Microprodução 1.7kW - Lisboa

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

masterchief Escreveu:Eu nao sou profissional como voces... mas vou lançar a ideia depois de ver as fotos

Se colocares 3 tubos do chao, o peso já vai ser distribuido (nao todo em cima do telhado)
Não quero dizer mal das artes gráficas de ninguém, mas confesso que fiquei um pouco :?:
:lol:

Mas penso que tenha ficado mais ou menos com uma ideia geral. Dizes que assentado a estrutura sobre a parede exterior (o limite esquerdo da imagem) evitava-se demasiado peso sobre as vigas de madeira. É isso?

Penso que para barrotes de madeira se usam normalmente parafusos de rosca dupla. O que se usa para colocar sobre uma parede?


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por masterchief »

:P é ideia geral haahha

tens barrotes de madeira por baixo? É uma casa de "arrumos"?

A ideia que me surgiu era pores os paineis todos no mesmo local, dai elevando na altura necessária para todos ficarem com o mesmo angulo.

Eu estava a pensar em arranjares um tubo com os metros necessarios e aparafusavas na parede que está à sombra todo o dia. Quantos metros sao necessarios para isso ficar tudo com o mesmo angulo?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por jmlflorencio »

Honestamente, com as fotos neste tópico, creio que o problema actual são mesmo painéis a mais.

Que tal meter os painéis que for possível numa estrutura só, deitados, e chegados atrás no telhado?

Quais são as medidas deles? Talvez caibam 6 painéis, em duas filas de 3... Sei que sobram 2, mas com esse sombreamento no inverno só 4 é que produzem de qualquer forma...

Será que não acabava por resultar melhor?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

jmlflorencio Escreveu:Honestamente, com as fotos neste tópico, creio que o problema actual são mesmo painéis a mais.

Que tal meter os painéis que for possível numa estrutura só, deitados, e chegados atrás no telhado?

Quais são as medidas deles? Talvez caibam 6 painéis, em duas filas de 3... Sei que sobram 2, mas com esse sombreamento no inverno só 4 é que produzem de qualquer forma...

Será que não acabava por resultar melhor?
É precisamente isso que estamos a discutir com a ideia do masterchief. Se bem que ficando todos atrás já não há necessidade de ficarem deitados pois aí a sombra não chega. Portanto seria alguma coisa como isto.
Imagem


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por masterchief »

Isto mesmo!


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por accoelho »

http://www.lusosol.com/fileiras.htm
Para ajudar nas contas mesmo que fque so com uma fila

Com mais meia duzia de tubos aproveitas tudo e faz so uma fila.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por jpc »

O telhado deve aguentar na boa, o peso não é assim tanto e está bem distribuído.
Podes utilizar os mesmos suportes mas tens de acrescentar altura num deles para que fique mais alto do que o outro tal como a imagem que publicaste.

Acho que se fizeres isso vai ficar uma maravilha :D
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Dado que os meus dotes de empreiteiro e de trabalhar com alumínios é nulo, preciso é de encontrar de alguém que me possa montar isso. Alguma ideia? (de quem não seja muito careiro, claro :P)


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por OliveiraF »

Em tempos fiz este desenho, e respectiva estrutura, pode ser que dê para alguma ideia.

Imagem


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por masterchief »

Eu tambem nao tenho dotes de serralheiro xD

Mas se comprares os dois tubos com uns 3 ou 4 metros (nao faço ideia da altura necessaria para elevar uma segunda fila nesse local!!! E aparafusares na parede!!!

Depois ou compras mais 2 tubos com as medidas de 2 paineis na vertical OU eu olhando assim, usas os que tens e aparafusas os dois formando um unico tubo.
Sinceramente como vejo que tens isso a nivel dos rés do chao, nao acredito que possa acontecer um azar de isso voar de um 2 andar por ai abaixo xD No meu caso tenho no telhado os meus eheheh o Ultimo que coloquei nem aparafusei na viga de cimento.... puz ali uns arames de electricidade enrolados e siga xD dei uns puxoes e o painel na descolou das telhas tá fino !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Atualmente as estruturas que tenho dão uma inclinação de cerca de 30º aos painéis, tendo 1,07 m de altura. Imagino que 2 paineis na vertical terão aproximadamente o dobro.
Mas estes painéis não estão ao nível do rés-do-chão. Estão em cima de um telhado. Naquele foto onde exerceste a tua veia artística eu estou em cima do telhado de uma garagem, que está mesmo colada à minha propriedade (o que foi uma valente ilegalidade, mas isso é outra história).
Localização àparte, não estou a conseguir visualizar bem aquilo que dizes. Neste momento tenho dois triângulos, um para cada fila. Encostar as duas filas é fácil. Posso até usar a estrutura que tenho de uma das filas. Agora a 2ª é que tem de ser elevada, mas não percebi se estavas a dizer para fazer uma espécie de paralelepípedo por baixo da estrutura atual ou se é outra coisa diferente.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por jpc »

Como vai a obra, já conseguiste fazer a alteração?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por masterchief »

se calhar nao vai

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Vou, mas não agora. Ainda estou na r€ssaca de outras obras mais importantes na casa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Microprodução 1.7kW - Lisboa

Mensagem por rnlcarlov »

Voltando a este assunto, comecei a pedir preços e assim por alto falaram-me em 500€ para o projecto. 300€ para o material e 200€ para a mão-de-obra.

Responder

Voltar para “Projectos”