Gostaria de sugerir um regulador de tensão
-
- Membro Silver
- Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão
Olá a todos!
Caro josenir, favor sanar umas dúvidas sobre regulador de tensão:
A sugestão de cozinhar e desmontar o transformador de PC, é para aproveitar o fio do mesmo? O núcleo de ferrite é crítico com relação ao tamanho/formato?
Estando o gerador ligado em uma bateria, se eu efetuar um teste nos polos da bateria, aparecerá um valor que indique que a tensão está acima de 14,5V? Ou será que o multímetro não irá apresentar uma tensão acima de 14,5 devido ao fato de a bateria absorver o excedente?
Obrigado.
A sugestão de cozinhar e desmontar o transformador de PC, é para aproveitar o fio do mesmo? O núcleo de ferrite é crítico com relação ao tamanho/formato?
Estando o gerador ligado em uma bateria, se eu efetuar um teste nos polos da bateria, aparecerá um valor que indique que a tensão está acima de 14,5V? Ou será que o multímetro não irá apresentar uma tensão acima de 14,5 devido ao fato de a bateria absorver o excedente?
Obrigado.
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Os núcleos de ferrite são um pouco criticos, pois existe uma variedade muito grande, para variadas frequências de trabalho. Para este projeto ele não é muito crítico, mas é melhor não arriscar, e usar o transformador das fontes chaveadas de PC, que são relativamente fáceis de encontrar e servem perfeitamente.fgsouza68 Escreveu:Olá a todos!
Obrigado.
A ideia de cozinhar é apenas para derreter a cola e possbilitar a desmontagem, mas nada impede que se reutilize o fio.
Se pretende medir a tensão de saída do regulador, deve fazer a medida com ele desligado da bateria. Com certeza a ligação na bateria vai influenciar a medida.
Se pretende testar o gerador ligado direto na bateria, sem regulador, o que vai acontecer é que, enquanto a bateria estiver descarregada, vai sedgurar a tensão abaixo de 16V. Mas tão logo ela esteja carregada, a tensão vai continuar subindo. Quando passar de 18V, a solução da bateria vai começar a ferver, e ela vai se deteriorar. E essa evolução da tensão pode ser vista no multímetro, sim.
-
- Membro Silver
- Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Ok Josenir! Obrigado.
Consegui montar meu estator (obrigado por isso), quando puder dê uma olhada no tópico "Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado" onde postei umas fotos.
Consegui montar meu estator (obrigado por isso), quando puder dê uma olhada no tópico "Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado" onde postei umas fotos.
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Boas josenir verifique recentemente devido a uns dias de vendaval que o regulador de tensão aqui postado por ti peste demasiado calor pelos IRFZ44, que estão ligados em paralelo pois o pequeno dissipador de calor estava bastante quente, e o SLB também estava quente ,tendo inclusive queimado o condensador de 1000nf ,verifiquei ainda que a tensão subiu ao 30v, tendo também o led de carga deixado de funcionar, será que queimou alguma resistência que está ligada ao led, o sistema encontra-se a trabalhar.
Como posso ter uma leitura da corrente á saída do regulador pois só consigo fazer a leitura na entrada.
Como posso ter uma leitura da corrente á saída do regulador pois só consigo fazer a leitura na entrada.
-
Deve ter ocorrido uma situaão de sobrecarga. A tensão subiu muito devido ao banco de baterias ser insuficiente para armazenar a energia produzida. Talvez o regulador não tenha potência suficiente para o gerador.carioca Escreveu:Boas josenir verifique recentemente devido a uns dias de vendaval que o regulador de tensão aqui postado por ti peste demasiado calor pelos IRFZ44, que estão ligados em paralelo pois o pequeno dissipador de calor estava bastante quente, e o SLB também estava quente ,tendo inclusive queimado o condensador de 1000nf ,verifiquei ainda que a tensão subiu ao 30v, tendo também o led de carga deixado de funcionar, será que queimou alguma resistência que está ligada ao led, o sistema encontra-se a trabalhar.
Se o led parou de funcionar, provavelmente queimou, por excesso de tensão. Pode-se retirá-lo do circuito para testar com um multímetro, ou substituí-lo por um novo. Depois de um acontecimento deste é bom revisar tudo.
Na saída você pode ligar o amperímetro em série, entre o regulador e a bateria, da mesma forma que faz na entrada.
-
- Membro Silver
Boas tarde josenir eu tenho 8 baterias de 24Amp, liguei o amperímetro á saída do regulador para as baterias e o ponteiro não se mexia contrariamente ao liga-lo antes do regulado, será que a potência se perde no regulador? no que diz respeito ao led já liguei outro e não funcionou. verifiquei a voltagem e nada.
-
Provavelmente os RFZ44 estão em curto-circuito. Retire-os do circuitos para medir com um multímetro ou substitua-os. Nestas condições não deve estar chegando alimentação para o led.carioca Escreveu:Boas tarde josenir eu tenho 8 baterias de 24Amp, liguei o amperímetro á saída do regulador para as baterias e o ponteiro não se mexia contrariamente ao liga-lo antes do regulado, será que a potência se perde no regulador? no que diz respeito ao led já liguei outro e não funcionou. verifiquei a voltagem e nada.
-
- Membro Silver
Boa noite mesmo com os IRFZ em curto circuito pode ter tensão na saída ?, é o que está a acontecer aparentemente o regulador está a funcionar normalmente com uma tensão de saída de 14 v + -, acendendo o led de partida,.
Como posso testar os IRFZ44 ?
-
Para testar os IRFZ44, como qualquer outro MOSFET de potência, use um multímtero analógico na escala OHMs x 10. Teste a continuidade entre o pino 1 (gate) e os demais pinos, nos dois sentidos, não deve apresentar qualquer medição. Ou seja, o ponteiro do multímetro não seve se deslocar. Se o ponteiro se deslocar, uma das junções estará em curto. E neste caso o transistor estará com defeito.carioca Escreveu:Boa noite mesmo com os IRFZ em curto circuito pode ter tensão na saída ?, é o que está a acontecer aparentemente o regulador está a funcionar normalmente com uma tensão de saída de 14 v + -, acendendo o led de partida,.
Inicialmente encoste o terminal preto do multímetro no gate e em seguida o vermelho em cada um dos dois outros pinos do transistor. Para testar no sentido inverso, encoste o terminal vermelho do multímetro no gate, e em seguida o preto nos dois outros pinos.
-
- Membro Silver
boa noite josenir tinhas razão os Irfz44 estavam queimados agora está tudo a funcionar bem, gostaria de saber qual é o valor maximo de corrente que o circuito pode tolerar, para eu por um fusível?
-
Embora o Datasheet do IRFZ44 informe que ele suporta 50A, para um circuito com dois componentes destes em paralelo, como é o nosso caso, recomendo não exceder 30A.carioca Escreveu:boa noite josenir tinhas razão os Irfz44 estavam queimados agora está tudo a funcionar bem, gostaria de saber qual é o valor maximo de corrente que o circuito pode tolerar, para eu por um fusível?
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm
Re: Existem dois CI´s na placa, com certeza
ola professo JosenirJosenir Escreveu:existem dois ci´s na placa, com certeza. veja se este desenho está mais claro.carioca Escreveu:não sei se me fins entender, o que eu quis dizer é que na placa impresa só existe um quadrado com oito pinos , presumo que será para colocar um ci, correcto, como coloco dois?
por fvr, esse regulador serve p/ meu aerogerador de imas de hd? creio que ira produzir 14 volts x 4a 50 wats em funcao de meus ventos fracos
vc tem esse regulador p/ venda ? se tiver qto custa $$$? ou ao menos a placa p/ montar um
sds Lula
-
Re: Existem dois CI´s na placa, com certeza
Sim, este serve para gerador de imãs, mas ainda não tenho para venda, nem a PCI.lulagalter Escreveu:ola professo Josenir
por fvr, esse regulador serve p/ meu aerogerador de imas de hd? creio que ira produzir 14 volts x 4a 50 wats em funcao de meus ventos fracos
vc tem esse regulador p/ venda ? se tiver qto custa $$$? ou ao menos a placa p/ montar um
sds Lula
-
- Novo membro
- Registado: sexta nov 09, 2012 11:12 pm
Ola Josenir,gostaria de saber se esse regulador tem o seu minimo de tensão gerado pelo gerador eo máximo de tensão?ou seja,com o minimo de tensão a bateria esta carregando ou só carrega quando o gerador esta gerando 13.8V?
Muito obrigado pela a atenção e fique com Deus.
Alguns motores DC.
2 Baterias 12V/12AH
1kg fio cobre esmaltado 26 AWG
1Kg fio cobre esmlatado 20 AWG
Por enquanto é só.
2 Baterias 12V/12AH
1kg fio cobre esmaltado 26 AWG
1Kg fio cobre esmlatado 20 AWG
Por enquanto é só.
-
Esse regulador eleva a tensão do gerador quando está abaixo da tensão da bateria, e limita o peso do gerador na turbina. Mas tem um pequeno ponto fraco: não limita a tensão máxima. A ideia é usar um banco de baterias bem maior do que a capacidade do gerador para evitar que as baterias sejam sobrecarregadas por excesso de carga.WMelectronics Escreveu:Ola Josenir,gostaria de saber se esse regulador tem o seu minimo de tensão gerado pelo gerador eo máximo de tensão?ou seja,com o minimo de tensão a bateria esta carregando ou só carrega quando o gerador esta gerando 13.8V?
Ando estudando um meio de melhorá-lo.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am
Olá craques da electrónica... 
Sou um tipo sem conhecimentos nesta área, mas pretendo montar este regulador para o meu 1º gerador (claro que depois farei um tópico com a sua descrição e desenvolvimento!). Mas queria saber que tipo de PCI é que devia ser usada. Vi numa loja que existem daquelas placas para serem impressas a lazer, outras toda furada e em linhas e outras todas furadas e em pontos. Já tenho os componentes todos, só falta a placa e inscrever/descrever o circuito nela. Podem-me dar algumas dicas?
Podem me mostrar o aspecto final dela? Sei que o membro Carioca já publicou duas fotos da parte superior da PCI dele, mas e por baixo? Como ficou? Cheia de fios ou com o circuito impresso?
Muito obrigado.

Sou um tipo sem conhecimentos nesta área, mas pretendo montar este regulador para o meu 1º gerador (claro que depois farei um tópico com a sua descrição e desenvolvimento!). Mas queria saber que tipo de PCI é que devia ser usada. Vi numa loja que existem daquelas placas para serem impressas a lazer, outras toda furada e em linhas e outras todas furadas e em pontos. Já tenho os componentes todos, só falta a placa e inscrever/descrever o circuito nela. Podem-me dar algumas dicas?
Podem me mostrar o aspecto final dela? Sei que o membro Carioca já publicou duas fotos da parte superior da PCI dele, mas e por baixo? Como ficou? Cheia de fios ou com o circuito impresso?
Muito obrigado.
-
- Membro Silver
boa noite se procurares existe lá um ficheiro que tem o circuito impresso pronto a imprimir.pedrotfmendes Escreveu:Olá craques da electrónica...
Muito obrigado.
http://novaenergia.pt/forum/download/file.php?id=1252
Podes comprar uma placa de circuito impresso cobreada, aplicas en cima a cópia feita em impressora de laser ou toner, passas com o ferrro de engomar, retiras o papel em banho maria com a ajuda de detergente da loiça, e depois colocas numa solução de 3 parte e agua oxigenada uma de acido muriático, até comer o cobre e voilá.
-
- Membro Dedicado
Sim, eu vi que existia várias versões do regulador em .PCB (para abrir com o programa ExpressPCB), optei por fazer o download da última versão. Não sei se a sua versão de .doc estará actualizada, mas obrigado por disponibilizá-la! Sobre a impressão na placa, acho que vou optar pelo cloreto de ferro em vez do acido muriático. Mas depois de ter o circuito em cobre, e com os vários componentes soldados, o que se usa para proteger o circuito contra a ferrugem?
Além disso, outra questão. Não consegui obter o SBL2040, tenho um SBL1040CT e um SBL1645CT, qual é o mais indicado?
Além disso, outra questão. Não consegui obter o SBL2040, tenho um SBL1040CT e um SBL1645CT, qual é o mais indicado?
-
Como a placa é de cobre, não vai enferrujar, só vai oxidar, o que não é um grande problema. Em todo caso, pode-se proteger a parte cobreada com verniz, depois que a placa estiver pronta e testada.pedrotfmendes Escreveu:Sim, eu vi que existia várias versões do regulador em .PCB (para abrir com o programa ExpressPCB), optei por fazer o download da última versão. Não sei se a sua versão de .doc estará actualizada, mas obrigado por disponibilizá-la! Sobre a impressão na placa, acho que vou optar pelo cloreto de ferro em vez do acido muriático. Mas depois de ter o circuito em cobre, e com os vários componentes soldados, o que se usa para proteger o circuito contra a ferrugem?
Quanto ao SBL1040, não é um componente crítico, pode ser substituido por um dos componentes indicados.
-
- Membro Dedicado
Ok. Esclarecido! Muito obrigado a ambos!