Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

eu já encomendei um de 20wp para testar, esta zona tem bastante sol felizmente. portanto, tenho sempre que ter uma bateria de 12v e nunca de 6 ou 2. eu fico lixado é porque as de 12v mesmo que sejam de 40ah são enormes , enquanto que uma com as mesmas dimensoes de 2v chega a ter 600ah ou mais.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por jmal »

blz Escreveu:eu já encomendei um de 20wp para testar, esta zona tem bastante sol felizmente. portanto, tenho sempre que ter uma bateria de 12v e nunca de 6 ou 2. eu fico lixado é porque as de 12v mesmo que sejam de 40ah são enormes , enquanto que uma com as mesmas dimensoes de 2v chega a ter 600ah ou mais.
claro que sim, o que conta é a energia que tem, ora essa de 2v com 600 ah tem 1200wh, uma de 12v com 100ah tem também 1200 wh, estas 2 devem ter o tamanho muito idêntico.

a potência é o produto da tensão (volts) com a capacidade (ah), estas 2 baterias são muito semelhantes em peso e tamanho, não interessa apenas ter ah, tens de ter também volts, alias é melhor ter volts do que ah, quanto mais volts mais eficiência, mas no teu caso se queres utilizar aparelhos a 12v então a de 12h é a melhor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por CrOhN »

um painel de 20w para o que pretendes é insuficiente. fazendo uso das contas do jmal, esse painel irá produzir num dia optimo o suficiente para o gasto desse dia, não produziria excesso para armazenar para os tais 3 dias. isto porque o painel não produz 200w por dia, só o fará se for montado numa estrutura móvel que o oriente sempre em direcção ao sol. para conseguires o resultado mais ou menos esperado teria que ser de pelo menos 50w. e aqui já estou a ser bastante optimista.

em relação às baterias, esquece as de 2v....


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

obrigado pela vossa ajuda. devo dizer que o que vai estar a gastar permanentemente é o detector, os strobes são relativos, mas o máximo que gastam constantemente são aprox 5 horas completas, nunca mais que isso, mas não todos os dias, logo num dia podem ser 2h, noutro 5h, noutro 3h, e por aí...neste caso, acham que uma de 100ah é suficiente?


Autor do tópico
BLZ
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda mar 23, 2009 1:23 pm

Re: Painel fotovoltaico adequado[dúvida]

Mensagem por BLZ »

rectificação: afinal pelo que vejo os strobes não vão gastar 1.2a mas sim 400ma. eu estava a achar muito estranho, uma vez que o strobe apenas tem 4 leds de 1 watt cada, mas é muuuuuuuito potente, isto cega mesmo caso se olhe directamente.

ora, neste caso, isto tem 20 padrões de "flasheamento", vou escolher um 2x2, ou seja, acendem 2 leds de cada vez mas muito rapidamente e suponho que vá gastar metade, neste caso serão 200max12v.

para confirmar, eu gostaria de saber se o current draw é o consumo. isto porque o revendedor me disse isto : "these lights will draw up to approximately 1.2a @ 12vdc when all four diodes are energized. the nominal current requirement is approximately .75a".

e num site de outro revendedor mas da mesma marca e modelo diz:

•can flash all 4 or 2 x 2
•color selection can be one or two colors
•can be synchronized with other modules
•colors: amber, blue, green, purple, red, and white
•voltage: 12 vdc
•current draw: 400 ma

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”