Duvida na montagem do alternador.

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
CacauPE
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 23, 2008 11:26 pm

Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por CacauPE »

olá.
meus conhecimentos são puramente mecânicos mas mesmo assim sou um amante da energia verde e um inimigo fervorosos da companhia de distribuição de energia local.

diante de tanta pesquisa e projetos abertos a desafios aceitei de montar um aerogerador completo. daí que vem minha dúvida.

na maioria dos geradores em que pesquisei na net vi que basicamente as bobinas estão envolvidas em um sanduíche de magnetos. bem minha duvida é que para aumentar a eficiência do alternador penso em colocar mais um conjunto de bobinas e ai pergunto. poderia ser duas camadas de bobinas e três camadas de magnetos ou teria que colocar duas bobinas e 4 magnetos????

sei que vou aumentar o peso, etc mas vou construir uma turbina horizontal reduzida de 1 para 1000 e assim garantir o torque para o arrasto do alternador.

obrigado.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por Josenir »

para segurar os ímãs usam-se dois discos de metal, que servem também de blindagem para o campo dos ímãs não se dispersar para fora. se você usar dois discos de plástico, madeira ou fibra, por exemplo, o rendimento vai sem bem menor, pois o campo magnético dos ímãs vai se dispersar para o lado contrário ao da bobina. a mesma coisa vai acontecer se você resolver economizar uma camada de ímãs.
se você pretende pôr três camadas de ímãs com duas bobinas, inevitavelmente o disco que estará no centro para segurar os ímãs terá que ser de material não-ferroso (plástico, fibra, madeira, alumínio) para que sejam aproveitados os dois lados do campo dos ímãs, logo o campo desta camada vai se dispersar e o rendimento vai ser baixo.
eu sugeriria que usasse as quatro camadas de ímãs se quer usar duas camadas de bobinas, como na figura abaixo. e claro, os discos de metal ferroso (ferro, aço) com espessura mínima de 5mm. o que pode ser feito é economizar um disco para cada bobina a mais que for colocada.
Ger_Axial1.JPG
Ger_Axial1.JPG (12.85 KiB) Visto 5235 vezes


Autor do tópico
CacauPE
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 23, 2008 11:26 pm

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por CacauPE »

josenir vc é o cara.

mas assim me ocorreu outra dúvida.

em uma chapa metálica de 5mm para imâs de terras raras é evidente que o campo de um vai interferir no outro lado. também vai haver um problema de montagem caso tenha que colocar as mesmas polaridades dispostas frente a frente no sanduíche de imãs no disco ou posso colocar polaridade norte com o oposta sul do outro lado????
acho muito difícil em um magneto tão poderoso colocar campos que se repelem.

Imagem

valeu pela luz.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por Josenir »

como lhe disse, use discos de pelo menos 5mm de espessura, por dois motivos: para servir de blindagem do campo magnético e para suportar o esforço mecânico que os ímãs vão provocar. se usar um disco com ímas dos dois lados, não se preocupe se um intefere no campo do outro. isso não é problema algum desde que posicione os ímãs da forma correta. a forma correta é usar os pólos em posição alternada no disco, n-s-n-s-n-s, como você já sabe. logo se há um pólo norte de um lado dos disco, do outro lado deste mesmo disco tem que ter um pólo sul. desta forma, como os opostos se atraem, ficando eles em posição de atração não há problema.
vou lhe dar uma sugestão de mecânica simplificada para este tipo de gerador. eu mesmo desenvolvi esta idéia. neste esquema se usa discos com um furo no centro de bitola igual à bitola do eixo. o eixo entra no furo dos discos e o eixo tem um batente de um lado e uma ponta com rosca do outro. entre os discos de ímãs vai um espaçador. os discos de bobina têm furo maior que o espaçador e são segurados por um suporte externo. uma vantagem, além da simplicidade é que quando se colocam os discos de ímãs, como eles giram no eixo, eles acham a posição em que os pólos opostos se atraem, sem você se preocupar.
o problema é que não estou conseguindo enviar o desenho. mais tarde vou tentar novamente. de qualquer forma o desenho é semelhante ao que enviei anteriormente.


Autor do tópico
CacauPE
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta out 23, 2008 11:26 pm

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por CacauPE »

valeu!!

estou esperando o desenho

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por Josenir »

este é o desenho do gerador axial com mecânica simplificada. clique na figura abaixo para ampliar.
ImagemImagem


paulinhares
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda set 07, 2009 10:15 am
Localização: Montes claros, MG, Brasil

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por paulinhares »

[quote="josenir"]este é o desenho do gerador axial com mecânica simplificada. clique na figura abaixo para ampliar.

bom dia, cacaupe!
bom dia, josenir!

uma pergunta: com qual programa voces desenham assim tao bem?
é que sou péssimo em desenhos.
pois tenho que aprender.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida na montagem do alternador.

Mensagem por Josenir »

paulinhares Escreveu:bom dia, cacaupe! bom dia, josenir!
uma pergunta: com qual programa voces desenham assim tao bem?
é que sou péssimo em desenhos.
pois tenho que aprender.
acredite se quiser, mas todos os meus desenhos mecânicos eu desenho no paintbrush do windows.
para o desenho de placas de circuito impresso eu uso o expresspcb. para esquema elétrico eu uso o expresssch.
na verdade eu já tentei usar alguns programas de desenho 3d como sketchup do google, que é gratuito e muito bom, mas exige muito conhecimento. pretendo em breve fazer um curso de desenho 3d, mas por enquanto o paint tem me servido muito bem. ninguém dá nada por ele, mas eu já ouvi falar de gente que desenha até o rosto da monalisa com ele.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”