Microprodução 1.7kW - Lisboa

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Aqui em casa já somos microprodutores desde 2009. Entrámos logo no primeiro concurso que houve para o regime bonificado da microprodução, tendo o sistema ficado instalado e a funcionar em meados de Maio de 2009. Como a nossa potência contratada é 3.45kVa, o máximo que pudémos instalar for 1.7kW. Em termos de espaço também não dava para mais.
Não sei qual a marca dos painéis, mas o inversor incial era um SunnyBoy.
À partida tínhamos um handicap, que é o prédio que se vê na foto, que esconde o sol nas últimas horas da tarde, o que sabíamos que ia atrasar o ROI.
Mas depois disso ainda tivemos mais alguns azares, como a casa que foi contruída posteriormente, que está a sul dos paíneis, que com o seu sitema AQS em cima faz mais alguma sombra nos painéis, particularmente no inverso.
No ano passado tivemos uma valente chatice, que foi que o nosso inversou ficou danificado quando houve uma tempestade valente em Outubro. A companhia de seguros fugiu com o cú à seringa, apesar de termos o sistema incluído no seguro da casa, alegando que não havia provas de como tinha sido danos da tempestade a estragar o inversor (apesar de na mesma tempestade ter ficado com a BOX da zon frita, bem como um dos circuitos da TV). Lá gastei mais uma pipa de massa num inversor novo, um Kaco, que decididamente me pôs ainda mais longe do ROI. O lado positivo é que desde que temos o novo inversor, parece que a produção aumentou. Obtivemos recordes de produção em vários meses deste ano, comparativamente a períodos iguais de anos anteriores.

Enquanto a tarifa bonificada compensar vamos mantendo o sistema. Se a certa altura o preço de venda for miserável, então talvez pense em torná-lo para autoconsumo utilizando baterias.

Imagem
Imagem


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por apr »

Obrigado por partilhares, segundo as tuas previsōes quanto falta para o ROI?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por jmlflorencio »

Que chatice esses contratempos... Mas ainda bem que o projecto continua em funcionamento. Ainda tem uns anos (2?) de tarifa bonificada, certo? E depois mais 15 anos de venda ao preço da tarifa normal? Essas condições serão sempre mais vantajosas que o regime em autoconsumo, creio...
Sobre essas construções recentes que fazem sombra, não dá para mover os painéis mais para 'trás'?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por PaulOL »

Boas rnlcarlov,

Quando teve problemas com o inversor, deduzo que queimou ou algo do género, para ser obrigado a substituí-lo por um novo, ao accionar o seguro não accionou "Riscos Eléctricos", ou foi só "Tempestades" ?

Pergunto isto porque já tive problemas em outros equipamentos que queimaram (não o inversor) cá em casa e ao abrigo desta clausula, pagaram-me equipamento novo, mas é preciso um relatório técnico bem elaborado, obviamente por um técnico credenciado, para a seguradora não fugir com o "rabo há seringa".

Já agora esclareço o amigo "jmlflorencio", o regime bonificado tem uma 1ª fase de contrato como o 1º. ano (ano zero) + 5 anos, com valor fixo (€/Kwh), depois tem a 2ª. fase mais 10 anos com valor decrescente todos os anos, até perfazer os 15 anos de contrato. Quero com isto dizer que o amigo "rnlcarlov" já se encontra na 2ª fase do contrato (valor decrescente).

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por Emanuel Couto »

E não dizias nada... :)

Pois... tiveste alguns azares... pelo menos agora está tudo ok.

Parabéns pelo projeto.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por jmachado »

jmlflorencio Escreveu:...
Sobre essas construções recentes que fazem sombra, não dá para mover os painéis mais para 'trás'?
Ou elevá-los?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

PaulOL Escreveu:Boas rnlcarlov,

Quando teve problemas com o inversor, deduzo que queimou ou algo do género, para ser obrigado a substituí-lo por um novo, ao accionar o seguro não accionou "Riscos Eléctricos", ou foi só "Tempestades" ?

Pergunto isto porque já tive problemas em outros equipamentos que queimaram (não o inversor) cá em casa e ao abrigo desta clausula, pagaram-me equipamento novo, mas é preciso um relatório técnico bem elaborado, obviamente por um técnico credenciado, para a seguradora não fugir com o "rabo há seringa".

Já agora esclareço o amigo "jmlflorencio", o regime bonificado tem uma 1ª fase de contrato como o 1º. ano (ano zero) + 5 anos, com valor fixo (€/Kwh), depois tem a 2ª. fase mais 10 anos com valor decrescente todos os anos, até perfazer os 15 anos de contrato. Quero com isto dizer que o amigo "rnlcarlov" já se encontra na 2ª fase do contrato (valor decrescente).
Como depois de chamarmos o representante da marca eles nos trocaram o inversor, depois já não deu para chamar um técnico credenciado, e o relatório da marca pelos vistos não lhe serviu. Bem, o resultado foi que mandámos o seguro à fava e mudámos para outro que tinha condições mais vantajosas.

Sim, este ano entrei na 2ª fase. Durante os primeiros anos tive 0.65€/kWh. Este ano está nos 0.35€/kWh

Quanto a "levantar" os painéis, assumindo que há uma forma prática de o fazer, isso vai implicar mais despesas com material e instalação. Tendo em conta que agora todos os anos o preço de venda vai baixar, e as sombras do prédio só afectam mais o sistema durante o Inverno (durante o qual o tempo também não ajuda), não sei se será muito vantajoso.

O que eu gostava de perceber era se estes painéis estão ligados numa string ou duas. Não percebo muito do assunto para verificar. Supostamente, se cada conjunto de 4 painéis estiver ligado em paralelo com os outros 4, mesmo que a sombra afete um conjunto, o outro não é afectado. Mas se estiver tudo em série, uma sombra num afeta muito os outros, não é?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por JDuarte »

rnlcarlov Escreveu: O que eu gostava de perceber era se estes painéis estão ligados numa string ou duas. Não percebo muito do assunto para verificar. Supostamente, se cada conjunto de 4 painéis estiver ligado em paralelo com os outros 4, mesmo que a sombra afete um conjunto, o outro não é afectado. Mas se estiver tudo em série, uma sombra num afeta muito os outros, não é?
Boas,
Tem uma só string, logo a sombra ao afectar um painel irá afectar toda a string.
Cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

*sigh* Era o que eu suspeitava. Em condições como a da imagem observei uma produção de 600 e tal W, enquanto que em alturas do ano melhores vejo os painéis a produzir 1450W.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por CrOhN »

Se os paineis estivessem deitados em fez de estarem ao alto não seria tão grave.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

CrOhN Escreveu:Se os paineis estivessem deitados em fez de estarem ao alto não seria tão grave.
Pois, eu sei. Quando instalar noutro telhado 500w para autoconsumo., vou fazer questão de por os painéis deitados, pois no inverno posso apanhar alguma sombra na parte de baixo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Outro dia estive a compilar os kWh produzidos por mês, de acordo com o que vinha nas faturas da EDP:
Imagem

No final de 2014 foi o tal desastre com o inversor, pelo que três meses foram apanhados. Só percebmos que o inversor estava avariado quando nos veio a fatura do mês de Novembro a 0s.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por PaulOL »

É para isso que servem os alarmes para falha na produção (um simples disjuntor/interruptor serve), dava pela falta de produção logo no 1º dia e depois era só analisar a causa!... não ficava com quase 3 meses sem facturar.

... mas está sempre a tempo :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Em relação ao sombreamento da 1º fila de painéis, acho que agora percebo melhor como funciona numa situação como a que está na 1ª imagem.
Segundo percebi, num painel de 72 células como estes, tipicamente existem 3 díodos de bypass, colocados da seguinte forma:

Imagem

Uma vez que o sombreamento afecta as linhas de células mais abaixo, todos os díodos de bypass dos quatro painéis são requisitados. Ou seja a energia produzida pelo sistema provém unicamento da 2ª fila de painéis. A 1ª está completamente em modo bypass. Penso que isso quer dizer que numa situação como esta, é relativamente pouco relevante se existe uma ou duas strings, pois os quatro painéis sobreados é como se não existissem. A principal desvantagem em relação a um sistema de duas strings é que assim existe uma ligeira perda de voltagem devido aos díodos (0.4V por díodo, salvo erro).
Tudo certo até aqui?

Assim sendo, uma das poucas maneiras de dar a volta ao problema seria mudar a orientação da 1ª fila de painéis, talvez mudando para uma disposição deitada do tipo 2x2.
Deste modo, não só os dois painéis que ficavam por cima funcionavam sem sombreamente, como ainda era possível que os 2 debaixo tivessem um conjunto de células contribuir.
O problema é que se calhar não se conseguiria adaptar a estrutura, pois para um painel de 1x1,6m, na disposição atual os 4 ocupam 4m por 1.6, enquanto de deitados ocupariam 3.2 x 2m.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por CrOhN »

CrOhN Escreveu:Se os paineis estivessem deitados em fez de estarem ao alto não seria tão grave.
Como alguém já tinha dito à quase um ano atrás. ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Eu já sabia que era vantajoso ter os painéis deitados, mas não estava a ver como conseguiria pô-los nessa configuração no telhado. Até é óbvio, mas não me passou pela cabela deixar a 2ª fila como está e mudar apenas a 1ª. Mas acho que isso implica estrutura nova :?
E também espero que a altura maior de ter dois painéis deitados não faça sombra para a 2ª fila.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Aproveitei o Domingo solarengo para ver melhor como estão as sombras nesta altura do ano. Por volta do meio dia solar o cenário era este.

Imagem
Imagem

Ontem ainda estive a ponderar se recuando os painéis um pouco para trás funcionaria, mas tendo em conta a pouca margem de manobra que tenho para a 2ª fila não ficar à sombra não me parece que sirva de muito.

Orientar os painéis da 1ª fila na horizontal também vai provocar maior altura, logo é possível que a 2ª fila apanhe sombra se não tiver cuidado. Bom era poder elevar a estutura, mas não sei se isso é possível/seguro :?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por jpc »

E se fizesses uma estrutura nova e colocasses os 8 paneis na mesma 4/4.
Assim acabavas com o problema das sombras e melhoravas a produção.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

jpc Escreveu:E se fizesses uma estrutura nova e colocasses os 8 paneis na mesma 4/4.
Assim acabavas com o problema das sombras e melhoravas a produção.
Quer dizer tudo junto num dos lados do telhado, postos assim?

Imagem

Tenho medo é que seja muito peso concentrado para o telhado. E onde se arranja uma estrutura que sirva. Eu não sei fazer disto :cry:


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por masterchief »

Eu nao sou profissional como voces... mas vou lançar a ideia depois de ver as fotos

Se colocares 3 tubos do chao, o peso já vai ser distribuido (nao todo em cima do telhado)
Anexos
Nov. 13 16.44.jpg

Responder

Voltar para “Projectos”