meira78 Escreveu: hynek a tua bomba de calor também permite arrefecer o nosso espaço, quer usemos radiadores ou piso radiante? Ou isso não é possível e apenas podemos programar para aquecer? Claro que para aquecer as águas sanitárias no Verão teríamos de usar outra bomba de calor para aquecer a água.
hynek Escreveu:se for só AQC, em princípio também poderá arrefecer. AQS teriam de ter um sistema separado. Mas penso que não convém arrefecer os radiadores por causa da condensação de água na superfície fria. O chão radiante não deveria ter esse problema, a superfície arrefecida é muito superior. A programação deste sistema ficará, provavelmente mais complicada (módulos independentes para cada função) = um bocado +caro.
hynek, isso significa que por exemplo numa habitação em pleno Verão, em que na rua possam estar 35o e dentro de casa 30o, para tentar colocar a água a 5o de forma a tentar baixar a temperatura dentro de casa para os 25o, junto ao radiador teríamos água a escorrer fruto da condensação, isto é, uma diferença de temperatura entre a água que corre nos radiadores a uma temperatura um pouco superior aos 5o e os 30o dentro da habitação.
O que me referiste é que se usarmos um sistema, por exemplo o piso radiante, que distribui o calor/frio por uma área mais abrangente, isso já não acontece. É isso?
Isso significa que a tendência para isso acontecer é quando as temperaturas atingem mais os extremos no início da climatização, pois à medida que o sistema entra em funcionamento e a temperatura da água se aproxima da temperatura do ar no interior da habitação, o efeito de condensação desaparece, correcto?
Só para não ficarmos com dúvidas: o efeito que condensação que falas é a transformação da água fresca/gelada que corre dentro do radiador em água a escorrer no exterior do radiador, fruto do impacto que sofre com uma temperatura elevada do ar no interior da habitação, correcto?
O que eu estiver aqui a confundir ou a descrever de forma errada, agradecia que me corrigissem.
O que quero mesmo é tentar usar este sistema do
hynek para climatizar a habitação, isto é, aquecer no Inverno e arrefecer no Verão. O aquecimento das AQS seria feito de forma diferente ou através de uma BC totalmente independente.
Obrigado.