Alternador automotivo em uma turbina eólica

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Josenir
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » terça jun 26, 2012 1:24 am

Henrique Almazan Escreveu:Josenir, gostaria de saber se você poderia me dar uma ajuda. Fiz minhas hélices com um tubo de Vinil reforçado, é realmente bem forte. Cada hélice tem 1 metro de comprimento por 15cm de base. Eu montei uma e depois usei como gabarito para fazer as três hélices definitivas, e ainda pesei cada uma delas para verificar e todas ficaram com exatamente 500g. Vou usar no meu projeto um multiplicador de relação 1:4,7 que vai ser ligado a um alternador VALEO 14V 60Ah. A questão é que eu queria calcular qual será a rotação final do altenador com ventos de 25km/h, mas não sei bem como fazer isso. Creio que, a grosso modo, temos que conseguir a rotação da hélice em RPM, multiplicar a rotação por 4,7 para depois saber qual será a rotação do alternador. Sei que também vai ser necessário saber o diâmetro dos eixos para fazer toda essa conversão.
Mas se tiver algum tempo, por favor, gostaria dessa ajuda para garantir um bom funcionamento do meu gerador.
Alternador
Inicialmente, sabendo o comprimento das pás, você deve usar algum programa para estimar qual vai ser a rotação máxima da hélice para a velocidade de vento que você sabe que vai ter disponível na sua região. Para isso, recomendo o Wind Blade Calculator. Depois com testes em bancada, você deve ver qual a rotação necessária para que o seu gerador produza um tanto de energia que você ache ideal. Aí é só calcular qual vai ser a ampliação necessária.

Inseri esses dados (3 pás de 1m e vento de 25KM/h) e o Blade Calculator me informou que a rotação máxima vai ser de 330RPM. Se o seu gerador precisar de 990RPM para gerar a energia que você precisa, então a ampliação necessária vai ser de 1:3. Ou seja, você vai ter que multiplicar por 3 a rotação da hélice para conseguir a produção de energia que deseja.

No entanto, você já tem uma ideia de ampliar 1:4,7, sem ao menos conhecer a rotação da hélice e a rotação do gerador. Neste caso está andando na contra-mão. Se a sua hélice fornece 330 RPM, com a multiplicação por 4,7 vai ter 1551 RPM no gerador. A primeira vista me parece uma ampliação muito grande, e por isso vai haver muita perda. Sugiro usar ampliação de máximo 1:3.


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g_card
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por g_card » terça jun 26, 2012 1:32 am

com uma multiplicaçao dessas acho que metia mais pas na elice.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

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Henrique Almazan
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Henrique Almazan » terça jun 26, 2012 1:37 am

Entendi, e se eu não diminuísse o número de espiras do alternador? Preciso saber antes qual é a rotação necessária para que o modelo de alternador que eu tenho comece a gerar. Eu acho que vai ser além dos 1500 RPM, mas não tenho certeza. Creio que para rebobinar o alternador, o mínimo de espiras a mais que é possível colocar é o dobro mesmo, então acho que não há outro jeito de rebobiná-lo pra que a rotação que ele começa a gerar não seja tão baixa e, consequentemente, a relação de transmissão não seja excessiva. O que me diz?
Att, Henrique.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » terça jun 26, 2012 1:53 am

Henrique Almazan Escreveu:Entendi, e se eu não diminuísse o número de espiras do alternador? Preciso saber antes qual é a rotação necessária para que o modelo de alternador que eu tenho comece a gerar. Eu acho que vai ser além dos 1500 RPM, mas não tenho certeza. Creio que para rebobinar o alternador, o mínimo de espiras a mais que é possível colocar é o dobro mesmo, então acho que não há outro jeito de rebobiná-lo pra que a rotação que ele começa a gerar não seja tão baixa e, consequentemente, a relação de transmissão não seja excessiva. O que me diz?
Se diminuir a quantidade de espiras do bobinamento do alternador, vai precisar de rotação ainda maior, e consequentemente, ainda mais rotação. Para isso vai precisar de ampliação muito grande, e por fim, o rendimento vai ser muito baixo, devido às grandes perdas de ampliação.

Se pretendo montar o gerador eólico baseado no alternador automotivo, conforme descrito neste projeto, recomendo alterar o bobinamento para o triplo do número de espiras, e usar ampliação 1:3, com 3 ou 4 pás de 1m. Isso já está bem testado e dá resultado. Qualquer outra ideia vai ter que ser exprimentada na prática para saber se funciona.


electronick
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electronick » terça jun 26, 2012 2:19 pm

Está percebido Josenir, tem lógica o uso de polias porque apesar do alternador automotivo ter o estator alterado, vai ser necessário ter uma rotação superior em relação aos geradores de imans permanentes, que são concebidos para rotações baixas.


pizzutipes
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por pizzutipes » quarta jun 27, 2012 2:46 pm

Bom dia Josenir,
Estou com duas dúvidas em relação ao circuito, dúvidas de iniciante mesmo.

1- Nas trilhas do circuito, no local do NE555, há dois furos embaixo dele (circulados em azul), que não entendi como ligá-los ao circuito NE555, se é que devem ser ligados a ele.
Dúvida circuito_NE555.jpg
Dúvida circuito_NE555.jpg (117.85 KiB) Visto 4797 vezes
2 - Quanto a retirar o diodo Zenner 18V, após retirá-lo devo conectar as duas trilhas com um fio? ou somente retiro o Zenner 18V e pronto?

Desculpa tomar seu tempo com dúvidas banais, mas pesquisei na internet e não encontrei resposta.
Desde já, obrigado


lulagalter
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Re: Pessoal vejam este MONSTRO !

Mensagem por lulagalter » sábado jul 14, 2012 1:37 am

Josenir Escreveu:pessoal vejam este monstro !

acabo de encontrar este alternador em uma oficina de ônibus. a plaqueta dele está apagada, mas o eletricista que me forneceu este me garantiu que ele gera 24v por 120 ampères, e eu acreditei, pois o tamanho dele é descomunal. chega a ser até uma obscenidade !

o da esquerda é um alternador de automóvel ford de tamanho normal e à direita é ele, o "dito cujo".

ele é usado em ônibus com ar condicionado, funciona independente do alternador normal do ônibus e serve apenas par alimentar o ar condicionado. e tem mais, ele possui 8 pólos no induzido e gera a potência máxima com apenas 900 rpm, pois tem que funcionar o ar condicionado com o motor de ônibus na lenta.

ele tem o estator bobinado com apenas duas fases, mas possui 22 diodos retificadores, enquanto qualquer alternador, mesmo o dos caminhões, possuem apenas 6 diodos para retificar três fases. com apenas duas fases para retificar, o normal seria usar no máximo 4 diodos. tenho certeza de que a fábrica não colocaria 22 diodos no lugar de 4 apenas para decoração, logo se explica que realmente se trata de algo bastante potente.

e embora eu só o tenha encontrado agora, o eletricista me disse que é muito comum encontrar um destes por aí e até já me garantiu que me consegue pelo menos mais uns três, e a preço de banana.

fiz alguns testes na bancada e ele gerou uma boa potência com 600 rpm, mas não auto-excitou a esta rotação. imaginem como ele vai ficar, daqui a alguns dias quando eu fizer para ele um bobinamento de 16 pólos... aguardem, em breve mando mais notícias.
alt_ar_onibus1.jpg

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » domingo jul 15, 2012 1:13 am

pizzutipes Escreveu:Bom dia Josenir,
Estou com duas dúvidas em relação ao circuito, dúvidas de iniciante mesmo.
1- Nas trilhas do circuito, no local do NE555, há dois furos embaixo dele (circulados em azul), que não entendi como ligá-los ao circuito NE555, se é que devem ser ligados a ele.
Ligue esses dois pontos com um fio antes de por o CI
pizzutipes Escreveu:2 - Quanto a retirar o diodo Zenner 18V, após retirá-lo devo conectar as duas trilhas com um fio? ou somente retiro o Zenner 18V e pronto?
Apenas deixe de por o diodo zenner.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » sábado jul 21, 2012 8:56 pm

Josenir, eu li esse projeto seu em 2009 ate comprei um alternador 24v ,mais devido ao meu trabalho nao consegui levar o projeto a frente. hoje li todo o topico e resolvi iniciar o projeto. atualmente trabalho com provedor de internet em regioes montanhosas aqui no ES a 100 km de vitoria. hoje possuo 45 torres tubulares de 6 mt estaiada com painel solar de 90 w e baterias de gel 115A. eu tenhko uma torre de 18 MT com varios equipamentos que atualmente usa 4 paineis. mais em tempos chuvosos esssa bateras cai, assim eu tenho que ir trocar essas baterias, e pra constar nao vai carro la em cima, o mais proximo que o caro chega, fica a 1,5 km da torre. Então por la venta muito, vou colocar esse alternador para ajudar os paineis ou ate subistituir. veja essa coordenada no google erht, e vc vera o lugar. até tem uma estrada mais carro nenhum sobe mais lá.

20°37'40.03"S
40°38'50.35"O

olhando seu ultimo projeto da PCI (eu uso o isis proteus proficional, para confecção das placas). o que é aquela ligação AC que tem na sua placa ? Eu tenho um alternador 24v da bosch, que tem o terminal + e o - mais as duas ligaçoes do regulador, o que seria esse quinto pino AC. no gerador de pas ela articula conforme o vento, como vc fez para trasferir a corente do arternador para um ponto fixo no chao ? usou um sistema de escovas ? nao daria certo usar um sistema vertical de pas. parecido com essa imagem.
images.jpg
images.jpg (5.38 KiB) Visto 4335 vezes
abusando um pouco de sua paciencia gostaria de uma dica sua. como citei tenho 45 torres com painel solar, mais em tempos chuvosos e uma correria para trocar baterias, colocar correntes na minha pobre caninhonete para atender meus clientes, gostaria de adicionar alguma coisa eolica a essa torres, mais algo pequeno (imagina eu ter que comprar 45 alternador) para poder ajudar o painel nessas horas dificeis. para mim devido a contruçao da torre seria melhor fazer um esquema de pas tipo vertical, pois assim poderia colocar no mastro do para raio. eu faço essa torres com 6 mt mais 2 mt de para raio e fica tudo em cima painel +bateria, o que na sua opiniao e experiencia eu poderia usar para ajudar o painel solar, eu precisaria de 1 ou no maximo 2 AH no eolico. to tentando colocar um foto das tores mais ela ta grande demais, vo tentar diminuir e colocar aqui.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » sábado jul 21, 2012 9:33 pm

agora consegui olhem ai umas doa torres
26042010021.jpg
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » domingo jul 22, 2012 12:31 am

daniel.espadeti Escreveu:Josenir, eu li esse projeto seu em 2009 ate comprei um alternador 24v ,mais devido ao meu trabalho nao consegui levar o projeto a frente. hoje li todo o topico e resolvi iniciar o projeto. atualmente trabalho com provedor de internet em regioes montanhosas aqui no ES a 100 km de vitoria. hoje possuo 45 torres tubulares de 6 mt estaiada com painel solar de 90 w e baterias de gel 115A. eu tenhko uma torre de 18 MT com varios equipamentos que atualmente usa 4 paineis. mais em tempos chuvosos esssa bateras cai, assim eu tenho que ir trocar essas baterias, e pra constar nao vai carro la em cima, o mais proximo que o caro chega, fica a 1,5 km da torre. Então por la venta muito, vou colocar esse alternador para ajudar os paineis ou ate subistituir. veja essa coordenada no google erht, e vc vera o lugar. até tem uma estrada mais carro nenhum sobe mais lá.
É um ótimo campo de porvas para um gerador eólico. E, como pelo jeito, o consumo de é energia é modesto, acredito que seja plenamente viável.
daniel.espadeti Escreveu:o que é aquela ligação AC que tem na sua placa ?
O terminal AC é qualquer um dos três fios que saem do bobinamento do alternador. Em alguns alternadores existe um terminal externo que já está ligado ao um desses fios.
daniel.espadeti Escreveu:no gerador de pas ela articula conforme o vento, como vc fez para trasferir a corente do arternador para um ponto fixo no chao ? usou um sistema de escovas ? nao daria certo usar um sistema vertical de pas. parecido com essa imagem.
Usei uma articulação com rolamentos e coletor de cobre com escovas, isoladas da torre com nylon.
As turbinas de eixo vertical apresentam rendimento muito baixo. Acredito que não justifique usar uma turbina de rendimento tão baixo apenas por causa da vantagem de estar com o gerador estacionário em relação à torre.
daniel.espadeti Escreveu:como citei tenho 45 torres com painel solar, mais em tempos chuvosos e uma correria para trocar baterias, colocar correntes na minha pobre caninhonete para atender meus clientes, gostaria de adicionar alguma coisa eolica a essa torres, mais algo pequeno (imagina eu ter que comprar 45 alternador) para poder ajudar o painel nessas horas dificeis. para mim devido a contruçao da torre seria melhor fazer um esquema de pas tipo vertical, pois assim poderia colocar no mastro do para raio. eu faço essa torres com 6 mt mais 2 mt de para raio e fica tudo em cima painel +bateria, o que na sua opiniao e experiencia eu poderia usar para ajudar o painel solar, eu precisaria de 1 ou no maximo 2 AH no eolico. to tentando colocar um foto das tores mais ela ta grande demais, vo tentar diminuir e colocar aqui.
Como disse, é uma aplicação plenamenrte viável. Se você não tiver o conhecimento necessário, ou não quiser ter muito trabalho, compre uma turbina Air Breeze, que resolve o problema sem o menor stress.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » domingo jul 22, 2012 2:49 am

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, eu li esse projeto seu em 2009 ate comprei um alternador 24v ,mais devido ao meu trabalho nao consegui levar o projeto a frente. hoje li todo o topico e resolvi iniciar o projeto. atualmente trabalho com provedor de internet em regioes montanhosas aqui no ES a 100 km de vitoria. hoje possuo 45 torres tubulares de 6 mt estaiada com painel solar de 90 w e baterias de gel 115A. eu tenhko uma torre de 18 MT com varios equipamentos que atualmente usa 4 paineis. mais em tempos chuvosos esssa bateras cai, assim eu tenho que ir trocar essas baterias, e pra constar nao vai carro la em cima, o mais proximo que o caro chega, fica a 1,5 km da torre. Então por la venta muito, vou colocar esse alternador para ajudar os paineis ou ate subistituir. veja essa coordenada no google erht, e vc vera o lugar. até tem uma estrada mais carro nenhum sobe mais lá.
É um ótimo campo de porvas para um gerador eólico. E, como pelo jeito, o consumo de é energia é modesto, acredito que seja plenamente viável.
daniel.espadeti Escreveu:o que é aquela ligação AC que tem na sua placa ?
O terminal AC é qualquer um dos três fios que saem do bobinamento do alternador. Em alguns alternadores existe um terminal externo que já está ligado ao um desses fios.
daniel.espadeti Escreveu:no gerador de pas ela articula conforme o vento, como vc fez para trasferir a corente do arternador para um ponto fixo no chao ? usou um sistema de escovas ? nao daria certo usar um sistema vertical de pas. parecido com essa imagem.
Usei uma articulação com rolamentos e coletor de cobre com escovas, isoladas da torre com nylon.
As turbinas de eixo vertical apresentam rendimento muito baixo. Acredito que não justifique usar uma turbina de rendimento tão baixo apenas por causa da vantagem de estar com o gerador estacionário em relação à torre.
daniel.espadeti Escreveu:como citei tenho 45 torres com painel solar, mais em tempos chuvosos e uma correria para trocar baterias, colocar correntes na minha pobre caninhonete para atender meus clientes, gostaria de adicionar alguma coisa eolica a essa torres, mais algo pequeno (imagina eu ter que comprar 45 alternador) para poder ajudar o painel nessas horas dificeis. para mim devido a contruçao da torre seria melhor fazer um esquema de pas tipo vertical, pois assim poderia colocar no mastro do para raio. eu faço essa torres com 6 mt mais 2 mt de para raio e fica tudo em cima painel +bateria, o que na sua opiniao e experiencia eu poderia usar para ajudar o painel solar, eu precisaria de 1 ou no maximo 2 AH no eolico. to tentando colocar um foto das tores mais ela ta grande demais, vo tentar diminuir e colocar aqui.
Como disse, é uma aplicação plenamenrte viável. Se você não tiver o conhecimento necessário, ou não quiser ter muito trabalho, compre uma turbina Air Breeze, que resolve o problema sem o menor stress.
o problema nao seria o trabalho, mais estou pensando em custo uma turbina dessa de 300w e de quase 1000 reais com alternador sairia bem mais em conta....o bom pra mim e se conseguisse algo menor que um alternador, pois como disse nao seria algo de muita potencia.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quarta jul 25, 2012 3:06 pm

Josenir, acabei de fazer a placa, e estava testando e não funionou kkkkk, o rele arma com 9 v e depois não desarma mais. so desconectando a bateria. eu coloquei algumas peças e capaçitores subistitutos, e gostaria de saber se pode ser feita essa alteração ou tem que seguir a risca veja umas fotos.
IMG_0123.jpg
IMG_0123.jpg (65.13 KiB) Visto 3822 vezes
o transistor BC 337 eu nao tenho, ai olhei no VRTDISK e me deu o subistituto dele, o mesmo BC 639, ele pode ser subistituido por este ? os capacitores eletroliticos, os de 16x470 eu coloquei 16x2200 e os de 16x100 eu coloquei 16x470 e os maior de 25x2200 eu coloquei 50x2200. eu acredito que esse 16x100 não poderá ser alterado, mais os outros nao vejo problema, mais me corija se estiver errado.
IMG_0122.jpg
IMG_0122.jpg (66.03 KiB) Visto 3822 vezes
aqui eu não coloquei o zenner de 18v como vc disse.
25072012761.jpg
25072012761.jpg (128.93 KiB) Visto 3822 vezes
e esse é o alternador que estou usando ja está com as ligaçoes prontas. proximo .....

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quarta jul 25, 2012 3:08 pm

segue o resto.
25072012751.jpg
25072012751.jpg (139.73 KiB) Visto 3822 vezes
25072012753.jpg
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25072012754.jpg
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quarta jul 25, 2012 7:00 pm

daniel.espadeti Escreveu:Josenir, acabei de fazer a placa, e estava testando e não funionou kkkkk, o rele arma com 9 v e depois não desarma mais. so desconectando a bateria. eu coloquei algumas peças e capaçitores subistitutos, e gostaria de saber se pode ser feita essa alteração ou tem que seguir a risca veja umas fotos.
Se estiver testando na bancada, com o regulador/excitador desligado do alternador, ligando o terminal AC ao positivo da bateria, o relé atraca, e desligando, ele desatraca. O terminal AC vai ser ligado a um dos fios do bobinamento, antes da ponte retificadora, e com isso deve desligar a excitação quando o alternador não tiver rotação suficiente.
daniel.espadeti Escreveu:o transistor BC 337 eu nao tenho, ai olhei no VRTDISK e me deu o subistituto dele, o mesmo BC 639, ele pode ser subistituido por este ?
Pode, desde que faça a inversão dos pinos, pois a pinagem dos dois é diferente. Isso deve ser feito com bastante atenção.
daniel.espadeti Escreveu:os capacitores eletroliticos, os de 16x470 eu coloquei 16x2200 e os de 16x100 eu coloquei 16x470 e os maior de 25x2200 eu coloquei 50x2200. eu acredito que esse 16x100 não poderá ser alterado, mais os outros nao vejo problema, mais me corija se estiver errado.
O capacitor de 100uF x 16V não é muito crítico, mas não deve ser usado maior que 220uF. Os demais, tudo bem.
daniel.espadeti Escreveu:aqui eu não coloquei o zenner de 18v como vc disse.
Ótimo.
daniel.espadeti Escreveu:e esse é o alternador que estou usando ja está com as ligaçoes prontas. proximo .....
Está ótimo.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quarta jul 25, 2012 10:06 pm

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, acabei de fazer a placa, e estava testando e não funionou kkkkk, o rele arma com 9 v e depois não desarma mais. so desconectando a bateria. eu coloquei algumas peças e capaçitores subistitutos, e gostaria de saber se pode ser feita essa alteração ou tem que seguir a risca veja umas fotos.
Se estiver testando na bancada, com o regulador/excitador desligado do alternador, ligando o terminal AC ao positivo da bateria, o relé atraca, e desligando, ele desatraca. O terminal AC vai ser ligado a um dos fios do bobinamento, antes da ponte retificadora, e com isso deve desligar a excitação quando o alternador não tiver rotação suficiente.
daniel.espadeti Escreveu:o transistor BC 337 eu nao tenho, ai olhei no VRTDISK e me deu o subistituto dele, o mesmo BC 639, ele pode ser subistituido por este ?
Pode, desde que faça a inversão dos pinos, pois a pinagem dos dois é diferente. Isso deve ser feito com bastante atenção.
daniel.espadeti Escreveu:os capacitores eletroliticos, os de 16x470 eu coloquei 16x2200 e os de 16x100 eu coloquei 16x470 e os maior de 25x2200 eu coloquei 50x2200. eu acredito que esse 16x100 não poderá ser alterado, mais os outros nao vejo problema, mais me corija se estiver errado.
O capacitor de 100uF x 16V não é muito crítico, mas não deve ser usado maior que 220uF. Os demais, tudo bem.
daniel.espadeti Escreveu:aqui eu não coloquei o zenner de 18v como vc disse.
Ótimo.
daniel.espadeti Escreveu:e esse é o alternador que estou usando ja está com as ligaçoes prontas. proximo .....
Está ótimo.
então, acho que meu alternador nao se exita sozinho, pequei o fio que sai o positiivo e liguei junto a uma perna do exitador e a outra do exitador ao negativo e liguei o motor, ai ? nada de corente tudo 0 .0.0.0.0.0.0. medi a voltagem alternada nada. so que eu pequei um sinal 12 v e so dei uma encostada no exitador + positivo, ai ele começou a gerar sozinho deu 15 v em uma rotação de um 700 eu acho, não consegui medir a rotação, e agora o que eu posso fazer, pelo que eu vi se só jogar um sinal ele começa a exitar, agora por conta propria isso nao acontece.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quarta jul 25, 2012 10:16 pm

daniel.espadeti Escreveu: então, acho que meu alternador nao se exita sozinho, pequei o fio que sai o positiivo e liguei junto a uma perna do exitador e a outra do exitador ao negativo e liguei o motor, ai ? nada de corente tudo 0 .0.0.0.0.0.0. medi a voltagem alternada nada. so que eu pequei um sinal 12 v e so dei uma encostada no exitador + positivo, ai ele começou a gerar sozinho deu 15 v em uma rotação de um 700 eu acho, não consegui medir a rotação, e agora o que eu posso fazer, pelo que eu vi se só jogar um sinal ele começa a exitar, agora por conta propria isso nao acontece.
Você fez o novo bobinamento para o alternador com a triplo do número de espiras? Se não fizer isso a auto-excitação só vai ocorrer com rotações muito altas.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quarta jul 25, 2012 10:37 pm

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu: então, acho que meu alternador nao se exita sozinho, pequei o fio que sai o positiivo e liguei junto a uma perna do exitador e a outra do exitador ao negativo e liguei o motor, ai ? nada de corente tudo 0 .0.0.0.0.0.0. medi a voltagem alternada nada. so que eu pequei um sinal 12 v e so dei uma encostada no exitador + positivo, ai ele começou a gerar sozinho deu 15 v em uma rotação de um 700 eu acho, não consegui medir a rotação, e agora o que eu posso fazer, pelo que eu vi se só jogar um sinal ele começa a exitar, agora por conta propria isso nao acontece.
Você fez o novo bobinamento para o alternador com a triplo do número de espiras? Se não fizer isso a auto-excitação só vai ocorrer com rotações muito altas.
Não, pelo que eu li anteriormente, pensei que não precisasse mecher no alternador. somente no regulador de tensão. eu devo mecher na bobina dele ou da pra fazer alguma coisa, junto a sua placa, para não precisar mecher na bobina.

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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir » quinta jul 26, 2012 12:33 am

daniel.espadeti Escreveu:Não, pelo que eu li anteriormente, pensei que não precisasse mecher no alternador. somente no regulador de tensão. eu devo mecher na bobina dele ou da pra fazer alguma coisa, junto a sua placa, para não precisar mecher na bobina.
O projeto aqui exposto consiste na alteração do bobinamento e na instalação de um novo regulador de tensão. Se você conseguir fazer sem alterar o alternador terá melhorado muito o meu projeto original, e eu agradeceria muito se isso fosse feito.

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daniel.espadeti
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti » quinta jul 26, 2012 12:17 pm

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Não, pelo que eu li anteriormente, pensei que não precisasse mecher no alternador. somente no regulador de tensão. eu devo mecher na bobina dele ou da pra fazer alguma coisa, junto a sua placa, para não precisar mecher na bobina.
O projeto aqui exposto consiste na alteração do bobinamento e na instalação de um novo regulador de tensão. Se você conseguir fazer sem alterar o alternador terá melhorado muito o meu projeto original, e eu agradeceria muito se isso fosse feito.
sim eu vou dar uma pensada, mais só para tirar alguma duvida. esse seu exitador consiste em:
a entrada de alimentação que se pega no terminal AC, depois a parte principal, o exitador, esse exitador, ele controla a tensão que se manda para a bobina ? se o vento estiver muito forte ele diminui a tensão e se estiver fraco ele almenta ?
quanto esssa parte do novo bobinamento, se para somente ele se exitar sozinho, poderia add em sinal, a cada 2 ou 5 minutos. Eu tenho um sisteminha pequeno feito com o 555, que da um sinal no rele a cada 2 minutos (so controlar no capacitor) assim usaria esse sistema para dar um pulso inicial na exitação para ele iniciar, assim depois que a turbina parar quando ela começar a girar novamente esse sistema inicia denovo a exitação masi tarde eu vou colocar o sistema.

ATT:
daniel

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