Então, Josenir acabei de desmontar o estator do meu alternador, cada bobina tem 12 fios, então devo fazer uma nova enrolação com 36 voltas cada bobina com uma bitola 2 degraus a mais, da atual do alternador começando a enrolar. a ligação e em forma de estrela ? sobrando as pontas. vou seguir o esquema de ligação da pagina 27.daniel.espadeti Escreveu:ok, vou começar a fazer isso, agente le, mais os topicos são muitos grandes. le, le le e no final vira uma embolação só kkkkkk, mais vou pesquisar sim. valeu.Josenir Escreveu:Para montar o gerador eólico baseado no alternador automotivo você precisar refazer o bobinamento do alternador e trocar o regulador de tensão original por um novo regulador adequado para fazer a auto-excitação.daniel.espadeti Escreveu:então para eu enrolar esse alternador como proceder, tipo de fio tipo, de ligação e espiras ?
O regulador/excitador é um circuito que já se encontra publicado neste tópico. E o novo bobinamento já foi referido aqui várias vezes. Simplesmente refaz-se o bobinamento igual ao original, apenas aumentando a quantidade de espiras para o triplo da quantidade original. Para tanto, naturalmente, vai ser necessário usar um fio mais fino. Uma medida prática é usar uma bitola AWG dois degraus a mais que a bitola AWG do fio do bobinamento original. Exemplo: se o fio original for 18AWG, usa-se fio 20AWG.
Para quem pretenda montar esse projeto, é importantíssimo ler o máximo possível das mensagens postadas neste tópico, de forma a se inteirar melhor do assunto.
Alternador automotivo em uma turbina eólica
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Se cada bobina possui 12 espiras, o novo bobinamento deve ser feito com 36, com certeza. A forma de ligar deve ser exatamente igual ao bobinamento original, que pode ser igual a um dos esquemas aqui publicados, ou não. O certo é que você deve observar atentamente como são feitas as ligações, e deve desenhar o esquema numa folha de papel para depois conseguir fazer igual.daniel.espadeti Escreveu:Então, Josenir acabei de desmontar o estator do meu alternador, cada bobina tem 12 fios, então devo fazer uma nova enrolação com 36 voltas cada bobina com uma bitola 2 degraus a mais, da atual do alternador começando a enrolar. a ligação e em forma de estrela ? sobrando as pontas. vou seguir o esquema de ligação da pagina 27.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Tem como saber facilmente o tipo do fio AWG ? da pra medir em MM ou com um parquimetro ?
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
No tópico de Bobinamento de Geradores tem uma tabela.daniel.espadeti Escreveu:Tem como saber facilmente o tipo do fio AWG ? da pra medir em MM ou com um parquimetro ?
http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 660#p75883
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Eu estava postando sobre o alternador no outro topico estarei voltando para esse.
realizei o enrolamento da primeira fase, agora uma duvida, eu inicio a segunda na primeira casa ou na segunda ? a ligação do inicio da segunda se da com o inicio da primeira ? olhe as fotos.
realizei o enrolamento da primeira fase, agora uma duvida, eu inicio a segunda na primeira casa ou na segunda ? a ligação do inicio da segunda se da com o inicio da primeira ? olhe as fotos.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
Desculpe novamente minha intromissão no assunto.
O inicio da segunda fase, é feito na segunda ranhura que está no interior da primeira bobina para voce ter uma defasagem de 120 graus entre fases.
Quanto a ligação, creio que deva ser em estrela e neste caso voce pode fazer a junção das tres fases no inicio ou no final do bobinamento, ou seja, no final voce terá tres fases formada cada fase por uma bobina continua tendo uma das pontas destas bobinas unidas uma as outras e as outras pontas soltas para serem as saidas do gerador trifásico.
Não sei se por causa da foto mostrando uma panoramica do bobinamento no estator, não consegui ver os isoladores dentro das ranhuras, protegendo as bobinas do ferro do estator. Eles são importantes para evitar curto circuito da bobina para o estator.
Um abraço
Jose Americo
Desculpe novamente minha intromissão no assunto.
O inicio da segunda fase, é feito na segunda ranhura que está no interior da primeira bobina para voce ter uma defasagem de 120 graus entre fases.
Quanto a ligação, creio que deva ser em estrela e neste caso voce pode fazer a junção das tres fases no inicio ou no final do bobinamento, ou seja, no final voce terá tres fases formada cada fase por uma bobina continua tendo uma das pontas destas bobinas unidas uma as outras e as outras pontas soltas para serem as saidas do gerador trifásico.
Não sei se por causa da foto mostrando uma panoramica do bobinamento no estator, não consegui ver os isoladores dentro das ranhuras, protegendo as bobinas do ferro do estator. Eles são importantes para evitar curto circuito da bobina para o estator.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Não se entromete nem um pouco, acho que o forum e para isso mesmo, quanto os isoladores no enrolamento original não tem, o estator tem uma camada original de vernis com quase 1 mm que eu acredito que seja isolante (o original nao tem esses isolantes de plastico ou outro material ) assim eu coloque somente o isolante na parte de cima para que o fio nao saia da ranhura. só estou achando que vai ficar muito fio e não vai encaixar no corpo do alternador.jamerico Escreveu:Daniel,
Desculpe novamente minha intromissão no assunto.
O inicio da segunda fase, é feito na segunda ranhura que está no interior da primeira bobina para voce ter uma defasagem de 120 graus entre fases.
Quanto a ligação, creio que deva ser em estrela e neste caso voce pode fazer a junção das tres fases no inicio ou no final do bobinamento, ou seja, no final voce terá tres fases formada cada fase por uma bobina continua tendo uma das pontas destas bobinas unidas uma as outras e as outras pontas soltas para serem as saidas do gerador trifásico.
Não sei se por causa da foto mostrando uma panoramica do bobinamento no estator, não consegui ver os isoladores dentro das ranhuras, protegendo as bobinas do ferro do estator. Eles são importantes para evitar curto circuito da bobina para o estator.
Um abraço
Jose Americo
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
Neste caso dos fios não caberem, será necessário achatar o enrolamento quando ele sai do estator, pois em vários trechos voce terá sobreposição de trechos de bobinas, e o estator tem de entrar na carcaça do alternador e permitir montar o rotor em seu interior.
Quanto ao isolamento, se ele tem esta camada toda de verniz o isolamento está garantido.
Sucesso neste aventura.
Um abraço
Jose Americo
Neste caso dos fios não caberem, será necessário achatar o enrolamento quando ele sai do estator, pois em vários trechos voce terá sobreposição de trechos de bobinas, e o estator tem de entrar na carcaça do alternador e permitir montar o rotor em seu interior.
Quanto ao isolamento, se ele tem esta camada toda de verniz o isolamento está garantido.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Pessoal, acabei de enrolar o estator, proximo passo, montar e ver no que dá rsrsrrss
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
O enrolamento ficou muito bem feito e muito bem acabado. Parabens.
Apesar de minha formação não ser em eletricidade, e sim em mecanica, pelo que pude observar nas fotos, a terceira fase está posicionada em ranhura errada, pois pelo que vi o bobinamento da terceira fase está iniciando na primeira ranhura vazia interna à primeira bobina da primeira fase, quando na realidade ela teria de estar terminando nesta ranhura. Em outras palavras, a primeira bobina da terceira fase, deveria estar iniciando na segunda ranhura interna da primeira bobina da segunda fase, para poder ter a defasagem de 120 graus entre fases.
No caso deste bobinamento, a defasagem entre a primeira fase e a segunda fase é de 120 graus, mas a defasagem da primeira fase para a terceira fase está sendo somente 60 graus.
Por favor verifique com o Josenir, pois não tenho esta expertise.
Vamos ouvir a opinião do professor Josenir, pois ele sim conhece bastante sobre este assunto.
Um grande abraço, e mais uma vez parabens pelo bonito trabalho que vem fazendo e contribuindo para o forum.
Jose Americo
O enrolamento ficou muito bem feito e muito bem acabado. Parabens.
Apesar de minha formação não ser em eletricidade, e sim em mecanica, pelo que pude observar nas fotos, a terceira fase está posicionada em ranhura errada, pois pelo que vi o bobinamento da terceira fase está iniciando na primeira ranhura vazia interna à primeira bobina da primeira fase, quando na realidade ela teria de estar terminando nesta ranhura. Em outras palavras, a primeira bobina da terceira fase, deveria estar iniciando na segunda ranhura interna da primeira bobina da segunda fase, para poder ter a defasagem de 120 graus entre fases.
No caso deste bobinamento, a defasagem entre a primeira fase e a segunda fase é de 120 graus, mas a defasagem da primeira fase para a terceira fase está sendo somente 60 graus.
Por favor verifique com o Josenir, pois não tenho esta expertise.
Vamos ouvir a opinião do professor Josenir, pois ele sim conhece bastante sobre este assunto.
Um grande abraço, e mais uma vez parabens pelo bonito trabalho que vem fazendo e contribuindo para o forum.
Jose Americo
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Foi isso mesmo, iniciei a segunda bobina, dentro da primeira ranhura da primeira fase e a terceira fase na segunda ranhura da bobina da segunda fase, que erro !!! Josenir se puder confirmar o erro, vo reiniciar o enrolamento.
so por duvida o que acontecese for deixar assim não vai gerar ?
ATT:
Daniel
so por duvida o que acontecese for deixar assim não vai gerar ?
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
Pelo que pude ver em mais detalhe, o erro so ocorreu na terceira fase, a primeira e a segunda estão corretas.
Como minha formação não é em eletricidade, não sei exatamente o que irá ocorrer, so sei que o gerador ficará desequilibrado eletricamente, e como a ligação é em estrela voce terá tensões diferentes entre as fases, e não iguais como ocorreria se estivessem equilibradas a 120 graus, e acredito que o desempenho será prejudicado.
Eu identifiquei o problema, porque vi que o enrolamento não ficou em um formato continuo ao longo do estator, ficaram como que buracos no enrolamento. Quando o enrolamento é feito de maneira equilibrada, o aspecto é continuo.
Vamos aguardar o parecer do professor Josenir.
Um abraço
Jose Americo
Pelo que pude ver em mais detalhe, o erro so ocorreu na terceira fase, a primeira e a segunda estão corretas.
Como minha formação não é em eletricidade, não sei exatamente o que irá ocorrer, so sei que o gerador ficará desequilibrado eletricamente, e como a ligação é em estrela voce terá tensões diferentes entre as fases, e não iguais como ocorreria se estivessem equilibradas a 120 graus, e acredito que o desempenho será prejudicado.
Eu identifiquei o problema, porque vi que o enrolamento não ficou em um formato continuo ao longo do estator, ficaram como que buracos no enrolamento. Quando o enrolamento é feito de maneira equilibrada, o aspecto é continuo.
Vamos aguardar o parecer do professor Josenir.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Essa e a ligação, como seria a certajamerico Escreveu:Daniel,
Pelo que pude ver em mais detalhe, o erro so ocorreu na terceira fase, a primeira e a segunda estão corretas.
Como minha formação não é em eletricidade, não sei exatamente o que irá ocorrer, so sei que o gerador ficará desequilibrado eletricamente, e como a ligação é em estrela voce terá tensões diferentes entre as fases, e não iguais como ocorreria se estivessem equilibradas a 120 graus, e acredito que o desempenho será prejudicado.
Eu identifiquei o problema, porque vi que o enrolamento não ficou em um formato continuo ao longo do estator, ficaram como que buracos no enrolamento. Quando o enrolamento é feito de maneira equilibrada, o aspecto é continuo.
Vamos aguardar o parecer do professor Josenir.
Um abraço
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
O esquema que voce indicou tambem não está correto.
Para fazer o gerador corretamente, voce precisa que as fases estejam eletricamente defasadas em 120 graus.
Voce começa a primeira bobina da primeira fase deixando no interior desta 2 ranhuras vazias pula duas ranhuras e vai fazendo as consecutivas da primeira fase na mesma ordem.
Quando for fazer a primeira bobina da segunda fase, voce começa na segunda ranhura vazia da primeira bobina da primeira fase e segue na mesma sequencia adotada para a primeira fase. Desta forma, a senoide gerada pela segunda fase esta defasada em 120 graus da senoide da primeira fase.
Para que a senoide gerada pela terceira fase esteja defasada 120 graus de senoide da segunda fase, é necessário que a primeira bobina na terceira fase, comece na segunda ranhura interna da primeira bobina da segunda fase, ou seja, deve ser adotada a mesma forma construtiva que foi feita entre a primeira fase e a segunda fase.
Abaixo segue uma ilustração sobre o bobinamento trifasico:

Se tiver alguma duvida informe.
Um abraço
Jose Americo
O esquema que voce indicou tambem não está correto.
Para fazer o gerador corretamente, voce precisa que as fases estejam eletricamente defasadas em 120 graus.
Voce começa a primeira bobina da primeira fase deixando no interior desta 2 ranhuras vazias pula duas ranhuras e vai fazendo as consecutivas da primeira fase na mesma ordem.
Quando for fazer a primeira bobina da segunda fase, voce começa na segunda ranhura vazia da primeira bobina da primeira fase e segue na mesma sequencia adotada para a primeira fase. Desta forma, a senoide gerada pela segunda fase esta defasada em 120 graus da senoide da primeira fase.
Para que a senoide gerada pela terceira fase esteja defasada 120 graus de senoide da segunda fase, é necessário que a primeira bobina na terceira fase, comece na segunda ranhura interna da primeira bobina da segunda fase, ou seja, deve ser adotada a mesma forma construtiva que foi feita entre a primeira fase e a segunda fase.
Abaixo segue uma ilustração sobre o bobinamento trifasico:

Se tiver alguma duvida informe.
Um abraço
Jose Americo
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Realmente você cometeu esse pequeno engano. É melhor desfazer essas duas fases e enrolar novamente. Siga o esquema postado pelo Américo.daniel.espadeti Escreveu:Foi isso mesmo, iniciei a segunda bobina, dentro da primeira ranhura da primeira fase e a terceira fase na segunda ranhura da bobina da segunda fase, que erro !!! Josenir se puder confirmar o erro, vo reiniciar o enrolamento.
so por duvida o que acontecese for deixar assim não vai gerar ?
ATT:
Daniel
Se ficar assim, as fases vão ficar com um defasamento irregular, e o rendimento vai ser muito baixo. E ainda pode causar vibração no gerador, que podem comprometer os rolamentos e a estrutura mecânica da turbina.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,daniel.espadeti Escreveu:Essa e a ligação, como seria a certajamerico Escreveu:Daniel,
Pelo que pude ver em mais detalhe, o erro so ocorreu na terceira fase, a primeira e a segunda estão corretas.
Como minha formação não é em eletricidade, não sei exatamente o que irá ocorrer, so sei que o gerador ficará desequilibrado eletricamente, e como a ligação é em estrela voce terá tensões diferentes entre as fases, e não iguais como ocorreria se estivessem equilibradas a 120 graus, e acredito que o desempenho será prejudicado.
Eu identifiquei o problema, porque vi que o enrolamento não ficou em um formato continuo ao longo do estator, ficaram como que buracos no enrolamento. Quando o enrolamento é feito de maneira equilibrada, o aspecto é continuo.
Vamos aguardar o parecer do professor Josenir.
Um abraço
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Se a terceira fase á a roxa, foi somente esta fase que ficou errada. Para ficar bom o gerador, voce deve somente refazer esta fase na posição correta.
Um abraço
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Refiz o enrolamento, espero que esteja certo. fiz o seguinte. enrolei a primeira fase, deixando 2 ranhuras dentro da bobina e deixando mais duas ranhuras de espaço fora da bobina. iniciei a segunda fase dentro da bobina na segunda ranhura. e a terceira fase iniciei dentro da primeira ranhura da bobina.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
Visualmente o enrolamento está certo. Se as bobinas foram todas enroladas no mesmo sentido o gerador irá funcionar corretamente.
Parabens pelo excelente trabalho.
Quando fizer o mer gerador postarei as fotos.
Um abraço
Visualmente o enrolamento está certo. Se as bobinas foram todas enroladas no mesmo sentido o gerador irá funcionar corretamente.
Parabens pelo excelente trabalho.
Quando fizer o mer gerador postarei as fotos.
Um abraço
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Bom, ja está montado, fiz um teste com uma rotação 600 RPM com 5 v na bobina dele gerou 16 V. ja está bom ?
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Daniel,
Parabens meu amigo!!!!!!
São estas iniciativas que nos animam a continuar pesquisando e indo em frente nesta aventura de geração de energia.
Um abraço e que Deus te abençoe.
Jose Americo
Parabens meu amigo!!!!!!
São estas iniciativas que nos animam a continuar pesquisando e indo em frente nesta aventura de geração de energia.
Um abraço e que Deus te abençoe.
Jose Americo