INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

boas

gostaria se alguem sopuber ,como, ou se já fez alguma vez.
como (se houver possibilidade) é que posso colocar um termostato, nos ts 200/300 da vulcano com um manometro dentro da habitação para as pessoas poderem ler a temperatura do depósito.

se alguem souber agradecia

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por CrOhN »

tambem ando atraz disso. comprei um termometro de cozinha com sonda, mas o fio é curto demais. vou ter que arranjar um termometro que dê para usar uma sonda k. já que consigo arranjar sondas destas com 10m de comprimento.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

boas

e no ts onde colcas a sonda?
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por CrOhN »

estou a pensar agarrá-la ao tubo da saída de água quente, no topo do acumulador.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

boas

mas ao colocares no tubo de saida só vai dar a temperatiura se estiveres a gastar agua, se nao houver consumo nao consegues ler a temperatura exacta.

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por CrOhN »

não deixa de ser verdade, mas, como a saida de água quente é no topo, esta está sempre quente, não sei se será à temperatura do interior, mas não deverá ser muito longe disso.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

nos ts da vulcano a saida de água quente é feita por baixo logo não sei se será a melhor opcção,

tambem ja tinha pensado nisso mas aí só vimos a temperatura se houver consumo, o que eu pretendo é que o cliente veja a temperatura, para em casos com dois tipos de aquecimento de aqs, se possa optar.

tipo quando existem bailarinas ou caldeiras a lenha, aí o cliente via há águia aquecida pelo sol porreiro, não há então faz-se um by-pass e coloca a bailarina a trabalhar.
isto é o que eu pretendo

se alguem já colocou um ou que tenha outra solução que nos apresente pois eu não estou a chegar lá


tenho dito~
soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por henriquefala »

como ja foi dito pelo sr «crohn» a meu ver sera a melhor opção pois os depositos de sistemas ts da vulcano nao tem sitio para inserir sondas ora como o sr soltec deve saber a saida das aqs nos depositos ts vulcano embora seja por baixo por dentro do deposito ele tem um tubo que recolhe a agua quente pela parte superior do deposito como a distancia que a agua percorre nao e grande e esta dentro do deposito que por sua vez estara bem isolado pelo fabricante estou em querer que a temperatura lida sera praticamente a real. outra situação que nao entendo na sua mensagem sr soltec e para que e que o cliente quer a temperatura do deposito e que a temperatura no deposito e diferente da temperatura a saida da termoestatica ora o cliente quer saber o que exactamente? em relação a caldeira a lenha que o cliente poe em uso se nao houver agua quente no deposito do termossifão prossupoe a existencia de um deposito de aqs?entao se assim for porque nao usar um sistema de cf com dupla serpentina dando a caldeira o apoio que seja necessario. é que fazer esse by pass prossupoe aquecer a agua da caldeira a partir do zero não?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por CrOhN »

a minha sugestão foi em relação ao meu equipamento, em que a saída é encostada ao topo do acumulador, se sai por baixo, é igual a um que vi da norquente. uma hipótese seria colocar um tê na saída, de maneira a termos uma linha de acesso recta através do tubo de saída até ao topo do acumulador. no taco que colocassem nesse tê por baixo, abriam um furo ao centro e colocavam um tubo fininho soldado. por dentro desse tubo, inseriam a sonda de temperatura. sei que parece complicado, mas é execuível.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

henriquefala Escreveu:como ja foi dito pelo sr «crohn» a meu ver sera a melhor opção pois os depositos de sistemas ts da vulcano nao tem sitio para inserir sondas ora como o sr soltec deve saber a saida das aqs nos depositos ts vulcano embora seja por baixo por dentro do deposito ele tem um tubo que recolhe a agua quente pela parte superior do deposito como a distancia que a agua percorre nao e grande e esta dentro do deposito que por sua vez estara bem isolado pelo fabricante estou em querer que a temperatura lida sera praticamente a real. outra situação que nao entendo na sua mensagem sr soltec e para que e que o cliente quer a temperatura do deposito e que a temperatura no deposito e diferente da temperatura a saida da termoestatica ora o cliente quer saber o que exactamente? em relação a caldeira a lenha que o cliente poe em uso se nao houver agua quente no deposito do termossifão prossupoe a existencia de um deposito de aqs?entao se assim for porque nao usar um sistema de cf com dupla serpentina dando a caldeira o apoio que seja necessario. é que fazer esse by pass prossupoe aquecer a agua da caldeira a partir do zero não?
caro amigo henrique parece que nao me entendeu

então é o seguinte o cliente quer saber a temperatura do deposito de inverno
se chega a casa e vê que a água no depósito está a 30º, não dá para tomar banho,
se tiver um bailarina ( é o caso), então fecha o passador que vem do solar e acende a bailarina, visto que esta nao tem controlo exacto do que está a aquecer

mas como diz o sr cronh se calhar a melhor hipote será mesmo á saida
abre-se um pouco a torneira e logo se vê que temperatura está a agua de saida

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por henriquefala »

ola caro amigo. entao e se meter uma sonda por encosto? antes da termoestatica bem isolada. ha no mercado ou ate mesmo na marca que refere uma sonda que abraça a tubagem ficando em contacto fisico directo com a tubagem teria era que isolar muito bem depois esse contacto para nao estar a obter temperaturas que nao as da agua que passa na tubagem penso que ja tera um valor mais ou menos real da temperatura da agua no deposito.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

henriquefala Escreveu:ola caro amigo. entao e se meter uma sonda por encosto? antes da termoestatica bem isolada. ha no mercado ou ate mesmo na marca que refere uma sonda que abraça a tubagem ficando em contacto fisico directo com a tubagem teria era que isolar muito bem depois esse contacto para nao estar a obter temperaturas que nao as da agua que passa na tubagem penso que ja tera um valor mais ou menos real da temperatura da agua no deposito.

parece-me boa ideia , aliás nao é nada que ja nao tivesse pensado, acho que é boa solução

mas o que eu queria mesmo era colocar a sonda dentro do depósito

ja pensei em duas situaçoes. uma se o deposito nao levar resistênciq electrica, coloca-se lá no sitio da resistência. se tiver se calha5r a melhor opção sera , na saida de água quente colocar um tê e colocar uma sonda interior

a minha duvida nesta situação , e se ao colocar a sonda não irá diminuir ao caudal de saida

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por CrOhN »

se for um tubo fininho, não me parece que estrangule à maneira de se notar.


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

crohn Escreveu:se for um tubo fininho, não me parece que estrangule à maneira de se notar.
boas caro aamigo

já agora e o manometro em si, conheces algum digita que dê para isto
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por CrOhN »

pelo que pesquisei, um termómetro de cozinha servirá, já que normalmente vai pelo menos aos 150º. o problema é a sonda, que é um "espeto". o mais adequado seria uma sonda tipo k e um termómetro com essa entrada.


Bruno Coutinho Simoes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 82
Registado: domingo out 07, 2007 8:34 pm
Localização: Lagoa de Santo-André

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por Bruno Coutinho Simoes »

boas,

só uma correcção, manómetro de temperatura é algo que não existe, existe sim um termómetro. um manómetro é um instrumento que indica pressão.

um abraço[[[]]]
Green buzi :)


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

bruno coutinho simoes Escreveu:boas,

só uma correcção, manómetro de temperatura é algo que não existe, existe sim um termómetro. um manómetro é um instrumento que indica pressão.

um abraço[[[]]]

tem razão

obrigada pelo esclarecimento
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por pagf »

olá a todos,
sou novo aqui no fórum e espero dar o meu contributo com a minha experiencia (microgeração e térmico).

o meu sistema solar térmico é ts 200l da vulcano ao qual adaptei uma “estação meteorológica” sem fios do "lidl" que dá para medir a temperatura interior e exterior (o custo rondou os 10 euros), não sei se todos os ts tem, mas o meu acumulador tem um orifício na lateral do depósito para colocar uma sonda. o que eu fiz foi abrir o aparelho que supostamente se coloca perto da janela para medir a temperatura exterior, cortei os fios da sonda e acrescentei um bocado de fio para este não estar junto ao ts, à chuva... e coloquei-o no sotão, assim tenho as 2 temperaturas visíveis no outro aparelho “estação meteorológica”, a exterior (que é da água) e a interior da casa.

cumprimentos


Autor do tópico
jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por jmsf »

bom dia

podia exemplificar com a aimagem do aparelho e onde colocou a sonda
poruqe os termossifão da vulcano o acumulador nao tem nenhum orifico para colocar a sonda
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por hugoriba »

voces desculpem-me, mas leiam bem os tópicos existentes antes de abrir um novo...

a explicação encontra-se aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=47&t=11488


aqui está o que eu fiz no caso do meu painel solco.
como a sonda trazia apenas 3 metros de fio, acrescentei o restante.
desde fevereiro que funciona na perfeição.

devido á configuração do meu painel foi relativamente fácil a instalação, sei sempre a temperatura exacta da água!

(sensivelmente a meio da página):

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=200

um bom sitio para colocar a sonda de temperatura é entre deposito e o isolamento (espuma), para isso basta remover a tampa onde é colocada a resistência eléctrica e usar uma chave de fendas para abrir um pequeno furo onde caiba a sonda no isolamento encostado ao inox do deposito. tem-se uma leitura exacta da temperatura interior.
em relação aos fios das sondas, podem ser substituídos por mais compridos.

cumps.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”