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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo jul 15, 2012 1:13 am
por Josenir
pizzutipes Escreveu:Bom dia Josenir,
Estou com duas dúvidas em relação ao circuito, dúvidas de iniciante mesmo.
1- Nas trilhas do circuito, no local do NE555, há dois furos embaixo dele (circulados em azul), que não entendi como ligá-los ao circuito NE555, se é que devem ser ligados a ele.
Ligue esses dois pontos com um fio antes de por o CI
pizzutipes Escreveu:2 - Quanto a retirar o diodo Zenner 18V, após retirá-lo devo conectar as duas trilhas com um fio? ou somente retiro o Zenner 18V e pronto?
Apenas deixe de por o diodo zenner.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 21, 2012 8:56 pm
por daniel.espadeti
Josenir, eu li esse projeto seu em 2009 ate comprei um alternador 24v ,mais devido ao meu trabalho nao consegui levar o projeto a frente. hoje li todo o topico e resolvi iniciar o projeto. atualmente trabalho com provedor de internet em regioes montanhosas aqui no ES a 100 km de vitoria. hoje possuo 45 torres tubulares de 6 mt estaiada com painel solar de 90 w e baterias de gel 115A. eu tenhko uma torre de 18 MT com varios equipamentos que atualmente usa 4 paineis. mais em tempos chuvosos esssa bateras cai, assim eu tenho que ir trocar essas baterias, e pra constar nao vai carro la em cima, o mais proximo que o caro chega, fica a 1,5 km da torre. Então por la venta muito, vou colocar esse alternador para ajudar os paineis ou ate subistituir. veja essa coordenada no google erht, e vc vera o lugar. até tem uma estrada mais carro nenhum sobe mais lá.

20°37'40.03"S
40°38'50.35"O

olhando seu ultimo projeto da PCI (eu uso o isis proteus proficional, para confecção das placas). o que é aquela ligação AC que tem na sua placa ? Eu tenho um alternador 24v da bosch, que tem o terminal + e o - mais as duas ligaçoes do regulador, o que seria esse quinto pino AC. no gerador de pas ela articula conforme o vento, como vc fez para trasferir a corente do arternador para um ponto fixo no chao ? usou um sistema de escovas ? nao daria certo usar um sistema vertical de pas. parecido com essa imagem.
images.jpg
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abusando um pouco de sua paciencia gostaria de uma dica sua. como citei tenho 45 torres com painel solar, mais em tempos chuvosos e uma correria para trocar baterias, colocar correntes na minha pobre caninhonete para atender meus clientes, gostaria de adicionar alguma coisa eolica a essa torres, mais algo pequeno (imagina eu ter que comprar 45 alternador) para poder ajudar o painel nessas horas dificeis. para mim devido a contruçao da torre seria melhor fazer um esquema de pas tipo vertical, pois assim poderia colocar no mastro do para raio. eu faço essa torres com 6 mt mais 2 mt de para raio e fica tudo em cima painel +bateria, o que na sua opiniao e experiencia eu poderia usar para ajudar o painel solar, eu precisaria de 1 ou no maximo 2 AH no eolico. to tentando colocar um foto das tores mais ela ta grande demais, vo tentar diminuir e colocar aqui.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 21, 2012 9:33 pm
por daniel.espadeti
agora consegui olhem ai umas doa torres
26042010021.jpg
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo jul 22, 2012 12:31 am
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, eu li esse projeto seu em 2009 ate comprei um alternador 24v ,mais devido ao meu trabalho nao consegui levar o projeto a frente. hoje li todo o topico e resolvi iniciar o projeto. atualmente trabalho com provedor de internet em regioes montanhosas aqui no ES a 100 km de vitoria. hoje possuo 45 torres tubulares de 6 mt estaiada com painel solar de 90 w e baterias de gel 115A. eu tenhko uma torre de 18 MT com varios equipamentos que atualmente usa 4 paineis. mais em tempos chuvosos esssa bateras cai, assim eu tenho que ir trocar essas baterias, e pra constar nao vai carro la em cima, o mais proximo que o caro chega, fica a 1,5 km da torre. Então por la venta muito, vou colocar esse alternador para ajudar os paineis ou ate subistituir. veja essa coordenada no google erht, e vc vera o lugar. até tem uma estrada mais carro nenhum sobe mais lá.
É um ótimo campo de porvas para um gerador eólico. E, como pelo jeito, o consumo de é energia é modesto, acredito que seja plenamente viável.
daniel.espadeti Escreveu:o que é aquela ligação AC que tem na sua placa ?
O terminal AC é qualquer um dos três fios que saem do bobinamento do alternador. Em alguns alternadores existe um terminal externo que já está ligado ao um desses fios.
daniel.espadeti Escreveu:no gerador de pas ela articula conforme o vento, como vc fez para trasferir a corente do arternador para um ponto fixo no chao ? usou um sistema de escovas ? nao daria certo usar um sistema vertical de pas. parecido com essa imagem.
Usei uma articulação com rolamentos e coletor de cobre com escovas, isoladas da torre com nylon.
As turbinas de eixo vertical apresentam rendimento muito baixo. Acredito que não justifique usar uma turbina de rendimento tão baixo apenas por causa da vantagem de estar com o gerador estacionário em relação à torre.
daniel.espadeti Escreveu:como citei tenho 45 torres com painel solar, mais em tempos chuvosos e uma correria para trocar baterias, colocar correntes na minha pobre caninhonete para atender meus clientes, gostaria de adicionar alguma coisa eolica a essa torres, mais algo pequeno (imagina eu ter que comprar 45 alternador) para poder ajudar o painel nessas horas dificeis. para mim devido a contruçao da torre seria melhor fazer um esquema de pas tipo vertical, pois assim poderia colocar no mastro do para raio. eu faço essa torres com 6 mt mais 2 mt de para raio e fica tudo em cima painel +bateria, o que na sua opiniao e experiencia eu poderia usar para ajudar o painel solar, eu precisaria de 1 ou no maximo 2 AH no eolico. to tentando colocar um foto das tores mais ela ta grande demais, vo tentar diminuir e colocar aqui.
Como disse, é uma aplicação plenamenrte viável. Se você não tiver o conhecimento necessário, ou não quiser ter muito trabalho, compre uma turbina Air Breeze, que resolve o problema sem o menor stress.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo jul 22, 2012 2:49 am
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, eu li esse projeto seu em 2009 ate comprei um alternador 24v ,mais devido ao meu trabalho nao consegui levar o projeto a frente. hoje li todo o topico e resolvi iniciar o projeto. atualmente trabalho com provedor de internet em regioes montanhosas aqui no ES a 100 km de vitoria. hoje possuo 45 torres tubulares de 6 mt estaiada com painel solar de 90 w e baterias de gel 115A. eu tenhko uma torre de 18 MT com varios equipamentos que atualmente usa 4 paineis. mais em tempos chuvosos esssa bateras cai, assim eu tenho que ir trocar essas baterias, e pra constar nao vai carro la em cima, o mais proximo que o caro chega, fica a 1,5 km da torre. Então por la venta muito, vou colocar esse alternador para ajudar os paineis ou ate subistituir. veja essa coordenada no google erht, e vc vera o lugar. até tem uma estrada mais carro nenhum sobe mais lá.
É um ótimo campo de porvas para um gerador eólico. E, como pelo jeito, o consumo de é energia é modesto, acredito que seja plenamente viável.
daniel.espadeti Escreveu:o que é aquela ligação AC que tem na sua placa ?
O terminal AC é qualquer um dos três fios que saem do bobinamento do alternador. Em alguns alternadores existe um terminal externo que já está ligado ao um desses fios.
daniel.espadeti Escreveu:no gerador de pas ela articula conforme o vento, como vc fez para trasferir a corente do arternador para um ponto fixo no chao ? usou um sistema de escovas ? nao daria certo usar um sistema vertical de pas. parecido com essa imagem.
Usei uma articulação com rolamentos e coletor de cobre com escovas, isoladas da torre com nylon.
As turbinas de eixo vertical apresentam rendimento muito baixo. Acredito que não justifique usar uma turbina de rendimento tão baixo apenas por causa da vantagem de estar com o gerador estacionário em relação à torre.
daniel.espadeti Escreveu:como citei tenho 45 torres com painel solar, mais em tempos chuvosos e uma correria para trocar baterias, colocar correntes na minha pobre caninhonete para atender meus clientes, gostaria de adicionar alguma coisa eolica a essa torres, mais algo pequeno (imagina eu ter que comprar 45 alternador) para poder ajudar o painel nessas horas dificeis. para mim devido a contruçao da torre seria melhor fazer um esquema de pas tipo vertical, pois assim poderia colocar no mastro do para raio. eu faço essa torres com 6 mt mais 2 mt de para raio e fica tudo em cima painel +bateria, o que na sua opiniao e experiencia eu poderia usar para ajudar o painel solar, eu precisaria de 1 ou no maximo 2 AH no eolico. to tentando colocar um foto das tores mais ela ta grande demais, vo tentar diminuir e colocar aqui.
Como disse, é uma aplicação plenamenrte viável. Se você não tiver o conhecimento necessário, ou não quiser ter muito trabalho, compre uma turbina Air Breeze, que resolve o problema sem o menor stress.
o problema nao seria o trabalho, mais estou pensando em custo uma turbina dessa de 300w e de quase 1000 reais com alternador sairia bem mais em conta....o bom pra mim e se conseguisse algo menor que um alternador, pois como disse nao seria algo de muita potencia.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta jul 25, 2012 3:06 pm
por daniel.espadeti
Josenir, acabei de fazer a placa, e estava testando e não funionou kkkkk, o rele arma com 9 v e depois não desarma mais. so desconectando a bateria. eu coloquei algumas peças e capaçitores subistitutos, e gostaria de saber se pode ser feita essa alteração ou tem que seguir a risca veja umas fotos.
IMG_0123.jpg
IMG_0123.jpg (65.13 KiB) Visto 6967 vezes
o transistor BC 337 eu nao tenho, ai olhei no VRTDISK e me deu o subistituto dele, o mesmo BC 639, ele pode ser subistituido por este ? os capacitores eletroliticos, os de 16x470 eu coloquei 16x2200 e os de 16x100 eu coloquei 16x470 e os maior de 25x2200 eu coloquei 50x2200. eu acredito que esse 16x100 não poderá ser alterado, mais os outros nao vejo problema, mais me corija se estiver errado.
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IMG_0122.jpg (66.03 KiB) Visto 6967 vezes
aqui eu não coloquei o zenner de 18v como vc disse.
25072012761.jpg
25072012761.jpg (128.93 KiB) Visto 6967 vezes
e esse é o alternador que estou usando ja está com as ligaçoes prontas. proximo .....

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta jul 25, 2012 3:08 pm
por daniel.espadeti
segue o resto.
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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta jul 25, 2012 7:00 pm
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, acabei de fazer a placa, e estava testando e não funionou kkkkk, o rele arma com 9 v e depois não desarma mais. so desconectando a bateria. eu coloquei algumas peças e capaçitores subistitutos, e gostaria de saber se pode ser feita essa alteração ou tem que seguir a risca veja umas fotos.
Se estiver testando na bancada, com o regulador/excitador desligado do alternador, ligando o terminal AC ao positivo da bateria, o relé atraca, e desligando, ele desatraca. O terminal AC vai ser ligado a um dos fios do bobinamento, antes da ponte retificadora, e com isso deve desligar a excitação quando o alternador não tiver rotação suficiente.
daniel.espadeti Escreveu:o transistor BC 337 eu nao tenho, ai olhei no VRTDISK e me deu o subistituto dele, o mesmo BC 639, ele pode ser subistituido por este ?
Pode, desde que faça a inversão dos pinos, pois a pinagem dos dois é diferente. Isso deve ser feito com bastante atenção.
daniel.espadeti Escreveu:os capacitores eletroliticos, os de 16x470 eu coloquei 16x2200 e os de 16x100 eu coloquei 16x470 e os maior de 25x2200 eu coloquei 50x2200. eu acredito que esse 16x100 não poderá ser alterado, mais os outros nao vejo problema, mais me corija se estiver errado.
O capacitor de 100uF x 16V não é muito crítico, mas não deve ser usado maior que 220uF. Os demais, tudo bem.
daniel.espadeti Escreveu:aqui eu não coloquei o zenner de 18v como vc disse.
Ótimo.
daniel.espadeti Escreveu:e esse é o alternador que estou usando ja está com as ligaçoes prontas. proximo .....
Está ótimo.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta jul 25, 2012 10:06 pm
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, acabei de fazer a placa, e estava testando e não funionou kkkkk, o rele arma com 9 v e depois não desarma mais. so desconectando a bateria. eu coloquei algumas peças e capaçitores subistitutos, e gostaria de saber se pode ser feita essa alteração ou tem que seguir a risca veja umas fotos.
Se estiver testando na bancada, com o regulador/excitador desligado do alternador, ligando o terminal AC ao positivo da bateria, o relé atraca, e desligando, ele desatraca. O terminal AC vai ser ligado a um dos fios do bobinamento, antes da ponte retificadora, e com isso deve desligar a excitação quando o alternador não tiver rotação suficiente.
daniel.espadeti Escreveu:o transistor BC 337 eu nao tenho, ai olhei no VRTDISK e me deu o subistituto dele, o mesmo BC 639, ele pode ser subistituido por este ?
Pode, desde que faça a inversão dos pinos, pois a pinagem dos dois é diferente. Isso deve ser feito com bastante atenção.
daniel.espadeti Escreveu:os capacitores eletroliticos, os de 16x470 eu coloquei 16x2200 e os de 16x100 eu coloquei 16x470 e os maior de 25x2200 eu coloquei 50x2200. eu acredito que esse 16x100 não poderá ser alterado, mais os outros nao vejo problema, mais me corija se estiver errado.
O capacitor de 100uF x 16V não é muito crítico, mas não deve ser usado maior que 220uF. Os demais, tudo bem.
daniel.espadeti Escreveu:aqui eu não coloquei o zenner de 18v como vc disse.
Ótimo.
daniel.espadeti Escreveu:e esse é o alternador que estou usando ja está com as ligaçoes prontas. proximo .....
Está ótimo.
então, acho que meu alternador nao se exita sozinho, pequei o fio que sai o positiivo e liguei junto a uma perna do exitador e a outra do exitador ao negativo e liguei o motor, ai ? nada de corente tudo 0 .0.0.0.0.0.0. medi a voltagem alternada nada. so que eu pequei um sinal 12 v e so dei uma encostada no exitador + positivo, ai ele começou a gerar sozinho deu 15 v em uma rotação de um 700 eu acho, não consegui medir a rotação, e agora o que eu posso fazer, pelo que eu vi se só jogar um sinal ele começa a exitar, agora por conta propria isso nao acontece.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta jul 25, 2012 10:16 pm
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu: então, acho que meu alternador nao se exita sozinho, pequei o fio que sai o positiivo e liguei junto a uma perna do exitador e a outra do exitador ao negativo e liguei o motor, ai ? nada de corente tudo 0 .0.0.0.0.0.0. medi a voltagem alternada nada. so que eu pequei um sinal 12 v e so dei uma encostada no exitador + positivo, ai ele começou a gerar sozinho deu 15 v em uma rotação de um 700 eu acho, não consegui medir a rotação, e agora o que eu posso fazer, pelo que eu vi se só jogar um sinal ele começa a exitar, agora por conta propria isso nao acontece.
Você fez o novo bobinamento para o alternador com a triplo do número de espiras? Se não fizer isso a auto-excitação só vai ocorrer com rotações muito altas.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta jul 25, 2012 10:37 pm
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu: então, acho que meu alternador nao se exita sozinho, pequei o fio que sai o positiivo e liguei junto a uma perna do exitador e a outra do exitador ao negativo e liguei o motor, ai ? nada de corente tudo 0 .0.0.0.0.0.0. medi a voltagem alternada nada. so que eu pequei um sinal 12 v e so dei uma encostada no exitador + positivo, ai ele começou a gerar sozinho deu 15 v em uma rotação de um 700 eu acho, não consegui medir a rotação, e agora o que eu posso fazer, pelo que eu vi se só jogar um sinal ele começa a exitar, agora por conta propria isso nao acontece.
Você fez o novo bobinamento para o alternador com a triplo do número de espiras? Se não fizer isso a auto-excitação só vai ocorrer com rotações muito altas.
Não, pelo que eu li anteriormente, pensei que não precisasse mecher no alternador. somente no regulador de tensão. eu devo mecher na bobina dele ou da pra fazer alguma coisa, junto a sua placa, para não precisar mecher na bobina.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jul 26, 2012 12:33 am
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu:Não, pelo que eu li anteriormente, pensei que não precisasse mecher no alternador. somente no regulador de tensão. eu devo mecher na bobina dele ou da pra fazer alguma coisa, junto a sua placa, para não precisar mecher na bobina.
O projeto aqui exposto consiste na alteração do bobinamento e na instalação de um novo regulador de tensão. Se você conseguir fazer sem alterar o alternador terá melhorado muito o meu projeto original, e eu agradeceria muito se isso fosse feito.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jul 26, 2012 12:17 pm
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Não, pelo que eu li anteriormente, pensei que não precisasse mecher no alternador. somente no regulador de tensão. eu devo mecher na bobina dele ou da pra fazer alguma coisa, junto a sua placa, para não precisar mecher na bobina.
O projeto aqui exposto consiste na alteração do bobinamento e na instalação de um novo regulador de tensão. Se você conseguir fazer sem alterar o alternador terá melhorado muito o meu projeto original, e eu agradeceria muito se isso fosse feito.
sim eu vou dar uma pensada, mais só para tirar alguma duvida. esse seu exitador consiste em:
a entrada de alimentação que se pega no terminal AC, depois a parte principal, o exitador, esse exitador, ele controla a tensão que se manda para a bobina ? se o vento estiver muito forte ele diminui a tensão e se estiver fraco ele almenta ?
quanto esssa parte do novo bobinamento, se para somente ele se exitar sozinho, poderia add em sinal, a cada 2 ou 5 minutos. Eu tenho um sisteminha pequeno feito com o 555, que da um sinal no rele a cada 2 minutos (so controlar no capacitor) assim usaria esse sistema para dar um pulso inicial na exitação para ele iniciar, assim depois que a turbina parar quando ela começar a girar novamente esse sistema inicia denovo a exitação masi tarde eu vou colocar o sistema.

ATT:
daniel

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jul 26, 2012 5:48 pm
por daniel.espadeti
Josenir, e estou efetuando um teste com a placa/exitador ligados diretamente ao alternador. eu coloco o alternador para rodar em uns 700 RPM e injeto um sinal 12 v no exitador so para dar o inicio, logo apos eu retiro o sinal, dai em diante ele gera, mais o relé fica atracando e desatracando, sem parar e medindo as tensão, tanto no exitador quando na saida positiva fica indo e voltando a tensão. então seria o problema da bobina de não ter sido enrolada novamente ? ou é alguma coisa na placa.

ATT
Daniel

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jul 26, 2012 7:47 pm
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, e estou efetuando um teste com a placa/exitador ligados diretamente ao alternador. eu coloco o alternador para rodar em uns 700 RPM e injeto um sinal 12 v no exitador so para dar o inicio, logo apos eu retiro o sinal, dai em diante ele gera, mais o relé fica atracando e desatracando, sem parar e medindo as tensão, tanto no exitador quando na saida positiva fica indo e voltando a tensão. então seria o problema da bobina de não ter sido enrolada novamente ? ou é alguma coisa na placa.
ATT
Daniel
Provavelmente você está usando uma carga na saída do gerador que consome mais do esta rotação permite gerar. Quando a tensão cai abaixo dos 9V o relé desatraca, e força nova partida. Quando a tensão sobe para 12V o relé atraca novamente. Mas em seguida ocorre nova queda de tensão, o que reinicia o ciclo.

Se você tiver uma bateria em bom estado ligada na saída do gerador, essa situação não deve ocorrer. Mas, é claro, se quiser ter o gerador funcionando corretamente, precisa refazer o bobinamento.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jul 27, 2012 12:54 pm
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, e estou efetuando um teste com a placa/exitador ligados diretamente ao alternador. eu coloco o alternador para rodar em uns 700 RPM e injeto um sinal 12 v no exitador so para dar o inicio, logo apos eu retiro o sinal, dai em diante ele gera, mais o relé fica atracando e desatracando, sem parar e medindo as tensão, tanto no exitador quando na saida positiva fica indo e voltando a tensão. então seria o problema da bobina de não ter sido enrolada novamente ? ou é alguma coisa na placa.
ATT
Daniel
Provavelmente você está usando uma carga na saída do gerador que consome mais do esta rotação permite gerar. Quando a tensão cai abaixo dos 9V o relé desatraca, e força nova partida. Quando a tensão sobe para 12V o relé atraca novamente. Mas em seguida ocorre nova queda de tensão, o que reinicia o ciclo.

Se você tiver uma bateria em bom estado ligada na saída do gerador, essa situação não deve ocorrer. Mas, é claro, se quiser ter o gerador funcionando corretamente, precisa refazer o bobinamento.
Josenir, o alternador e 24v.

Me corija se estiver errado, no inicio voce disse que so precisaria enrolar alternador 12v e não 24v , isso se não lembro direito. mais se eu estiver errado nisso, nunca enrolei nada, voce teria alguma dica para enrolar, tipo a ligação e numero de voltas e tipo de fio ? realmente quero ver isso funcionando, para começar coloar em pratica.

Quanto a placa, eu usei uma bateria pequena de 7A, mais ela está caregada. uma pergunta, qual o problema, da placa ser alimentada direto da bateria, se for por causa do consumo, não justifica, o consumo e minimo. a não ser que o sinal da rotação que vem para o CI e pego pelo terminal AC.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jul 27, 2012 5:06 pm
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu:Me corija se estiver errado, no inicio voce disse que so precisaria enrolar alternador 12v e não 24v , isso se não lembro direito. mais se eu estiver errado nisso, nunca enrolei nada, voce teria alguma dica para enrolar, tipo a ligação e numero de voltas e tipo de fio ? realmente quero ver isso funcionando, para começar coloar em pratica.
É verdade. Logo no início a minha tese era de que um aternador de 24V poderia ser usado sem fazer modificações. No entanto, com o passar do tempo, amadureci a ideia, e observei que neste alternador temos aproximadamente o dobro das espiras do bobinamento de 12V, tanto no estator quanto no rotor. Com isso, mesmo sem fazer um teste prático para chegar a uma conclusão definitiva, já concluí que a rotação de excitação vai ser bem mais alta (devido à menor quantidade de espiras no estator), e a corrente gerada vai ser bem mais baixa (devido a maior quantidade de espiras no rotor), e acreditei que o rendimento via ser bem mais baixo do que refazer o bobinamentodo alternador de 12V. Logo, aproveitar um alternador de 24V original, a meu ver não compensa. No entanto, não existe nada definitivo. Pode ser que você consiga melhores resultados, ou tenha uma ideia melhor.
daniel.espadeti Escreveu:Quanto a placa, eu usei uma bateria pequena de 7A, mais ela está caregada. uma pergunta, qual o problema, da placa ser alimentada direto da bateria, se for por causa do consumo, não justifica, o consumo e minimo. a não ser que o sinal da rotação que vem para o CI e pego pelo terminal AC.
Não, o consumo não é mínimo. Dependendo da potência gerada, até 20% da energia gerada pode ser consumida com a excitação. E o vento pode passar muitas horas parado, e com isso descarregar total a bateria, e danificá-la.

É possível criar um circuito de baixíssimo consumo, mas no momento foge ao meu objetivo, que é produzir algo simples, e de baixo custo.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jul 27, 2012 11:16 pm
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Me corija se estiver errado, no inicio voce disse que so precisaria enrolar alternador 12v e não 24v , isso se não lembro direito. mais se eu estiver errado nisso, nunca enrolei nada, voce teria alguma dica para enrolar, tipo a ligação e numero de voltas e tipo de fio ? realmente quero ver isso funcionando, para começar coloar em pratica.
É verdade. Logo no início a minha tese era de que um aternador de 24V poderia ser usado sem fazer modificações. No entanto, com o passar do tempo, amadureci a ideia, e observei que neste alternador temos aproximadamente o dobro das espiras do bobinamento de 12V, tanto no estator quanto no rotor. Com isso, mesmo sem fazer um teste prático para chegar a uma conclusão definitiva, já concluí que a rotação de excitação vai ser bem mais alta (devido à menor quantidade de espiras no estator), e a corrente gerada vai ser bem mais baixa (devido a maior quantidade de espiras no rotor), e acreditei que o rendimento via ser bem mais baixo do que refazer o bobinamentodo alternador de 12V. Logo, aproveitar um alternador de 24V original, a meu ver não compensa. No entanto, não existe nada definitivo. Pode ser que você consiga melhores resultados, ou tenha uma ideia melhor.
daniel.espadeti Escreveu:Quanto a placa, eu usei uma bateria pequena de 7A, mais ela está caregada. uma pergunta, qual o problema, da placa ser alimentada direto da bateria, se for por causa do consumo, não justifica, o consumo e minimo. a não ser que o sinal da rotação que vem para o CI e pego pelo terminal AC.
Não, o consumo não é mínimo. Dependendo da potência gerada, até 20% da energia gerada pode ser consumida com a excitação. E o vento pode passar muitas horas parado, e com isso descarregar total a bateria, e danificá-la.

É possível criar um circuito de baixíssimo consumo, mas no momento foge ao meu objetivo, que é produzir algo simples, e de baixo custo.
sim es esqueci quea placa alimenta a exitação, estava pensando na placa em si (CI ) por exemplo.

então para eu enrolar esse alternador como proceder, tipo de fio tipo, de ligação e espiras ?

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 28, 2012 3:13 am
por Josenir
daniel.espadeti Escreveu:então para eu enrolar esse alternador como proceder, tipo de fio tipo, de ligação e espiras ?
Para montar o gerador eólico baseado no alternador automotivo você precisar refazer o bobinamento do alternador e trocar o regulador de tensão original por um novo regulador adequado para fazer a auto-excitação.

O regulador/excitador é um circuito que já se encontra publicado neste tópico. E o novo bobinamento já foi referido aqui várias vezes. Simplesmente refaz-se o bobinamento igual ao original, apenas aumentando a quantidade de espiras para o triplo da quantidade original. Para tanto, naturalmente, vai ser necessário usar um fio mais fino. Uma medida prática é usar uma bitola AWG dois degraus a mais que a bitola AWG do fio do bobinamento original. Exemplo: se o fio original for 18AWG, usa-se fio 20AWG.

Para quem pretenda montar esse projeto, é importantíssimo ler o máximo possível das mensagens postadas neste tópico, de forma a se inteirar melhor do assunto.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 28, 2012 12:25 pm
por daniel.espadeti
Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:então para eu enrolar esse alternador como proceder, tipo de fio tipo, de ligação e espiras ?
Para montar o gerador eólico baseado no alternador automotivo você precisar refazer o bobinamento do alternador e trocar o regulador de tensão original por um novo regulador adequado para fazer a auto-excitação.

O regulador/excitador é um circuito que já se encontra publicado neste tópico. E o novo bobinamento já foi referido aqui várias vezes. Simplesmente refaz-se o bobinamento igual ao original, apenas aumentando a quantidade de espiras para o triplo da quantidade original. Para tanto, naturalmente, vai ser necessário usar um fio mais fino. Uma medida prática é usar uma bitola AWG dois degraus a mais que a bitola AWG do fio do bobinamento original. Exemplo: se o fio original for 18AWG, usa-se fio 20AWG.

Para quem pretenda montar esse projeto, é importantíssimo ler o máximo possível das mensagens postadas neste tópico, de forma a se inteirar melhor do assunto.
ok, vou começar a fazer isso, agente le, mais os topicos são muitos grandes. le, le le e no final vira uma embolação só kkkkkk, mais vou pesquisar sim. valeu.