Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Eugênio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 14, 2012 2:30 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Eugênio »

Josenir gostei do projeto do alternador de 24 volts para energia eólica vc comercializa pois queromontar uma para uso em minha oficina !! obg !!!


paulo schmitz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 18, 2012 11:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por paulo schmitz »

JOSENIR. sou novo aki no forum porem ja estou a quase 2 meses folhando estas 36 paginas sobre o topico que criou um sucesso! entaum resolvi montar o circuito exitador positivo que o senhor postou no forum.
depois d pronto resolvi testar no anternador do meu opala (delco remi) sem mudar o numero de espiras do estator. só para um teste. sera por isso que so consegui atingir 10.7 v na saida b+ do alternador.

obs. desconectando o fio ac que esta ligado antes da saida retificada o alternador chega aos 27v, quando ligo de volta cai a no maximo 10.7 v, tbem notei que o relé 12v fica atracando e desatracando, dai liguei a parte do circuito em uma bateria auxiliar e depois do diodo 4001 o relé atracou porem a voltagem não subiu dos 12 v.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

paulo schmitz Escreveu:JOSENIR. sou novo aki no forum porem ja estou a quase 2 meses folhando estas 36 paginas sobre o topico que criou um sucesso! entaum resolvi montar o circuito exitador positivo que o senhor postou no forum.
depois d pronto resolvi testar no anternador do meu opala (delco remi) sem mudar o numero de espiras do estator. só para um teste. sera por isso que so consegui atingir 10.7 v na saida b+ do alternador.

obs. desconectando o fio ac que esta ligado antes da saida retificada o alternador chega aos 27v, quando ligo de volta cai a no maximo 10.7 v, tbem notei que o relé 12v fica atracando e desatracando, dai liguei a parte do circuito em uma bateria auxiliar e depois do diodo 4001 o relé atracou porem a voltagem não subiu dos 12 v.
Se não fizer o novo bobinamento com o triplo do número de espiras o circuito não vai funcionar corretamente. A rotação necessária vai ser alta e a tensão deve ficar abaixo dos 14,5V necessários para carregar baterias de 12V. Também não é recomendado deixar de ligar algum dos fios, pois todos são essenciais para o correto funcionamento, e não se sabe o que pode acontecer se um deles for desligado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Amigos deste forum,

Peço mil desculpas pela demora na comercializaão do Regulador Excitador para o gerador eólico baseado no alternador automotivo. Mas finalmente está ele aí. É a primeira versão comercial. Nos meus testes se comportou muito bem. É provável que ainda exista muita coisa a ser melhorada. Acredito que com outras pessoas usando este circuito, vão surgir alguns pontos fracos. Mas estou à disposição para tentar melhorar.

Para quem se interessar em adquirir o produto, o link é:
http://www.boavistahobby.com.br/categor ... ria=403863" onclick="window.open(this.href);return false;


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Estou acabando de construir a cabeça do engenho, onde vai ficar o alternador e o leme com travão automático (furling). Tenho uma duvida e gostava que o Josenir ou qualquer membro do forum, que já tivesse montado o sistema furling, me tirasse uma duvida.Montei tudo conforme explica neste site: http://www.thebackshed.com/Windmill/Docs/Furling.asp" onclick="window.open(this.href);return false;. Como a cauda fica fixada ao mastro com um angulo de inclinação de 20º e 35º na horizontal em relação às pás, a cauda vai ter de ficar na direção das pás com a força do vento.A minha duvida é que com a cauda montada, ela tem tendencia em ficar sempre com um angulo de 35º em relação às pás por causa da inclinação do angulo de 20º e teria de ficar a 90º ou seja na direção das pás. Como estes testes foram feitos em bancada, gostava de saber se com a ação do vento, a cauda ficará na direção das pás ou terei algo de errado? Vai uma foto de um sistema furling, mas não é o meu, só para dar a entender a minha duvida.Na foto a cauda está na direção das pás, mas no meu caso na bancada, a cauda vira mais para o lado, motivado pela inclinação, onde está fixa no mastro, será que com o vento ela vem para a posição normal? Obrigado pela vossa colaboração.
Furling5.jpg
Furling5.jpg (58.37 KiB) Visto 3837 vezes

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por BRICOLEIRO »

Boas amigo electronick. E isso mesmo que está ma foto, se fizestes tudo como esta no site , se dimensionastes a cauda com o tamanho das hélices então está certo. Este tipo de leme quando não há vento deve parar numa posição perpendicular ás hélices. Quanto á posição de desvio em relação ao mastro deve ser de 45º á direita ou á esquerda, dependendo do sentido de rotação da hélice. Como os lemes servem para orientar as pás ao vento, também devem deixar as pás sair da frente do vento quando este é demasiado. Como tal tens que ter em atenção a área do leme, o peso a posição e a inclinação do mesmo. Na foto em baixo tens um exemplo dum leme montado á direita do mastro , porque a hélice roda para a esquerda em relação a posição do leme. Falo neste pormenor porque a uns anos cai na asneira de montar um leme mal, em vez de tirar a hélice do vento, fazia precisamente o contrário, resultado destruição total da maquina. Procura neste sitio que la ensinam tudo http://www.otherpower.com" onclick="window.open(this.href);return false; BOM TRABALHO
Anexos
turbinehead1.jpg
turbinehead1.jpg (15.88 KiB) Visto 3805 vezes


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Boa tarde amigo Bricoleiro, pois tudo o que disseste faz sentido, só que com o angulo de inclinação de 20º, sem vento o leme tem sempre tendencia, em ficar a 45º e não na perpendicular das pás, porque é a força da gravidade que o faz ir para essa posição. A minha duvida é se isto é normal e quando houver vento nas pás, o leme ficará na perpendicular das mesmas. Mais uma vez obrigado

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por BRICOLEIRO »

Amigo electronick, é claro que é normal o leme ficar nessa posição quando há pouco vento. Quando houver vento mais forte a hélice vai rodar com muito mais velocidade , consequentemente vai aumentar o torque sobre o mastro, para a direita ou para a esquerda do mesmo, dependendo do seu sentido de rotação. Como o leme é fixado com a velocidade do vento, logo são as pás que se desviam da frente do vento. (manobra que só é permitida devido á articulação do leme, no seu pivô). Dai eu ter referido a posição do leme em relação ao sentido de rotação das pás. Como o leme tem a inclinação dos 17 a 20º, quando o vento amainar ele vai novamente empurrar as pás para a frente do vento. Funciona como uma porta desaprumada, quando se larga ela volta sempre ao mesmo sitio. Na foto em baixo vesse a manobra do leme. Também poderás ter que rever o batente de abertura do leme. BOM TRABALHO
Anexos
furled17foot.jpg
furled17foot.jpg (8.14 KiB) Visto 3753 vezes


fzanoto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 04, 2012 11:46 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por fzanoto »

Pessoar,
Sou novo no forum, e também tenho interesse neste assunto,
meu nome é Luís , sou de Ribeirão preto - SP e também sou técnico em eletronica e trabalho com programação de micro-controladores PIC e desenvolvimento de projetos e circuitos eletronicos.
Mas nessa parte de alternadores, geradores, sou um pouco leigo, só trabalhei na área de geradores , quando mexia com automação industrial para usinas, e turbinas e reguladores de velocidade da woodward.
minha página: http://www.optotech.net.br/fzanoto/" onclick="window.open(this.href);return false;

Pergunta:
Tenho comigo alguns pequenos motores brushless e super-potentes de até 6000W e baixo custo, usados em automodelismo e aeromodelismo e penso que todo motor, pode ser um gerador, porém tudo depende da eficiencia para a aplicação.
alguém daki já testou eles para a aplicação ?
como calculo a eficiencia dele ?


eliezio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 23, 2012 6:17 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por eliezio »

Boa tarde josenir, qual seria a bobinagem legal para gerar com menor rotaçao, trifasica 12 polos ou hexafasica com dobrador de tensao, pois estou a bobinar um alternador , posso dobrar ou triplicar o numero de espiras do estator? no caso da bob. hexafasica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

eliezio Escreveu:Boa tarde josenir, qual seria a bobinagem legal para gerar com menor rotaçao, trifasica 12 polos ou hexafasica com dobrador de tensao, pois estou a bobinar um alternador , posso dobrar ou triplicar o numero de espiras do estator? no caso da bob. hexafasica.
Para gerar com menos rotação, o correto é ter um gerador com mais pólos. Como este tópico trata do gerador eólico baseado no alternador automotivo, e como não há meio de aumentar a quantidade de pólos desse gerador, então recorre-se ao aumento do número de espiras. No entanto, quanto mais se aumenta o número de espiras, mais aumenta-se a resistência do bobinamento, e com isso reduz-se a corrente máxima, ou seja, dimunui-se a potência. Assim não existe milagre, e por isso o limite se situa em torno do triplo do número de espiras, como tenho recomendado neste projeto.

Há que se considerar que um gerador para rotação muito baixa também não é interessante, pois sem uma boa rotação, não há como desenvolver um bom torque. E sem torque não há como gerar uma boa quantidade de energia.

Quanto ao bobinamento hexafásico, tem suas vantagens e desvantagens. Ainda não fiz esse bobinamento para o alternador automotivo principalmente porque a ponte retificadora existente só tem 6 diodos, e não seriam suficientes para a retificação em onda completa para o hexa. Assim iria complicar mais, e talvez não venha trazer benefíciosque justifiquem instalar uma nova ponte externa. Sugiro que faça simplesmente a alteração para o triplo do número de espiras, mantendo o bobinamento trifásico semelhante ao original, o qual está muito bem testado e aprovado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

fzanoto Escreveu:Pessoar,
Sou novo no forum, e também tenho interesse neste assunto,
meu nome é Luís , sou de Ribeirão preto - SP e também sou técnico em eletronica e trabalho com programação de micro-controladores PIC e desenvolvimento de projetos e circuitos eletronicos.
Mas nessa parte de alternadores, geradores, sou um pouco leigo, só trabalhei na área de geradores , quando mexia com automação industrial para usinas, e turbinas e reguladores de velocidade da woodward.
minha página: http://www.optotech.net.br/fzanoto/" onclick="window.open(this.href);return false;
Pergunta:
Tenho comigo alguns pequenos motores brushless e super-potentes de até 6000W e baixo custo, usados em automodelismo e aeromodelismo e penso que todo motor, pode ser um gerador, porém tudo depende da eficiencia para a aplicação.
alguém daki já testou eles para a aplicação ?
como calculo a eficiencia dele ?
Seja bem vindo a este forum.
Como também pratico aeromodelismo, também tenho bastante motores brushless, e já pensei e usá-los para gerar energia. Só me falta tempo para fazer alguns experimentos. Só para dar uma ajudinha, lhe adianto que, teoricamente, as máquinas elétricas rotativas são reversíveis. Ou seja, um motor também pode funcionar como gerador. Mas na prática a coisa não é tão simples, e existem muitas perdas envolvidas.

Enfim, em tese, um motor de brushless de 500W poderia funcionar como gerador para uma potência um pouco mais baixa que isso, devido às perdas. Só não esqueça que estes motores são feitos para trabalhar em rotações muito altas. Os mais comuns são para pelo menos 8000 RPM. Logo, para obter alguma energia desses motores, vai ter que fornecer uma rotação nessa faixa, o que dificulta a sua utilização em eólica.

No entanto, se você estiver disposto a refazer o bobinamento, como a maioria deles possui 12 pólos ou mais, pode conseguir alguma energia com menos rotação.


eliezio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 23, 2012 6:17 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por eliezio »

tarde josenir, nao entendi, la atras vc falou no forun sobre bobinagem de geradores que daria para dobrar o numero de polo do alternador de 6 para 12 polos e tem o esquema de bobinagem dos dois, e a bobinagem hexa, com 12 diodos, ok.

e se for para rebobinar e triplicar o numero de epiras qual o melhor alternador para isto 12 v ou 24v pois tenho os dois, e o rotor deles como ficaria com o mesmo numero de espiras? estou em duvida, obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

eliezio Escreveu:tarde josenir, nao entendi, la atras vc falou no forun sobre bobinagem de geradores que daria para dobrar o numero de polo do alternador de 6 para 12 polos e tem o esquema de bobinagem dos dois, e a bobinagem hexa, com 12 diodos, ok.
e se for para rebobinar e triplicar o numero de epiras qual o melhor alternador para isto 12 v ou 24v pois tenho os dois, e o rotor deles como ficaria com o mesmo numero de espiras? estou em duvida, obrigado.
Acredito que você não acompanhou toda a esplanação a respeito. O que coloquei àquela época foi que seria possível obter uma frequência maior com o bobinamento hexafásico. Isso era uma tese que levantei no intuito de abrir a discussão com outros membros do forum. E publiquei os desenhos dos bobinamentos. Mas infelizmente, nem eu mesmo cheguei a fazer o bobinamento hexafásico.

Seria necessário fazer experimentos práticos para se chegar a uma conclusão mais acertada.

Quanto a dobrar o número de pólos do bobinamento, é até fácil de fazer, mas de nada adianta, pois não será possível aumentar igualmente o número de pólos do rotor. E assim o gerador não vai funcionar.

O projeto do gerador eólico baseado no alternador automotivo aqui exposto já foi testado exaustivamente com o alternador de 12V, alterando apenas o bobinamento do estator, e deixando o bobinamento do rotor original. Já para 24V ainda não fiz a versão do regulador/excitador para esta tensão de trabalho, por isso não recomendo a montagem para 24V.


eliezio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 23, 2012 6:17 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por eliezio »

ok. amigo josenir entao vou rebobinar o alternador de 12 v com o triplo de espiras se possivel, ok. qual a bitola do fio e quantas voltas, qual rpm seria ideal para dar 14v, posso usar o regulador original de 12v, já vi o seu excitador na net e gostei do preço se precisar compro um, vc pode me mandar o esquema de bobinagem do alternador com a melhor maneira de retirar energia dele, e vc qual é o seu projeto para construir um aerogerador mais potente, queria experimentar o seu novo projeto se tiver, vc falou em algo em torno de 1000w, vi alguns projetos feitos com imas de hd, resina,etc... o que vc acha, nao querendo fugir ao assunto do forun, mais achei legal somente o custo beneficio estaria meio longe, pois seria interessante dispor de muito conhecimento e pouco material, para tornar o projeto mais acessivel a todos, me desculpe por te incomodar tanto pois sou um sangue suga de conhecinento, estou com dor de cabeça desde o dia que começei a procurar meios renovaveis de energia. abrç.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

eliezio Escreveu:ok. amigo josenir entao vou rebobinar o alternador de 12 v com o triplo de espiras se possivel, ok. qual a bitola do fio e quantas voltas, qual rpm seria ideal para dar 14v, posso usar o regulador original de 12v, já vi o seu excitador na net e gostei do preço se precisar compro um, vc pode me mandar o esquema de bobinagem do alternador com a melhor maneira de retirar energia dele, e vc qual é o seu projeto para construir um aerogerador mais potente, queria experimentar o seu novo projeto se tiver, vc falou em algo em torno de 1000w, vi alguns projetos feitos com imas de hd, resina,etc... o que vc acha, nao querendo fugir ao assunto do forun, mais achei legal somente o custo beneficio estaria meio longe, pois seria interessante dispor de muito conhecimento e pouco material, para tornar o projeto mais acessivel a todos, me desculpe por te incomodar tanto pois sou um sangue suga de conhecinento, estou com dor de cabeça desde o dia que começei a procurar meios renovaveis de energia. abrç.
Para que seja possível agasalhar no mesmo espaço físico do estator do alternador um bobinamento com o triplo do número de espiras é necessário usar um bitola de fio menor. Veja qual a bitola AWG do fio original e use um bitola dois degrau acima. Exemplo: se o fio do bobinamento original for 18AWG, use um fio de bitola 20AWG. No tópico Bobinamento de geradores - básico e avançado, aqui no forum disponibilizei uma tabela com as medidas em mm do diâmetro dos fios onde se pode localizar a bitola AWG.

No referido tópico você pode ver também o esquema do bobinamento do alternador automotivo.

Quanto a usar o regulador original do alternador, não tenho nada contra, apenas fique sabendo que vai ter que, neste caso, fornecer uma rotação de pelo menos 1000 RPM ao alternador, e ainda fornecer energia da bateria para a excitação do alternador. Se não tiver um circuito eletrônico auxiliar para desligar a bateria do alternador, quando não tiver vento, ele vai consumir toda a energia da bateria. Pode não ser uma boa ideia. O nosso regulador/excitador faz a excitação do alternador sem usar energia da bateria e se encarrega de controlar até o peso do alternador na turbina, e impedir uma possível sobrecarga da bateria. E ainda com partida a partir de 300 a 600 RPM.

Os meus projetos para geradores de 1000W ou mais estão parados por falta de tempo. Quando tiver algo mais acabado, publico aqui.
Não aprecio os geradores baseados em ímãs, mas, na medida do possível, posso dar algum apoio a quem pretenda desenvolver um.


eliezio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda abr 23, 2012 6:17 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por eliezio »

bom dia josenir, o seu regulador controla a carga da bateria tamben? qundo estiver carregada ele para de gerar?, e quando tiver ventos muitos fortes ele freia o alternador ou nao? preciso colocar aquela cauda que os amigos do forum estao desenvolvendo?

e se ao inves de bobinar um alternador 12v com o triplo de espiras eu colocar um estator de 24v ( que acredito eu ja tenha o dobro de espira) e reduzir o numero de espiras no rotor, pois tenho dois alternadores para esta experiencia?


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Embora o tempo tenha sido escasso, para construir os meus projectos, já fiz alguma coisa. Vão várias fotos do que entretanto fui construindo ao longo de 1 ano.
Quadro de control de carga de Baterias, saida de 220v e control manual e automático do grupo gerador
Quadro de control de carga de Baterias, saida de 220v e control manual e automático do grupo gerador
Quadro de control de carga de Baterias, saida de 220v e control manual e automático do grupo gerador
Quadro de control de carga de Baterias, saida de 220v e control manual e automático do grupo gerador
Anexos
Quadro da bomba do furo hertziano e quadro de control de rega automatica e proteção da bomba de pressão se faltar água no depósito. É de salientar um control de humidade da terra, feito por mim, com duas varetas de aço inox espetadas na terra. Quando chove o detector de humidade vai inibir a rega.
Quadro da bomba do furo hertziano e quadro de control de rega automatica e proteção da bomba de pressão se faltar água no depósito. É de salientar um control de humidade da terra, feito por mim, com duas varetas de aço inox espetadas na terra. Quando chove o detector de humidade vai inibir a rega.
Vista parcial da casa de control de energia, vista do grupo gerador
Vista parcial da casa de control de energia, vista do grupo gerador
Gerador.JPG (120.71 KiB) Visto 8630 vezes


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Aqui as pás de aluminio tiveram de ir a uma calandra, para ficarem com o angulo adequado, como se tivessem sido recortadas de um tubo. O leme foi feito por mim, com medidas tiradas da net, para ter o sistema de enrolar, quando os ventos são demasiado fortes. Falta mandar fazer num torneiro uma dobradiça em aço inox, para a fixação do mesmo.
Uma das pás
Uma das pás
As 3 pás exactamente iguais e com o mesmo angulo, falta fazer o suporte para as mesmas com um angulo de intervalo de 120º
As 3 pás exactamente iguais e com o mesmo angulo, falta fazer o suporte para as mesmas com um angulo de intervalo de 120º
Leme com o sitema de enrolar (Furling) falta a dobradiça
Leme com o sitema de enrolar (Furling) falta a dobradiça


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick »

Aqui onde vai levar a dobradiça, tem um angulo de inclinação de 20º. O suporte para o alternador, leme e caixa blindada do regulador e gerador de impulsos para o alternador. Falta soldar uma rodela de ferro com 4 orificios para fixar num outro tubo com rolamentos, para girar a 360º e com o respectivo anel, para não enrolar os cabos. Neste caso só vai levar um anel com uma escova que é do positivo, já que o negativo do alternador é a própria carcaça que está ligado à massa, Assim o negativo vem pelo tubo da torre, com um bom aperto e protegido, evita mais um cabo.
Suporte do leme, alternador e caixa do regulador e gerador de impulsos
Suporte do leme, alternador e caixa do regulador e gerador de impulsos
alternador montado no suporte e caixa de contol de carga e gerador de impulsos
alternador montado no suporte e caixa de contol de carga e gerador de impulsos
Anexos
Aqui podemos ver em pormenor, o controlador de carga e gerador de impulsos, as ligações feitas ao alternador, com um diodo de 40 Amperes, para deixar só passar a corrente carga num sentido e assim ter os 24V da bateria para alimentar os controladores, estes serão sempre desligados quando o alternador estiver a carregar.
Aqui podemos ver em pormenor, o controlador de carga e gerador de impulsos, as ligações feitas ao alternador, com um diodo de 40 Amperes, para deixar só passar a corrente carga num sentido e assim ter os 24V da bateria para alimentar os controladores, estes serão sempre desligados quando o alternador estiver a carregar.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”