isto é uma dúvida de principiante, mas aqui vai:
as baterias de automóvel (baterias de arranque) apesar dos seus 12v, costumam ter muita intensidade (acima de 60a e por vezes acima de 100a).
ora a minha dúvida é sobre os reguladores do sistema, pois a maioria declara ter um limite de carga da bateria bastante inferior.
pergunto: alguém conhece um regulador de carga que esteja a funcionar com uma (ou mais) bateria de automóvel?
Dúvida: Baterias de arranque.
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Re: Dúvida: Baterias de arranque.
para que aplicação ?zep Escreveu:isto é uma dúvida de principiante, mas aqui vai:
as baterias de automóvel (baterias de arranque) apesar dos seus 12v, costumam ter muita intensidade (acima de 60a e por vezes acima de 100a).
ora a minha dúvida é sobre os reguladores do sistema, pois a maioria declara ter um limite de carga da bateria bastante inferior.
pergunto: alguém conhece um regulador de carga que esteja a funcionar com uma (ou mais) bateria de automóvel?
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Re: Dúvida: Baterias de arranque.
acho que me vou repetir, mas se calhar não estou a ser claro por falta de conhecimentos:
a ideia é encontrar um regulador de carga para instalar num painel de 35v 5a
de forma a carregar duas baterias de automóvel de 12v 60a
julgo ter neste momento a opção de ligar as baterias em série ou em paralelo,
ficando com uma carga armazenada de 24v 60a ou 12v 120a respectivamente (ou vice versa, não sei bem).
de qualquer forma, 60 a ou 120 a são demasiados, pois todos os reguladores que encontro
anunciam limites de 15 ou 20a
seja como for, apesar da intensidade armazenada ser superior a 60a,
o sistema nunca iria ter um consumo superior a 5a (1 frigorífico, 3 lâmpadas)
pergunto: para dimensionar o regulador deve ter-se em conta a capacidade da bateria ou a carga do sistema?
a ideia é encontrar um regulador de carga para instalar num painel de 35v 5a
de forma a carregar duas baterias de automóvel de 12v 60a
julgo ter neste momento a opção de ligar as baterias em série ou em paralelo,
ficando com uma carga armazenada de 24v 60a ou 12v 120a respectivamente (ou vice versa, não sei bem).
de qualquer forma, 60 a ou 120 a são demasiados, pois todos os reguladores que encontro
anunciam limites de 15 ou 20a
seja como for, apesar da intensidade armazenada ser superior a 60a,
o sistema nunca iria ter um consumo superior a 5a (1 frigorífico, 3 lâmpadas)
pergunto: para dimensionar o regulador deve ter-se em conta a capacidade da bateria ou a carga do sistema?
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Re: Dúvida: Baterias de arranque.
julgo que nem uma nem a outra. o regulador deve de ter as especificações um pouco acima da "coisa" que vai alimentar as baterias, neste caso o painel solar.zep Escreveu: pergunto: para dimensionar o regulador deve ter-se em conta a capacidade da bateria ou a carga do sistema?
no seu caso, como o painel é de 35v, eu ligaria as baterias para 24v. é certo que fica com menos amperes, mas julgo ser melhor.
não se esqueça do inversor para o tal frigorifico
mas esperamos pelos mais entendidos
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Re: Dúvida: Baterias de arranque.
pois, faz algum sentido!
mas já que estamos à espera da cavalaria pesada dos mais entendidos, aqui fica a dúvida de base:
as baterias têm amperes (a) ou apenas amperes-hora (ah)
e já agora, qual a diferença?
obrigado
mas já que estamos à espera da cavalaria pesada dos mais entendidos, aqui fica a dúvida de base:
as baterias têm amperes (a) ou apenas amperes-hora (ah)
e já agora, qual a diferença?
obrigado
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- Membro Gold
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Re: Dúvida: Baterias de arranque.
os ampères medem a quantidade de corrente que passa num instante num determinado ponto de um circuito. os ampère-hora são uma medida de "capacidade". por exemplo, (teoricamente) uma bateria de 60ah é capaz de alimentar um dispositivo que consuma 60a constantes durante uma hora. uma de 30ah (metade da capacidade da de 60ah) só conseguiria alimentar o mesmo dispositivo durante meia hora.
o carregamento de uma bateria de automóvel ("bateria de chumbo-ácido", também conhecida como "bateria de chumbo") faz-se sempre com uma corrente muito mais baixa do que aquele que ela é capaz de debitar. isto é uma limitação inerente à própria bateria, ela simplesmente não consegue aceitar carga a um ritmo maior (se tentares fazê-lo, várias coisas podem acontecer, que vão desde um simples aquecimento da bateria até à sua explosão).
diz-se que o carregamento de uma bateria de chumbo das pequenas faz-se com uma corrente de 10% a 30% a capacidade (ex.: 10% de uma bateria de 10ah seria 1a). as de automóvel são carregadas normalmente com valores ainda menores.
depois há vários tipos de bateira de chumbo com as suas próprias especificações. há umas "deep cycle" que são mais apropriadas para o que queres fazer do que as de automóvel. as baterias de automóvel não gostam de ser descarregadas.
o carregamento de uma bateria de automóvel ("bateria de chumbo-ácido", também conhecida como "bateria de chumbo") faz-se sempre com uma corrente muito mais baixa do que aquele que ela é capaz de debitar. isto é uma limitação inerente à própria bateria, ela simplesmente não consegue aceitar carga a um ritmo maior (se tentares fazê-lo, várias coisas podem acontecer, que vão desde um simples aquecimento da bateria até à sua explosão).
diz-se que o carregamento de uma bateria de chumbo das pequenas faz-se com uma corrente de 10% a 30% a capacidade (ex.: 10% de uma bateria de 10ah seria 1a). as de automóvel são carregadas normalmente com valores ainda menores.
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