Carro de combustão interna mais económico que um eléctrico?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Carro de combustão interna mais económico que um eléctrico?

Mensagem por jmap »

parecerá uma notícia fora de topico mas não é...

vai sair em 2010 em shangai aquele que se diz o carro mais económico do mundo. o volkswagen 1l, tem dois lugares e custará cerca de us$600 (4000 yuan em shangai). a sua velocidade poderá chegar aos 120 tendo um consumo de 0.99l/100km e autonomia para cerca de 650km.

se as contas forem verdadeiras é um verdadeiro rival para os carros eléctricos e completamente imbatível em preço. independentemente de ser um poluidor, é-o muito menos e será uma opção válida e amiga do ambiente.

mais dados em: http://www.seriouswheels.com/cars/top-v ... er-car.htm

a noticia já foi dada aqui no forum mas não foi devidamente levada a sério, foi mesmo ridicularizada... o projecto é agora mais que uma hipótese e vai estar disponível no ano mágico de 2010, pelo que merece o devido crédito, mais não seja pelo esforço sério de fazer um carro barato para o povo e ecológicamente muito superior aos diesel existentes. relembre-se que a volkswagen nasceu e cresceu com um carro para o povo!
Anexos
1.jpg
1.jpg (140.19 KiB) Visto 4290 vezes
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Re: Carro de combustão interna mais económico que um eléctrico?

Mensagem por tvcrabo »

se gastar 1l cada 100km está +- no mesmo patamar em termos de poluiçao que um electrico considerando a forma actual de produçao de energia electrica...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

a economia dele não está apenas no motor, mas sim na aerodinâmica e no peso, que o faz bastante económico, com um motor eléctrico e umas baterias leves também será económico, mas claro que este tem sempre a vantagem de ter uma grande autonomia e se é económico é ecológico.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

[quote="jmap"]parecerá uma notícia fora de topico mas não é...

vai sair em 2010 em shangai aquele que se diz o carro mais económico do mundo. o volkswagen 1l, tem dois lugares e custará cerca de us$600 (4000 yuan em shangai). a sua velocidade poderá chegar aos 120 tendo um consumo de 0.99l/100km e autonomia para cerca de 650km.

se as contas forem verdadeiras é um verdadeiro rival para os carros eléctricos e completamente imbatível em preço. independentemente de ser um poluidor, é-o muito menos e será uma opção válida e amiga do ambiente.

us$600 (seiscentos dolares americanos) ???!!!!..só se for em moedas de ouro..

-chassis em fibra de carbono
-motor diesel de 1 cilindro
-caixa automatica miniaturizada de 6 velocidades
-etc..etc..etc..

tudo isto por 600 dolares (cerca de €500,00)..não é fruta a mais ?..nem lhe falta um zero..deve faltar mais..mas que era bom..olá se era..

abraços
[***************]

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

tvcrabo Escreveu:se gastar 1l cada 100km está +- no mesmo patamar em termos de poluiçao que um electrico considerando a forma actual de produçao de energia electrica...
mas, e considerando a forma actual de produção da energia petrolífera?
hehe, lá se foi a ecologia
sergiomms

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

[***************] Escreveu:vivam ...
jmap Escreveu:parecerá uma notícia fora de topico mas não é...

us$600 (seiscentos dolares americanos) ???!!!!..só se for em moedas de ouro..

-chassis em fibra de carbono
-motor diesel de 1 cilindro
-caixa automatica miniaturizada de 6 velocidades
-etc..etc..etc..

tudo isto por 600 dolares (cerca de €500,00)..não é fruta a mais ?..nem lhe falta um zero..deve faltar mais..mas que era bom..olá se era..

abraços
[***************]
também achei estranho mas já confirmei em mais do que uma fonte de informação... mesmo com um zero a mais não era mau... realmente era bom... seria uma revolução como o primeiro carocha da história.... o primeiro carro para o povo que rompeu com os preços altos...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

sergiomms Escreveu:
tvcrabo Escreveu:se gastar 1l cada 100km está +- no mesmo patamar em termos de poluiçao que um electrico considerando a forma actual de produçao de energia electrica...
será sempre mais ecológico se por troca com outro ci se gastar menos combustível.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

tal como foi dito pelo jmal, esta configuraçao tadem 2 lugares ultra ligeiro e ultra aerodinamico com um propulsor electrico faria muito mais kilometros que esta versao 1l. logo tudo isto é uma falsa questão e um indutor de erros por "comparação". nada se aproxima em economia às versoes electricas devido à sua inerente eficáçia e eficiençia.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:tal como foi dito pelo jmal, esta configuraçao tadem 2 lugares ultra ligeiro e ultra aerodinamico com um propulsor electrico faria muito mais kilometros que esta versao 1l. logo tudo isto é uma falsa questão e um indutor de erros por "comparação". nada se aproxima em economia às versoes electricas devido à sua inerente eficáçia e eficiençia.
podes ter razão mas a sua existência em versão ci é positiva para reduzir os outros mais poluentes.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

quanto a mim falta esclarecer aqui uma questão importante:

em que condições é que eles conseguiram fazer 1 litro aos 100?

pela aerodinamica do carro, parece ter sido em velocidades já consideráveis e constantes. quanto a mim, numa utilização mais realista, este consumo vai subir, mas mesmo assim ficará aquém da oferta actual.

parece sar uma proposta a acompanhar.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

para além do design da carroçaria, o grande trunfo é a optimização do motor.
gostava de ver esse motor em um carro com um desenho mais habitual. naturalmente gastaria 2l/100km o que seria notável.
gostava de saber também o custo em electricidade se o convertessem para ve. naturalmente gastaria uns 0,0001€/100km
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:para além do design da carroçaria, o grande trunfo é a optimização do motor.
gostava de ver esse motor em um carro com um desenho mais habitual. naturalmente gastaria 2l/100km o que seria notável.
gostava de saber também o custo em electricidade se o convertessem para ve. naturalmente gastaria uns 0,0001€/100km
exacto, para ter movimento precisamos de gastar energia, este vem tirar muitos desperdícios que encontramos nos carros tradicionais, não creio que o motor tem algo mais do que aquilo que já encontramos nos carros novos, aqui o que joga a favor é o rendimento óptimo e a baixa potência do mesmo, de qualquer maneira um ve nas mesmas condições gasta entre 6 a 10 vezes menos.
Cumps Inovadores

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

sergiomms Escreveu:
amigo,

eu nao sou demagogo e tenho olhos. mais a mais disse nas condiçoes actuais de produção de energia electrica. acredito plenamente numa subida forte de produçao de energia de fontes renovaveis nos proximos anos, mas referi-me ao panorama actual. quanto a produçao da energia petrolifera... tens razao, aquilo é p desperdicio total quer de energia, quer de recursos naturais e ainda de recursos humanos. é uma industria mal habituada a esbanjar porque nunca tiveram de ser eficientes para dar lucro. se eu pudesse seria completamente independente de tal mundo, mas infelizmente tenho olhos e cerebro e sei que actualmente me é (por motivos financeiros) impossivel se-lo.

ps: não estou a falar do que ouvi do primo do amigo dou outro. vivi este mundo por um determinado perido de tempo por dentro e posso-te deixar a minha impressao. a industria do petroleo mete-me nojo...

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

nunio Escreveu:quanto a mim falta esclarecer aqui uma questão importante:

em que condições é que eles conseguiram fazer 1 litro aos 100?

pela aerodinamica do carro, parece ter sido em velocidades já consideráveis e constantes. quanto a mim, numa utilização mais realista, este consumo vai subir, mas mesmo assim ficará aquém da oferta actual.

parece sar uma proposta a acompanhar.
provavelmente nas condições óptimas dos outros que apregoam que conseguem fazer 4l/100km... eu cá sei que fiz 5l/100km reais na minha viagem ao algarve e tinha uma carrinha totalmente carregada... parece que o motor está a aprender a ser mais poupado com o tempo!

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

tvcrabo Escreveu:ps: não estou a falar do que ouvi do primo do amigo dou outro. vivi este mundo por um determinado perido de tempo por dentro e posso-te deixar a minha impressao. a industria do petroleo mete-me nojo...
pois mete amigo mas o que é certo é que precisamos dela. não são só os combustíveis mas os seus derivados. temos é que os reduzir e substituir por outros mais amigos do ambiente mas tal não pode acontecer de um dia para o outro...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
tvcrabo Escreveu:ps: não estou a falar do que ouvi do primo do amigo dou outro. vivi este mundo por um determinado perido de tempo por dentro e posso-te deixar a minha impressao. a industria do petroleo mete-me nojo...
pois mete amigo mas o que é certo é que precisamos dela. não são só os combustíveis mas os seus derivados. temos é que os reduzir e substituir por outros mais amigos do ambiente mas tal não pode acontecer de um dia para o outro...

exactamente, o liquido é mesmo precioso, dai eu dizer muitas vezes que devia ser bem aproveitado,mas não o é. portanto tudo que seja em nome da eficiência eu aplaudo.
Cumps Inovadores

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

tudo treta, o mesmo veículo com um motor eléctrico seria bem mais eficiente.
e está tudo dito, (para mim)!

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rjsc Escreveu:tudo treta, o mesmo veículo com um motor eléctrico seria bem mais eficiente.
e está tudo dito, (para mim)!
se custar o que dizem, pode-se sempre comprar e adaptar pois é bem barato!

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Mensagem por marado »

gostaria de dar mais uma achega.. por acaso ainda ninguém se lembrou que esse carro vai ser feito em shangai... eu trabalho numa fabrica desse grupo automóvel, correndo o risco de parecer um revolucionário comunista, acho que sendo feito na china não é nada do meu agrado.. principalmente quando neste rectângulo á beira mar plantado me ameaçam por-me em casa de lay-off..

por vezes nao é só a industria petrolífera que me mete nojo..
por vezes os grandes construtores automóveis também...
acho tenho de comprar um burro...

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

infelizmente sao as marcas negativas do capitalismo. mais, este capitalismo esforçou-se imenso para penetrar na china. o namoro durou decadas, até que realmente os chineses se entreabriram na economia. claro está que sendo eles 1/3 da população e tendo uma cultura completamente diferente da nossa em que trabalham 12h por dia para sobreviver... estava na cara que quem ia ficar a perder eramos nós europeus. ganharam os chineses e 4 ou 5 bilionarios por esse mundo fora.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”