GIRASOL

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Re: GIRASOL

Mensagem por lobão »

x m Escreveu:finalmente os resíduos saem transformados em pellets prontos a queimar.
o xavier maluco, tu tá maluco se for canola, girassol o resíduo da uma ótima ração, vamos transformar isso em leite, carne, ovos etc..

em paletes sim para queimar não!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

elektron
Membro
Membro
Registado: quinta jun 12, 2008 7:37 pm

Mensagem por elektron »

xaviermaluco Escreveu:
xavier maluco nao podes descrever mais ou menos como tas a fazer a tua ou a ideia que tens para fazer?

posso fazer um detalhe de uma máquina para extração doméstica, pelo que percebo vocês querem fazer uma coisa para pequena produção e económica, não será? ok, vou arranjar um tempinho ainda esta semana e fazer um esquema como vocês poderão fazer uma coisa económica.

quanto à minha exporei aqui as fotos quando estiver pronta, mas não terá nada a ver com o que tu e o luciano querem fazer, pois está a ser dimensionada para 10 toneladas/dia fazendo todas as operações, desde a separação da semente do resto da planta, passando pela trituração, compressão do bagaço para extração do óleo e finalmente os resíduos saem transformados em pellets prontos a queimar.

x m
sim para ja era mais a base de uma coisa simples e economica para começar.depois logo se ve. se poderes agradecia.

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

ora há uns meses também me meti nisto de semear girassois para futura produção de oleo vegetal...

resultado:

uns tomates deliciosos...
ponto de carga 24h para quem precisar

A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

semear girassol v 2.0

boas!!

este fim-de-semana semeie 2kg de girasol (desta vez não me fiei no "arquivo" e comprei sementes novas...)
experimentei 1kg das duas variadades disponiveis: raiada e branca.

a 1º é mais pequena, mas também é a que mais se vê no youtube a ser processada para oleo.
a 2º tem quase o dobro do tamanho, mas também ja´tinha visto no youtube e o resultado parecia mais o oleo de girassol que conhecemos.
ainda há uma 3º. comprei no lidl e parece ser mais virada para a ornamentação conforme dizia na embalagem. tambem semeie, mas em vasos, não estou muito crente.

já estou a pesquisar as prensas:
vou partir para uma picadora de carne manual (leia-se barata, pois o painel solar (aquecedor solar) que estou a construir com latas está a ficar bem mais caro do que o previsto. "derrapagens"...) e altera-la um pouco

http://cgi.ebay.co.uk/professional-hand ... otohosting

- fazer uma pequena furação para deixar gravitar o oleo
- afunilar a saida (do desperdicio) para criar um pouco mais de pressão
(- reaproveitar as sementes prensadas como composto organico)

já alguem teve sucesso com este processo?
podem aconselhar outro também simples?

pss

A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

continuando a agricultura...

o proximo fim-de-semana vou semear 1 hectare de girassol "raiado".

segundo contas oficiosas... somando ao 0.5hectare isto deve dar entre 2250kg a 4500kg de sementes e 750 a 1500lts de oleo... já agora (não tendo aqui à mão os valores) algumas toneladas de residuo verde destinado à compostagem.

ora, não tendo, para já, capacidade de processamento de tanta "coisa" pergunto aqui se alguém já vendeu isto a cooperativas ou empresas para transformação de biodiesel ou oleo alimentar.

Autor do tópico
José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

caro eletro_naif, quanto as suas perguntas posso responder o seguinte, realmente semeei girassol pela primeira vez, comprei vários tipos de semente e cheguei a algumas conclusões. há sementes bem grandes que parecem realmente muito boas, mas depois de as abrir a realidade é outra, tem uma pequena semente dentro, estas quase pretas com umas finas rajas cinza. as outras mais pequenas mas são compactas são cinza com uma finas rajas pretas, estas ultimas são melhores para óleo, creio que dão mais produção e deixam muito menos resíduo.
voltando a minha sementeira de 2008 as sementes nasceram muito mal, creio que também nasceu 1 milhão de ervas para cada semente de girassol e como o tempo foi seco não cuidei da maior parte da sementeira. de umas poucas que tirei as ervas e reguei foi assim que tirei as minhas conclusões.
há já me esquecia de contar uma parte muito importante, quando as sementes começavam a ficar quase maduras veio um bando de pintassilgos e verdelhões visita-las, quando me apercebi da sua presença algumas cabeças de girassol já iam a meio, cortei umas quantas só para ficar com semente nova, que quando não estava presente tapava com uma chapa de zinco, para os passarinhos não as comerem, mas um dia fez vento mais forte e tirou a chapa e os ditos pintassilgos e verdelhões comerão o resto. fui divertido, para os passarinhos!
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

depois do que eu presenciei, abandonei o plantio de girassol.
plantei em 7 hectares ( 70.000m² ) e mesmo antes do completo amadurecimento do grão ( para daí iniciar a colheita ), a metade de cada capítulo já havia sido comida pelos pássaros.
nunca pensei que os passaros ficassem de cabeça para baixo, feito morcegos.

girassol. nunca mais.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

humm, não está fácil

não tenho visto os que semeie na quinta, mas o que tenho aqui em casa (os tais do lidl) já têm ± 1m de altura e prevejo que floreçam muito em breve.
tenho que ter atenção à pardalada...

o que tenho notado é que estes bebem!!.... espero que seja só por estarem em vasos.
au segundo dia depois da rega começam logo a murchar

A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

boas!

relato aqui a experiência em vaso com algumas sementes de girassol
2 meses e meio depois de ter semeado os girassois, deparo-me com um problema que considero alarmante:

± 75 dias para terem flor (vou fazer a conta a 90 para a colheita). ±2.5l/dia de agua x90= 225litros de agua para a produção inferior a 1 litro de oleo.

se isto for normal em todas as culturas, é uma autentica atrocidade. para a semana devo ver os tal 0.5 hectar que tinha semeado na quinta, vou fazer as contas à agua gasta e verificar se a situação é semelhante.

os caros foritas podem deixar aqui algum nota neste sentido?

pss

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

na agricultura, a água utilizada pela cultura, é aproveitada das chuvas, que molham o terreno e escorrem rumos aos rios e fazem parte do ciclo naturl do ambiente, chuva, evaporação etc.

se pensar à nivel de planta em estufa, tem que levar em conta o custo da irrigação, que normalmente é alto, mas oferece produtividades maiores.

por exemplo: numa lavoura de milho, sem irrigação, produz-se, com um pouco de sorte, 6.000 kg de grãos. já numa lavoura irrigada, a produção sobe para 11.000 kg ( sem o stress da seca ). resta saber se, pelo preço de venda do cereal, e o custo de irrigação compensa o esforço.

naquele terreno que plantaria girassol, vai chover igual, independente de ter lá o girassol, ou qualquer outra cultura. até mesmo nenhuma.

espero ter ajudado no raciocínio.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

electro_naif Escreveu:boas!

relato aqui a experiência em vaso com algumas sementes de girassol
2 meses e meio depois de ter semeado os girassois, deparo-me com um problema que considero alarmante:

± 75 dias para terem flor (vou fazer a conta a 90 para a colheita). ±2.5l/dia de agua x90= 225litros de agua para a produção inferior a 1 litro de oleo.
caro amigo, como você se refere que sua plantação é em vasos, então com certeza esse consumo de 2,5l de água diário , grande parte dela evaporou pela ação do sol (calor) e vento, não que o girassol tenha essa sede toda; como os vasos tem pouca terra esse processo de evaporação se acentua.

como disse o luciano numa lavoura ele absorve a água da chuva, e mesmo sendo irrigado temos de levar em conta esses parâmetros de evaporação, que dependendo do clima pode ser maior ou menor.

um abraço!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

ligeirow
Membro
Membro
Registado: segunda abr 17, 2006 2:18 pm

Mensagem por ligeirow »

não da para extrair oleo com expremedor de carne manual o eletrico ate da mas pica a semente e fica ruim de filtrar... colegas gostaria de saber se alguem mais tem estudado sobre o oleo de algas. vi que tem uma empresa americana que o remove por gravidade processo simples rapido e barato

A_mais
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por A_mais »

obrigado a todos!

verifiquei esta semana o estado dos girassois na terra:

- os da semente preta, raiada parecem notar mais a falta de agua, ficam muito pequenos. o nucelo da flor, onde surgirão as sementes, tem entre 3 a 4 cm, mas muitos talvez nem 2,5cm.

- os da semente branca, cresceram bastante, a planta tem entre 1,20 a 2 metros de altura, para ja ainda não têm flor. foram semeados no mesmo dia, mas devem ter fazes de germinação diferentes. experimentei esta semana semear mais 1 kg destes num terreno muito pobre e seco. è uma experiência "ou vai ou racha"...

continuo à procura da melhor solução para a extração do oleo, pelo ultimo post, parece que também não é muito viavel a solução do picador de carne... vou rebuscar a solução tipo crivo com macaco hidraulico, em prensa vertical

pss

ligeirow
Membro
Membro
Registado: segunda abr 17, 2006 2:18 pm

Mensagem por ligeirow »

a petrobras tem uma variadade que é bem resistente a seca... aqui na bahia eles distribuem aos agricultores... para retirar o oleo de forma experimental compre uma piteba é 100 euros compensa... aproposito aonde voce esta e onde conseguiu a variedade de suas sementes?

electro_naif Escreveu:obrigado a todos!

verifiquei esta semana o estado dos girassois na terra:

- os da semente preta, raiada parecem notar mais a falta de agua, ficam muito pequenos. o nucelo da flor, onde surgirão as sementes, tem entre 3 a 4 cm, mas muitos talvez nem 2,5cm.

- os da semente branca, cresceram bastante, a planta tem entre 1,20 a 2 metros de altura, para ja ainda não têm flor. foram semeados no mesmo dia, mas devem ter fazes de germinação diferentes. experimentei esta semana semear mais 1 kg destes num terreno muito pobre e seco. è uma experiência "ou vai ou racha"...

continuo à procura da melhor solução para a extração do oleo, pelo ultimo post, parece que também não é muito viavel a solução do picador de carne... vou rebuscar a solução tipo crivo com macaco hidraulico, em prensa vertical

pss

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”