado que é feito por software, a unica questao é como faze-lo , podes tentar ver se o teu instaldor consegue fazer isso, fazendo um reset ao inversor ele volta ao menu inicial de configuração onde se define o pais, a questao é como faze-lo.
Eu também tive para por um 4200, mas ainda bem que mudei para o solarmax , mas foi pura sorte e mais 200 euros... :D

Resta dizer que por agora , quem tem potencia de 3.45 , só tem duas boas opções em termos de produção , solarmax 4200s e Xantrex..., pelo menos ate esse porblema do Kaco ficar resolvido , se ficar.

pode ser que o distribuidor quando começar a ver a quebra nas vendas , resolva o problema...

Mario
Viva,

Estou incrédulo com esta situação, é como se diz "andar de cavalo para BURRO", tenho a sorte de o meu (3.45) chegar aos 3900W, mas como o Mário diz, quando as venda vierem por aí a baixo..., porque o Kaco deixa de certeza de ser uma boa opção e então aí vão por as mãos na cabeça...BURROS!!! :o


hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por hfmjanela »

PaulOL Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
Viva,

Infelizmente parece que é verdade , os Kacos 3600 - 3.45 só tenham a potencia nominal restrangida , agora com o 4200 , a potencia maxima parece estar restrangida também , basicamente o 3600 , 4200, 4400, são o mesmo inversor, o hardware é o mesmo, acredito que alterando o pais que está configurado esse bloqueio desaparece , dado que é feito por software, a unica questao é como faze-lo , podes tentar ver se o teu instaldor consegue fazer isso, fazendo um reset ao inversor ele volta ao menu inicial de configuração onde se define o pais, a questao é como faze-lo.
Eu também tive para por um 4200, mas ainda bem que mudei para o solarmax , mas foi pura sorte e mais 200 euros... :D

Resta dizer que por agora , quem tem potencia de 3.45 , só tem duas boas opções em termos de produção , solarmax 4200s e Xantrex..., pelo menos ate esse porblema do Kaco ficar resolvido , se ficar.

pode ser que o distribuidor quando começar a ver a quebra nas vendas , resolva o problema...

Mario
Viva,

Estou incrédulo com esta situação, é como se diz "andar de cavalo para BURRO", tenho a sorte de o meu (3.45) chegar aos 3900W, mas como o Mário diz, quando as venda vierem por aí a baixo..., porque o Kaco deixa de certeza de ser uma boa opção e então aí vão por as mãos na cabeça...BURROS!!! :o
O meu instalador já disse que vai deixar de encomendar Kacos, porque não querem fornecer os códigos para se poder alterar o país.

É engraçado que ele disse o mesmo, que quando deixassem de receber encomendas é que se iriam preocupar com a razão.

Da minha parte vou relatar o meu descontentamento em relação a este modelo (Kaco 4200) uma vez que me sinto completamente defraudado em relação às expectativas que tinha.

Se algum representante da Kaco ler isto, acho melhor começar a pensar na estratégia que pretendem para o futuro, porque as vendas de certeza que lhe vão demonstrar o caminho que estão a seguir ao limitarem a potencia máxima ao valor ridículo da potencia nominal.

Se esta situação não se alterar os produtores que INFELIZMENTE tem o Kaco 4200 vão ficar a perder, mas a Kaco tambem vai perder de certeza.

Vamos aguardar novas informações.


Autor do tópico
FPaulo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: terça jan 31, 2012 11:29 am

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por FPaulo »

Bom dia, aqui deixo a troca de emails que tive com a Kaco, referente à limitação da potencia maxima do inversor Kaco 4200:

I'm sending you several days of my Kaco Viso log (ZIP format)

You can notice that the Kaco 4200 inverter is regulating the max output at 3450 w AC.

The Portuguese law limit the production of AC power to 3450 w AC (rated output), but allows the max to go to 3975 w AC (max. output).

In the log, you can see that the inverter is positioning the MPPT (rising the DC voltage) in order to limit the AC output.

Is it possible to you to help me regulating the inverter in order to change de max. output level to 3975 w ?

I'm sending you one link of a fellow solar producer, so you can see what i mean.

http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/

I've read the manual and understand all the concepts and have studied all the software parameters. I think the country specification is protected by password. I have enough skils in electrical/software areas to change this parameter without causing problems to the inverter.

My Kaco inverter is : Powador 4200 - INT

and it is registered in your database, for guarantee purpose.

I have 20 x 240w ISF fotovoltaic panels.

Best regards



Obtive a seguinte resposta por parte da Kaco


Good morning,
thank´s for your hint to change the maximum output power.
But I have to disappointed you in two issues:
1. the possible maximum power for this inverter is less than 3975 W.
2. All tests and measurements for certification in portugal were done with 3450W AC. If we change one of the values we have to repeat these tests.
Up to now we will not change the maximum power. I hope that you can understand, that the effort to do this is nott in a positive relation.
At the beginning of next year we launch up a new transformerless family. In this case we can consider the max. Power of 3975 W.

I hope you can understand our position.

Best regards.

Rolf Hofmann

Head of productmanagement

Fon: +49 7132 3818 115
Fax: +49 7132 3818 729
[email protected]
http://www.kaco-newenergy.de

Ainda lhes enviei outro email, referindo que nas especificações do meu Kaco 4200 estava indicado o Max.Output 3800 W, mas nem sequer voltaram a responder.

Sabendo o que sei hoje, apesar do inversor Kaco ser de boa qualidade e não ter consumos nocturnos, não colocaria um Kaco com estas caracteristicas.

De que adianta ter mais potencia do lado DC, se o inversor limita a saida AC a 3450 w nas horas de maior produção?

Os colegas microprodutores que queiram, enviem um email a este Rolf Hofmann, pode ser que juntos, façamos a diferença!
Quem não se entender com o inglês, pode enviar para mim, que traduzo o texto.

Alguem sabe que é o representante/importador da Kaco em Portugal?

Abraços e muito Sol (com inversor que o possa aproveitar!)
3,45 kW - Kaco 4200
20x240Wp Isofoton
Az 0º(Sul) Incl 31º fixo, Lisboa


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por mcarneiro »

FPaulo Escreveu:Bom dia, aqui deixo a troca de emails que tive com a Kaco, referente à limitação da potencia maxima do inversor Kaco 4200:

I'm sending you several days of my Kaco Viso log (ZIP format)

You can notice that the Kaco 4200 inverter is regulating the max output at 3450 w AC.

The Portuguese law limit the production of AC power to 3450 w AC (rated output), but allows the max to go to 3975 w AC (max. output).

In the log, you can see that the inverter is positioning the MPPT (rising the DC voltage) in order to limit the AC output.

Is it possible to you to help me regulating the inverter in order to change de max. output level to 3975 w ?

I'm sending you one link of a fellow solar producer, so you can see what i mean.

http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/

I've read the manual and understand all the concepts and have studied all the software parameters. I think the country specification is protected by password. I have enough skils in electrical/software areas to change this parameter without causing problems to the inverter.

My Kaco inverter is : Powador 4200 - INT

and it is registered in your database, for guarantee purpose.

I have 20 x 240w ISF fotovoltaic panels.

Best regards



Obtive a seguinte resposta por parte da Kaco


Good morning,
thank´s for your hint to change the maximum output power.
But I have to disappointed you in two issues:
1. the possible maximum power for this inverter is less than 3975 W.
2. All tests and measurements for certification in portugal were done with 3450W AC. If we change one of the values we have to repeat these tests.
Up to now we will not change the maximum power. I hope that you can understand, that the effort to do this is nott in a positive relation.
At the beginning of next year we launch up a new transformerless family. In this case we can consider the max. Power of 3975 W.

I hope you can understand our position.

Best regards.

Rolf Hofmann

Head of productmanagement

Fon: +49 7132 3818 115
Fax: +49 7132 3818 729
[email protected]
http://www.kaco-newenergy.de

Ainda lhes enviei outro email, referindo que nas especificações do meu Kaco 4200 estava indicado o Max.Output 3800 W, mas nem sequer voltaram a responder.

Sabendo o que sei hoje, apesar do inversor Kaco ser de boa qualidade e não ter consumos nocturnos, não colocaria um Kaco com estas caracteristicas.

De que adianta ter mais potencia do lado DC, se o inversor limita a saida AC a 3450 w nas horas de maior produção?

Os colegas microprodutores que queiram, enviem um email a este Rolf Hofmann, pode ser que juntos, façamos a diferença!
Quem não se entender com o inglês, pode enviar para mim, que traduzo o texto.

Alguem sabe que é o representante/importador da Kaco em Portugal?

Abraços e muito Sol (com inversor que o possa aproveitar!)
Olá FPaulo,

Infelizmente não existe um distribuidor só para Portugal , o Distribuidor é Iberico , É Em Espanha e a espanholada esta-se a burrifar para Portugal.

Abraço

Mario


hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por hfmjanela »

FPaulo Escreveu:Bom dia, aqui deixo a troca de emails que tive com a Kaco, referente à limitação da potencia maxima do inversor Kaco 4200:

I'm sending you several days of my Kaco Viso log (ZIP format)

You can notice that the Kaco 4200 inverter is regulating the max output at 3450 w AC.

The Portuguese law limit the production of AC power to 3450 w AC (rated output), but allows the max to go to 3975 w AC (max. output).

In the log, you can see that the inverter is positioning the MPPT (rising the DC voltage) in order to limit the AC output.

Is it possible to you to help me regulating the inverter in order to change de max. output level to 3975 w ?

I'm sending you one link of a fellow solar producer, so you can see what i mean.

http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/

I've read the manual and understand all the concepts and have studied all the software parameters. I think the country specification is protected by password. I have enough skils in electrical/software areas to change this parameter without causing problems to the inverter.

My Kaco inverter is : Powador 4200 - INT

and it is registered in your database, for guarantee purpose.

I have 20 x 240w ISF fotovoltaic panels.

Best regards



Obtive a seguinte resposta por parte da Kaco


Good morning,
thank´s for your hint to change the maximum output power.
But I have to disappointed you in two issues:
1. the possible maximum power for this inverter is less than 3975 W.
2. All tests and measurements for certification in portugal were done with 3450W AC. If we change one of the values we have to repeat these tests.
Up to now we will not change the maximum power. I hope that you can understand, that the effort to do this is nott in a positive relation.
At the beginning of next year we launch up a new transformerless family. In this case we can consider the max. Power of 3975 W.

I hope you can understand our position.

Best regards.

Rolf Hofmann

Head of productmanagement

Fon: +49 7132 3818 115
Fax: +49 7132 3818 729
[email protected]
http://www.kaco-newenergy.de

Ainda lhes enviei outro email, referindo que nas especificações do meu Kaco 4200 estava indicado o Max.Output 3800 W, mas nem sequer voltaram a responder.

Sabendo o que sei hoje, apesar do inversor Kaco ser de boa qualidade e não ter consumos nocturnos, não colocaria um Kaco com estas caracteristicas.

De que adianta ter mais potencia do lado DC, se o inversor limita a saida AC a 3450 w nas horas de maior produção?

Os colegas microprodutores que queiram, enviem um email a este Rolf Hofmann, pode ser que juntos, façamos a diferença!
Quem não se entender com o inglês, pode enviar para mim, que traduzo o texto.

Alguem sabe que é o representante/importador da Kaco em Portugal?

Abraços e muito Sol (com inversor que o possa aproveitar!)
Boas, o que ele diz não é totalmente correcto uma vez que eu tenho um manual da Kaco para os modelos 3200, 4200, 4400, 5300, 5500 e 6600, onde está bem escrito no capitulo 3 - Dados técnicos pag. 21, que a potencia maxima do Kaco 4200 é de 3800w e de potencia nominal 3450w.

O mais interessante é o sitio onde arranjei o manual, NO SITE OFICIAL DA KACO

http://kaco-newenergy.de/en/binary/1868 ... wnload.xml


Imagem

Como podemos ver pela imagem, se alguém está a enganar alguém, é a Kaco que distribuiu um manual com características técnicas que depois não se confirmam, não sei até que ponto não é razão para pedir a devolução do mesmo por um que corresponda às características colocadas no respectivo manual, ou então pedir a devolução integral do mesmo.

Faz o download do manual e vais confirmar o que estou a dizer.

Já agora gostava de uma ajuda para mandar um mail para esse senhor, nem que seja unicamente par chatear e fazer pressão.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por mcarneiro »

Tens muita razão , eu ja conhecia , essa folha de especificações , e foi com base nela que foi feita a homolgação do inversor , não percebo esta trapalhada toda , potencia nominal 3450w , potencia maxima 3800w, se calhar se os instaladores fizerem reclamação no livro oficial de reclamações o problema resolve-se, é que em Portugal ainda existem leis , não se pode vender um produto com especificações falsas.


Mario


Autor do tópico
FPaulo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: terça jan 31, 2012 11:29 am

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por FPaulo »

Boa tarde a todos, aqui fica a produção de Julho 2012, total : 851 kWh, média diária : 27,45 kWh.

https://dl.dropbox.com/u/24831817/Produ ... o_2012.pdf
Anexos
Producao_Julho_2012.pdf
(6.63 KiB) Transferido 1093 vezes
3,45 kW - Kaco 4200
20x240Wp Isofoton
Az 0º(Sul) Incl 31º fixo, Lisboa


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por Ptuga »

Boas Fpaulo, relativamente ao kaco há novidades?
Já não ajuda agora(nem a mim que tenho um kaco, a micro ainda à espera de certificação), mas para quem escolhe este inversor, na primeira vez que é ligado dá para escolher o pais, dp disso só com código.
Mas se desse qual seria pais? A alemanha que tem a função priwatt?
Abraço


pedal
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda jan 05, 2015 1:18 pm

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por pedal »

Boas.
Sem estar a querer "desenterrar" este topico, mas como está esta situação com os Kaco Powador 4200 ?
Continuam a vir limitados ?
No momento de instalação é preferivel por outro pais ?


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Nova Micro-produção fotovoltaica em Lisboa

Mensagem por Ptuga »

pedal Escreveu:Boas.
Sem estar a querer "desenterrar" este topico, mas como está esta situação com os Kaco Powador 4200 ?
Continuam a vir limitados ?
No momento de instalação é preferivel por outro pais ?
Boas...parece-me que mesmo ao nível dos próprios inversores a "coisa" não era consensual. O meu que começou a funcionar em Nov de 2012 ( já bem depois do autor deste tópico o ter instalado) não possui essa limitação. Ele bloqueia aos 3800w como seria de esperar. Pelo que li aqui no fórum ninguém conseguiu contornar o problema apresentado.

Responder

Voltar para “Projectos”