jcor123 Escreveu:pois, tentei sensibilizá-los para essa questão dizendo que pagava o que gastasse e que o condomínio não teria nenhum encargo. isto porque disseram-me que era relativamente fácil fazer uma "puxada" da iluminação no tecto e pôr lá uma tomada. mas não se mostraram muito para aí virados, "sabe, é que depois toda a gente pode começar a querer pôr tomadas, e blá blá blá". tretas.
tens ideia de quanto é que me sairiam todos esses "custos acessórios" do contador? é que se não fosse muito caro punha e não me chateava mais com isso, agora se for gastar 20€ para consumir 3€ por mês na scooter parece-me um bocado abuso.
e será que não posso ficar isento dessas taxas (audiovisual e sei lá mais o quê) por ser para um veículo eléctrico, já que agora está na moda ?
duvido que a edp seja solidária contigo, mas também desconheço as opções que referes.
bom, se o condominio nao eh solidario, quem eh a edp para o ser?
tens um grande problema, mas eh civico... se as pessoas no condominio nao deixam puxar fios, a edp tambem nao pode inventar. a garagem eh do condominio (ponto).
tenta fazer uma puxada e depois coloca lah um contador (custa 40 euros) homologado pela edp. o condominio que nao aceita uma coisa destas merece a empalaçao dos responsaveis.
ps: just kiding...
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
se não te deixam fazer a puxada, que é indispensável para a circulação do teu veiculo, tu vais começar a pensar em reclamar o ar puro, e impedes as pessoas de andar na garagem com o carro (ci) ligado, que também é essencial para as deslocaçoes deles!
sergiomms Escreveu:
se não te deixam fazer a puxada, que é indispensável para a circulação do teu veiculo, tu vais começar a pensar em reclamar o ar puro, e impedes as pessoas de andar na garagem com o carro (ci) ligado, que também é essencial para as deslocaçoes deles!
pedir uma baixada. http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... to_2.3.htm
2.3kva já chega para a scooter (chega até para carregar a vectrix) e pagas uma taxa de potencia de 1.02€
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
rocker_pt Escreveu:pedir uma baixada. http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... to_2.3.htm
2.3kva já chega para a scooter (chega até para carregar a vectrix) e pagas uma taxa de potencia de 1.02€
por 1,02 €/mês claro que punha o contador, mas não tenho associados aqueles custos de transporte de energia, contribuição audiovisual, etc?
quanto é que me ficaria efectivamente o contador?
sergiomms Escreveu:
o prob é se tu tb tens um ci!
exacto, eu tb tenho um ci (até tenho lá 2 na garagem) e a ideia era se corresse bem com a scooter eléctrica livrar-me de um deles!
rocker_pt Escreveu:pedir uma baixada. http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... to_2.3.htm
atençao, que a "casa" nao eh dele...
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
o lugar foi comprado, é realmente meu, mas está inserido no parqueamento do condomínio...
não sei bem os direitos que tenho sobre ele.
é a velha questão. se eu quisesse subir paredes e fechar o lugar, será que podia?
de qualquer forma julgo que não teria problemas em instalar um contador da edp porque foi uma proposta do administrador com que falei
é obrigatório pagar a contribuição audiovisual todos os consumidores com consumos anuais > 400kwh
é o que diz a lei (devem ver a lei para saber exactamente).
em minha casa não consigo evitar pagar a contribuição audiovisual, pois excedo 400kwh
creio que deve haver um bom senso, e desde que pagues a instalação dos cabos+ contador "aprovado" deverias de poder instalar. depois acertas contas de kwh mensalmente ou semestralmente com o condomínio.
atenção ao regulamento eléctrico: não podes retirar alimentação do circuito de alimentação (para um mínimo de segurança da instalação). tens de retirar alimentação de uma caixa de derivação de tomadas, pois o teu cabo de 2.5 mm2 de secção com terra tem de sair de um circuito de tomadas, e estar devidamente protegido por um disjuntor de 16a. (verifica que o teu cabo não é muito grande >100 (?) metros para ficar protegido com o disjustor do quadro).
tens de guiar o cabo da caixa até ao teu lugar de garagem por meio de tubo + abraçadeidas, etc. e tal, mas isso tu podes fazer sozinho muito bem pois é fácil.
subir paredes e transformar em lugar fechado.....tudo depende do condomínio. em muitos por aí, já fizeram o mesmo.
Mais de 160.000km em VE!
lololol. mais uma vez a lei está bem feita, para o lado deles, 400 kwh por ano, lololol, quer dizer então que quem gasta mais de 400 kwh por ano é porque vê tv e ouve rádio. lololl
mesmo quem é cliente de tvcabo, cabovisao, etc, paga a televisão 2 vezes:
- no operador por cabo
- junto com a factura da edp
eles querem é mais receita para os 4 canais rtp1, 2, sic e tvi, radios, etc. sendo canais privados ou não, paga aqui o zé.
mas a pagar 2 vezes pelo mesmo, já nós estamos habituados e vivemos bem com isso, vejam o iva sobre o ia....imposto sobre imposto. querem mais exemplos?
Mais de 160.000km em VE!
rocker_pt Escreveu:atenção ao regulamento eléctrico: não podes retirar alimentação do circuito de alimentação (para um mínimo de segurança da instalação). tens de retirar alimentação de uma caixa de derivação de tomadas, pois o teu cabo de 2.5 mm2 de secção com terra tem de sair de um circuito de tomadas, e estar devidamente protegido por um disjuntor de 16a.
se tiver protegido por um dijuntor de 15 ou menos já pode por 1,5mm2 de secção. e desde que não ligue força motriz não obriga a ser 2,5.
plo menos assim era no meu tempo de escola. presumo que a física não se tenha alterado...
a qualquer tomada pode ligar um aparelho de força motriz, por isso é que nas tomadas o regulamento manda que tenha 2.5.
o regulamento indica o minimo de 1.5mm para os circuitos de iluminação e de 2.5mm de secção para os circuitos de tomadas.
é claro que um cabo de 1.5 suporta em regime permanente 18a numa instalação ao ar.
o mais seguro é colocar 2.5 e protegerem com 16a mas se garantirem que a utilização é sempre reduzida....go ahead ponham 1.5mm ou até menos 0.7 mas não digam que fui eu que disse.
no mínimo, mudem também o disjuntor para proteger (não digam que o rocker disse isto)
2.5mm - disjuntor 16a
1.5mm - disjuntor 10a
0.7mm - disjuntor 6a
Mais de 160.000km em VE!
eu tentaria falar com alguem do predio ou com o condominio pondo um contador. a baixada era mesmo a ultima hipotese. imagino o preço só de a edp fazer a baixada...
alguns parqueamentos têm uma conduta que vai de alto a baixo do prédio para que se algum inquilino quiser luz, só tem de passar um cabo do apartamento para o parqueamento. se houver alguma alma caridosa...
ferra Escreveu:eu tentaria falar com alguem do predio ou com o condominio pondo um contador. a baixada era mesmo a ultima hipotese. imagino o preço só de a edp fazer a baixada...
alguns parqueamentos têm uma conduta que vai de alto a baixo do prédio para que se algum inquilino quiser luz, só tem de passar um cabo do apartamento para o parqueamento. se houver alguma alma caridosa...
ora nem mais, teres uma extensão do apartamento que ligue ao parqueamento!
eu estando no r/c para mim é mais que fácil pois o parqueamento está mesmo por baixo!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
vou tentar falar novamente com o pessoal do prédio e tentar mostrar-lhes que eles não têm nada a perder!! o problema é que pensam sempre "é melhor deixar estar como está, não sei bem o que isto pode dar".
quanto a passar corrente do meu apartamento para a garagem é completamente impossível porque o parqueamento não é no meu prédio, é a uns 300 mts!
posso tb perguntar à edp quanto é que me sairia toda a instalação e quanto é que pagaria mensalmente, mas deve ser caro (comparando com a possibilidade de usar a energia do condomínio)
eu no meu caso que ainda não tenho o veículo, nem sequer tenho garagem, mas estou a pensar alugar "um espacinho" a um amigo. ou seja, não vou precisar de um lugar inteiro, ele pode lá pôr o carro na mesma, e eu alugo o tal "espacinho" para pôr a mota. a ser ve, também vai ser animado conseguir é carregar lá sem haver problema... aquilo até tem tomadas, agora se me autorizam ou não...
nuno veloso Escreveu:eu no meu caso que ainda não tenho o veículo, nem sequer tenho garagem, mas estou a pensar alugar "um espacinho" a um amigo. ou seja, não vou precisar de um lugar inteiro, ele pode lá pôr o carro na mesma, e eu alugo o tal "espacinho" para pôr a mota. a ser ve, também vai ser animado conseguir é carregar lá sem haver problema... aquilo até tem tomadas, agora se me autorizam ou não...
metes um contador ao lado e pagas o que consomes entre amigos é mais fácil!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga