Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

boas

estou a testar um sistema de detecção para usar em casa, supostamente alimentado por energia solar, já testei com corrente normal(12v) e tudo funciona bem. o sistema consiste em detectar presença humana e ligar uma luz forte de leds. o próximo passo é eu comprar o painel fotovoltaico adequado, bateria e regulador de carga. como eu não estou muito dentro do assunto, peço a vossa ajuda em termos de potencia do painel que devo colocar. o detector de presença consome menos de 2w, quanto à lampada, não trazia especificações, mas mandei mail ao que o fabricante me respondeu que quando os leds são activados estão a 1.2a @ 12vdc e que a "nominal current"(corrente nominal, suponho eu) requerida é de .75a. portanto não sei ao certo quanto consome uma vez que estou habituado apenas aos watts. baseado nestas informações, eu tive a ver alguns paineis aqui http://www.troquedeenergia.com/produtos ... ules_2.pdf e quanto mais pequeno melhor. gostaria de saber dentro dessa gama, que me aconselhassem qual o painel que devo adquirir, se possível. obrigado.

cumprimentos


neca7
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quinta fev 19, 2009 3:48 pm
Localização: Aveiro

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por neca7 »

blz Escreveu:boas

estou a testar um sistema de detecção para usar em casa, supostamente alimentado por energia solar, já testei com corrente normal(12v) e tudo funciona bem. o sistema consiste em detectar presença humana e ligar uma luz forte de leds. o próximo passo é eu comprar o painel fotovoltaico adequado, bateria e regulador de carga. como eu não estou muito dentro do assunto, peço a vossa ajuda em termos de potencia do painel que devo colocar. o detector de presença consome menos de 2w, quanto à lampada, não trazia especificações, mas mandei mail ao que o fabricante me respondeu que quando os leds são activados estão a 1.2a @ 12vdc e que a "nominal current"(corrente nominal, suponho eu) requerida é de .75a. portanto não sei ao certo quanto consome uma vez que estou habituado apenas aos watts. baseado nestas informações, eu tive a ver alguns paineis aqui http://www.troquedeenergia.com/produtos ... ules_2.pdf e quanto mais pequeno melhor. gostaria de saber dentro dessa gama, que me aconselhassem qual o painel que devo adquirir, se possível. obrigado.

cumprimentos
tens várias empresas em portugal.
tenta a vulcano que é de aveiro, e tem um acordo com o governo. podes ir buscar algum reembolso no irs.

abraço
cumprimentos neca7


Bereco Voltio 4Kw
2300 Kms


neca7
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quinta fev 19, 2009 3:48 pm
Localização: Aveiro

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por neca7 »

espero não ter sido publicidade

acho que não...se for retirem o tópico por favor.

abraço
cumprimentos neca7


Bereco Voltio 4Kw
2300 Kms


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

obrigado pela resposta, mas o que eu pretendo, não é saber onde adquirir exactamente, mas sim saber qual a potencia do painel que devo comprar, pelo que vi, penso que o phaesun usp 15 deva ser suficiente para alimentar o detector e 2 lampadas led 1.2a@12v. gostaria só que me confirmassem se estou a escolher bem. também aproveito para perguntar de quantos amperes tem que ser a bateria para aguentar esta carga, tenho como opções a exide enersol 50ah e 100ah entre outras marcas....

peço desculpa pelo link "partido" ,não sei o que aconteçeu, supostamente ia dar à gama de paineis fotovoltaicos da phaesun no site www.troquedeenergia.com

cumps


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

ng sabe??


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por jbaptista »

boas. tu precisas de um painel fotovoltaico. não de um térmico, pelo que a vulcano está fora da equação.

o que tens pensado é adequado para a aplicação. penso é que devas colocar mais um pouco de potência nos painéis.

abraço


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

pois, eu nunca falei em térmicos, daí o meu título ser "fotovoltaico", a minha questão é só mesmo saber se este phaesun usp15 aguenta com a carga toda ou tenho que comprar acima disso tipo 20w ou mais, também gostava de saber a amperagem da bateria, se possível...


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

boas

só gostava de saber se o fabricante ao dizer que o led consome 1.2a(aprox.12watts) se posso considerar isso um valor por hora. vamos supor que um painel fornece 15w de energia por hora, e o led está continuamente ligado a 12w, quanto é que vai gastar por hora??


cumps


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por Njay »

muitos aparelhos estão especificados com 2 correntes, a de arranque e a de funcionamento contínuo (nominal, no teu caso). em principio, assumindo que a lampada não vai acender e apagar muitas vezes, podes considerar o consumo nominal como o consumo da lampada, ou seja, ~12a x 0.75a = 9w = 9wh. o sistema está sempre ligado, consumo constante de 2w e a lampada pode acender de dia?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

njay Escreveu:muitos aparelhos estão especificados com 2 correntes, a de arranque e a de funcionamento contínuo (nominal, no teu caso). em principio, assumindo que a lampada não vai acender e apagar muitas vezes, podes considerar o consumo nominal como o consumo da lampada, ou seja, ~12a x 0.75a = 9w = 9wh. o sistema está sempre ligado, consumo constante de 2w e a lampada pode acender de dia?

as especificações que tenho neste momento(segundo os fabricantes) são as seguintes:

-2 x lampada led 1,2a @ 12vdc corrente nominal requerida.75a(não sei o que é isto)
-detector de movimentos gasta <2w@12vdc segundo as especificações


o sistema é para estar a ser constantemente activado(as lampadas acendem e apagam passados 10 segundos) durante +/- 8 horas por dia, quando digo constante, é +/- 45 minutos aleatorios numa hora durante 7/8 horas, após isso, são aprox 15 minutos aleatorios por hora +/- e durante noite, mesmo pouca actividade, ou seja é só o consumo do detector.

pelas contas que fiz, será 2x14w+2w= 30w

segundo este site http://www.rpc.com.au/products/services ... lator.html irá dar um consumo de 34,50wh e 2,88ah.

acham que isto estará certo?


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

boas

eu já encomendei um painel de 20wp 12v para testar. a minha dúvida agora está na bateria que tem que ser no mínimo de 100ah. o problema é que todas que encontro de 12v de 100ah são demasiado grandes, do tamaho de uma bateria de carro ou maior. encontrei uma de 150ah bastante pequena, mas é de 2v. existe alguma forma de eu ligar o painel a esta bateria de 2v sem problemas?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por CrOhN »

não sem percas monstruosas. só se tiveres um transformador de 12v para 2v, em vez do regulador.

não esquecer que 100a a 2v, são mais ou menos 200w de capacidade, e 100a a 12v são 1200w. logo, 6x a capacidade.


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

crohn Escreveu:não sem percas monstruosas. só se tiveres um transformador de 12v para 2v, em vez do regulador.

não esquecer que 100a a 2v, são mais ou menos 200w de capacidade, e 100a a 12v são 1200w. logo, 6x a capacidade.

onde posso encontrar um transformador de 12v-2v? posso incluir transformador e regulador de carga sem problema?

obrigado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por jmal »

blz Escreveu:
crohn Escreveu:não sem percas monstruosas. só se tiveres um transformador de 12v para 2v, em vez do regulador.

não esquecer que 100a a 2v, são mais ou menos 200w de capacidade, e 100a a 12v são 1200w. logo, 6x a capacidade.

onde posso encontrar um transformador de 12v-2v? posso incluir transformador e regulador de carga sem problema?

obrigado

então e depois o que fazes com 2v que a baterias te proporciona ?

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

o que faço com os 2v da bateria?como assim?

desculpa lá, mas sou um pouco ignorante nesta matéria.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por jmal »

blz Escreveu:o que faço com os 2v da bateria?como assim?

desculpa lá, mas sou um pouco ignorante nesta matéria.
ou seja, armazenas nessa bateria a energia que obtens do painel através do tal transformador que falas, mas depois de a armazenares onde vais utilizar os 2v da bateria, o que vais utilizar para a gastares ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

1x detector de movimentos com consumo inferior a 2w@12v
2x strobes 1.2a@12v

funcionamento do detector é 24h por dia

funcionamento dos strobes é aprox. 5h por dia

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por jmal »

blz Escreveu:1x detector de movimentos com consumo inferior a 2w@12v
2x strobes 1.2a@12v

funcionamento do detector é 24h por dia

funcionamento dos strobes é aprox. 5h por dia

pois, mas tens 2 volts, como vais alimentar essas aparelhos a 12v, existem conversores dc/dc, não sei é se encontras de 2v para 12v.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

pois, é esse o problema. é que baterias de 100ah 12v são grandes e pesadas, as mais pequenas que encontro só têm 50h. será que 50ah chegam?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por jmal »

blz Escreveu:pois, é esse o problema. é que baterias de 100ah 12v são grandes e pesadas, as mais pequenas que encontro só têm 50h. será que 50ah chegam?

fazemos contas;

detector 2wh - 2 wh * 24 h = 48 wh por dia
strobe 1.2 * 12 = 14.4 wh * 5h * 2 strobes = 144 wh por dia para os 2 strobes

portanto tens um consumo de 144 + 48 wh = 192 wh, vamos assumir por exemplo 200 wh

1 bateria de 50 ah 12v tens 50 * 12 h = 600 wh, portanto a bateria de 50ah dá para 3 dias, agora tens de arranjar um painel que dê pelo menos os 200 wh por dia, aconselho um de pelo menos 50 watts, assumindo que consegue pelo menos 4 horas de sol por dia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”