O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Tudo que seja relacionado com Projectos

rucasman
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça nov 24, 2009 11:27 pm

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por rucasman »

[quote="mariap"]ajosemor, gostava realmente de ter a máquina da louça ligada ao aqs, mas o técnico não mostrou qualquer interesse ou conhecimento sobre o assunto, dizendo apenas que não era possível

olá maria.

isso irá carecer de obras de canalização... mas simples...
basta fazer um puxada de um cano de água quente em vez do que tem, fria...
o sistemas de aqs é o termosifão ou o forçado?
se for o ts, um circulador dará jeito...
espero ter sido util. qq dúvida, disponha.
cmpts

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

hoje, para variar vou fazer uma reza:
"oh s. pedro tu que nos deste tantos dias bem cinzentos sem sol e alguns com chuva suficiente para a agricultura e barragens, olha agora para os teus protegidos da nova raça de aproveitadores do sol. em troca nós prometemos-te um céu mais limpo. não deixes que este semeie a dúvida no espírito dos servos de deus"

caramba estou farto de dias cinzentos mesmo quando não chove. só me consolo por saber que as barragens estão cheias e que há água que chegue... pois se até um dia de produção zero já tive!!!

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por uggabugga »

parece que a reza já está a dar frutos.
aqui já se vê o sol, mas tens que rezar mais porque ainda está com muitas nuvens


EnergySeeker
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 31, 2009 2:39 pm

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por EnergySeeker »

[quote="ajosemor"]
caramba estou farto de dias cinzentos mesmo quando não chove. só me consolo por saber que as barragens estão cheias e que há água que chegue... pois se até um dia de produção zero já tive!!!

caros micro-produtores,
como sou nova por aqui e ainda entendo mal a remuneração/kwh do dl 363/2007 digam-me : estão ainda no ano zero da vossa micro-p a remuneração está a ser a 650 euros/mw ou quanto está agora a ser?
e no caso do ajosemor em 6 meses produziu quantos kw ?

sunny days for all

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

bem vinda energyseeker

a resposta às questões que colocas estão na página imediatamente anterior a esta.
boa sorte.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por Valter Silva »

ajosemor Escreveu:caramba estou farto de dias cinzentos mesmo quando não chove. só me consolo por saber que as barragens estão cheias e que há água que chegue... pois se até um dia de produção zero já tive!!!

saudações
foggggggggggooooooooooooo
ainda não bati tão no fundo
o minímo foram 0,8 kwh
no mês de dezembro o meu foram 180,30€ de produção
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

amigo valter

calma... como eu faço as leituras no contador não me dá indicações de fracções, só unidades. 0,8 no contador é zero pois não avança para o digito seguinte. em dezembro fiz também 181,35€. mas não me lembro de nos últimos anos haver tantos dias seguidos fortemente encobertos.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por uggabugga »

vocês estão noutro campeonato... em dezembro só fiz 136.95€.
mas estou com fé que em janeiro vou recuperar o atraso

vou fazer um ano no dia 26 de março e continuo a apontar para um valor entre 3700 e 3800 euros

abraço


nelo69
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: segunda jan 11, 2010 1:02 pm
Localização: Foros de Salvaterra

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por nelo69 »

boas .
sou novo por aqui e penso adquirir uma microproduçao de 3,68kw com seguidor.
tenho propostas desde 21000€ a 26000€ ,a mais aliciante compoe 20 paineis de 210wp,inversor fronios ig40,seguidor de 2 eixos sf28,montagem e obras incluidas,preço chave na mao 21000€.
que me dizem o material e bom e o preço?
ja agora quais os problemas e custo que pode ter os sistemas de seguidores solares?

aguardo conselhos.

bem ajam

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por jama »

nelo69 Escreveu:boas .
sou novo por aqui e penso adquirir uma microproduçao de 3,68kw com seguidor.
tenho propostas desde 21000€ a 26000€ ,a mais aliciante compoe 20 paineis de 210wp,inversor fronios ig40,seguidor de 2 eixos sf28,montagem e obras incluidas,preço chave na mao 21000€.
que me dizem o material e bom e o preço?
ja agora quais os problemas e custo que pode ter os sistemas de seguidores solares?

aguardo conselhos.

bem ajam
ora bem amigo,convem dizeres qual a marca e catacteristicas dos paineis,os seguidores dao cerca de 30% a mais de rendimento que um sistema fixo,mas realmente como é um equipamento mecanico,e com alguma electronica,para seguir o sol ,claro que esta sujeito a avarias,e quando avaria, claro acho eu que o sitema nao factura ,ou factura pouco,e penso eu que tem alguma munutençao anual,com respeito ao preço dos 21000€,com construçao civil incluido ,acho galinha muito gorda,e ja agora o registo?talvez a chave de todo este processo essa firma faz? .um conselho procure uma firma com alguma experiencia e perto do lugar da instalaçao do sistema ,porque se fores do norte e contratares uma empresa do sul o caso torna-se bicudo no caso das avarias.espero ter ajudado.cumprim.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

caro jama
tanto quanto sei aqui ninguém tem um sistema semelhante pelo que a avançares, e espero sinceramente que o faças, tens que desbravar o teu terreno. no entanto, a parte essencial é constituída pelos painéis. e para estes é que é precisa mais atenção. há uma instituição americana dedicada ao estudo e avaliação dos painéis a nível mundial, que os testa sobre vários pontos de vista e publica os seus resultados. é importante porque para além do rendimento dos mesmos em novos, há que atender a vários outros factores como por ex a estanquicidade. se os painéis ao fim de alguns anos não se mantiverem estanques, começa a entrar humidade que como sabemos faz muito mal aos aparelhos eléctricos. em novos todos são razoáveis e produzem, e ao fim de uns anos?
no meu caso todo o material é alemão estando os painéis classificados como dos melhores. o inversor sunnyboy também é alemão pelo que me assegurei razoavelmente quanto à qualidade.
o preço é bom mas, pelo que tenho visto tem vindo a cair como se esperava. há falta de melhor informação (o ineti penso que testou todos os aparelhos que constam da base de dados da dge na "renovaveisnahora") há que pedir um número razoável de orçamentos e pedir elementos sobre os equipamentos em que se baseiam.
boa sorte

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por A_mais »

valter silva Escreveu:
ajosemor Escreveu:caros amigos e companheiros de "trilho".

tenho a sensação de que já alguém tinha referido um valor para o seguro e fiquei convencido de que era bastante acessível. hoje estou farto de ler as nossas intervenções e ... não encontro nada.
sendo um assunto importante pois pode ocorrer uma contrariedade gostava que me dissessem se têm seguro, quais as coberturas e prémio.
tive uma proposta que ronda, para 25 000€ os 60-70€/ano em conjunto com um outro de recheio de casa.

obrigado

saudações
amigo ajosemor,


verifica nas tuas mps
fui eu que te enviei com propostas.....
esses valores que dizes são normais.... o meu prémio não te sei dizer, porque o que fiz foi acrescentar ao seguro de recheio que já existia.... as coberturas que coloquei:
->fenomenos da natureza
->actos de vandalismo (os meus paineis estão virados para a rua, e nunca se sabe quando não acham giro atirar-lhe uma pedra)
->riscos eléctricos (contador, inversor, modem)

abraço



tenho um problema com o seguro do fotovoltaico:

ainda não está instalado, mas deverá ser um sistema com seguidor.
uma vez que não está na "estrutura" da casa em si, o mediador não o pode considerar como "recheio"...

alguém tem forma para contornar este preciosismo??


atentamente
pss
ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

hoje a instalação perfez 1 ano de produção. assim sendo é importante fazer um balanço sobre o comportamento da mesma.
recordo que ao completar 6 meses, em 09 nov 2009 escrevi:
caros companheiros de fórum.

assinalo amanhã mais uma data duplamente importante. por um lado, completo 6 meses de produção e por outro atinjo, ou ficarei muito próximo, de um valor produzido correspondente a cerca de 10% do investimento efectuado.
se na parte restante do ano produzisse o mesmo valor, o que obviamente não é expectável pois temos pela frente o inverno com os seus dias curtos e nublados, e nos próximos anos a produção também fosse idêntica, a amortização estaria concluída em mais ou menos cinco anos.
pelo que acabo de dizer, e tendo em atenção o custo do capital, a previsão feita inicialmente de uma amortização total em cerca de sete anos é a mais certa.


já agora o valor em que me baseio é o seguinte:
- custo aproximado 25000 €;
- energia necessária a 650 €/mwh = 38,46 mwh
- energia vendida em 6 meses = 3,846 mwh correspondendo aos 10%
hoje, precisando os dados indicados, temos:
- energia produzida e vendida no período de 1 ano ……………….± 6 000 kwh
- valor da energia ……………………….. 6 000 kwh x 0,650 €/kwh = 3 900 €
- valor recebido em sede de irs 777 €
- custo exacto 24 500 €
- custo descontando irs 23 723 €
- energia necessária para retorno total do capital 23 723 € / 0,650 € por kwh = 36 500 kwh
- tempo de recuperação com produção igual, 36 500 kwh / 6000 kwh ± 6 anos

este tempo não é obviamente rigoroso pois por um lado a partir dos 5 anos a tarifa é reduzida mas por outro lado também é verdade que não são expectáveis muitos invernos com tão pouca insolação como o que passou. no entanto, como estes efeitos são contraditórios o cálculo parece-me poder ser considerado bastante fiável.
assim sendo os cálculos iniciais que situavam o retorno entre 6-7 anos continua a ser realista.
em próxima intervenção colocarei gráficos ilustrativos e eventualmente outros comentários.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por mauri »

ajosemor,
durante um ano já se pode tirar conclusões sobre um investimento e pelo que parece tem sido bom.
no entanto aconselhava a fazer uma base de dados, não só mensal como anual.
só assim, no final terás a conclusão de ser ou não positivo o investimento.
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

obrigado pela sugestão. eu tenho essa base de dados desde o inicio e gráficos de produção diária, mensal e anual. em breve partilharei alguns desses gráficos.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

como prometido coloco hoje um gráfico que inclui o mês de abril de 2010 completo, ou dizendo melhor, de 23 março a hoje 23 de abril. pareceu-me melhor raciocinar com base nestes dados uma vez que o mês de abril de 2009 só contou com 16 dias pois tendo sido ligado dia 07 foi lido dia 23.

Imagem

a média mensal atingida foi nas condições referidas e representadas no gráfico de 483,2 kwh e 314,1€.
como facilmente se pode ver houve 6 meses acima da média, abril a setembro inclusive, e 6 meses abaixo da média no período de outubro a março inclusive. destes. outubro foi o melhor e dezembro e janeiro os piores.
parece-me que o sistema tem uma boa produção embora ainda não a tenha comparado com as previsões do projecto o que tenciono fazer em breve.
gostaria igualmente de comparar com outras instalações de companheiros de fórum mas ou a actividade no fórum diminuiu ou não tenho recebido alertas dos posts. também vou pesquisar.

saudações


saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por jama »

ajosemor Escreveu:como prometido coloco hoje um gráfico que inclui o mês de abril de 2010 completo, ou dizendo melhor, de 23 março a hoje 23 de abril. pareceu-me melhor raciocinar com base nestes dados uma vez que o mês de abril de 2009 só contou com 16 dias pois tendo sido ligado dia 07 foi lido dia 23.

Imagem

a média mensal atingida foi nas condições referidas e representadas no gráfico de 483,2 kwh e 314,1€.
como facilmente se pode ver houve 6 meses acima da média, abril a setembro inclusive, e 6 meses abaixo da média no período de outubro a março inclusive. destes. outubro foi o melhor e dezembro e janeiro os piores.
parece-me que o sistema tem uma boa produção embora ainda não a tenha comparado com as previsões do projecto o que tenciono fazer em breve.
gostaria igualmente de comparar com outras instalações de companheiros de fórum mas ou a actividade no fórum diminuiu ou não tenho recebido alertas dos posts. também vou pesquisar.

saudações


saudações
muito bem está excelente, já agora qual é a leitura no inversor ,em relaçao ao contador?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

a produção total que me é indicada no meu pc era ontem ao fim do dia de 6355 kwh e no contador de 6282 kwh havendo portanto uma diferença de cerca de 1,147%.
rectificado pelo autor conforme adiante se vê!: mauri
a indicação no computador é conseguida, e penso que nunca referi isto, por uma ligação ao inversor por cabo rs232 com cerca de 8 metros.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por mauri »

ajosemor Escreveu: gostaria igualmente de comparar com outras instalações de companheiros de fórum
a base de dados é um exemplo como todos podem fazer: está óptima!
depois para complementar, falta fazer outra para anual.
quanto a comparação com outras podia-se se todos quisessem dar seus dados para o link (conforme lá indicado),
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=77&t=12509
e ir actualizado e comparando, mas parece que ninguém está disposto a partilhar os seus dados em plano global!.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: O meu diário de microprodutor em fotovoltaico

Mensagem por ajosemor »

peço desculpa mas na anterior intervenção onde refiro o valor de 1,47% devia ter posto 1,147% como facilmente se verifica pela relação entre os valores de produção indicados (inversor-contador).

saudações
rectificado no local certo: mauri
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Responder

Voltar para “Projectos”