Ilha das Flores viveu 12 dias à conta de renováveis

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Ilha das Flores viveu 12 dias à conta de renováveis

Mensagem por marcopns »

foram 12 dias a viver no verde. nos açores, as flores provaram que é possível colocar a ilha a funcional apenas com energias renováveis, no que constitui para já a primeira experiência do género em portugal.

"esta situação provou que é possível, numa conjugação das energias eólica e hídrica, utilizando tecnologia única no país, alimentar com energias renováveis uma ilha como as flores", congratulou-se o secretário regional do ambiente, álamo menezes, quando anunciou a experiência levada a cabo durante o passado mês de outubro.

em números, foram 142 quilómetros quadrados e mais de quatro mil habitantes que foram alimentados pela energia limpa que, de acordo com o governante, anuncia um caminho "para uma quase autonomia energética".

durante os 12 dias da experiência, a ilha recorreu a volantes de inércia - que permitem praticamente anular variações de tensão nos aerogeradores.

no anúncio da experiência, era um secretário regional do ambiente satisfeito aquele que anunciava que a ilha das flores "é um exemplo de penetração das energias renováveis a nível nacional e mesmo internacional".

um elemento fundamental para dar seguimento à experiência é a central termoeléctrica em construção na pedreira do porto, que integra cinco grupos geradores - com potência total de 3,6 megawatts -, num custo estimado de 12,5 milhões de euros.

esta unidade vai permitir o reaproveitamento da actual central de além fazenda, ampliando a sua componente hídrica.

na ilha está ainda previsto a construção de uma nova central hídrica na ribeira grande, projecto que assegurará o abastecimento nas flores com uma taxa de 87 por cento de energias renováveis.
fonte:http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... ut=10&tm=6

e porque não continuam?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Ilha das Flores viveu 12 dias à conta de renováveis

Mensagem por serges »

como eu disse, depois de visitar os açores verifiquei que eram o melhor local para mostrarem que é possível serem independentes energéticamente!

parabéns...

espero que o maior obstáculo, ilha de s. miguel consiga pelo menos 50%, mas para isso tem de se mudar muita mentalidade nos habitantes!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

parabéns a quem esteve envolvido no projecto e aos habitantes da ilha das flores!!!
também só não percebo porque é que pararam....
na noticia falam em central termoeléctrica, mas não dizem de quê....nem se é ou não renovável.... embora deva andar ai um erro, não estou a ver que tipo de central termoeléctrica com cada gerador de 720w

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

marcopns Escreveu:
foram 12 dias a viver no verde.

é assim como diz o título "foram 12 dias".
como se a vida no imaginário fossem só 12 dias! que fizeram ao material? porque não houve continuação?
o que eu desejava de ver escrito seria. " a partir de hoje, a ilha das flores começou a ser autónoma em energia ou a viver no verde!", isso sim, seria correto!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mauri Escreveu:
marcopns Escreveu:
foram 12 dias a viver no verde.

é assim como diz o título "foram 12 dias".
como se a vida no imaginário fossem só 12 dias! que fizeram ao material? porque não houve continuação?
o que eu desejava de ver escrito seria. " a partir de hoje, a ilha das flores começou a ser autónoma em energia ou a viver no verde!", isso sim, seria correto!
as economias vivem de energia, logo isso é economicamente impensável.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

vamos lá ter calma, creio que foi um teste, ao que retiraram as suas conclusões obvias...
nesse sentido, a central termoeléctrica que está a ser construída na pedreira do porto vai permitir um reaproveitamento da actual central de além fazenda, com a ampliação da sua componente hídrica.
a disponibilidade anual deste recurso depende da quantidade de água disponível para turbinar, sendo factores determinantes a pluviosidade, o regime de funcionamento e de elaboração (com ou sem armazenamento) e a bacia hidrográfica.
a energia de origem hídrica é hoje a segunda maior fonte de electricidade no mundo.
actualmente, em portugal cerca de 30% da electricidade consumida no país tem origem hídrica, sendo que o potencial de aproveitamento de energia hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no norte e centro do país.

na ilha das flores, existe uma central hidroeléctrica, situada na ribeira de além da fazenda de santa cruz das flores, concluída em 1966, sob o impulso francês e por orientação do dr. antónio de freitas pimentel, e, a 11 de outubro desse ano, a primeira e única central da ilha permitiu inaugurar a iluminação de santa cruz e ponta delgada.
a central hidroeléctrica funciona à base da hídrica com água da barragem e à base de térmica com motores a gasóleo abastecendo assim a ilha toda. existe duas eólicas inseridas na rede mt (média tensão), só produzem 600kww ajudam a central a fornecer energia.
relato do sr. antónio jacinto mendonça furtado electricista da eda á 17anos
neste momento, a ilha das flores é de todas as ilhas açorianas a que regista uma taxa de penetração de energias renováveis mais elevada, produzindo 52% da energia não poluente.
roberto amaral, presidente da empresa eda, tem a opinião de que, apesar dos estudos e investimentos a realizar por esta empresa para aumentar a produção de energia hídrica na ilha, a autonomização eléctrica total, durante todo o ano, dificilmente será alcançada, pois durante o verão a retenção de água é mais escassa, por não existir barragens na ilha.
a partir daí com reforço de outras energias vão conseguir continuar!

aqui mais info!
Mapa dos pontos de carga

azimute
Membro
Membro
Registado: terça dez 15, 2009 9:10 pm

Mensagem por azimute »

meus amigos;
eu resido nos açores...quero com isso dizer que estou um bocado ceptico quanto ao que foi afirmado. a ilha das flores é a que fica mais a norte de todo o arquipelago, é uma verdade. é tambem verdade que no mes de outubro regista ventos quase ciclonicos, com rajadas que vao entre os 60 a 150 klms/hora, portanto para produção de energia eolica, qual o espanto de obter estes valores durante e apenas 12 dias? de que vale isso se com o mar tempestuoso, os barcos nao podem atracar no porto com abastecimentos? no inverno chega a faltar os bens essenciais como a farinha para fazer pão? combustivel,etc.etc. perguntem aos florentinos como é! tenho muita admiração por eles porque sabem ser resistentes ao seu isolamente e respetivos condicionalismos. em outubro quem for a flores pode saber quando vai chegar, mas para sair da ilha é uma icognita, pode levar 3 mas podem chegar aos 15 dias a espreita que o aviao possa aterrar na pista. vejam o numero de estudantes que para continuarem os seus estudos, deslocam-se para fora dela e quando terminam os estudos, quantos voltam ? não chegam aos 5%...
outro assunto é a energia geotermica na ilha de s.miguel...segundo os dados da eda na sua webpage a geotermia e´responsavel por abastecer 40% do consumo na ilha, mas será verdade? entao depois de diversos consórcios internacionais, ge entre outros norte americanos, israelitas, japoneses e por ultimo os islandeses, porque foi que todos eles, bateram com a porta a eda? se fossem esses os resultados de produção esses consórcios não quereriam ganhar dinheiro investindo nas ilhas? das 2 uma, ou andamos as escuras e nao consumimos quase nada de energia , ou da maioria geotermica que se produz deve passar para uma turbina alternativa que se confunde com outra fonte energetica qualquer.
desculpem se fui confuso.
Daniel Melo

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

azimute, estive por esses lados no ano passado admirei muito a beleza e a simpatia das flores, ouvi também muitas histórias da ilha das flores sobre o seu, quase, isolamento no inverno...

acredito que se deve fazer um esforço mas também que se questione o que se faz pois realmente o que chega cá é muito pouco, o que chega é bom!

deve sempre colocar as suas duvidas por cá pois o reverso da moeda é importante e isso calha sempre a quem vê as coisas de perto...

daqui a 2 anos vou voltar novamente a esse arquipélago lindo, na ultima viagem foi só s miguel mas para a próxima...
estou mais que tentado em mandar este continente a vida e fazer para as ilhas...
Mapa dos pontos de carga

azimute
Membro
Membro
Registado: terça dez 15, 2009 9:10 pm

Mensagem por azimute »

serges Escreveu:azimute, estive por esses lados no ano passado admirei muito a beleza e a simpatia das flores, ouvi também muitas histórias da ilha das flores sobre o seu, quase, isolamento no inverno...

acredito que se deve fazer um esforço mas também que se questione o que se faz pois realmente o que chega cá é muito pouco, o que chega é bom!

deve sempre colocar as suas duvidas por cá pois o reverso da moeda é importante e isso calha sempre a quem vê as coisas de perto...

daqui a 2 anos vou voltar novamente a esse arquipélago lindo, na ultima viagem foi só s miguel mas para a próxima...
estou mais que tentado em mandar este continente a vida e fazer para as ilhas...
serges; noto pela sua resposta, que se sentiu bem por ca. bom sinal da hospitalidade que foi alvo...mas acredito que não sentiu o sinderoma ilheu...seja em que ilha for...voce ao viver numa ilha ao final de 1 ano, começa a sentir a sua mente moldada pela quantidade de (mar) massa que o rodeia...eu como ilheu, nato e enraizado...sinto necessidade de sair e atravessar klms de estradas sem fim...(portugal+espanha+ outros) sempre de carro ou de mota, para depois de cançado pelo que andei e descobri, voltar ao meu torrão e apreciar melhor o que nao encontro noutro lado, as diversas tonalidades de verde, misturadas com o ceu ou mar azul + a roupa branca estendida nos quintais,que nao encontro em mais lado nenhum. mas tenho de sair primeiro para depois ter essa senssaçao de bem estar, na minha terra.
Daniel Melo

E-olica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 24, 2009 11:17 pm

Mensagem por E-olica »

aziumote:

eu vivi nas flores e conheço essa sensação por isso ía e voltava e às vezes digo, devia ter lá ficado, tinha o tempo e muito.aqui passa depressa demais lá à tempo demais !?

ilha da flores é quase uma ilha virgem e quase quase a 100 % renovável ...

com muito poucos habitantes...

foram lá ver algo...muito estranho tudo isso pois não sabem eles as condições climatéricas das ilhas? os ventos a que a ilha está sujeita e que não há avião que aterre?cheguei a estar dois dias na 3ª e esperando estar o terceiro dia.

o abastecimento de água como aqui diz é por reservatório não é contada por contador
paga se um x por mês muito pouco talvez agora equivale-se a 5 €.

e a electricidade é como o azimute diz ...além de não haver poluição não há consumo apenas o essencial e que não o nosso essencial.

esta é empresa que tem tudo e do pouco que há lá:

o governo dos açores adjudicou à empresa regional castanheira e soares, lda, a empreitada de construção de um reservatório de água no lugar dos vales, na ilha das flores.

o reservatório, constituído por duas células de betão, possui uma capacidade total de 250 metros cúbicos, para armazenamento e regularização de água, com o intuito de reforçar o abastecimento de água no município, designadamente às infra-estruturas agrícolas ali situadas.

Responder

Voltar para “Geral”