duvida com o inversor

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
pacrisico
Membro
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 9:03 pm

duvida com o inversor

Mensagem por pacrisico »

estou a pensar instalar paineis fotovoltaicos no telhado da minha moradia, recolhi varios orçamentos para o efeito, os preços vão dos 17000 aos 25000 € , mas a minha duvida reside na potencia instalada dos paineis:
- dois dos orçamentos tem potencias superiores aos 4040w que o inverter (sunny boy 3800v) aguenta, 4320w uma e outra 4400w , a explicação que me deram foi que iria tirar mais rentablidade, pois ao amanhecer e ao entardercer e de inverno estaria sempre a produzir mais do que se tivesse so 3900w. a minha duvida é :- durante as horas de maior expçosição solar ao atingir o pico de potencia 4320w não vai estragar o inverter?.- por aquilo que tenho lido o inverter desliga por ele , agora falta saber se compensa por tantos paineis se depois eles vai ficar desligados, ganhamos de um lado mas perdemos noutro.
qual a vossa opinião? , já vi que há users aqui que têm situações identicas a minha.
desde já o meu obrigado.
galante

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: duvida com o inversor

Mensagem por CrOhN »

os paineis perdem rendimento com a temperatura. logo os 4400w podem cair cerca de 10 a 20% em dias de muito calor.

jgago
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 31, 2009 6:55 am

Re: duvida com o inversor

Mensagem por jgago »

estou precisamente na mesma situação. vou adquirir um pack de 4.4 kwp e o sma sunnyboy 3800, pensando precisamente nas perdas de rendimento devido ao calor e por isso não espero não andar a "cortar" muito o inversor e considerando que durante as horas fora do rendimento máximo vou conseguir produzir mais. espero não ter metido a "pata na poça" se aquilo começar a cortar tenho que arranjar um guarda sol para fazer sobra num dos paineis.

se alguém tem uma solução idêntica que se chegue à frente e esclareça-nos.

cumps,
joão (do algarve= + sol + prod. energia)

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”