REGULADOR CHAVEADO

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Wolfire »

Achei este regulador e resolvi montalo, devido aos bons resultados resolvi disponibilisar aqui.regulou muito bem dos 15v aos 25v para 12v
regulador.png
regulador.png (6.18 KiB) Visto 8450 vezes

Gastei meu sabado atarde mas ai está a PCI.
Regulador CHAVEADO.zip
(6.72 KiB) Transferido 171 vezes
O autor recomendou até 1A. Mas acho que podemos melhorá lo trocando o diodo fast, transistor de potencia,e um indutor que aguente uma boa corrente. O que acham?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Wolfire »

Aqui já montado .
regulador
regulador
regulador.jpg (60.43 KiB) Visto 8392 vezes
Reparem que não furei a PCI soldei os componetes emcima,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Wolfire »

Como funciona com uma grande gama de indutores coloquei um já prevendo mais corrente.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Patalhetas »

Excelente... pena não precisar pois não tenho aerogerador... mas tem sempre mais valor quando quando somos nós a fazer as coisas :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por jmal »

Para um 1A tens circuitos mais simples, com um LM317 de 5A consegues mais corrente com apenas 3 ou 4 componentes e até podes regular a tensão de saída atrvés de um potênciometro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Wolfire »

jmal Escreveu:Para um 1A tens circuitos mais simples, com um LM317 de 5A consegues mais corrente com apenas 3 ou 4 componentes e até podes regular a tensão de saída atrvés de um potênciometro.
Sim com um regulador shunt ou serie, mas perde em eficiencia.
Grande perda com aquecimento nos transístores de corrente. Com umregulador chaveado acho que temos 12% a 15% mais eficiente.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Njay »

Se regulou bem para 12V, é porque trocaste o zener de 6,2V que está no esquema por um de 12V, certo :)?
Convinha indicar a fonte do circuito, dar crédito explicitamente a quem o desenhou.
O 1N5821 - 1N5822 são schottkys para até 3A que podes experimentar para mais corrente. Não conheço esse transistor (Q3) para para experimentar eu tentava outro com mais corrente mas com um ganho semelhante ou maior. A bobina também terá que suportar mais corrente, sem saturar (se saturar a bobina não pifa mas pode esfumaçar o Q3).

Já que gostas destas coisas, tens aqui uns ainda mais simples e bastante eficientes (tanto bucks como step-ups), embora para menos corrente:
http://www.romanblack.com/smps/smps.htm
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: REGULADOR CHAVEADO

Mensagem por Wolfire »

Njay Escreveu:Se regulou bem para 12V, é porque trocaste o zener de 6,2V que está no esquema por um de 12V, certo :)?
Convinha indicar a fonte do circuito, dar crédito explicitamente a quem o desenhou.
O 1N5821 - 1N5822 são schottkys para até 3A que podes experimentar para mais corrente. Não conheço esse transistor (Q3) para para experimentar eu tentava outro com mais corrente mas com um ganho semelhante ou maior. A bobina também terá que suportar mais corrente, sem saturar (se saturar a bobina não pifa mas pode esfumaçar o Q3).

Já que gostas destas coisas, tens aqui uns ainda mais simples e bastante eficientes (tanto bucks como step-ups), embora para menos corrente:
http://www.romanblack.com/smps/smps.htm
Sim Njay, na PCI que desenhei já está com um zener de 12v, e no lugar do (Q3) esperimentei um IRFZ44N, não sei se é indicado para este tipo de aplicação mas funcionou bem.hoje a tarde vou experimentar colocar uns 13007 em paralelo, com resistores de 56r na saida para o indutor para ver como se comportam. O schottky e o indutor parecem bem.

A fonte do circuito.
http://www.handmades.com.br/forum/index ... 8#msg59578" onclick="window.open(this.href);return false;

O autor fez justamente uma melhora no circuito desenhado por romanblack.
Valeu as dicas Njay, conto com todos para melhorarmos este regulador.

Até mais.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”