Microprodução 5.2Kw MonoCristalino-Esposende(Marinhas)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Microprodução 5.2Kw MonoCristalino-Esposende(Marinhas)

Mensagem por fkd »

Boa noite, :)
acabei de ler um tópico -
Ajuda Decisão microprodução -(http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... %A7%C3%A3o) e apesar de já ter ficado mais esclarecido, achei melhor abrir este tópico.

:? Principais dúvidas:
:?: - marca do painel a instalar
:?: - tecnologia dos paineis (policrsitalinos, monocristalinos, thinfilm ?... - estamos a falar de quê?...)
:?: - que inversor optar?
:?: - a que outros aspectos devo estar atento ao analisar as propostas que me apresentam... (preço chave na mão; o que deve ter o quadro (li qualquer coisa sobre dijuntor, diferencial e descarregador?... ; sistema de monitorização - é importante?...)
:?: - ...

Então é assim o meu projecto:
Micropodução -
Estrutura fixa, em telhado virado a sul sem sombras e com inclinação a +-25 %
Potência ligação 3.45
Zona Esposende - (distrito de Braga)

Já tenho alguns orçamentos... e abri antes este tópico, mas quase não obtive respostas...
Instaladores de qualidade com preço acessivel - http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=77&t=17013

Agradeço todos os contributos :mrgreen: (posso começar já por agradecer as mensagens trocadas e os conselhos do Ogadiv e o JDuarte) ;)
Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Não sendo eu exemplo para nada,... (conselho se fosse bom a gente não dava, vendia) :lol: :lol: :lol: ... vou dizer aquilo que faria se fosse instalar novamente. Eis algumas das condições que procurei atender:
Uma das variáveis foi o número de painéis. Se por um lado havendo espaço isso pouco importa, por outro importa e bastante. É que os painéis precisam ser limpos com alguma frequência, (2 a 3 x ano). Como sou eu que vou lá acima e não gosto das alturas isso conta. Se podemos ter potencia instalada semelhante, com com 20 o beneficio de ter 26 esbate-se. Para uma potência muito semelhante com 20 painéis é a esta proposta que dou mais pontos.
É claro que por ter 26, temos mais silício e deveremos ter em igualdade de eficiência das células, mais produção de electrões.


A outra variável para mim muito importante é a confiança que o instalador nos transmita. E isso só se obtém depois de falar e de perguntas e respostas.
Definir bem se queremos 4600 W ou 5600 W, para a escolha ajustada do Inversor. É que as (duas) podem ter uma produção semelhante por causa do Inversor. Um inversor ajustado é fundamental! Em regra, quanto maior for a potência do "campo solar", melhor tem que ser o inversor,... e os cabos... e menores distâncias até ao contador,...e os acessórios, etc
Mas tem cá no fórum tantos e bons exemplos.
É só escolher ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Pelo que tenho lido, quanto ao inversor não há grandes dúvidas...
1.Solarmax 4200s
2.Xantrex
3. AEG 4600
...
certo?

Os paineis é que já há mais dúvidas....
em princípio monocristalinos pois isto é zona norte, mas no que se refere a marcas, há para todos os gostos, estes aparecem com boas referências (ou estou enganado?):

- Openrenewables (pt)
- Bosh
- Luxor
- Samsung
- REC (Norueguês)
- LDK (chinês)
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por BondadeSua »

fkd Escreveu:Pelo que tenho lido, quanto ao inversor não há grandes dúvidas...
1.Solarmax 4200s
2.Xantrex
3. AEG 4600
...
certo?

Os paineis é que já há mais dúvidas....
em princípio monocristalinos pois isto é zona norte, mas no que se refere a marcas, há para todos os gostos, estes aparecem com boas referências (ou estou enganado?):

- Openrenewables (pt)
- Bosh
- Luxor
- Samsung
- REC (Norueguês)
- LDK (chinês)
ou
Fronius ig40
ou equivalente (marca branca)
...
Painéis
....
Sanyo
Sunpower
MTS (Martifer????)
etc, etc

para já todos devem ser considerados, suponho!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

e Paineis Qcells?... não vejo referências, tenho um orçamento (Bom preço) com eles... Alguém me sabe dizer alguma coisa?
podem ser equiparados a quê/qual marca?
Alguém tem uma ideia do que valem?


Outro dado é que no meu telhado não sei se cabem 20 paineis... (como se podem por? não faço a minima ideia... :? )

Medidas do telhado:
> rectângulo com 7,65m de largura e 6,20m de altura
- no canto superior direito tem uma chaminé (+/- quadrada) que retira 0,75m de largura (ficando com 6,90m)
- no meio do rectângulo tem uma velux. Ficando este espaço à volta da velux: » 2,20m para cima; » 2,20m para baixo; » 3,10m para a esquerda e » 3,00m para a direita
(espero ter sido esclarecedor, aconselho a fazer um esquema à medida que vão lendo as instruções).


Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:Pelo que tenho lido, quanto ao inversor não há grandes dúvidas...
1.Solarmax 4200s
2.Xantrex
3. AEG 4600
...
certo?

Os paineis é que já há mais dúvidas....
em princípio monocristalinos pois isto é zona norte, mas no que se refere a marcas, há para todos os gostos, estes aparecem com boas referências (ou estou enganado?):

- Openrenewables (pt)
- Bosh
- Luxor
- Samsung
- REC (Norueguês)
- LDK (chinês)
Eu tenho Open renewables e estou satisfeito com eles, fabricam mono e poly , os bosh são iguais , são fabricados na fabrica da Open renewables em Evora.

os Luxor também já estão testados na micro do Celestino

os Samsung também já estão estados aqui no forum

os LDK também já têm aqui no forum varias micros com bons resultados, e são a um preço muito bom.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por visitante1 »

meta 20 a 22 de 250w com solarmax e deve ficar bem servido
quanto ás marcas deles... sem stress anda tudo a volta do mesmo
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Obrigado mcarneiro.
pnunes Escreveu:meta 20 a 22 de 250w com solarmax e deve ficar bem servido
quanto ás marcas deles... sem stress anda tudo a volta do mesmo
As marcas não interessam, se forem todo iguais! Mas como não são. E os preços também não!... deve haver algumas diferenças.

Por outro lado é preciso que caibam, como eu já disse:
"...é que no meu telhado não sei se cabem 20 paineis... (como se podem por? não faço a minima ideia... )

Medidas do telhado:
> rectângulo com 7,65m de largura e 6,20m de altura
- no canto superior direito tem uma chaminé (+/- quadrada) que retira 0,75m de largura (ficando com 6,90m)
- no meio do rectângulo tem uma velux. Ficando este espaço à volta da velux: » 2,20m para cima; » 2,20m para baixo; » 3,10m para a esquerda e » 3,00m para a direita
(espero ter sido esclarecedor, aconselho a fazer um esquema à medida que vão lendo as instruções)
."


Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por visitante1 »

Vai ser preciso alguma ginastica para encaixar ai em cima uma potencia razoavel...

os paineis e os inversores... na maioria dos casos é apenas uma questão de mercado.
Em qualquer uma dessas marcas correntes os preços de revenda se situam entre os 0,45 e 0s 0,60€/W, depois são inflacionados consoante a procura, é como tudo.
O fronius por exemplo tem uma cotação por aí acima dos 2000€ na realidade consegue-se por cerca de 800+imposto!!! no entanto como está bem cotado e com muita procura o preço sobe, a qualidade tanto é boa a 2000€ como a 1000€...

depois há os paineis topo, são por exemplo os japoneses, mas será que compensa uns assim!!!, e mesmo assim pedem balurdios por eles também porque o preço de chegada deles cá já é muito maior, por cada Kyocera ou Sanyo vendido cá vendem-se 1000 dos outros.
eu tenho uma micro com Kyocera o meu vizinho tem "marca corrente" não vejo diferenças que justifiquem a diferença de preço!!!
por isso na maioria dos casos são apenas mitos.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por suntroika »

Eu não aplicaria Q-Cells, a fábrica já faliu uma vez (foi comprada por coreanos) e nunca se sabe se não volta a acontecer proximamente.
Entendo que qualquer das marcas referidas atrás são adequadas. eu aplicaria 20 paineis de 245/250W com inversor solarmax.
quanto às dimensões é uma questão de enquadrar os paineis, mas se for o caso e tens dúvidas aplica 18 paineis.

fkd Escreveu:e Paineis Qcells?... não vejo referências, tenho um orçamento (Bom preço) com eles... Alguém me sabe dizer alguma coisa?
podem ser equiparados a quê/qual marca?
Alguém tem uma ideia do que valem?


Outro dado é que no meu telhado não sei se cabem 20 paineis... (como se podem por? não faço a minima ideia... :? )

Medidas do telhado:
> rectângulo com 7,65m de largura e 6,20m de altura
- no canto superior direito tem uma chaminé (+/- quadrada) que retira 0,75m de largura (ficando com 6,90m)
- no meio do rectângulo tem uma velux. Ficando este espaço à volta da velux: » 2,20m para cima; » 2,20m para baixo; » 3,10m para a esquerda e » 3,00m para a direita
(espero ter sido esclarecedor, aconselho a fazer um esquema à medida que vão lendo as instruções).


Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Acabaram as brincadeiras!... :(
Já me foi atribuida potência... :D

Alguém mais me pode dar umas dicas?
aqui ou aqui:
(Instaladores de qualidade com preço acessivel) - http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 77&t=17013


Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Celestino »

fkd Escreveu:
pnunes Escreveu:meta 20 a 22 de 250w com solarmax e deve ficar bem servido
quanto ás marcas deles... sem stress anda tudo a volta do mesmo
...Por outro lado é preciso que caibam, como eu já disse:
"...é que no meu telhado não sei se cabem 20 paineis... (como se podem por? não faço a minima ideia... )

Medidas do telhado:
> rectângulo com 7,65m de largura e 6,20m de altura
- no canto superior direito tem uma chaminé (+/- quadrada) que retira 0,75m de largura (ficando com 6,90m)
- no meio do rectângulo tem uma velux. Ficando este espaço à volta da velux: » 2,20m para cima; » 2,20m para baixo; » 3,10m para a esquerda e » 3,00m para a direita
(espero ter sido esclarecedor, aconselho a fazer um esquema à medida que vão lendo as instruções)
."

Obrigado
Com essas medidas, considerando as dimensões dos meus Luxor e pressupondo que o acesso é pela "Velux", consigo lá colocar 23 painéis:
fkd.png
Aqui não irão haver desculpas por falta de espaço...
Com jeitinho até lá cabem 24! Mas não nos podemos esquecer que, nem que seja para as limpezas, será necessário espaço para circular por lá...
Última edição por Celestino em segunda abr 01, 2013 2:46 pm, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

Uma coisa é certa!
Antes de uma pessoa avançar para investimentos desta ordem! Deve ponderar qual as melhores opções no mercado, para depois não haver arrependimentos......

Mas na realidade há material, que à partida se diz que tem menos qualidade!
Mas vão ter a mesma rentabilidade, que o tal "Supostamente melhor".
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Obrigado Celestino. Até agora todos me apresentaram soluções no máximo com 20 paineis, e sempre na vertical. Falavam-me sempre em que o ideal seria 18. 7+7 (em cima e em baixo da velux) e 2+2 em cada lado da velux. Este esquema que me apresentas é para mim uma verdadeira surpresa. Mas acho que deve esta demasiado nos limites pois o meu telhado tem continuação no do vizinho. É uma casa geminada e o telhado continua para a casa do vizinho (por um lado é positivo pois não tem muretes, sombras)... mas se calhar não convem ir muito para os limites!...
Por outro lado,
entre os paineis não tem que ficar uma zona de passagem, para os limpar? o espaço que aparece no esquema é suficiente?

Quanto ao comentário do Emanuel Couto, agradeço, compreendo mas gostava que fosses mais claro... (o que devo evitar? o que devo procurar?... etc...)
O que me dizes é uma regra básica, mas aplicada a cada caso é que tem que se ver... e para quem não percebe nada como eu todos os conselhos são importantes. Se não quiseres ser tão claro e falar de marcas aqui (embora não veja qual o problema, compreendo) manda por mensagem privada que eu agradeço.
Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Celestino »

fkd Escreveu:Obrigado Celestino. Até agora todos me apresentaram soluções no máximo com 20 paineis, e sempre na vertical. Falavam-me sempre em que o ideal seria 18. 7+7 (em cima e em baixo da velux) e 2+2 em cada lado da velux.
Com as medidas apresentadas (6,90m) não cabem 7 painéis na vertical (considerando as dimensões dos meus).
fkd Escreveu:Este esquema que me apresentas é para mim uma verdadeira surpresa. Mas acho que deve esta demasiado nos limites pois o meu telhado tem continuação no do vizinho. É uma casa geminada e o telhado continua para a casa do vizinho (por um lado é positivo pois não tem muretes, sombras)... mas se calhar não convem ir muito para os limites!...
Obviamente que exagerei na quantidade de painéis. Era só para demonstrar que se arranjava forma de "encaixar" os painéis que fossem necessários.
Tomara eu ter tido apenas estes problemas quando instalei a minha MP. As sombras da chaminé "partiram-me a cabeça" quanto à forma de dispor os painéis... Mas acho que consegui estar perto da optimização das perdas por elas causadas.
fkd Escreveu:Por outro lado, entre os paineis não tem que ficar uma zona de passagem, para os limpar? o espaço que aparece no esquema é suficiente?
Este é um aspecto muito importante! A malta não se pode esquecer que vai ter que andar pela zona algumas vezes e o espaço para circular tem muito valor...

Para 20 painéis, esse telhado tem espaço para tudo... Várias configurações se podem aproveitar. Só um exemplo:
fkd20.png
Anexos

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

É melhor não começar a mencionar fabricantes/vendedores nesta secção!

O que estava a dizer-te de uma maneira generalizada é que nem sempre os materiais, que à partida, são superiores a outros por uma questão de marca de renome, maior fator de eficiência energética, qualidade dos componentes etc!.

Por exemplo!
Toda a gente sabe que os painéis mono são mais eficientes que os Painéis Policristalinos.

Pois os mono são mais caros!
Normalmente os fabricantes do painéisPolicristalinos compensam isto com painéis maiores!

Pois se uma pessoa tem um bom espaço para montar os painéis, comprando os mais baratos, e no final, vai obter a mesma rentabilidade dos mais caros.

Isso tb pode-se aplicar às marcas dos vários equipamentos!
É uma questão de se ajustar os equipamentos as nossas necessidade...... com uma boa relação preço/qualidade!

Se estiver interessado! Posso lhe enviar por (pm) alguns vendedores destes equipamentos.

Boa sorte.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Obrigado a ambos.
Parece-me que a fila de cima está muito junto à chaminé e pode levar sombras... pela manhã!
Emanuel agradecia a tal mp, obrigado.
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Celestino »

fkd Escreveu:...Parece-me que a fila de cima está muito junto à chaminé e pode levar sombras... pela manhã!
Correcto e afirmativo... 8-)
Como disse, isso era um exemplo! Apenas me cingi às informações dadas...
fkd Escreveu:Estrutura fixa, em telhado virado a sul sem sombras e com inclinação a +-25 %
Por isso, juntei o boneco para se "brincar aos legos" considerando as especificidades de quem conhece o local em pormenor...
Pode-se aproveitar por exemplo o boneco que juntei com 24 painéis e ir tirando nos locais onde andam as sombras...
Mas isso é um trabalho para ser feito pelo fkd ou por quem conheça concretamente o local. Cada caso é um caso...
Bom trabalho ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Vou sublinhar questões que já te mencionei em mp. Se precisares de limpar a caleira, como fazes?
Na cumieira, idem...
Nas partes laterais como vais fazer a circulação? É que se for preciso, pelo menos tem que haver forma de ir lá. ;)
A janela, permite passar livremente?
A chaminé interfere?
Entre os painéis, há 1/2 cm de afastamento para que se faça a circulação de ar? Não deve haver?
Já tens ideia da dimensão deles? Entre mono e poli, normalmente há uma variação significativa das dimensões.
Pega no desenho do telhado e vai lá metendo rectângulos. Nem que seja recortados à escala e já ficas com uma ideia.
Se eles te dizem que não, ou hesitam, quanto ao facto de caberem 20, cautela! :oops:
Mas essas preocupações devem ser do instalador! Para ti é bom saber se cabem ou não, mas é mais importante avaliar a capacidade e seriedade do instalador. :o

BondadeSua

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

É verdade, Celestino, afirmei que o telhado não tinha sombras, mas não estou seguro que pela manhã, e se ficar um painel a 10/ 20 cm da chaminé, não faça alguma sombra... Mas tenho a certeza que se na tua primeira solução (esquema) retirar o painel da fila superior á direita, não fica com qualquer sombra (Estoy seguro! :) )

É bem visto Bondadesua, tenho de considerar todos esses factores... se calhar primeiro tenho de ver quais os paineis, para saber as dimensões e então ver se e como cabem... :?
Pelo menos ter uma ideia... ficando por exemplo entre 2 marcas de paineis...
Quanto a mono ou poli já tinha de cidido que o melhor seria mono, mas hoje depois de uma visita de um instalador (futursolutions) fiquei na dúvida novamente!...
Bondade, falas das dimensões porquê? quais são os maiores? os Poli?... Isso quer dizer que os mono são mais eficientes?... :?:
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Responder

Voltar para “Projectos”