Pilhas Recarregáveis e suas utilizações

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Pilhas Recarregáveis e suas utilizações

Mensagem por hugoriba »

vivam.
recentemente começei a comprar pilhas recarregáveis para substituir todas as outras cá de casa. o que me levou a isso foi especialmente o rato do meu portátil que devora 2 aa a cada 2 meses.
qual não é o meu espanto quando reparei que estas não servem em todas as aplicações!! existem mesmo aparelhos electrónicos que no manual de instruções desaconselha o uso destas!
estou realmente desiludido...

de entre as utilizações viáveis está o meu rato do pc, teclado sem fios, comandos de todos os aparelhos cá de casa (tv, leitor dvd, receptor meo, hi-fi, etc...), relógio de parede.

os que não aceitam este tipo de pilhas são: estação meteorológica sem fios com sensor no exterior, lanterna (nota-se bem a diferença para as pilhas comuns) e o ambientador air wick que leva uma lata de spray (deixa de funcionar algum tempo após a colocação destas pilhas enquanto que com as outras funciona repetidamente com 3 latas sem necessidade de substituição).

o que eu reparei é que estas recarregáveis têm 1,2 volts quando as normais têm 1,5 volts. alguém me explica o porquê desta diferença? deverá estar aqui a razão de não serem compatíveis com todos os aparelhos...

do que experimentei até hoje, com pilhas de cerca de 2500 mah, gostei bastante das sony e das energizer. comprei depois duracell mas fiquei desapontado, descarregam muito rapidamente. aconselho as sony porque até nem são as mais caras.

cumps.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Pilhas Recarregáveis e suas utilizações

Mensagem por jmal »

a diferença está na tecnologia e química das pilhas vs pilhas recarregáveis, pilhas recarregáveis são células nimh, ou pilha nimh, esta tecnologia só permite fornecer 1.2 volts, dai a diferença, aparelhos que tenham dispositivos de precisão, tipo a estação meteorológica, não dão para usar pilhas recarregáveis, isto porque conforme descarregam a tensão varia, enquanto as pilhas normais têm uma descarga mais linear. outra diferença é a tensão de trabalho, se tiveres 2 pilhas recarregáveis tens 2.4v, se forem alcalinas são 3v, é uma diferença bem grande na tensão de alimentação.

cada tipo ou química de pilha recarregável ou vulgar bateria tem uma tensão especifica, deixo algumas

pb chumbo, gel - 2 volts
nimh - 1.2 - 1.25 volts
nicd - 1.2 volts
lítio cobalto - 3.6 volts
lítio polímero - 3.7 volts
lítio ferro - 3.2 - 3.3 volts
lítio (não recarregável) - 3 volts
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não me parece ter sido grande ideia essa substituição. uma pilha recarregável aguenta-se sem ser carregada vários meses, por exemplo num telecomando. uma pilha de nimh aguenta até mil ciclos de carga/descarga. isso quer dizer que essas pilhas vão morrer após terem efectuado poucos ciclos porque não durar 500 anos ou assim...eeheheh. a diferença de custo para umas pilhas alcalinas normais não justifica a diferença, a não ser que essas recarregáveis tenham custado um euro o par como eu comprei há uns dias no continente.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

orbis Escreveu:não me parece ter sido grande ideia essa substituição. uma pilha recarregável aguenta-se sem ser carregada vários meses, por exemplo num telecomando. uma pilha de nimh aguenta até mil ciclos de carga/descarga. isso quer dizer que essas pilhas vão morrer após terem efectuado poucos ciclos porque não durar 500 anos ou assim...eeheheh. a diferença de custo para umas pilhas alcalinas normais não justifica a diferença, a não ser que essas recarregáveis tenham custado um euro o par como eu comprei há uns dias no continente.
eh eh eh,

não foi no continente mas no lidl, comprei 12 aa por 6€ e outras 6 aaa por menos de 3€...

são nimh e as aa tem um mha de 2500 muito porreira para a maquina digital, led's e comando claro...

para mim dão mais que jeito!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

tou a ver que não fiz boa opção em substituir todas cá de casa...
é que em alguns comandos elas vão descarregar muito antes de ter feito pleno uso delas....

já agora digam as melhores aplicações deste tipo de pilhas: máquinas fotográficas digitais....

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

tudo o que tiver algum consumo de energia excepto o relogio dá. a lanterna dá menos luz pois a lampada está preparada para uma tensão superior, basta mudar a lampada! tive 4 pilhas recarregaveis num walkman com radio que me duraram 10 anos! por mim onde puder usar pilhas recarregaveis não penso 2 vezes!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

CSalgado
Membro
Membro
Registado: domingo ago 09, 2009 5:43 pm

Mensagem por CSalgado »

boas
alguém me sabe dizer se há pilhas recarregáveis de 4 ou 4,5 volts

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

tenho ainda 2 pilhas de 1998 a funcionar. foram caras na altura, mas ainda as tenho a funcionar. andaram em walkman e muitas lanternas. ultimamente coloquei-as na máquina fotográfica. parece que o ano de 1998 foi muito bom em electrónica....ainda tenho uma lâmpada fluorescente compacta 25w->120w a ser usada regularmente num cadeeiro de mesa. estou a ver se ela funde para colocar uma mais recente e com um pouco mas de eficiência, mas não há meio de ela fundir. estou a ver que a tenho que atirar ao chão!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

csalgado Escreveu:boas
não sei se há, mas sei que 1,2 *4 dá 4,8
basta fazer um pack...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

rocker_pt Escreveu:tenho ainda 2 pilhas de 1998 a funcionar. foram caras na altura, mas ainda as tenho a funcionar. andaram em walkman e muitas lanternas. ultimamente coloquei-as na máquina fotográfica. parece que o ano de 1998 foi muito bom em electrónica....ainda tenho uma lâmpada fluorescente compacta 25w->120w a ser usada regularmente num cadeeiro de mesa. estou a ver se ela funde para colocar uma mais recente e com um pouco mas de eficiência, mas não há meio de ela fundir. estou a ver que a tenho que atirar ao chão!!!
as minhas também eram dessa época. tinham cerca de 500ma agora o mesmo tamanho possui 2200ma até fiquei de boca aberta quando fui para as comprar, pois as outras aqueceram demais no carregador pois esqueci-me delas e o carregador não era automático! aproveitei e comprei um automático e que ainda por cima permite que só uma pilha seja carregada. o outro só permitia aos pares.
quanto ás lampadas compactas não estou muito contente pois não duram o tempo que se apregoa, pelo menos as minhas que foram compradas no mestre maco num pack de 3 por 6€. só são boas porque permitem que a minha ups de 350w ligada ao apartamento, dá para acender todas as divisões em caso de falta de energia electrica!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

ferra Escreveu:
rocker_pt Escreveu:tenho ainda 2 pilhas de 1998 a funcionar. foram caras na altura, mas ainda as tenho a funcionar. andaram em walkman e muitas lanternas. ultimamente coloquei-as na máquina fotográfica. parece que o ano de 1998 foi muito bom em electrónica....ainda tenho uma lâmpada fluorescente compacta 25w->120w a ser usada regularmente num cadeeiro de mesa. estou a ver se ela funde para colocar uma mais recente e com um pouco mas de eficiência, mas não há meio de ela fundir. estou a ver que a tenho que atirar ao chão!!!
as minhas também eram dessa época. tinham cerca de 500ma agora o mesmo tamanho possui 2200ma até fiquei de boca aberta quando fui para as comprar, pois as outras aqueceram demais no carregador pois esqueci-me delas e o carregador não era automático! aproveitei e comprei um automático e que ainda por cima permite que só uma pilha seja carregada. o outro só permitia aos pares.
quanto ás lampadas compactas não estou muito contente pois não duram o tempo que se apregoa, pelo menos as minhas que foram compradas no mestre maco num pack de 3 por 6€. só são boas porque permitem que a minha ups de 350w ligada ao apartamento, dá para acender todas as divisões em caso de falta de energia electrica!

boas ferra importas te de abrir um tópico novo e contar nos mais sobre esse projecto do ups?
pois estás a dar me ideias?

quanto as pilhas não uso um único par de pilhas normal cá em casa a ultima aplicação é a luz do aquário substituída por 2 spots de led que levam pilhas e pimba está iluminado!!!! pouca luz carrega se... e mais o carregador solar é excelente é pena só dar nesta altura pois no inverno se conseguir uma carga por mês já é bom!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hugoriba »

não faças isso, vais libertar o mercúrio....

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

serges Escreveu:
boas ferra importas te de abrir um tópico novo e contar nos mais sobre esse projecto do ups?
pois estás a dar me ideias?

quanto as pilhas não uso um único par de pilhas normal cá em casa a ultima aplicação é a luz do aquário substituída por 2 spots de led que levam pilhas e pimba está iluminado!!!! pouca luz carrega se... e mais o carregador solar é excelente é pena só dar nesta altura pois no inverno se conseguir uma carga por mês já é bom!
eu as pilhas desde que experimentei recarregaveis,nunca mais quis doutras! especialmente porque gastava-as em coisas de grande consumo como carros telecomandados,barcos,walkman, lanternas enfim coisas de passatempo...
atualmente é num leitor de mp3, nos comandos, e uma lanterna para ir ao sotão. ainda não tenho filhos! . aí é que vai ser!!!

claro que não me importo de abrir um tópico sobre a ups! nunca abri porque nunca me passou pela cabeça que se fossem interessar. logo ou amanhã já abro. agora tenho de ir para coimbra...

CSalgado
Membro
Membro

Mensagem por CSalgado »

ferra Escreveu:
basta fazer um pack...

obrigado pela ideia mas o led da lanterna apenas permite a utilização de pilhas até 4,5 volts.
a lanterna leva 3 pilhas aaa e se eu usar pilhas recarregáveis apenas fico com 3,6 volts e é notável a diferença na intencidade da luz.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

csalgado Escreveu:
ferra Escreveu:
basta fazer um pack...

obrigado pela ideia mas o led da lanterna apenas permite a utilização de pilhas até 4,5 volts.
a lanterna leva 3 pilhas aaa e se eu usar pilhas recarregáveis apenas fico com 3,6 volts e é notável a diferença na intencidade da luz.
uma dica:
a tensão das pilhas apesar de ser 1,5 na relidade não o é! se medir com um voltimetro poderá ser,quando as pilhas são novas, de 1,6 ou 1,7 onde a soma será os tais 4,8v! deste modo terá alguma segurança se fizer o tal pack... o unico entrave será o espaço disponivel para as pilhas.

CSalgado
Membro
Membro

Mensagem por CSalgado »

a lanterna leva 3 pilhas aaa e se eu usar pilhas recarregáveis apenas fico com 3,6 volts e é notável a diferença na intencidade da luz.[/quote]

uma dica:
a tensão das pilhas apesar de ser 1,5 na relidade não o é! se medir com um voltimetro poderá ser,quando as pilhas são novas, de 1,6 ou 1,7 onde a soma será os tais 4,8v! deste modo terá alguma segurança se fizer o tal pack... o unico entrave será o espaço disponivel para as pilhas.[/quote]

pois espaço não tenho para 4 pilhas aaa apenas para 3.
e se eu utiliza-se 2 pilhas de 1,2 volts e uma de dois volts dava um total de 4,4 volts.
corro algum risco de estragar a lanterna?

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

csalgado Escreveu:

e se eu utiliza-se 2 pilhas de 1,2 volts e uma de dois volts dava um total de 4,4 volts.
corro algum risco de estragar a lanterna?
correr o risco não corre mas para 2 volts seria a de chumbo?! e não convem misturar tecnologias pois umas têm capacidades diferentes das outras e a que tivesse menos ia limitar o pack ás suas propriedades e as que tivessem mais iam-se degradar mais depressa! em resumo, nunca ia poder explorar esse pack em condiçoes! só mesmo com pilhas da mesma tecnologia!
por ex nicd e nimh têm a mesma tensão (1,2) e também não se devem misturar pois têm comportamentos diferentes...

CSalgado
Membro
Membro

Mensagem por CSalgado »

correr o risco não corre mas para 2 volts seria a de chumbo?! e não convem misturar tecnologias pois umas têm capacidades diferentes das outras e a que tivesse menos ia limitar o pack ás suas propriedades e as que tivessem mais iam-se degradar mais depressa! em resumo, nunca ia poder explorar esse pack em condiçoes! só mesmo com pilhas da mesma tecnologia!
por ex nicd e nimh têm a mesma tensão (1,2) e também não se devem misturar pois têm comportamentos diferentes...[/quote]

obrigado pela ajuda

cumprimentos: césar salgado

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

csalgado Escreveu:obrigado pela ideia mas o led da lanterna apenas permite a utilização de pilhas até 4,5 volts.
uma dica:
a tensão das pilhas apesar de ser 1,5 na relidade não o é! se medir com um voltimetro poderá ser,quando as pilhas são novas, de 1,6 ou 1,7 onde a soma será os tais 4,8v! deste modo terá alguma segurança se fizer o tal pack... o unico entrave será o espaço disponivel para as pilhas.[/quote]

corro algum risco de estragar a lanterna?[/quote]

ainda vou entrar neste debate:
eu me aborrecia sempre porque usava (e ainda uso) muitas pilhas; tinha e ainda tenho muitos carregadores de pilhas porque optei pelas recarregáveis; as alcalinas que rendiam mais, eram caríssimas. neste momento só tenho pilhas recarregáveis e os carregadores de pilhas (vários) irão para o lixo. estou cheio de pilhas recarregáveis (todas carregadas) pelo painel solar que tanto utilizo nos pequenos aparelhos que necessitavam como em lanternas de leds e tenho várias lanternas que utilizam tanto uma, duas ou 3 pilhas. quanto à lanterna, tenho uma de leds que utiliza uma pilha de 1,2 (1,5) e que além de lanterna com muita luz ainda me carrega o mp3 e os telemóveis! existe à venda no mercado! (e não é cara)!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Nadilotn
Membro
Membro
Registado: terça set 08, 2009 5:51 pm

Mensagem por Nadilotn »

estranho.
tenho até q converir mas da máquina fotográfica que aceita tanto comum como recarregável é de 1,5 volt ( a recarregável ). será q tô enganado???
t+

Responder

Voltar para “Geral”