Aquisição de dados / data acquisition
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Aquisição de dados / data acquisition
Preciso de "auscultar" o carregador do meu saxo, e preciso de equipamento para tal...
Alguém sabe onde posso encontrar algo do género que seja "barato"??
Ou que tenha e "possa emprestar"?
Alguém sabe onde posso encontrar algo do género que seja "barato"??
Ou que tenha e "possa emprestar"?
sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Eu não tenho a mínima ideia de como o fazer. Foi das poucas coisas que ainda não abri para ver como era constituído (o carregador, o controlador e o conversor dc/dc).
Também gostava de poder alterar os parâmetros das tensões e das correntes (fazendo diminuir a corrente com o aumento de tensão do pack).
Também gostava de poder alterar os parâmetros das tensões e das correntes (fazendo diminuir a corrente com o aumento de tensão do pack).
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
O meu objectivo, é conseguir controlar o carregador com o bms.Jorge Rocha Escreveu:...Também gostava de poder alterar os parâmetros das tensões e das correntes (fazendo diminuir a corrente com o aumento de tensão do pack).
Estive a ver e se pegar num arduino a coisa dá trabalho mas não me parece muito dificil
sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
[quote]Preciso de "auscultar" o carregador do meu saxo, e preciso de equipamento para tal...
Alguém sabe onde posso encontrar algo do género que seja "barato"??
Ou que tenha e "possa emprestar"? [/quote]
Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho.
Alguém sabe onde posso encontrar algo do género que seja "barato"??
Ou que tenha e "possa emprestar"? [/quote]
Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho.
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Esse equipamento o sergiomms já mo emprestou e pouco se pode fazer...jmal Escreveu:Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho.
Será que as marcas destes pioneiros veículos eléctricos não têm como lá chegar?
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Claro que sim, mas é equipamento com fw proprietário, logo só eles podem e sabem mexer, até algum "jmal" decidir meter-lhe os punhos.Jorge Rocha Escreveu:Esse equipamento o sergiomms já mo emprestou e pouco se pode fazer...jmal Escreveu:Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho.
Será que as marcas destes pioneiros veículos eléctricos não têm como lá chegar?
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
O Lexia não permite controlar o carregador , nem fazer quase nada....jmal Escreveu:...
Claro que sim, mas é equipamento com fw proprietário, logo só eles podem e sabem mexer, até algum "jmal" decidir meter-lhe os punhos.
Vou meter o arduino a espiar os comandos que são enviados ao carregador para depois substituir a ligação.
Ou seja, vou espiar em simultâneo a corrente de entrada e de saída do carregador, as tensões de saída, e o pin do PWM. Isto em todos os processos de carga (normal, igualização, manutenção e inicialização) de forma a encontrar um padrão.
E tchanan... já tenho o fw que só funciona no XP ou anterior, estou a preparar uma máquina só para poder exlplorá-lo.
sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Isso também me passou pela ideia quando fiz a minha primeira conversão, mas preferi não o fazer porque se algo corresse mal ficava "agarrado" na parte da centralina do carro, preferi não mexer nessa parte.sergiomms Escreveu:O Lexia não permite controlar o carregador , nem fazer quase nada....jmal Escreveu:...
Claro que sim, mas é equipamento com fw proprietário, logo só eles podem e sabem mexer, até algum "jmal" decidir meter-lhe os punhos.
Vou meter o arduino a espiar os comandos que são enviados ao carregador para depois substituir a ligação.
Ou seja, vou espiar em simultâneo a corrente de entrada e de saída do carregador, as tensões de saída, e o pin do PWM. Isto em todos os processos de carga (normal, igualização, manutenção e inicialização) de forma a encontrar um padrão.
E tchanan... já tenho o fw que só funciona no XP ou anterior, estou a preparar uma máquina só para poder exlplorá-lo.
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Alguém acabou por conseguir explorar mais algum detalhe com relação ao carregador e afins?
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Andei a falar sr Google e encontrei isto...
http://21639.foren.mysnip.de/read.php?10510,438489
Parece que é possível alterar parâmetros do carregador original... Pelo que li existe um programa próprio da Sagem que só funcionam (bem) em dos 6.22 que permite modificar parâmetros tipo cv e cc...
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http://21639.foren.mysnip.de/read.php?10510,438489
Parece que é possível alterar parâmetros do carregador original... Pelo que li existe um programa próprio da Sagem que só funcionam (bem) em dos 6.22 que permite modificar parâmetros tipo cv e cc...
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
nop, eu nada, mas também acabei por não precisar.
Acho que também não precisarás, mas força nisso e depois partilha
Acho que também não precisarás, mas força nisso e depois partilha
sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Se alguém tivesse a dump da Sagem para eu dar uma olhada é que era top... Até porque pelo que li (dependendo da versão) também da para especificar os kw da bateria, voltagem a que para de carregar, e o limitador de velocidade (mas mais vale dormir do que mexer nisso)
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Mais informações acerca da Sagem.
http://67183441.foren.mysnip.de/read.php?568,438640
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http://67183441.foren.mysnip.de/read.php?568,438640
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
**********************************************************************
; ** FICHIER MAPPING EEPROM BASSE TENSION UCE - PCVELSPY Sagem 1993 **
; **********************************************************************
; syntaxe : @xx --> adresse en hexa sur 1 octet.
; $yy --> valeur en hexa sur 1 octet.
; ligne de commentaire : commence par un point virgule.
; Exemple: @08 $FF --> valeur FF a l'adresse 08.
; **********************************************************************
;
; ATTENTION: mapping Eeprom Basse Tension UCE
;
@00 $6E ; 00 POTMIN CON_ACC_MIN
@01 $FF ; 01 CPP
@02 $00 ; 02 COEFF_VREF lsb
@03 $01 ; 03 COEFF_VREF msb
@04 $FF ; 04 CHARGE_COURANTE lsb
@05 $FF ; 05 CHARGE_COURANTE msb
@06 $00 ; 06 SOM_AH_SURCHARGE
@07 $00 ; 07 SOM_AH_CHARGE
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@12 $00 ; 18 DEFTS_FUGITIFS
@13 $00 ; 19
@14 $00 ; 20
@15 $00 ; 21
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@17 $00 ; 23
@18 $00 ; 24 DEFTS_FUGITIFS_VOY_REL
@19 $00 ; 25
@1A $00 ; 26
@1B $00 ; 27 DEFTS_FUGITIFS_RESERVE
@1C $00 ; 28 MEMO_DEFT_SURINTENSITE
@1D $00 ; 29 STATUS_CCR
@1E $0A ; 30 OFFSAPP OFFSET_ETALON_ACC
@1F $14 ; 31 TAPP TPS_ETALON_ACC
@20 $5A ; 32 OFFPAF OFFSET_MAX_ACC
@21 $10 ; 33 DFL TPS_VENT_FIN_ROULAGE
@22 $86 ; 34 TLC1 TMP_SEUIL_INF_LIM_BLOC
@23 $65 ; 35 TLC2 TMP_SEUIL_SUP_LIM_BLOC
@24 $01 ; 36 TYPE_BATTERIE
@25 $00 ; 37 NBR_MSB
@26 $FF ; 38 NAFH SEUIL_JAUGE_100
@27 $00 ; 39 NAFB SEUIL_JAUGE_0
@28 $0D ; 40 VKX VIT_MAX_DEM
@29 $F4 ; 41 COEFF2,TPRECHG COEFF_PRECHG
@2A $50 ; 42 T3,T4 TEMPS_PILOT_MOT
@2B $06 ; 43 COEFF3,COEFF4 COEFF_PILOT_MOT
@2C $EE ; 44 TAUX_EXC_MIN lsb
@2D $06 ; 45 TAUX_EXC_MIN msb
@2E $08 ; 46 DLU TPS_AVANT_LIM_UBATT
@2F $35 ; 47 TLM1 TMP_SEUIL_INF_LIM_MOT
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@31 $63 ; 49 TEH TMP_DEM_GMV_EAU_RLG
@32 $5E ; 50 TEL TMP_STOP_GMV_EAU_RLG
@33 $9E ; 51 TSPC TMP_BLOC_LIM_IMOT
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@38 $5E ; 56 TFL TMP_VENT_FIN_ROULAGE
@39 $63 ; 57 TECH TMP_DEM_GMV_EAU_CHARGE
@3A $5E ; 58 TECL TMP_STOP_GMV_EAU_CHARGE
@3B $6D ; 59 DCXH TPS_CHARGE_INTERDITE
@3C $63 ; 60 TBCH TMP_DEM_GMV_BATT_CHG
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@3E $4A ; 62 TREC TMP_RECHAUFF_BATT_PB
@3F $6E ; 63 UL1/UKX TENSION_LIM_ZONE1
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@41 $68 ; 65 TLB1 TMP_SEUIL_INF_LIM_BATT
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@4F $00 ; 79 LPP **** CHARGE_SEUIL_U_CT
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@65 $32 ; 101 DCG TPS_SCHG_GARAGE
@66 $55 ; 102 NCM CAPA_NOM_BATT
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; ** FICHIER MAPPING EEPROM BASSE TENSION UCE - PCVELSPY Sagem 1993 **
; **********************************************************************
; syntaxe : @xx --> adresse en hexa sur 1 octet.
; $yy --> valeur en hexa sur 1 octet.
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; Exemple: @08 $FF --> valeur FF a l'adresse 08.
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;
; ATTENTION: mapping Eeprom Basse Tension UCE
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Caros amigos cá fica a damos da Sagem box (não de todas atenção!)
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- Membro Silver
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
http:/forum.samochodyelektryczne.org/viewtopic.php?t=1203&start=0&sid=6bc922ad2c823b5247cee6b58770f353
É melhor dar o link... Fica melhor
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- Membro Silver
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Em teoria este será o tal programa que é capaz de alterar parâmetros da ecu da Sagem, mas sem desmontar nada... Ou seja através da porta de diagnóstico.
https://1drv.ms/u/s!AsOdTIfsgEMmh-sRj4EqlthnnRL6eA
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- Membro Silver
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Alguém podia me ajudar a traduzir as designações que estão nos ficheiros dos mapas? O meu francês é péssimo lol
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Re: Aquisição de dados / data acquisition
Ando a tentar "fazer" o cabo para reprogramar... Quando tiver sucesso aviso lol
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