Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Nicolaw
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 01, 2017 7:04 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Nicolaw »

Olá, tenho um projeto simples, e gostaria que fosse avaliado pela galera do fórum:

Um motor magnético acionará de forma assícrona o alternador veicular! o mesmo eixo que passa pelo motor magnético ( imãs de neodímio com pontos inversos de polaridade magnética norte/sul ), para fornecer rotação e força de trabalho ao alternador, podendo este girar acima de 2000 rpm, algo suficiente para o alternador fornecer energia constante para a bateria! o que vai determinar a minha capacidade de carga é o alternador, este possivelmente de 24v com as baterias ligadas em série, esse sistema subistitui o sisteme eólico e fotovoltáico, Talvez eu precise de uma fonte para reforço, mas vamos ver... por isso a pergunta, qual alternador daria suporte de carga para uma bateria de 400ah? um carregador de 120ah seria suficiente para manter a bateria sempre carregada num uso contínuo de fornecimento de energia? Breve estarei indo para o Campo e desejo montar um sistema que me dê suporte por muitos anos! Outra coisa, se ao mesmo tempo que uso essa bateria estacionária, junto ao inversor, é possível conectar individualmente lâmpadas 12v diretamente na bateria, para iluminação de todo o ambiente?

Avatar do Utilizador

JLT
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 23, 2016 6:29 pm
Localização: Belém do Pará - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por JLT »

Amigo Nicolaw, boa noite! Após vários acessos, várias noites e leituras, eu consegui estudar TODAS as perguntas e respostas dadas a este Tópico (42 páginas) e pude chegar à conclusão de que o Alternador Modificado que o Amigo Josenir postou é bem leve e versátil (com pouca velocidade ele consegue gerar tensão), O novo bobinamento e controle de carga excedente dá pra levar para o campo. Com relação ao seu projeto de ímãs de Neodímio, gostaria de salientar de que são elementos caros, e que tem vida útil bem menor do que se possa imaginar, os ímãs de neodímio são produzidos artificialmente com produtos químicos, são caros por causa disto e se não tomarmos cuidados especiais com a sua manipulação eles descascam suas partes externas cromadas com a maior facilidade, vindo a serem, também, descarregados com mais facilidades. Pense melhor, o vento e o sol, são patrimônios públicos da humanidade, por enquanto ainda são gratuitos (dados por DEUS), mas que podemos usufruir e tirar o maior proveito de suas qualidades, são elementos NATURAIS e não ARTIFICIAIS como os Neodímios. Pense bem, antes de gastar dinheiro sem necessidades, leia todas as páginas deste tópico que o Sr. verá que usando nossas ideias, aliadas à eletrônica / eletricidade, poderemos chegar à tão esperada LIBERDADE (independência elétrica), boa sorte em seus estudos e em seus projetos! SHOW...
DEUS é o meu refúgio e refrigério, socorro bem presente. JESUS é o rei da minha vida!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Nicolaw Escreveu: quarta mar 01, 2017 7:14 pm Olá, tenho um projeto simples, e gostaria que fosse avaliado pela galera do fórum:

Um motor magnético acionará de forma assícrona o alternador veicular! o mesmo eixo que passa pelo motor magnético ( imãs de neodímio com pontos inversos de polaridade magnética norte/sul ), para fornecer rotação e força de trabalho ao alternador, podendo este girar acima de 2000 rpm, algo suficiente para o alternador fornecer energia constante para a bateria!
Você precisa esclarecer o que é que você chama de "motor magnético". Se possível, favor indicar onde você ouviu falar desse motor, e o que é que ele faz de diferente que um outro motor qualquer não faria.
Um outro detalhe que precisa ser esclarecido é que se "o motor magnético vai fornecer rotação e força de trabalho para o alternador", como você diz, quem é que vai fornecer energia para esse motor magnético funcionar?
À primeira vista me parece que você está tentando montar um moto-contínuo. Se for isso, pode esquecer. Essa ideia de obter energia gratuita e infinita até existe, mas isso ninguém jamais conseguiu fazer na prática. Se isso fosse possível, o mundo todo não pagava conta de energia e nem petróleo.
Nicolaw Escreveu: quarta mar 01, 2017 7:14 pm o que vai determinar a minha capacidade de carga é o alternador, este possivelmente de 24v com as baterias ligadas em série, esse sistema subistitui o sisteme eólico e fotovoltáico, Talvez eu precise de uma fonte para reforço, mas vamos ver... por isso a pergunta, qual alternador daria suporte de carga para uma bateria de 400ah? um carregador de 120ah seria suficiente para manter a bateria sempre carregada num uso contínuo de fornecimento de energia? Breve estarei indo para o Campo e desejo montar um sistema que me dê suporte por muitos anos!
As baterias de chumbo, que são as mais comuns e usadas em sistemas eólico/fotovoltaico, em geral não suportam correntes de carga muito altas. As baterias automotivas, por exemplo, devem ser carregadas com corrente na faixa de 10% da sua capacidade. Se você carregar essas baterias com corrente maior que essa, vai danificar as baterias ou encurtar a sua vida útil, dependendo da corrente a que você submetê-las. Logo, se a sua bateria é de 400A, um alternador de 60A seria mais do que suficiente.
No entanto você precisa observar que não vai poder consumir mais que esses 60A continuamente, caso contrário, a bateria vai sofrer uma descarga profunda e vai ser danificada. As baterias automotivas, para que tenham uma vida útil razoável, devem permanecer com pelo menos 60% da sua carga.
Para mais detalhes sobre as baterias, consulte o manual do fabricante da bateria que você pretende usar.
Nicolaw Escreveu: quarta mar 01, 2017 7:14 pmOutra coisa, se ao mesmo tempo que uso essa bateria estacionária, junto ao inversor, é possível conectar individualmente lâmpadas 12v diretamente na bateria, para iluminação de todo o ambiente?
Pode ligar quantos aparelhos você quiser, desde que não exceda a capacidade de carga que a bateria pode fornecer. No seu caso, se a bateria é automotiva de 400A, você vai poder retirar dela até 40% desses 400A, ou seja, 160A. Observe também que, se for retirar 160A, o seu gerador tem que ser capaz de repor essa energia, caso contrário, em pouco mais de uma hora de uso, a bateria vai se esgotar, e deixar de alimentar seus aparelhos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por serges »

Esta ajuda mútua por cá é fantastica torna o tópico e o fórum no mínimo curioso é cheio de experiências e conhecimentos...

Esta partilha é perfeita. Obrigado Josenir e a todos os intervenientes.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


megalopole
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 23, 2018 12:07 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por megalopole »

sei que esse topico é antigo, mais quem sabe alguem ainda possa me ajudar. primeiramente quero dizer que fico feliz em ver pessoas dispostas a ajudar compartilhando seus conhecimentos. ja a algum tempo estudo energia eolica. como sou robista de eletronica consegui assimilar algumas poucas coisas em relacao ao geradores eolicos. ate ja fiz um protótipo com imãs de magnetron. me pareceu possivel quando com apenas tres bobinas indudivas a uns 150 rpms consegui 9 volts e 3A. bom, entao procurando sobre como melhor poderia fazer um gerador de pelo menos 600w achei aqui esse tópico. pelo meu pouquissimo conhecimento, me parece impossivel imaginar um gerador eficiente autoexcitavel. vendo o nivel de conhevimento do criador do topico, eu chego a crer ser possivel. porem queria muito ver um video desse gerador funcionando. Vou esperar chegar meus imas e vou fazer um no modo mais concencional. vou ficar satisfeito se conseguir 600w. e pra concluir, queria muito que alguem disponibilizasse o desenho das trilhas do excitador. feliz 2018 a todos e espero que continuemos a nossa luta por mais liberdade

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por serges »

Bem vindo

Creio que o Josenir anda sempre por cá por isso de antigo não tem nada, basta pedires.

Se poderes apresenta te na area das apresentações por favor. obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

megalopole Escreveu: terça jan 23, 2018 6:24 pm sei que esse topico é antigo, mais quem sabe alguem ainda possa me ajudar. primeiramente quero dizer que fico feliz em ver pessoas dispostas a ajudar compartilhando seus conhecimentos. ja a algum tempo estudo energia eolica. como sou robista de eletronica consegui assimilar algumas poucas coisas em relacao ao geradores eolicos. ate ja fiz um protótipo com imãs de magnetron. me pareceu possivel quando com apenas tres bobinas indudivas a uns 150 rpms consegui 9 volts e 3A. bom, entao procurando sobre como melhor poderia fazer um gerador de pelo menos 600w achei aqui esse tópico. pelo meu pouquissimo conhecimento, me parece impossivel imaginar um gerador eficiente autoexcitavel. vendo o nivel de conhevimento do criador do topico, eu chego a crer ser possivel. porem queria muito ver um video desse gerador funcionando.
Veja esse vídeo. É do meu motor a vapor movendo o alternador automotivo desse tópico.

https://www.youtube.com/watch?v=STFcxVH-GKQ
megalopole Escreveu:Vou esperar chegar meus imas e vou fazer um no modo mais concencional. vou ficar satisfeito se conseguir 600w. e pra concluir, queria muito que alguem disponibilizasse o desenho das trilhas do excitador. feliz 2018 a todos e espero que continuemos a nossa luta por mais liberdade
Procure aqui no forum que você acha o circuito e o desenho da placa do regulador/excitador publicado por mim.

Me desculpe a demora na resposta. Boa sorte nos projetos.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”