direcção assistida

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

direcção assistida

Mensagem por miniUMM »

olá queria resolver uma duvida sobre a direcção assistida em uma conversão de ci para ve, a minha a minha direcção assistida é por sistema hidráulico e consiste numa bomba de válvula rotativa e correia para fornecer pressão hidráulica e um conjunto de cilindro e êmbolo, a pressão é gerada com ajuda do motor de ci, através da correia... agora eu queria saber como é que posso manter a direcção assistida a funcionar como deve ser, sem a ajuda do motor de ci, visto que o carro em questão pesa cerca de 2720 kilos será que uma uma bomba eléctrica da direcção assistida do citroen saxo/peugeot 106 é uma boa opeção ? será que a direção assistida eléctrica, como a encontrada no toyota mr2 é a melhor opeção ?
ou o melhor é mesmo usar o sistema de direção assistida normal, com a pressão hidráulica a ser fornecida por um motor eléctrico em vez da bomba com correia?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: direcção assistida

Mensagem por jmal »

a minha resposta vai em pergunta, será que um carro com quase 3 toneladas será uma boa opção para essa conversão ??
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ola miniumm. a resposta à pergunta do jmal é não, nao convem electrificar um carro com 2720 kg, fora o que vai transportar (passageiros , carga), mas... se o carro for um jipe ou um veiculo de caracteristicas especiais a resposta já passa a ser sim, inclusivé porque estes carros têm outras condiçoes/capacidades/suspensão para o alojamento de baterias apropriadas a tal esforço.

relativamente à tua duvida inicial a resposta é simples, basta encontrar um sistema hidraulico electrico que iguale a pressão necessária para manter a tua direcçao assistida. um sistema integrado simples é a melhor opção. bons exemplos de bombas hidraulicas electricas encontras nos empilhadores industriais e nem vais precisar de tanto...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por miniUMM »

desculpa escrevi mal o peso
peso 1610 kg
...inicialmente tem este peso mas agora como foi convertido para descapotavel, levou portas e capô em fibra de vidro, ficou mais leve
e é um bom carro pois tem muito espaço quer por motor quer para baterias, tem difrenciais da dana muito resistentes.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

miniumm Escreveu:desculpa escrevi mal o peso
peso 1610 kg
...inicialmente tem este peso mas agora como foi convertido para descapotavel, levou portas e capô em fibra de vidro, ficou mais leve
e é um bom carro pois tem muito espaço quer por motor quer para baterias, tem difrenciais da dana muito resistentes.
então temos carro para conversão, eu penso que exista já bombas para esse efeito, verifica em vendedores de peças para conversão.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por miniUMM »

jmal Escreveu:
miniumm Escreveu:desculpa escrevi mal o peso
peso 1610 kg
então temos carro para conversão, eu penso que exista já bombas para esse efeito, verifica em vendedores de peças para conversão.
podes aconselhar algum vendedor ? neste preciso momento estou na austria/viena mas penso voltar em breve a portugal. falaram me que existe aqui uma fabria de motores ac mes-dea na republica checa estou a pensar passar por lá.
bluesky Escreveu:ola miniumm. a resposta à pergunta do jmal é não, nao convem electrificar um carro com 2720 kg, fora o que vai transportar (passageiros , carga), mas... se o carro for um jipe ou um veiculo de caracteristicas especiais a resposta já passa a ser sim, inclusivé porque estes carros têm outras condiçoes/capacidades/suspensão para o alojamento de baterias apropriadas a tal esforço.

relativamente à tua duvida inicial a resposta é simples, basta encontrar um sistema hidraulico electrico que iguale a pressão necessária para manter a tua direcçao assistida. um sistema integrado simples é a melhor opção. bons exemplos de bombas hidraulicas electricas encontras nos empilhadores industriais e nem vais precisar de tanto...
então a primeira coisa a fazer é saber a pressão a que sai o oleo da bomba original correcto ?

e já que estamos com a mão na massa o que é que pensam sobre este motor / controlador ?

http://www.evcomponents.com/productdeta ... tcode=ac55

ambos por 3500 usd = 2404 euros ! têm um pouco de uso mas acho que vale apena.

estive a brincar e a calcular velocidades hehehe vejam :
(nota: tudo em quinta)
rpm nominal : 2000
Imagem
82 km/h nada mau !
max rpm : 8000
Imagem
321 km/h ??? impossivel
para ter +/- 200km/h
Imagem
o motor tem de chegar às 4793 rpm

se tudo correr bem vou usar a caixa sem embreagem, mas duvido muito que de para arrancar/andar sempre em quinta, já agora deixo o resto das mudanças :
1ª = 3,86 | 2ª = 2,18 | 3ª = 1,44 | 4ª = 1 | 5ª = 0,85 | r = 3,59

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

parabens pela escolha, grande maquina!
nao esperaste pelo ano maravilha
vao sair ve"s mais depois desse
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

a 321km/h já dava para ir as compras...

já era tempo de criarem um controlador para um 4x4 que fizesse esquecer os diferenciais e as redutoras...

se seguires mesmo em frente com a conversão, boa sorte!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am

Mensagem por palhim »

boas

se calhar é melhor alguém mover este tópico para os diários de bordo, parece que temos mais uma transformação para acompanhar.

se puderes dá-nos mais algumas informações sobre o veículo e sobre os teus planos para a transformação, a fase em que te encontras, etc.

em relação à questão inicial, se já tens uma bomba accionada através de uma polie, poderás teoricamente utilizar um motor eléctrico para accionar essa polie. se o circuito de pressão tiver um acumulador hidráulico, então o motor nem precisa de estar sempre a trabalhar, ligando só quando a pressão baixa de um determinado nível, elevando-a até um nível superior. claro que isto são divagações teóricas de quem não conhece bem os sistemas em causa. se calhar acaba por ser muito mais simples e barato substituir todo o sistema por uma direcção assistida eléctrica de um outro veículo.

força aí com a transformação

vai dando notícias. no final celebramos todos
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

se o autor do tópico assim o entender e se for o caso, teremos todo o gosto em transferi-lo para lá.

cumps
Cumps Inovadores

Autor do tópico
miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por miniUMM »

sergio ferraz Escreveu:parabens pela escolha, grande maquina!
nao esperaste pelo ano maravilha
vao sair ve"s mais depois desse
é verdade que vão sair novos ve's, mas eu gosto muito do meu "jipinho" e queria ficar com ele !
zerocool Escreveu:a 321km/h já dava para ir as compras...

já era tempo de criarem um controlador para um 4x4 que fizesse esquecer os diferenciais e as redutoras...

se seguires mesmo em frente com a conversão, boa sorte!
pois, caso alguem descubra "motor hub" potentes para um carro tão pesado "call me"
e duvido que com a aerodinamica que o "jipe" tem chegue aos 200, he he he
palhim Escreveu:boas

se calhar é melhor alguém mover este tópico para os diários de bordo, parece que temos mais uma transformação para acompanhar.

se puderes dá-nos mais algumas informações sobre o veículo e sobre os teus planos para a transformação, a fase em que te encontras, etc.

em relação à questão inicial, se já tens uma bomba accionada através de uma polie, poderás teoricamente utilizar um motor eléctrico para accionar essa polie. se o circuito de pressão tiver um acumulador hidráulico, então o motor nem precisa de estar sempre a trabalhar, ligando só quando a pressão baixa de um determinado nível, elevando-a até um nível superior. claro que isto são divagações teóricas de quem não conhece bem os sistemas em causa. se calhar acaba por ser muito mais simples e barato substituir todo o sistema por uma direcção assistida eléctrica de um outro veículo.

força aí com a transformação

vai dando notícias. no final celebramos todos
a minha fase é de estudo (e andei a fazer de "bate-chapa"), não posso passar à acção porque estou no estrangeiro muito longe de portugal e só volto em fevereiro

mas neste pais, estou sempre a lembrar me do meu projecto, porque ando sempre de um lado para o outro nestes "autocarros ves" ! mais de 50% são ve

Link
Imagem

sobre a direcção vou usar esta bomba :
renault clio electric hydraulic power steering (96-98)
Imagem
jmal Escreveu:se o autor do tópico assim o entender e se for o caso, teremos todo o gosto em transferi-lo para lá.

cumps
prefiro criar um topico mais tarde com tudo como deve ser

obrigado na mesma.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

esses autocarros têm travagem regenerativa, dá bem para verificar nas travagens, reparem que o motor faz mais barulho a travar que em aceleramento.
Cumps Inovadores

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

grande exemplo de estrada electrificada
se temos transporte de electricidade ate nossas casas porque e que nao temos nas estradas
ate que quem paga 75€ por um deposito paga fios nas estradas
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Autor do tópico
miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por miniUMM »

jmal Escreveu:esses autocarros têm travagem regenerativa, dá bem para verificar nas travagens, reparem que o motor faz mais barulho a travar que em aceleramento.
acredito que sim
sergio ferraz Escreveu:grande exemplo de estrada electrificada
se temos transporte de electricidade ate nossas casas porque e que nao temos nas estradas
ate que quem paga 75€ por um deposito paga fios nas estradas
tens alguns autocarros destes em coimbra, já tivemos mais mas eles ainda duram o que é bom !

bom agora estou a "estudar" outro problema... preciso de uma bomba de vácuo, para o sistema de travões, sugestões ?
encontrei uma aqui:
http://www.canev.com/kitscomp/component ... mpkit.html

e outra aqui:
http://www.evparts.com/prod-bk2780.htm

gostei de ver este kit :

Link

http://www.evsource.com/tls_braking_system.php

podem ajudar me ?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”