cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

daikoni
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 21, 2009 11:59 pm

Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Mensagem por daikoni »

volt Escreveu:
daikoni Escreveu: parte chata é que quando um condutor de 2 rodas se espeta..... parte-se todo!
ya. pior mesmo eh quando cai um aviao. soh que a probabilidade disso acontecer, eh menor...

sim, mas quando acontece... morrem logo às duzias...

mas acho que os aviões continuam mais seguros que transportes rodoviarios.... em termos de % de pessoas transportadas e % mortes.... mas não sei!
Quero uma Predator GTI 60ah!

Website: http://www.daikoni.com

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

precisamente...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

segundo o post do volt (estou a colocar no sitio certo):

a comissão de transportes e segurança rodoviária aprovou ontem, por unanimidade, o texto final do projecto de lei que possibilita aos detentores de carta de categoria b, a condução de motociclos até 125cc com potência limitada a 11 kw. o passo seguinte será a sua votação em plenário.

esta aprovação por unanimidade na comissão de transportes e segurança rodoviária constitui um passo determinante para a aprovação final da lei, uma vez que nela estão representados os diversos grupos parlamentares representados na assembelia da república. como tal, é previsível que a unanimidade em torno de um assunto que diz respeito ao motociclismo volte a acontecer no parlamento, em princípio já na próxima sexta-feira, por ocasião da votação do diploma, tal como antes tínhamos noticiado.

chega assim ao fim o longo processo relativo à transposição para a legislação nacional da directiva comunitária 91/439/ce.

em consequência, os detentores de cartas de condução da categoria b (automóveis ligeiros), maiores de 25 anos de idade, ficam automaticamente habilitados a conduzir motociclos da categoria a-1, até 125cc e com potência limitada a 11 kw. já os menores de 25 anos que tenham carta de condução da categoria b mas não tenham licença para a condução de ciclomotores terão de efectuar um teste, em termos a regulamentar posteriormente pelo imtt.

quanto a preceitos legais, após a aprovação do diploma na votação em plenário, este ainda terá de ser promulgado pelo presidente da república e posteriormente publicado em diário da república para finalmente poder entrar em vigor.

http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... &itemid=51

quem já tinha carta anterior a março de 98 já podia conduzir motas até 50cc. isto era automáticamente e sem qq tipo de exame.
agora, também não vai ser preciso fazer exame, para quem tem mais de 25 anos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Mensagem por Mtomas »

ora agora fiquei um pouco confuso. com este decreto-lei, quem tem mais de 25 anos e carta de categoria b não precisa sujeitar-se aquele exame prático?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

mtomas Escreveu:ora agora fiquei um pouco confuso. com este decreto-lei, quem tem mais de 25 anos e carta de categoria b não precisa sujeitar-se aquele exame prático?
nao ha confusao, eh mesmo isso. tenho uma entrevista do deputado do pcp que liderou este projecto a dizer tal coisa ha mais de 2 meses (ainda nem a lei nao tinha ido ah assembleia).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

boa, então a partir do dia 18 de julho, eu e a minha afonsinha, vai ser só bombar, sem grandes complicações, sem grandes confusões. obrigado pelo esclarecimento.

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

mtomas Escreveu:boa, então a partir do dia 18 de julho, eu e a minha afonsinha, vai ser só bombar, sem grandes complicações, sem grandes confusões. obrigado pelo esclarecimento.
isto apenas até 11kw certo? se bem que 11kw é bastante.dá para conduzir as motos electricas mais potentes do mercado...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

a mim chega perfeitamente, não gosto de grandes velocidades, aliás quando andei na scooter a 30 kms/h julgava que já ia demasiado depressa. e depois para circuitos citadinos não se pode ou não se consegue andar muito depressa, penso eu!

eu gosto mais de apreciar as vistas... e nesta altura do ano, que boas andam....

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

eu queria saber aonde existe um "stand" de motos da bereco na zona do porto..alguem conhece? sou de santa maria da feira e preciso de assistencia perto de casa...

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

tiago_eco Escreveu:eu queria saber aonde existe um "stand" de motos da bereco na zona do porto..alguem conhece? sou de santa maria da feira e preciso de assistencia perto de casa...
olha tentei ajudar-te mas não consegui porque o site da bereco em pt está em baixo (eduardo, o que se passa, vêm aí novidades ? ). mas eu penso (tenho a ideia) que no site o eduardo tem lá os seus distribuidores e penso que existe um no porto. é questão de confirmares quando o site ficar online.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

tiago_eco Escreveu:eu queria saber aonde existe um "stand" de motos da bereco na zona do porto..alguem conhece? sou de santa maria da feira e preciso de assistencia perto de casa...

o helder é bom rapaz, distribuidor no porto, e já ajudou muita gente aqui no fórum, creio o cax já ter recorrido aos seus serviços...

tenta falar com ele se precisares do contacto! apita!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

pois eu tenho ideia existe no porto mas n sei exactamente onde...ja mandei mp para o sr eduardo...tenho de passar lá pra ver as meninas e fazer um test drive

Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

tenho o site do sr helder, da bereco, aqui no porto, não tenho a certeza se poderei divulgar... vou ver se consigo enviar mp.

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tiago_eco »

serges Escreveu:

o helder é bom rapaz, distribuidor no porto, e já ajudou muita gente aqui no fórum, creio o cax já ter recorrido aos seus serviços...

tenta falar com ele se precisares do contacto! apita!
obrigado, mas eu realmente moro muito longe de leça do balio (100km ou mais) e preciso de assistencia aqui perto. já estou a tentar convencer um distribuidor da ecoglady (espinho) a distribuir as bereco tb

(e como n sei se compro carro electrico ou scooter electrica...ando neste dilema ) mas tem d ser electrico

Clive
Membro
Membro
Registado: quinta out 23, 2008 11:08 pm

Mensagem por Clive »

bem, esta notícia é sem dúvida excelente, no entanto fica a seguinte questão:

teremos que mandar averbar essa categoria nas cartas de condução?
ou simplesmente ficam com estão?

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

segundo o que uma escola de condução me informou, basta ter uma carta de categoria b, e nada mais - ou seja, ficam como estão.
(o mesmo já acontece para ciclomotores, para as cartas tipo b obtidas antes de mar98)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

rocker_pt Escreveu:segundo o que uma escola de condução me informou, basta ter uma carta de categoria b, e nada mais - ou seja, ficam como estão.
(o mesmo já acontece para ciclomotores, para as cartas tipo b obtidas antes de mar98)
na revista autofoco, salvo erro, dizia que a partir de agosto (sensivelmente, porque ainda falta aprovação do pr e publicação em dr) quem tem carta b e mais de 25 anos somente tem de pedir ao imtt averbação da categoria a1 na carta e quem tiver menos de 25 anos terá de fazer um exame prático.

Clive
Membro
Membro
Registado: quinta out 23, 2008 11:08 pm

Mensagem por Clive »

pois, realmente faz sentido que a mesma tenha que ser alterada ( averbação da nova categoria ), apenas não tinha certeza disso, daí a minha questão.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

faz sentido ou não... cat b após data x engloba a1. qual é a confusão? da próxima vez que se tenha ou de renovar, ou de alterar moradas ou whatever, então logo o imtt acrescenta... mas neste país é td às miginhas...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

oinq Escreveu:faz sentido ou não... cat b após data x engloba a1. qual é a confusão? da próxima vez que se tenha ou de renovar, ou de alterar moradas ou whatever, então logo o imtt acrescenta... mas neste país é td às miginhas...
acho que prefiro pagar 12€ ou lá o que é e emitirem-me uma carta nova com a categoria a1 explicitamente averbada do que correr o risco de apanhar um policia que desconhece esse pormenor e ser multado ou o que seja!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”