Microprodução - Lagos

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Marco P G Silva Escreveu:Não dá para acrescentar mais nada,já estou no limite do kaco,ele passa horas no red line. :lol:
Enquanto chegar a cota tudo bem...
Mesmo tu com um ano favoravel podes anbicionar lá chegar. O sestevao já lá esteve perto com 5060w e mais a norte.

O sestevao embora esteja esteja mais para norte , tem um posicionamento mais favoravel, eu tenho um desvio para Oeste de 23º, mas concordo contigo , num bom ano é possivel lá chegar, onde eu e por exemplo o Palhetas ganhamos mais em estar no Algarve, é durante o inverno, porque há mais dias de sol no inverno, e isso é bom , sol e temperaturas baixas é sempre bom. é claro que este ano e o ano passado fomos lixados , porque tem chuvido quase sem parar no inverno, o Palhetas já conseguiu ver o que é que a micro dele consegue produzir num ano bom, eu ainda não !

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por Patalhetas »

mcarneiro Escreveu:
Marco P G Silva Escreveu:Não dá para acrescentar mais nada,já estou no limite do kaco,ele passa horas no red line. :lol:
Enquanto chegar a cota tudo bem...
Mesmo tu com um ano favoravel podes anbicionar lá chegar. O sestevao já lá esteve perto com 5060w e mais a norte.

O sestevao embora esteja esteja mais para norte , tem um posicionamento mais favoravel, eu tenho um desvio para Oeste de 23º, mas concordo contigo , num bom ano é possivel lá chegar, onde eu e por exemplo o Palhetas ganhamos mais em estar no Algarve, é durante o inverno, porque há mais dias de sol no inverno, e isso é bom , sol e temperaturas baixas é sempre bom. é claro que este ano e o ano passado fomos lixados , porque tem chuvido quase sem parar no inverno, o Palhetas já conseguiu ver o que é que a micro dele consegue produzir num ano bom, eu ainda não !

tens toda a razão, apesar de este ano nos melhores dias (primavera) sol e temperaturas baixas ... deu lugar a chuva e dias cinzentos... agora começa o calor, vai logo dar cabo da coisa ehehhe
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

Aqui fica a produção de 2014, vamos ver se este ano é um bocadinho melhor ;) :
Anexos
graf_anual_2014.jpg
graf_anual_2014.jpg (62.45 KiB) Visto 9593 vezes


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Caros,

como já devem ter reparado eu não tenho dados da minha micro à algum tempo ..., neste momento estou a testar uma peça da instalação que ainda não tinha testado , o seguro! 8-) , embora a microprodução continue a funcionar sem problemas , em fevereiro durante uma trovoada caiu um raio a cerca de 100mts de casa, como tenho descarregadores tanto na micro como no quadro de casa, pela rede electrica não entrou nada, o problema é que entrou pelas comunicações pela linha da PT..., lixou o router saiu pelas portas de rede lixou também o solar-log, o perito já vez a visita e confirmou que a companhia ia pagar, falta só pagarem, eu comprar outro e instala-lo , e no processo fazer também algumas alterações as proteções, adicionando proteções nas comunicações e já agora também descarregadores do lado DC , embora o problema não tivesse vindo dai não se sabe o que o futuro nos reserva...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por CrOhN »

Pela experiência que tenho com trovoada, podes ter as proteções que quiseres, mas a unica que te garante proteção (quase certa), é a que já tens, o seguro. As outras, especialmente em aparelhos sensíveis...


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:Pela experiência que tenho com trovoada, podes ter as proteções que quiseres, mas a unica que te garante proteção (quase certa), é a que já tens, o seguro. As outras, especialmente em aparelhos sensíveis...

Boas ,

No meu caso os descarregadores funcionaram , só não funcionou onde não havia..., porque supostamente a PT devia de ter a instalação de rua protegida, como não tem, e a PT não quer saber disso, e já agora a ANACOM também não, porque eu fiz uma reclamação ,a sétima este ano ..., vou eu instalar , já agora posso dizer que os meus que não tinham proteções , ficaram com muita coisa avariada ,desde televisões a frigoríficos. é claro que se dos descarregadores não forem do tipo T1+T2 , que é o que acontece na maior parte das micros que têm descarregadores, normalmente têm só T2 porque são muito mais baratos, se o comprimento de onda da descarga for 10/350 , o descarregor T2 não faz nada tem que ser um T1 ...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por CrOhN »

Eu refiro-me a descarregadores para dados (telefone, rede...).

Já tive avarias em casa, em que aparelhos ligados ao mesmo switch, uns tiveram portas queimadas, outros morreram mesmo. E o switch, assim como router ADSL, intactos. A indução gerada pelo relampago nos condutores, é suficiente para criar picos que causam danos. É certo que se usasse cabo de rede FTP ou STP, poderia resolver. Mas só tenho UTP.

Tens solução para a trovoada na PT, é seres servido por fibra.

Com as fontes dos equipamentos são muito mais resistentes a picos, esse circuitos são mais fáceis de proteger.


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:Eu refiro-me a descarregadores para dados (telefone, rede...).

Já tive avarias em casa, em que aparelhos ligados ao mesmo switch, uns tiveram portas queimadas, outros morreram mesmo. E o switch, assim como router ADSL, intactos. A indução gerada pelo relampago nos condutores, é suficiente para criar picos que causam danos. É certo que se usasse cabo de rede FTP ou STP, poderia resolver. Mas só tenho UTP.

Tens solução para a trovoada na PT, é seres servido por fibra.

Com as fontes dos equipamentos são muito mais resistentes a picos, esse circuitos são mais fáceis de proteger.
Eu também sugeri que inslalassem fibraa na zona , o problema é que a PT só instala fibra em zonas onde tem concorrencia , na zona da minha casa eles têm o monopólio , não há concorrência. Quanto aos cabos, os meus cabos até são SFTP , porque na altura que fui comprar a bobine de cabo , o SFTP estava mais barato que o UTP.... :shock: , não perguntes porquê, porque eu não sei...


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Caros,

Após algum tempo sem dados , devido a avaria a minha micro ja tem dados outra vez, o seguro já pagou os danos e foi colocado um equipamento novo, fiz também alteraçãos no quadro DC, coloquei descarregadores DEHN T1 /T2 (http://www.dehn-international.com/en/67 ... sid=595129) nas duas strings. fica aqui uma foto.
Anexos
quadro_dc_comp.jpg
quadro_dc_comp.jpg (67.83 KiB) Visto 9231 vezes


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por fernando firmino »

é preciso respeitar muito o vento,,no meu caso em PENELA acho q a estrutura ficou resistente ligado a rede em outubro de 2011nunca tive problema mesmo de avarias--- verifiquei q quando de muito vento o anemomtro se deitava ,dai o painel não levantar aguentando a força do vento. então pendurei 1 k de chumbo no mesmo e sempre q se justificava/justifica o painel levanta.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por Emanuel Couto »

fernando firmino Escreveu:é preciso respeitar muito o vento,,no meu caso em PENELA acho q a estrutura ficou resistente ligado a rede em outubro de 2011nunca tive problema mesmo de avarias--- verifiquei q quando de muito vento o anemomtro se deitava ,dai o painel não levantar aguentando a força do vento. então pendurei 1 k de chumbo no mesmo e sempre q se justificava/justifica o painel levanta.
Eu não disse que tínhamos muito para aprender consigo :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por fernando firmino »

embora tenha rodagem larga em traquejo de vida, no maior centro hurbano deste pais, nestas coisas de tecnologias modernas tenho dificuldade,desde já o meu agradecimento a todos por eventual ajuda q venha a pedir

Responder

Voltar para “Projectos”