carregador solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: carregador solar

Mensagem por WindWalker »

marado Escreveu:(...) o problema é como ligar o diodo (ln4001) eu tenho o diodo ligado so no fio positivo (...)
as ligações são:
terminal positivo da célula solar - ânodo do díodo
cátodo do díodo - terminal positivo da bateria/pilhas
terminal negativo da bateria/pilhas - terminal negativo da célula solar

Imagem

o díodo impede a descarga das baterias através do painel, quando a luz solar é insuficiente, porque a queda de tensão no painel será eventualmente inferior à tensão nas pilhas, logo a corrente fluiria das pilhas para o painel, na ausência do díodo.

por outro lado, a queda de tensão no díodo quando as pilhas estão a carregar diminui a eficiência energética do circuito.
crohn Escreveu:como já foi dito acima, a diferença entre os diodos não é a corrente máxima, mas sim a tensão máxima, são ambos de 1a, o 4001 suporta 50v, o 4007 suporta 1000v
datasheet
a diferença é tensão máxima de polarização inversa ou tensão de disrupção.


Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

Re: carregador solar

Mensagem por marado »

crohn Escreveu:como já foi dito acima, a diferença entre os diodos não é a corrente máxima, mas sim a tensão máxima, são ambos de 1a, o 4001 suporta 50v, o 4007 suporta 1000v
bem, os problemas nao acabaram.. o carregador k usei tem um 1l4001, a bateria o telmóvel tem mais de 2000 ma, apesar de estar uma resistencia antes do doido parece que o painel solar se danificou.. será que o diodo é demasiado fraco para uma bateria tao grande?

mas no entanto, quando meço a continuidade do diodo ele continua a deixar passar apenas corrente num sentido o deve querer dizer que nao estará queimado a verdade é que o painel solar só gera energia durante 1 minuto no multimetro e depois morre. acho que está mesmo danificado...
acho tenho de comprar um burro...


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: carregador solar

Mensagem por WindWalker »

marado Escreveu:bem, os problemas nao acabaram.. o carregador k usei tem um 1l4001, a bateria o telmóvel tem mais de 2000 ma, apesar de estar uma resistencia antes do doido parece que o painel solar se danificou.. será que o diodo é demasiado fraco para uma bateria tao grande?
uma bateria de telemóvel com mais de 2000 mah?!?

o díodo é 1n4001.

o que faz essa resistência aí? cá para mim é outra coisa. uma resistência num carregador desses, em princípio, nem faz sentido existir.

"antes do díodo", em circuitos eléctricos, não quer nada. se fosse 'um terminal ligado ao ânodo/cátodo do díodo e o outro terminal ligado à bateria' já era mais explícito.
marado Escreveu:mas no entanto, quando meço a continuidade do diodo ele continua a deixar passar apenas corrente num sentido o deve querer dizer que nao estará queimado a verdade é que o painel solar só gera energia durante 1 minuto no multimetro e depois morre. acho que está mesmo danificado...
continuidade do díodo?!? que teste é esse?? quanto muito faz-se o teste de díodos que existe nos multímetros. medir continuidade não tem nada a ver...

um díodo desses suporta uma corrente de 2 a sem se danificar. duvido que um painel solar dum carregador de pilhas consiga sequer gerar metade desse valor.

medir a tensão ao longo do tempo talvez dê uma melhor ideia do que se passa. curto-circuitar o panel (usando os contactos das pilhas) também deve dar uma percepção da magnitude da corrente gerada por efeito fotovoltaico.

um esquema do circuito é que era...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”