Microprodução - Lagos

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Viva ,

Agora que ja esta adjudicada então a receita vai ser assim:



Sistema Fotovoltaico de Microprodução :

20 (vinte) Módulos fotovoltaicos; Fluitecnik FTS-220P – 240W
Estrutura de fixação dos módulos em aço galvanizado a quente, marca
SIKLA;
Ligações DC em cabo 6mm2;
1 (um) Inversor SOLARMAX 4200S;
1 (um) Quadro DC, ABB IP65, com seccionadores fusíveis da marca ABB;
1 (um) Quadro AC, ABB IP65, com protecção contra correntes de fuga,
curto-circuítos e sobrecargas da marca ABB e protecção contra sobre-
tensões da marca OBO;
1 (um) Cabo AC, XV3G10;
1 (um) Contador de energia, marca SIEMENS;
1 (um) Módulo GSM para telecontagem;
1 (uma) Caixa de contador;
1 (uma) Portinhola PC/P;
1 (uma) Montagem e certificação do sistema, incluindo a abertura e
tapamento de troços que sejam necessários;

Preço IVA incluido : 13000Eur
Opcional solar termico 200l – 1350eur já com iva (preço para aquisiçao apenas em conjunto com a microprodução


agora é só esperar que seja atribuida a potencia, ate o telhado esta vazio...
Anexos
layout dos paineis
layout dos paineis


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Aqui ficam as especificações dos paineis e do inversor:
Especificações Solarmax
Especificações Solarmax
Especificações Fluitecnik
Especificações Fluitecnik

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por Volt »

Parece-me um bom sistema. E em Lagos, vai produzir bastante, certamente. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


fmaxado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 04, 2011 4:38 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por fmaxado »

Moderado.
Última edição por Volt em segunda abr 16, 2012 6:57 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Artº4.


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Pois mas de qualquer maneira , já é Tarde, eu ainda nao pagguei nada mas ja dei a minha palavra , que para mim vale mais que qualquer sinal, mas posso dizer-te a ti e a quem vir este post, que os paineis samsumg que falas também sao muito bons, a opção por fluitecnick foi feita exclusivamente por mim (paineis nacionais fabricados em moura -Beja que estao instalados por exemplo na central daq Amareleja), este instalador nem trabalhava com a marca, vai ser a primeira vez que vai instalar Fluitecnik , por exigencia minha, tal como foi exigencia minha o material ABB para os quadros. a fluitecnik também tem paineis mono, por mais 500 euros pode-se por os de 250w mono, a opção de policristalinos tem a ver com todos os estudos que encontrei na net , está provado que paineis policristalinos teem melhor performace em zonas muito quentes, como é o caso do Algarve. A combinação de Samsung e solarmax já tem provas dadas na micro do colega Ogadiv em Felgueiras. Quanto a estrutura em aço , foi escolhida ,porque ali na zona já houve problemas com estruturas de aluminio , por causa do vento forte ( Tenho um parque Eolico 2km atras da minha casa), as reguas são em aço os suportes de fixação ao telhado também a os fixadores dos paineis são aluminio com parafusos em inox, a estrutura tem 10 anos de garantia senão me engano.

O preço que estas a propor , parece-me simpatico, fica a oferta para o pessoal que ainda anda a procura de instalador , não sei de que zona é que és , este instalador é do Algarve , e foi o unico da zona , que deu uma proposta em condiçoes , pedi 22 orçamentos se nao me engano , de lisboa até ao algarve , cheguei ao fim com 3 , e pelo o meio apanhei com cada retardado mental que nem imaginas, perguntas do tipo - o quadro ac tem descarregor ? resposta de alguns intaladores - o que é isso ? :D

Cumps

Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Volt Escreveu:Parece-me um bom sistema. E em Lagos, vai produzir bastante, certamente. :-).

Penso que sim , ainda tou as voltas com a chamine de vizinha , nao estou 0º a sul , estou 23º a oeste , mas com o sol do algarve tudo se vai compor :lol:

Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Chegou a primeira peça :!: , o equipamento de log (280 euros com iva e portes incluidos) :D
Anexos
Nunca mais chega o fim de Julho , para ter a potencia atribuida !
Nunca mais chega o fim de Julho , para ter a potencia atribuida !
solarlog.jpg (48.27 KiB) Visto 14060 vezes

Avatar do Utilizador

DEUSCronio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Localização: Almada

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por DEUSCronio »

Olá Mário,

Hoje não faria como fiz. Não fechava negócio enquanto não tivesse a potência atribuída. Porque os preços baixam, e tem estado a baixar. O meu sistema custou a 30.Dezembro.2011 13.800€ com IVA ainda a 13%, o pedido de potência foi feito a 2.Janeiro.2012, e a potência só foi atribuída a 30.Março.2012.

Com atrasos da fábrica no fabrico dos painéis e também dos instaladores, atrasou a coisa de tal maneira que só há uma semana é que a Certiel aprovou a instalação e agora espero pelo envio do contracto pela EDP.

De 30.Dezembro.2011 a 10.Julho.2012 são muitos meses (e ainda não estou a produzir). Entretanto os preços que a empresa fazia baixou e hoje o mesmo sistema estão a vender por 13.000€ e com IVA a 23%!!!!, estamos a falar de uma diferença ainda considerável.

Desculpa estar a partilhar esta informação por aqui, mas se ainda fores a tempo, salvaguarda-te com o vendedor que caso a atribuição de potência e a instalação do sistema demore mais tempo do que estás à espera, e se os preços de venda baixarem, que pagues só o preço mais baixo.
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

DEUSCronio Escreveu:Olá Mário,

Hoje não faria como fiz. Não fechava negócio enquanto não tivesse a potência atribuída. Porque os preços baixam, e tem estado a baixar. O meu sistema custou a 30.Dezembro.2011 13.800€ com IVA ainda a 13%, o pedido de potência foi feito a 2.Janeiro.2012, e a potência só foi atribuída a 30.Março.2012.

Com atrasos da fábrica no fabrico dos painéis e também dos instaladores, atrasou a coisa de tal maneira que só há uma semana é que a Certiel aprovou a instalação e agora espero pelo envio do contracto pela EDP.

De 30.Dezembro.2011 a 10.Julho.2012 são muitos meses (e ainda não estou a produzir). Entretanto os preços que a empresa fazia baixou e hoje o mesmo sistema estão a vender por 13.000€ e com IVA a 23%!!!!, estamos a falar de uma diferença ainda considerável.

Desculpa estar a partilhar esta informação por aqui, mas se ainda fores a tempo, salvaguarda-te com o vendedor que caso a atribuição de potência e a instalação do sistema demore mais tempo do que estás à espera, e se os preços de venda baixarem, que pagues só o preço mais baixo.
Fazes muito bem em partilhar! :D

No Meu caso a instalação não pode ser adiada , eu já informei o instalador sobre isso,
quanto muito, se não houver paineis Fluitecnik a 3 de Agosto, ele vai ter de mudar para outros Portugueses, Também alentejanos , Open Renewables , e assumir a diferenca , porque parece que são ligeiramente mais caros.

Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Oficialmente , começaram as Hostilidades :D , Acho que ganhei uma torre :roll: ,será de piza?

De qualquer maneira nao havia alternativa , o solar termico tinha que sair do telhado sul..., e também aproveitei para trocar por um novo, o velhote´já ia a caminho dos 17 anos!
Anexos
Nesta posição é que é pior
Nesta posição é que é pior
Solar_ter_lat.jpg (26.96 KiB) Visto 13541 vezes
Solar_ter_frt.jpg
Solar_ter_frt.jpg (29.72 KiB) Visto 13541 vezes


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Aqui ficam as primeiras fotos do telhado , as fixações vistas do exterior e do interior
Anexos
Fix_tel_ext.jpg
Fix_tel_ext.jpg (27.91 KiB) Visto 13123 vezes
Fix_tel_int.jpg
Fix_tel_int.jpg (30.18 KiB) Visto 13123 vezes


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Apenas uma pequena observação, por + - 10cm ao lado as fixações não davam melhores garantias de solidez (segurança) se estivessem na viga na vez da ripa?
Não deve vir nenhum temporal que arranque isso, mas.... o seguro morreu de velho!!! :lol:

Cmpts,


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:Boas,

Apenas uma pequena observação, por + - 10cm ao lado as fixações não davam melhores garantias de solidez (segurança) se estivessem na viga na vez da ripa?
Não deve vir nenhum temporal que arranque isso, mas.... o seguro morreu de velho!!! :lol:

Cmpts,
Boas,

Eles estão a por fixações de metro em metro ,deve chegar, se fosse nas vigas em vez das vigotas , o espaçamento nao dava certo , de qualquer maneira aquilo e forte , nem nunca tinha visto fixar isto assim em telhado de vigas , eles nao usam os acessorios para passar por baixo das telhas , furam as telhas e usam varões com quase 10mm de diametro, aquilo dá uma trabalheira , mas eles dizem que os acessorios para passar debaixo das telhas são fracos , e não foram feitos para a nossa telha lusa, a telha com o acessorio fica um bocado levantada , e durante um temporal começa a entrar agua.

Sei que tiverm todo o dia em cima do telhado , e ainda só está meio feito, as brocas até deitavam fumo ! , como não estou a pagar à hora , não estou preocupado :lol: , só disse ao patrão deles , que era para ficar bem feito , e enquanto não estivesse a ao meu gosto , não havia pagamento do dos restantes 50% .


Até agora, estão a cumprir , está impecavel.


Mario


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Se: “Até agora, estão a cumprir , está impecável.” Isso é OPTIMO!... :mrgreen: cliente satisfeito, mas… :(

A espessura do varão é importante, mas a base e o método de fixação ainda mais!!!

Mas se o espaçamento não bate certo, não é por culpa do trolha que fez o telhado, as vigas devem estar todas distanciadas por igual (logo o espaçamento batia certo), era só ajustar a fixação a essa cota!... e viga tem uma resistência e a vigota tem outra!… e por mais fixações que ponha nada se compara com a fixação à viga!... ;)

...por vezes são os pequenos pormenores que diferenciam um bom (artista) profissional!.. é claro que eles sabem bem a cantiga de como dizer que o produto e o serviço deles é o melhor!! :lol:

Boa Sorte!


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:Boas,

Se: “Até agora, estão a cumprir , está impecável.” Isso é OPTIMO!... :mrgreen: cliente satisfeito, mas… :(

A espessura do varão é importante, mas a base e o método de fixação ainda mais!!!

Mas se o espaçamento não bate certo, não é por culpa do trolha que fez o telhado, as vigas devem estar todas distanciadas por igual (logo o espaçamento batia certo), era só ajustar a fixação a essa cota!... e viga tem uma resistência e a vigota tem outra!… e por mais fixações que ponha nada se compara com a fixação à viga!... ;)

...por vezes são os pequenos pormenores que diferenciam um bom (artista) profissional!.. é claro que eles sabem bem a cantiga de como dizer que o produto e o serviço deles é o melhor!! :lol:

Boa Sorte!

Eu não expiquei bem, , quando fizeram o telhado , preencheram o espaço entre a viga e o telhado com massa até à altura da vigota, e a parte da telha que esta a calhar imediatamente por cima das vigas , é a parte plana , por isso não da para passar as barras de fixação por lá, não há espaço ente telha e a viga, tinha que ficar levantada, porque a placa de fiação mais as porcas precisam de quase 4 cm de altura.


Porque eu comigo não fica mal feito o que pode ficar bem feito, no solar termo tiveram que refazer as ligações , porue eu não gostei do que estava feito, eles não ficam satisfeitos mas é a vida... :lol:

Mario
Mario


luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por luisameixa »

Caro vizinho Mario, eu tenho o mesmo sistema montado por mim.
Coloquei varão roscado de inox com 12mm e umas barras galvanizadas a segurar nas ripas.
Se tudo isso for bem feito como parece, no final com a colocação dos paineis fica uma estrutura unica.
Entre esse sistema e furar as vigas principais e colocar bucha quimica considero o seu melhor.
Por experiencia propria neste e noutro tipo de fixação de estruturas com este sistema o varão sai sempre na parte mais alta da telha e sendo isolado com um silicone proprio para telha numca terá humidade a passar para o sotão.

Compts
luisameixa


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por PaulOL »

luisameixa Escreveu:Caro vizinho Mario, eu tenho o mesmo sistema montado por mim.
Coloquei varão roscado de inox com 12mm e umas barras galvanizadas a segurar nas ripas.
Se tudo isso for bem feito como parece, no final com a colocação dos paineis fica uma estrutura unica.
Entre esse sistema e furar as vigas principais e colocar bucha quimica considero o seu melhor.
Por experiencia propria neste e noutro tipo de fixação de estruturas com este sistema o varão sai sempre na parte mais alta da telha e sendo isolado com um silicone proprio para telha numca terá humidade a passar para o sotão.

Compts
luisameixa
Boas,

Convém esclarecer que ninguém falou em "furar as vigas principais e colocar bucha química" porque isso era uma asneira maior ao fazer na viga que está na foto! :evil:

Agora entendo a opção do Mário, tratasse de uma questão que também é importante que é a estanquidade das telhas onde é feito o furo, pois pelos vistos não foi possivel conciliar as duas situações em que ficava a ganhar a maior resistência estrutural, hás vezes acontece isto...está compreendida a opção! :mrgreen:

Cmpts,


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

luisameixa Escreveu:Caro vizinho Mario, eu tenho o mesmo sistema montado por mim.
Coloquei varão roscado de inox com 12mm e umas barras galvanizadas a segurar nas ripas.
Se tudo isso for bem feito como parece, no final com a colocação dos paineis fica uma estrutura unica.
Entre esse sistema e furar as vigas principais e colocar bucha quimica considero o seu melhor.
Por experiencia propria neste e noutro tipo de fixação de estruturas com este sistema o varão sai sempre na parte mais alta da telha e sendo isolado com um silicone proprio para telha numca terá humidade a passar para o sotão.

Compts
luisameixa
Caro Luis ,

Pelo que eles me disseram , usam sempre este sistema em telhado de vigas , no meu só usaram bucha quimica , na primeira regua , porque as duas primeiras filas de telhas estão coladas com massa, o resto está tudo com varao roscado e as reguas galvanizadas a prender nas vigotas, amanha talvez ponha mais umas fotos, nao tenho tido tempo! :lol:

Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Aqui Ficam mais duas fotos, o quadro AC ABB IP65 de 8 modulos com barramento de terra e neuto, com dijuntor ABB 25A , diferencial ABB 25A 300mA, Descaregador OBO, e Quadro DC ABB IP65 4 modulos com seccionadores Fusiveis ABB.
Anexos
Quadro AC
Quadro AC
Quadro_AC.jpg (34.37 KiB) Visto 12658 vezes
Quadro DC
Quadro DC
Quadro_dc.jpg (31.2 KiB) Visto 12658 vezes


luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por luisameixa »

Olá vizinho parece que isso se esta a compor.
Compts
luisameixa

Responder

Voltar para “Projectos”