Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por ricardosa »

alguem me sabe dizer concretamente o que um painel fv converte realmente?

-será apenas a luz solar;
-calor
- radiações do sol
- raios ultravioleta

ou outra coisa parecida?
peço desculpa pela ignorancia mas já pesquisei sobre isto mas não encontro uma resposta concreta, pois cada site fala de uma menira +/- diferente livando a confundir-me todo.

já li que converte a luz, outros energia, basicamente, confuso para mim...

parte ludica do tópico
imaginando que tenho um fv no meu quintal o qual é iluminado relativamente bem durante a noite pelos postes da luz da rua.
pergunta, se esse tipo de luz for possivel converter em energia electrica, será que estou a roubar energia à camara/edp (ou quem paga essa iluminação)?

temos que nos rir com tudo ou damos em malucos
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por mix »

os painéis fotovoltaicos convertem luz solar (fotões) em energia eléctrica!
tudo o que o sol emite seja luz ou calor são radiações solares.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por hugoriba »

então e as pequenas calculadoras que têm painel solar... não funcionam á noite dentro de casa com a luz de uma simples lâmpada...?? funcionam!
e não é radiação solar!!!

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por mix »

não disse que não mas o rendimento é tão ridículo que nem vale a pena pensar nisso...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por CrOhN »

todo e qualquer tipo de radiação contem energia. a luz é apenas mais um tipo de radiação. seja emitida pelo sol ou por outra qualquer fonte de luz.

os paineis solares, convertem essa radiação directamente em energia eléctrica, o problema é que são muito pouco eficientes a fazê-lo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por ricardosa »

será que numa noite de lua cheia como ontem estava, se consegue obter algum valor?

ninguem me respondei à 2ª pergunta:
se usar a luz do candeiro da rua no meu fv, estou ou não a roubar energia?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por hugoriba »

não, é "luz pública"...


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por WindWalker »

crohn Escreveu:todo e qualquer tipo de radiação contem energia. a luz é apenas mais um tipo de radiação. seja emitida pelo sol ou por outra qualquer fonte de luz.
luz = radiação.

luz visível é que é uma banda do espectro electromagnético.
ricardosa Escreveu:será que numa noite de lua cheia como ontem estava, se consegue obter algum valor?
duvido... a intensidade luminosa deve ser horrivelmente baixa.

além disso, existe um comprimento de onda máximo (que corresponde a uma energia mínima necessária por "partícula" de luz) para o painel funcionar decentemente.

por exemplo, os seres humanos emitem radiação na gama do infravermelho. mas, como cada fotão do comprimento de onda corresponde tem uma energia demasiado baixa, não é suficiente para excitar electrões em quantidade apreciável.
ricardosa Escreveu:se usar a luz do candeiro da rua no meu fv, estou ou não a roubar energia?
não...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por ricardosa »

windwalker Escreveu:
crohn Escreveu:todo e qualquer tipo de radiação contem energia. a luz é apenas mais um tipo de radiação. seja emitida pelo sol ou por outra qualquer fonte de luz.
luz = radiação.

luz visível é que é uma banda do espectro electromagnético.
ricardosa Escreveu:será que numa noite de lua cheia como ontem estava, se consegue obter algum valor?
duvido... a intensidade luminosa deve ser horrivelmente baixa.

além disso, existe um comprimento de onda máximo (que corresponde a uma energia mínima necessária por "partícula" de luz) para o painel funcionar decentemente.

por exemplo, os seres humanos emitem radiação na gama do infravermelho. mas, como cada fotão do comprimento de onda corresponde tem uma energia demasiado baixa, não é suficiente para excitar electrões em quantidade apreciável.
ricardosa Escreveu:se usar a luz do candeiro da rua no meu fv, estou ou não a roubar energia?
não...
caro amigo windwalker
agradeço a explicação, que faz todo o sentido.
obrigado
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Fotovoltaico- Luz, calor, radiação, Raios UV ou outra coisa?

Mensagem por joaquimdelisboa »

ainda sobre....
*****************************************************************************************************
""" ninguem me respondei à 2ª pergunta:
se usar a luz do candeiro da rua no meu fv, estou ou não a roubar energia?"""
*******************************************************************************************************
de electricidade não percebo nada mas quero referir aqui um caso comprovado e interessante.

há uns anos largos, no alto de um morro coberto de barracas, no brasil, uma companhia inglesa instalou uma antena de rádio para fazer a cobertura de determinada zona.
completada a obra, e feitas as medições de cobertura de onda, verificou-se que a mesma cobria e excedia os limites impostos no caderno de encargos.
todavia, passados uns tempos, começaram a surgir reclamações porque, sobretudo à noite, quando a propagação é notoriamente melhor, começaram a ocorrer diminuições significativas na cobertura.
chamados os técnicos ingleses estes verificaram que o sinal de saída se mantinha inalterado, contudo, quando foram à noite junto à antena, verificaram que todos os barracos em redor da antena tinham lâmpadas fosforescentes acesas ainda que no morro não houvesse distribuição de luz eléctrica.
ou seja... os "indígenas" tinham descoberto que a antena acendia as lâmpadas e vá de aproveitar.

poderá fazer esta experiência indo à noite para debaixo de uma linha de alta tensão com uma lâmpada fosforescente na mão.
será também devido a isto que o sinal de antena nos telemóveis, em zonas com menos cobertura, parece saltitar de cheio a meio, ou vazio, consoante a quantidade de acessos momentâneos.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”