volt Escreveu:a descarga completa faz mesmo diferença.
eu jah ando a dizer isso ha bueh!
os principais problemas com as baterias resultam do desbalanceamento das suas células. isto acontece por diversas razões, a principal será provavelmente por terem temperaturas diferentes (que influenciam directamente a libertação de energia) devido às células exteriores serem melhor ventiladas ou mesmo por o sol incidir mais em determinada zona, ou por certas celulas debitarem energia mais rapidamente, etc. se a vectrix tivesse um bms que controlasse as 102 células independentemente, praticamente não haveria problemas relacionados com as baterias. mas não tem porque é muito caro e complexo em termos de ligações... na minha opinião, é de todo indispensável e acredito que este seja o maior erro de concepção.
porém como não tem bms há que abrir a bateria e equilibrar a carga individual das células com carregador externo, tarefa que é ardua, algo perigosa e precisa de conhecimentos avançados. isto só será necessário em casos em que a bateria tem graves desiquilibrios mas será decerto melhor do que comprar uma nova... há pessoas aqui no forum que têm conhecimentos suficientes para o fazer pelo que até poderiam oferecer esse serviço (devidamente remunerado, claro). para o desbalanceamento usual definiu-se uma prática de fazer descargas completas porque se verifica que as células a determinadas voltagens tendem a estar "mais próximas" seguida de uma equalização demorada em que as células carregadas libertam a energia sob a forma calorifica e as descarregadas têm oportunidade de carregar o que lhes falta.
mas não há bela sem senão, é sabido que a descarga completa reduz a longevidade da bateria pelo que não se deve abusar desta. também a equalização coloca em stress as células carrgegadas, o que não é bom para a sua saúde.
enfim tudo isto seria evitado por um bom bms que deveria ter sido uma prioridade no melhoramento desta mota.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado