Bicileta ou trotinete

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
FilipeRibeiro
Membro
Membro
Registado: quinta nov 05, 2009 6:10 pm

Bicileta ou trotinete

Mensagem por FilipeRibeiro »

andei aqui metido pela internet, depois de ter visto uma bicla engraçada na faculdade, (http://www.eu-r.com/bicicletas/bina/pic ... /bina1.jpg) é certo que tem um motor a gasolina. mas depois de a ver pensei que talvez me desse jeito ter uma coisa daquelas para poupar na gasolina que gasto a ir de carro para a faculdade.

fiz umas pesquisas e encontrei isto: http://www.velosolexamerica.com/index.p ... 1&itemid=1. portanto o conceito já não é nada novo.
mas fiquei triste em saber através do fórum que isto não são bicicletas mas sim motociclos e que portanto necessitam de uma série de burocracia para poderem circular na via pública. logo motores a gasolina não me servem.

pensei que talvez uma bicicleta com motor eléctrico fosse a solução mas descobri que para ser legal é necessário que o motor apenas auxilie o esforço. mas não sei até que ponto posso ter problemas com esta lei se meter um motor eléctrico numa bicicleta. encontrei este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pk4zb_yexwo e estes kits: http://www.monsterscooterparts.com/motor.html.

tenho uma bicicleta roda 24´aqui em casa e gostava de saber qual vossa opinião sobre o motor e a bateria que devo comprar. peso 72kg e faço um trajecto(ida e volta) de cerca de 5km com algumas subidas.

outra solução e esta totalmente de acordo com a lei seria comprar ou fazer uma trotinete a motor eléctrico. descobri estes modelos chineses http://www.scooter-manufacturer.com/ele ... cooter.htm
conhecem algum site de confiança por onde adquirir uma destas? poderia também adaptar um motor daqueles que mostrei em cima a uma trotinete mas não sei se me compensava em termos de preço.

portanto como repararam estou cheio de dúvidas. comprar ou fazer? bicicleta ou trotinete? quais os motores e baterias indicados?

desde já muito obrigado pela ajuda.
um abraço

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Bicileta ou trotinete

Mensagem por uggabugga »

boa tarde.

se está a pensar na trotinete presumo que vai ser mesmo só para esse percurso.
para fazeres 5km (2,5 de cada vez) precisas mesmo de um motor na bicicleta?

Autor do tópico
FilipeRibeiro
Membro
Membro

olá uggabugga. o objectivo são mesmo os 5kms e talvez um passeios ao domingo
preciso porque nos 2.5kms de ida é sempre a subir. e não quero chegar a transpirar. podia ir de autocarro mas ele vai dar uma volta enorme e ainda por cima fica parado cerca de 15min a fazer horas numa das paragens.

abraço

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

para os passeios aos domingos se calhar em pouco tempo vais achar que ficas um bocadinho limitado com uma trotinete. uma bicicleta com motor creio que também se fica pelos vinte e poucos kms de velocidade máxima, não sei se ficarás bem servido. pode ser interessante como experiência se fores tu a construí-la mas depois para o dia a dia ficas um bocadinho limitado. se calhar, se conseguisses esticar um bocadinho mais compravas uma scooter por menos de 2 mil euros, que já atinge velocidades de 60 kms/hora. e ainda podes abater 30% desse valor no irs.
e depois, se as subidas são assim tão inclinadas, possivelmente uma bicicleta a motor ou uma trotinete também são capazes de "transpirar" um bocadito...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

no site que referiste tens uma proposta bastante interessante, por 450€, sem trabalho nem preocupações legais
http://www.eu-r.com/bicicletas/binaelectrica/index.html

Autor do tópico
FilipeRibeiro
Membro
Membro

uggabugga obrigado pela sugestão mas 2000€ esta mesmo muito fora do meu orçamento. e como digo não quero problemas de seguro, etc.. penso que uma bicicleta se for bem feita consegue atingir velocidades interessantes e ter um bom arranque. e sempre posso dar uma ajuda nos pedais.
marcopns a bicicleta que referes é muita pinta. eu quero algo mais discreto.

obrigado pelas sugestões.
abraço

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

uggabugga Escreveu:boa tarde.

se está a pensar na trotinete presumo que vai ser mesmo só para esse percurso.
para fazeres 5km (2,5 de cada vez) precisas mesmo de um motor na bicicleta?
quando existe pessoas que pegam no carro para ir ao café que fica a uns 500mts, acho que fazer 2.5kms numa eléctrica para ir estudar pode ser bem justificável.....
filiperibeiro Escreveu: uggabugga obrigado pela sugestão mas 2000€ esta mesmo muito fora do meu orçamento. e como digo não quero problemas de seguro, etc.. penso que uma bicicleta se for bem feita consegue atingir velocidades interessantes e ter um bom arranque. e sempre posso dar uma ajuda nos pedais.
marcopns a bicicleta que referes é muita pinta. eu quero algo mais discreto.

obrigado pelas sugestões.
abraço
filipe eu tenho a bicicleta que o marcopns recomendou, podes ir ver nos diários de bordo(já não actualizo a muito tempo ), ela é sem duvida muito gira para o tipo de bicicleta que é(as gajas adoram ), mas se estas a pensar comprar, com o passar do tempo vais pensar em mudar o banco, as baterias e dar umas vitaminas.
na altura comprei porque o estacionamento na faculdade ficou mesmo insuportável, e estava a 2km supostamente a pé ate se fazia bem.. o problema era não existirem passeios!!

por isso o que recomendo é comprares um kit e adaptares a uma bicicleta, vai ficar mais discreto e mais barato do que uma já feita. podes também arranjar um alforges,existem uns muito agradáveis esteticamente e são impermeáveis, e podes colocar as baterias, o capacete e os livros, sebentas etc.

tens é que definir um plafound de quanto queres gastar, e a partir dai pode-mos dar mais umas dicas.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Autor do tópico
FilipeRibeiro
Membro
Membro

ola zerocool obrigado pelo o apoio
como as viagens que quero fazer não são grandes estava a pensar em algo do tipo do vídeo que mostrei. no site que mostrei no primeiro tópico os motores e baterias não me parecem caros. não sei como é em termos de transporte mas estava a pensar nos 250€ 300€. não tenho isso bem definido porque não estou muito dentro dos preços de algo que me dê efectivamente tracção e não fique apenas a fazer peso.

abraço

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

mas não te esqueças que para andares legal estás sujeito ao artigo 112 do código da estrada ou seja a bicicleta não pode ter mais de 250w e não pode atingir velocidade superior a 25 km/h , e ter um dispositivo que corte a assistencia do motor quando esta velocidade é atingida, o artigo 112 não especifica se o motor é a gasolina ou eléctrico.

Autor do tópico
FilipeRibeiro
Membro
Membro

olá tavares de acordo com o artigo 112 o motor terá que ser eléctrico.

"2 - velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25 kw, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar. "

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

olá filiperibeiro,

tens razão, eu vi e imprimi uma versão talvez anterior, onde não falava em motor eléctrico, mas tem lógica porque qualquer motor ci com cerca de 26cm3 de cilindrada e utilizável em trotinete tem potencia acima de um kw.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”