Placas de indução
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
Re: Placas de indução
falo nas marcas em termos de design, aspecto geral e desempenho. fui a casa dos meus sogros no fim de semana passado e fiz o almoço (e a minha sogra toda contente). a placa deles é ariston, igual à que eu tinha na minha anterior casas e nota-se que é bem mais lenta que a minha balay. e acho a minha balay mais bonita. quanto à dietrich, não há voltas a dar. é super rápida e é a que tem mais niveis de potência (mais simples de controlar as temperaturas). e tem aspecto mais robusto, mas isso tb é a minha opinião. só tenho pena de não ter uma dietrich em casa agora, mas são bem mais caras e tb estou muito contente com a minha balay.
-
- Membro
- Registado: quinta jun 26, 2008 1:54 pm
entao pelo que percebo a unica diferenca é qtos nives de temperatura têm, e o aspecto.
-
da parte que "vejo", sim, mas o aspecto tb diz muito da qualidade dos materiais. agora o que vai lá por dentro, não faço ideia.jccgold Escreveu:entao pelo que percebo a unica diferenca é qtos nives de temperatura têm, e o aspecto.
-
- Membro
eu li esta informação num site com tudo muito bem explicado, por acaso nao me lembrei de vir aqui escreve-lo na altura, mas lembrei-me agora.
nos estados unidos um instituto governamental penso que a ftc lancou dados oficiais de rendimento energetico da inducao e do gas. no gas foi de 39.9%, e na inducao de 79.9%. era uma informacao que eu queria saber, a ser verdade isto a inducao é precisamente 2x mais eficiente que o gas no gasto de energia.
nos estados unidos um instituto governamental penso que a ftc lancou dados oficiais de rendimento energetico da inducao e do gas. no gas foi de 39.9%, e na inducao de 79.9%. era uma informacao que eu queria saber, a ser verdade isto a inducao é precisamente 2x mais eficiente que o gas no gasto de energia.
-
- Membro
e quanto a bancadas 60 por 60 pra por placas de inducao por cima onde se podem comprar? tenho procurado e nao encontro.
-
há umas placas de indução mt porreiras de apenas um ponto que são de ligar à tomada e não é de encastrar.
60 por 60 nunca vi, mas tem algumas um pouco maiores na ikea.
manda fotos da zona onde queres instalar a placa que a malta ajuda a arranjar solução (estou a remodelar uma das minhas cozinhas (e mais uma placa de indução), por isso já estou com prática .
60 por 60 nunca vi, mas tem algumas um pouco maiores na ikea.
manda fotos da zona onde queres instalar a placa que a malta ajuda a arranjar solução (estou a remodelar uma das minhas cozinhas (e mais uma placa de indução), por isso já estou com prática .
-
- Membro
- Registado: quarta set 03, 2008 2:46 pm
itisix Escreveu:a pedido de algumas famílias, fica aqui um tópico sobre placas de indução. já se tem falado sobre isso, mas também já era hora de um tópico só para elas mesmo.
começo com a transcrição da minha intervenção de outro tópico.
se alguém tiver dúvidas perguntem que dentro do possível eu tento ajudar.a placa que tenho é de marca balay e estou muito, muito satisfeito. já tive uma ariston (na outra casa) e os meus sogros têm uma da de dietrich.
a de dietrich é a melhor, mas não por muito e o preço assusta.
estou muito contente com a minha balay. já a uso há quase 2 anos e não tenho razões de queixa. é ligeiramente melhor que a minha antiga ariston, mas tb é mais recente.
a minha custou entre 800 e 900 euros se não me falha a memória, mas até podem consultar o preço da balay espanha que quando mandei fazer a cozinha escolhi por lá alguns electrodomésticos (e o preço era igual ou muito parecido) e parece-me que as placas já desceram qq coisa.
o preço é sensivelmente o dobro das placas de vitro tradicionais, mas vale a pena. gasta muito menos energia e são muito mais rápidas. já não cozinhava com outra coisa há anos, e fui passar uns dias a espanha e a placa era vitro tradicional... que desalento. demorada como tudo. além disso, a maria agradece a placa de indução que é bem mais fácil de limpar. não é preciso produtos nem aquelas lâminas. é só passar um pano húmido e às vezes uma esponja (esponja mesmo, nada de esfregão verde) e um pouco de lavalouça.
aconselho vivamente, mas atenção à louça própria (bases de ferrite). tb podem comprar uma base de aquecimento (basicamente um disco para colocar debaixo do tacho) que assim podem usar outras louças (vidro, barro, etc). eu não quero mais nada. aliás, tenho outra placa em casa à espera que acabe as minhas obras na segunda cozinha.
penso que a minha é a 920l (biselada). até aconselhava a comprar uma de apenas 3 bicos. se pensarem bem, nunca niguém usa os 4. eu só não comprei pq na altura não havia de 3.
tb podem comprar com 2 zonas de indução e 2 de vitro... mas é desperdício.
http://www.balay.es/catalogo_precios_el ... _induccion
descobri este forum por causa deste tópico, sendo que considero que este post que cito está excelente.
tenho, no entanto, uma dúvida: quando refere as bases de aquecimento para colocar debaixo do tacho de materiais não magnéticos, para permitir usar outras loiças, sabe onde podem ser encontrados à venda esses discos?
-
boas e benvindo ao tasco.almeida Escreveu: descobri este forum por causa deste tópico, sendo que considero que este post que cito está excelente.
tenho, no entanto, uma dúvida: quando refere as bases de aquecimento para colocar debaixo do tacho de materiais não magnéticos, para permitir usar outras loiças, sabe onde podem ser encontrados à venda esses discos?
quanto às bases de aquecimento, já as vi à venda mas não me lembro onde. penso que nas lojas de acessórios de cozinha (tachos e panelas) deva haver.
mas para ser sincero, não aconselho mt o uso dessas bases. se formos a ver, vai desperdição mt calor e até podem ser perigosas porque têm de aquecer muito.
em todo o caso, vou ver se consigo mais informações
abraço
-
- Membro
itisix Escreveu:boas e benvindo ao tasco.almeida Escreveu: descobri este forum por causa deste tópico, sendo que considero que este post que cito está excelente.
quanto às bases de aquecimento, já as vi à venda mas não me lembro onde. penso que nas lojas de acessórios de cozinha (tachos e panelas) deva haver.
mas para ser sincero, não aconselho mt o uso dessas bases. se formos a ver, vai desperdição mt calor e até podem ser perigosas porque têm de aquecer muito.
em todo o caso, vou ver se consigo mais informações
abraço
muito obrigado pela rápida resposta. já agora, esclareço sobre a situação em que me encontro, a qual me levou a colocar a pergunta sobre as bases.
- considerando que o número de pessoas a comer em minha casa oscila entre os quatro e as seis, tenho um conjunto significativo de panelas e tachos tefal ainda em muito bom estado, mas que não são compatíveis com o sistema de indução.
- tenho também uma placa a gás, que começou a perder rendimento, e que depois da mudança do meu prédio para gás natural, ainda ficou pior, prolongando cada vez mais os tempos de preparação da comida, pelo que é imperiosa a sua rápida substituição.
ora, o meu plano consistia em substituir a placa a gás por uma de indução, só que como também vou substituir o forno, já que o actual está a ficar roto no fundo, não me convinha muito ter que adquirir, de uma só vez, todos os recipientes necessários à preparação de comida, além de ser um desperdício de recursos estar a inutilizar os actuais, ainda longe da reforma.
quando li o que escreveu sobre os discos, pensei ter encontrado uma solução provisória, já que poderia comprar a placa de indução, adquirindo depois, progressivamente, recipientes adequados, começando pelas medidas mais utilizadas, mas sempre com a possibilidade de recorrer aos “velhos” como complemento em caso de necessidade.
abraço e, mais uma vez, obrigado.
-
podem não ser da melhor qualidade, mas por exemplo a ikea tem alguns utensilios a preço mesmo muito baixo. se calhar sai mais barato comprar uns penicos lá que comprar e usar a dita base.
eu tenho uns tachitos e um wok. o wok foram uns 3 ou 4 euros e os tachos foram 8 euros 3. dá para desenrascar.
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70082337
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/10112375
e já agora, reitero o que disse lá em cima: na maioria dos casos não vale a pena comprar placa com 4 pontos. 3 chegam e sobram.
quanto ao forno, eu aconselhava forno com limpeza pirolitica. o meu custou uns 800 euros, mas além de se limpar sozinho, tem muito mais isolamento térmico, logo gasta menos.
abraço e qq duvida, cá estamos
eu tenho uns tachitos e um wok. o wok foram uns 3 ou 4 euros e os tachos foram 8 euros 3. dá para desenrascar.
e já agora, reitero o que disse lá em cima: na maioria dos casos não vale a pena comprar placa com 4 pontos. 3 chegam e sobram.
quanto ao forno, eu aconselhava forno com limpeza pirolitica. o meu custou uns 800 euros, mas além de se limpar sozinho, tem muito mais isolamento térmico, logo gasta menos.
-
- Membro
itisix Escreveu:podem não ser da melhor qualidade, mas por exemplo a ikea tem alguns utensilios a preço mesmo muito baixo. se calhar sai mais barato comprar uns penicos lá que comprar e usar a dita base.
obrigado pelas sugestões. na realidade, não se pode dizer que os tachos do ikea sejam caros, fica é um bocadinho (140 kms +-) fora de mão para mim. também tenho pena de ir desperdiçar os tachos, panelas e caçarolas que tenho actualmente, é que, estive a ver, e ainda são catorze peças, (e não estou a contar as tampas).
tenho pensado numas placas que espreitei na net, que são mistas, dois pontos de indução, dois pontos electricos normais, depois usava principalmente os de indução, e os outros ficavam como recurso, e sempre usaria nestes os tachos actuais. mas ainda não sei bem, apesar de querer resolver isto rápido.
abraço e mais uma vez obrigado.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
não tinha conhecimento destas placas,fiquei fascinado.
-
em termos de preço são praticamente a mesma coisa que apenas indução.almeida Escreveu:obrigado pelas sugestões. na realidade, não se pode dizer que os tachos do ikea sejam caros, fica é um bocadinho (140 kms +-) fora de mão para mim. também tenho pena de ir desperdiçar os tachos, panelas e caçarolas que tenho actualmente, é que, estive a ver, e ainda são catorze peças, (e não estou a contar as tampas).
tenho pensado numas placas que espreitei na net, que são mistas, dois pontos de indução, dois pontos electricos normais, depois usava principalmente os de indução, e os outros ficavam como recurso, e sempre usaria nestes os tachos actuais. mas ainda não sei bem, apesar de querer resolver isto rápido.
penso que, em termos de consumo mais vale a pena comprar só indução e investir um bocadinho nos tachos. as peças que não derem, podem sempre ser "doadas" a familiares, como eu fiz.
mas aí, também cada um saberá do seu uso. e 140 km para a ikea é já ali. eu já fiz mais. um bom passeio de sábado à tarde com a maria resolve isso (cuidado não vá é a maria querer comprar mais que os tachos... a ikea tem assim uns efeitos estranhos nas marias)...
-
- Membro
itisix Escreveu:em termos de preço são praticamente a mesma coisa que apenas indução.almeida Escreveu:obrigado pelas sugestões. na realidade, não se pode dizer que os tachos do ikea sejam caros, fica é um bocadinho (140 kms +-) fora de mão para mim. também tenho pena de ir desperdiçar os tachos, panelas e caçarolas que tenho actualmente, é que, estive a ver, e ainda são catorze peças, (e não estou a contar as tampas).
penso que, em termos de consumo mais vale a pena comprar só indução e investir um bocadinho nos tachos. as peças que não derem, podem sempre ser "doadas" a familiares, como eu fiz.
mas aí, também cada um saberá do seu uso. e 140 km para a ikea é já ali. eu já fiz mais. um bom passeio de sábado à tarde com a maria resolve isso (cuidado não vá é a maria querer comprar mais que os tachos... a ikea tem assim uns efeitos estranhos nas marias)...
a minha maria também gosta do ikea, e o manel dela também , já lá fomos algumas vezes, apesar de serem 140 kms, mas para cada lado.
já depois do post anterior, lembrei-me que temos duas panelas de pressão silampos, uma média e uma grande, que não passaram no teste do iman, mais coisas a substituir.
já agora, como o "lume" é tão mais rápido, logo mais forte, não é mais frequente deixar queimar qualquer coisa que se esteja a cozinhar?
abraço.
-
bem, pode acontecer uma ou outra vez no início, mas é como tudo... com o hábito vai lá. aliás, acho que é mais prática para controlar a temperatura e muito rápida nas respostas. podemos andar devagar, acelarar, travar quase a fundo...almeida Escreveu: a minha maria também gosta do ikea, e o manel dela também , já lá fomos algumas vezes, apesar de serem 140 kms, mas para cada lado.
já depois do post anterior, lembrei-me que temos duas panelas de pressão silampos, uma média e uma grande, que não passaram no teste do iman, mais coisas a substituir.
já agora, como o "lume" é tão mais rápido, logo mais forte, não é mais frequente deixar queimar qualquer coisa que se esteja a cozinhar?
abraço.
pessoalmente, desde que tenho indução não quero outra coisa.
p.s. essas panelas da silampos devem ser bem velhinhas, porque já são fabricadas com indução há mesmo muito tempo.
-
- Membro
itisix Escreveu:bem, pode acontecer uma ou outra vez no início, mas é como tudo... com o hábito vai lá. aliás, acho que é mais prática para controlar a temperatura e muito rápida nas respostas. podemos andar devagar, acelarar, travar quase a fundo...almeida Escreveu: a minha maria também gosta do ikea, e o manel dela também , já lá fomos algumas vezes, apesar de serem 140 kms, mas para cada lado.
abraço.
pessoalmente, desde que tenho indução não quero outra coisa.
p.s. essas panelas da silampos devem ser bem velhinhas, porque já são fabricadas com indução há mesmo muito tempo.
pois, então vamos lá a ver como correm as coisas, que é para quando começar-mos a usar a indução, não queimarmos a comida toda lá em casa.
a placa já está comprada, mas ainda não está instalada. a escolha recaiu num produto teka, e ainda levamos de oferta uma panela de pressão, uma silampos com 6 litros de capacidade.
concretamente, o modelo da placa é este:
http://www.teka.com/html/cat/prod.php?p ... cat=placas
agora vamos lá a ver se a minha potência contratada à edp aguenta com ela sem reforçar. já sei que mesmo com tudo o resto desligado, se a colocar no máximo o quadro vai abaixo, 7400w...
as silampos sem ser de indução que andam cá por casa estão ao uso desde 2000, mas como faziam parte do enxoval da minha mais que tudo, já são mais antigas do que isso.
portanto, neste final de semana, lá vamos nós a caminho do ikea, e com urgência, pois quando a placa for ligada, ficamos reduzidos à panela de oferta e a uma frigideira, que, por acaso, também já veio da loja sueca. só estas duas peças são capazes de se revelar insuficientes para cozinhar para seis pessoas...
-
desde já dou os meus parabéns. a placa é bem bonita e biselada como eu gosto.
quanto aos penicos, de facto na ikea tem algumas coisas porreiras. nos super e hiper mercados, às vezes também se arranjam umas coisas a bom preço e alguns não são assim tão ruins.
já agora uma dica: de todas as placas que usei, chego à conclusão que raramente se deve usar a placa no máximo. o fervura branda, anda a cerca de 50% a 60% dos niveis totais.
ah, e já agora cuidado que aquece mesmo muito depressa e queima o refogado.
quanto aos penicos, de facto na ikea tem algumas coisas porreiras. nos super e hiper mercados, às vezes também se arranjam umas coisas a bom preço e alguns não são assim tão ruins.
já agora uma dica: de todas as placas que usei, chego à conclusão que raramente se deve usar a placa no máximo. o fervura branda, anda a cerca de 50% a 60% dos niveis totais.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
itisix Escreveu:desde já dou os meus parabéns. a placa é bem bonita e biselada como eu gosto.
lol, eu descobri que todas as panelas que tenho em casa, marca silampos, são compatíveis com a indução!!!!
e nós aqui a estragar com gás natural...
ainda vou comprar um pequena placa de indução anda na ordem dos 80€ e como somos só 2 chega!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
já vi a 50 euros!serges Escreveu: lol, eu descobri que todas as panelas que tenho em casa, marca silampos, são compatíveis com a indução!!!!
e nós aqui a estragar com gás natural...
ainda vou comprar um pequena placa de indução anda na ordem dos 80€ e como somos só 2 chega!
-
- Membro
itisix Escreveu:desde já dou os meus parabéns. a placa é bem bonita e biselada como eu gosto.
caro itisix, obrigado pelas dicas, vamos a ver se lá por casa conseguimos não esturricar tudo, mas só mesmo quando experimentarmos é que se vai ver. a placa só vai ser instalada sábado.