ACETONA COMO ADITIVO em Biodiesel ou OVD

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

ACETONA COMO ADITIVO em Biodiesel ou OVD

Mensagem por Fry »

este tema começou a ser debatido num outro tópico pelo manuel e pelo batatinhas, e por achar interessante tomei a liberdade de abrir um novo, esperando a partilha de conhecimento e experiências.

pelo que tenho investigado é realmente algo a considerar, tendo em conta que pode ser adicionado a qualquer combustivel, reduzindo as emissoes e aumentando a kilometragem. também, segundo os defensores, não provoca quaisquer danos ou desgaste mecanico.

é bom que sigamos algumas regras ao utilizar este produto, pois é corrosivo e pode danificar a pintura do automovel se não tomarmos a devida precaução. também se deve usar luvas no seu manuseamento.

a percentagem é muito pequena: 60 ml de acetona pura por cada 40l de combustivel. como podem verificar é um custo insignificante para um provável aumento de 15% ou mais, de rendimento na kilometragem.

façam pesquisas e testem para que possamos diminuir a dependência dos combustiveis fósseis sem nos causar prejuizos.

a acetona opera sobre a parte do combustível que fica por arder provocando uma melhor vaporização, beneficiando a eficiência da combustão. a acetona como aditivo actua como absorvente do elétron. é o aditivo ideal para a gasolina, diesel ou biocombustiveis.

também melhora a combustão no arranque e em climas frios, tornado o motor mais silencioso.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

humm.. essa situação é interessante, pois se aumenta a quilometragem, pode ser uma solução para o fraco desempenho obtido com o uso de metanol e gasolina, já que o metanol (em percentagens de m50) reduz os quilómetros feitos para mais de 1/3.

a não ser que misturar acetona com metanol tenha alguma contra-indicação, tipo explodir..

já agora, onde se adquire acetona 100% pura? supermercado?
3º sócio novaenergia


manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

a acetona é muito fácil de adquirir, em qualquer drogaria ou superficie comercial de bricolage.
não há perigo em misturar a acetona com alcool, o único risco potencial é mesmo a corrosão, mas nas percentagens perconizadas o efeito deverá ser insignificante, mais insignificante será ainda para quem já usa alcool, principalmente o metanol, esse sim é extremament corrosivo.


BioAddicted
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda jul 10, 2006 11:38 am

Mensagem por BioAddicted »

acetona nao é akilo que se usa para retirar o verniz das unhas?!

toca a experimentar pode ser k realmente funcione...
BioPOWER

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

estou muito céptico que isso dê alguma coisa de jeito, depois de analisar a composição química da acetona e levando em conta a concentração de 1500 ppm que é proposta. de qualquer modo vou experimentar e depois relato aqui a experiência.

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

a acetona é um produto que ataca violentamente qualquer material de borracha em cocentrações elevadas. na concentração de 1.5 ml/l de combústivel quais os efeitos?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a concentração é tão baixa que presumo que não tenha qq efeito, assim como na popupança de combustível. mas, como já disse, vou experimentar.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

eu já estou a testar.. ainda é cedo para dizer se estou a poupar ou não, mas noto o carro mais preso, com falta de potência. a ver vamos..
3º sócio novaenergia


Majestade
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça out 03, 2006 11:38 am

Mensagem por Majestade »

isto é capaz de resultar. mas os efeitos do uso de acetona que dizem não surtir efeito pelas diminutas concentrações que se devem usar, de certeza que a longo prazo algo deverão fazer, não?

aguardo mais noticias de quem já usou ou usa, é que eu tenho um carro a gasolina que passa a ponte todos os dias para ir para a faculdade e 10 euros dão-me para 3/4 dias se tiver muito concentrado em poupar. se isto aumentar a kilometragem era como mel para mim!

ps: olá eu sou o majestade!


manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

a concentração é tão baixa que eu duvido que possa produzir danos, da mesma maneira que estou céptico relativamente ao beneficios, é um assunto que carece de testes, infelizmente neste momento não tenho oportunidade de testar.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

majestade com a devida venia bem vindo.
e q tal uma apresentação ficava bem n ficava.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

já verifiquei que a acetona actua na tensão superficial do combústivel, por exemplo se um combústivel tiver espuma após a adição da acetona essa espuma desaparece rapidamente, mas daí até economizar 15% de combústivel.... a ver vamos...


DV82
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 14, 2006 5:36 pm

Mensagem por DV82 »

bom, pelo site http://www.dodgeforum.com aqui já indicado, a adição de acetona ao combustivel, seja ele gasolina ou diesel, so é benéfica.

no entanto requer uma percentagem certa de acetona, e de preferencia, combustivel de qualidade.

é referido que o ruido do motor diminui, a combustao é mais completa e limpa, o fumo negro dos carros a gasoleo diminui, a potencia é consequentemente um tanto favorecida, o que tudo junto acabará por diminuir os consumos.

sao dados casos de carros tanto a diesel como a gasolina, que andaram durante milhares de km com acetona adicionada ao combustivel, e so teem a dizer bem

no meio daquilo tudo, nao tive paciencia pa ler tudo de seguida, nao cheguei a perceber ao certo, a percentagem de acetona que recomendam, pois usam gallons (que sao diferentes nos eua e no uk) e oz (que igualmente difere em quantidade nos eua e no uk)

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

as quantidades que eu encontrei na net foram:

1 oz para cada 10gallons

1 us fluid ounce = 29.5735297 ml
10 us gallons = 37.854118 liters


é menos do que o que anteriormente foi dito.

mas tamem ja vi mais e ja vi menos...

a conta ideal penso que anda em 1ml por litro

1:1000 ratio

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não consigo aceder o site referido.


manuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am

Mensagem por manuel »

basta retirar a virgula que está mais.

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

entra no 1º link do fry, é o mesmo.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

há aqui uma coisa que não percebo: pelas minhas contas já há três tópicos sobre acetona que foram criados quase em simultâneo. um bocadito mais de organização não seria pior.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o que tenho a reportar até agora, após o primeiro depósito, é que realmente o ruído do carro diminuiu, mas também a sua potencia. o numero de kms feitos aumentou, mas não sei se é factor psicológico..
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”