Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm

Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por cax »

quando soube que a câmara municipal de caminha tinha gasto 241.803,18€ a construir uma ciclovia entre v. p. âncora e moledo, numa estrada que é habitualmente usada por ciclistas como alternativa à en13, por ser mais plana, ter menos trânsito e ser à beira-mar, estranhei porque, conhecendo bem a referida estrada sempre achei que, havendo lá espaço suficiente para alargá-la, bastaria para facilitar a vida aos ciclistas, quando muito, criar ciclofaixas para haver espaço de segurança entre os automóveis e as bicicletas. seja como fôr, nessa estrada havia uma tal massa crítica de ciclistas que os automóveis já se tinham habituado, aí, a respeitá-los e considerá-los parte do tráfego "normal".

no entanto, com este investimento, imaginei-me logo a pedalar numa ciclovia bem sinalizada, com boas ligações a outras vias, cruzamentos, etc. foi isto que encontrei:

Imagem

à entrada a gincana habitual entre peões e bicicletas. neste sítio fiquei na dúvida se se tratava de uma ciclovia ou de um passeio vermelho.

Imagem

logo adiante percebi que não era nem uma coisa nem outra, era uma faixa vermelha para colocar sinalização e ...

Imagem
Imagem

... painéis informativo-publicitários e caixotes de lixo. continuei à beira mar em direcção a moledo, algo aliviado por ter acabado a ciclovia e poder ir normalmente na estrada. mas tinha de haver mais, afinal gastaram quase 250.000€.

Imagem

200 metros adiante uma ciclofaixa, de sentido único é certo, mas pelo menos é normal e não custou muito dinheiro,

Imagem

só não serve é para nada porque com carros estacionados do outro lado, ao cruzarem-se, os automóveis têm de ir por cima da ciclofaixa.

Imagem

aqui começam a justificar os gastos. mas, e agora? eu venho do outro lado da estrada, aquele sinal obriga-me a ir por ali, a manobra é um pouco perigosa mas como o traço contínuo está apagado, sinalizei com o braço e virei á esquerda. pior seria se viesse um ciclista em sentido contrário, ou vinha para cima de mim ou se não tivesse uma btt com uma boa suspensão arriscava-se a empenar uma roda ou até uma queda quando tivesse de passar sobre o lancil do passeio e aterrasse naquela grelha que, muito embora não seja muito visível na foto é bem funda e está bem escondida.

Imagem

claro que os peões como ficaram de repente sem passeio não têm outro remédio a não ser arriscar uma colisão com um ciclista.

Imagem

e esta passadeira (uma de várias iguais) incentiva-os a esse desporto da finta à bicicleta, porque, na ciclovia não há passadeira, mas também não ha passeio, apesar de várias escadas de acesso à praia.

Imagem

epá, a estrada para moledo é para a direita por cima da linha do comboio e a ciclovia segue para a esquerda?!? de certeza que deve ter uma travessia da linha e continuação até moledo mais adiante, é melhor continuar na ciclovia. até porque aqui tem traço contínuo, fico fora de mão, posso empenar a roda e nunca se sabe onde poderá estar uma sarjeta assassina.

Imagem

logo após a curva, lixei-me!!! e esta estrada não vai dar a lado nenhum. tenho de dar 1/2 volta.

Imagem

???, obrigatório por onde???, vou mas é seguir à esquerda e continuar pela estrada que já chega de ciclovia. mas não era até moledo?

Imagem

mais, 500 metros depois!!! lá venho eu outra vez do outro lado, e agora, tenho de desmontar e ir pela passadeira? não há outra entrada e o sinal está voltado para cá, portanto, não é de sentido único. é melhor ir bem atento e ter cuidado com os cruzamentos com outros ciclistas que isto de ir de frente para os carros com um lancil destes à beira, capaz de resvalar uma roda para a estrada numa recta destas, é bem capaz de provocar uma colisão a 120 km/h, 100 do carro e 20 meus, de frente.

Imagem

enfim o fim. ainda por cima estava vento que me empurrava para o lancil, o que valeu foi o vento dos carros a cento e tal a razar para equilibrar, agora estão libertos das bicicletas e se alguma vier para a estrada, mata que é coelho. mas, estou outra vez do outro lado da estrada, começo a pensar que a culpa é minha, que não tinha nada de ir de sul para norte, aqui também tem traço contínuo e logo na berma. vou parar um pouco.

Imagem

olha, que bonito, afinal não é uma ciclovia, é uma ecovia, deve ser por isso esta confusão toda, para obrigar a parar e apreciar a estrada ecológica ao lado com carros agora bem mais velozes desdes que se libertaram das bicicletas.

para terminar, devo dizer aqueles que acham que isto é melhor que nada, estão enganados, tenho saudades de pedalar aqui pela estrada e era bem menos perigoso. não tenho nada contra ciclovias ou ciclo faixas e até acho que nesta estrada era possível fazê-las, como deve ser.

agora isto é deitar dinheiro fora e pôr a nossa segurança em causa. uma via para bicicletas não é um parque de diversões, é uma via, com as mesmas necessidades de sinalização, cruzamentos, segurança, etc., de qualquer outra via.

a cereja em cima do bolo, é o video de promoção da câmara de caminha com o discurso da sr.ª presidente:


Link

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por serges »

olá

cax quando comecei a ler fiquei em pulgas pois pensava que já comecavam a pensar verde e para o futuro mas pelos vistos é algo digno de uma gargalhada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por jmal »

bolas, 130.000 euros por um carreiro ou trilho de 1700 metros, lolololol.

com esse tamanho todo o povo da região vai fazer um bom exercício físico, provavelmente para alguns quando chegarem aos 1000 metros já estão de rastos. lolol
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por tvcrabo »

mais uma desculpa para meterem mais uns milhares de euros no proprio bolso... estes autarcas nunca mais evoluem.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por jmal »

tvcrabo Escreveu:mais uma desculpa para meterem mais uns milhares de euros no proprio bolso... estes autarcas nunca mais evoluem.

a culpa não é deles, é sim do cidadão que os elege, e se não votou então nem tem nada a dizer.

eles fazem o que toda a gente faz e ou fazia no lugar deles, o problema é que não são fiscalizados como os demais cidadão e não têm as "vantagens" que estes têm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por visitante »

vivam ...

um autarca português visita um seu velho amigo..autarca..espanhol..e fica surpreendido com o nivel de vida do espanhol :

épá..sim senhor..sim senhor..esta casa é muito melhor que aquela que tinhas..piscina e tudo..e que belo jardim..sim senhor..tás em grande "hombre"..e que carrões que tu tens na garagem..sim senhor..sim senhor..tás em grande "hombre"..mas como é que conseguiste isto tudo ?..perguntou o tuga..

sabes..me candidatei a autarca e elegeram-me..tás a ver aquela ponte da auta-estrada ?
-tou..respondeu o tuga..
pues..10% do valor daquela ponte cairam direitinhos aqui no bolsillo deste tu amigo..así que tengo todo esto..
-sim senhor..sim senhor respondia o tuga..

passados uns anitos veio o espanhol visitar o seu amigo tuga..

-que coño hombre..que luxo !!!!..una bella e grande casa..coches rarisimos !!!..un..no!!..dos porches cayenne..que es esto ???!!!..um lamborghini gallardo ???!!!..que piscina tan grande!!!!..coño!!!!..un gimnasio tambien ???!!!!...coño !!!!..pero como has conseguido todo esto ?..perguntou o espanhol (deu pra perceber né ? )

sabes ?..respondia o tuga..inspirei-me em ti e assim que voltei da visita que te fiz a primeira coisa que fiz foi filiar-me num partido e candidatar-me ás autarquicas..e fui eleito hombre !!!!..

-que bien..que bien..pero en dos años como conseguiste todo esto ???!!!

facil hombre..tás a ver aquela ponte naquela auto-estrada ??..

-pero..pero..que puente ???!!!..que autopista ???!!!..coño que no miro nada !!!!...

é isso mesmo..respondeu o tuga..os 100% das verbas para essas obras..cairam todinhos aqui no bolso..



abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por Bluesky »

pois, hombre, mas a vida real supera a ficçao. ora por cá as autopistas mudam de 2 para 3 faixas, todas as pontes sao demolidas e novas sao feitas. 200% lucro ... ora atendendo ao numero de pontes .... para cada um deles... e ninguem se queixa nem pelo incomodo das obras. um manobra acrobática, diria, em plena vista!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por tvcrabo »

jmal Escreveu:
tvcrabo Escreveu:mais uma desculpa para meterem mais uns milhares de euros no proprio bolso... estes autarcas nunca mais evoluem.

a culpa não é deles, é sim do cidadão que os elege, e se não votou então nem tem nada a dizer.

eles fazem o que toda a gente faz e ou fazia no lugar deles, o problema é que não são fiscalizados como os demais cidadão e não têm as "vantagens" que estes têm.
desculpa jmal mas eu nao o faria. mais tenho a dizer que me afastei da politica porque me apercebi que mesmo no mais nobre dos partidos os interesses pessoais acabam ao fim de muito esforço por se sobrepor ao trabalho que supostamente tinha de ser feito.
o dia que a politica for feita em prol do desenvolvimento da população e se me quiserem la eu volto para trabalhar.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por jmal »

tvcrabo Escreveu:
jmal Escreveu:
tvcrabo Escreveu:mais uma desculpa para meterem mais uns milhares de euros no proprio bolso... estes autarcas nunca mais evoluem.

a culpa não é deles, é sim do cidadão que os elege, e se não votou então nem tem nada a dizer.

eles fazem o que toda a gente faz e ou fazia no lugar deles, o problema é que não são fiscalizados como os demais cidadão e não têm as "vantagens" que estes têm.
desculpa jmal mas eu nao o faria. mais tenho a dizer que me afastei da politica porque me apercebi que mesmo no mais nobre dos partidos os interesses pessoais acabam ao fim de muito esforço por se sobrepor ao trabalho que supostamente tinha de ser feito.
o dia que a politica for feita em prol do desenvolvimento da população e se me quiserem la eu volto para trabalhar.
pois, então mais razão me dás.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por tvcrabo »

e ou fazia no lugar deles

o que quero dizer é que enquanto nos como cidadaos aceitarmos mentalmente que se fossemos nos fariamos igual... nao teremos moral nem grande motivação para tirar de lá quem realmente se anda a governar.
na minha modesta opiniao o que o país precisa é de mudar a mentalidade das pessoas no sentido de uma postura mais honesta para que sempre que nos apercebamos que alguem nos está a roubar (e na realidade andam a roubar-nos pk aquele dinheiro é dos nossos impostos) nós sintamos que a unica coisa a fazer é fazer as pessoas pagar e nao achar que é normal e deixamos sair impunes de tudo isto.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por jmal »

tvcrabo Escreveu:
e ou fazia no lugar deles

o que quero dizer é que enquanto nos como cidadaos aceitarmos mentalmente que se fossemos nos fariamos igual... nao teremos moral nem grande motivação para tirar de lá quem realmente se anda a governar.
na minha modesta opiniao o que o país precisa é de mudar a mentalidade das pessoas no sentido de uma postura mais honesta para que sempre que nos apercebamos que alguem nos está a roubar (e na realidade andam a roubar-nos pk aquele dinheiro é dos nossos impostos) nós sintamos que a unica coisa a fazer é fazer as pessoas pagar e nao achar que é normal e deixamos sair impunes de tudo isto.
exacto, concordo contigo, mas isso é como mudar a nossa cultura, acho mesmo impossível.
a começar pelos votantes, são mais aqueles que preferem ganhar 10 minutos de praia que os que vão votar, logo aqui a coisa está mal, se eu fosse politico pensava logo; "se não dão opinião é porque tudo está bem". outras vezes dizem que não está lá ninguém que preste, portanto devem votar a confirmar isso, votam branco, ou seja; "não estão à altura do cargo".

portanto se as pessoas não expressam opinião é porque tá tudo bem, pelo menos é o que me vai na mente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Mais uma ciclovia ornamental - VPÂncora-Moledo

Mensagem por tvcrabo »

exacto jmal.... exacto

Responder

Voltar para “Ambiente”